Notas para Execução e Gravação

    Autor Mensagem
    Sam
    Moderador
    # jul/05


    Pessoal: execução e gravação são os únicos quesitos de votação do site que não dependem de opinião. Ou seja, são quesitos técnicos, que podem ser medidos.

    Há algum tempo venho observando que as pessoas vem relutando em dar notas máximas para este quesitos em músicas que eu não vejo falhas de execução e/ou gravação.

    Um exemplo bom é da batalha que está em destaque nesse momento (Oziel x Ozéias). Tem bastante gente, inclusive combatente, que deu notas 7, por exemplo, para estes quesitos.

    Tá certo que eu não tenho a metade do ouvido de vocês, mas o fato é que eu não vejo erros na execução ou na gravação das duas músicas.

    Gostaria de entender porque alguns de vocês não deram notas 10 neste e em outros casos. Estou enganado e as execuções não estão perfeitas?

    referência:
    http://www.guitarbattle.com.br/quesitos.php

    Valeu!

    MatheusMX
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    esse de execução é meio difícil de votar , pq se a música é do cara , o que ele fez é o original e tá certo , só num, sei se coisas como pegada do guitarrista e essas coisas devem entrar na parte de execução tb

    JLT
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu dou um 10 de vez em quando, no caso da disputa acima realmente os dois merecem. A gravação do Ozéias me parece um pouco melhor que a do Oziel. Na execussão os dois são excelentes.

    hfneto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    execução e feeling são muito próximos prá serem analisados separadamente, porém entendo que haver dois quesitos diferentes é necessário... fatalmente se vc percebe que, apesar do cara ter feito tudo certinho outro cara faria melhor que ele, ou que elel mesmo já fez melhor em outra música, vc tira uns pontos tanto de feeling, porque literalmente ele não teve feeling prá perceber isso na hora da execução, como às vezes é legal tirar uns pontinhos de execução... por exemplo: a música 'boi na mata' do Adriano Sambatti leva 10 em execução na minha opinião.. já a '52b overdub', que tb está matadora e levaria outro 10, na minha opinião leva uma nota menor pq depois de ouvir 'boi na mata' sei que o Adriano poderia ter feito melhor... se o quesito 'execução' medir simplesmente o número de erros que vc comete, um cara que fizer uma música de 1 ou duas notas tem que levar 10 se não errar (o que não acho certo - feeling começa ANTES de executar a música).... poderia haver um 6º quesito de avaliação: COMPLEXIDADE... tipo... duas músicas com execução 10 seriam desempatadas pela maior nota de complexidade de execução... como não tem esse quesito a gente tem que tirar pontos diretamente da execução mesmo...

    Sam
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    hfneto
    execução e feeling são muito próximos prá serem analisados separadamente

    poderia haver um 6º quesito de avaliação: COMPLEXIDADE

    Acho que você confundiu execução com composição. Composição, aliás, engloba a complexidade sugerida por você.

    Já execução, foi pensado sim para ser simplesmente a excução correta, livre de erros.

    JLT
    A gravação do Ozéias me parece um pouco melhor que a do Oziel.

    Em quais aspectos? Poderia detalhar por favor? =)

    EduArdanuy
    esse de execução é meio difícil de votar , pq se a música é do cara , o que ele fez é o original e tá certo

    De forma alguma: o cara pode se atropelar com tempo, etc.

    Marisco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Mas execução não é apenas "não errar". Tem diversos pontos a serem analisados, por exemplo:

    --> Vibrato expressivo quando necessário, e sempre "no tempo".
    --> Limpeza das notas.
    --> Definição (ou precisão) das frases.

    As vezes o cara parece tocar tudo certinho, mas esses detalhes certamente são levados em consideração.

    Sam
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    Marisco

    --> Vibrato expressivo quando necessário, e sempre "no tempo".
    --> Limpeza das notas.
    --> Definição (ou precisão) das frases.



    Agora sim. =)

    Mas me preocupa as respostas dos outros combatentes. Mostra que alguns não estão entendendo muito bem os critérios e/ou a mecânica do site. :/

    Vou pensar em alguma coisa. =)

    MatheusMX
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    isso , tem que colocar detalhadamente o que deve ser votado em cada coisa , igual em gravação , tem gente que vota na que tiver menos chiado hehe , tem que ver a eq , as soundfonts da batera , essas coisas , ( timbre tambem vem aqui ? )

    JLT
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Sam
    "De forma alguma: o cara pode se atropelar com tempo, etc." ...Isso é verdade, basta ouvir as minhas músicas hehe.

    Sobre a gravação do Ozéias, todos os instrumentos tem muita clareza, os timbres e efeitos colocados no lugar certo (aí há uma certa relatividade, gosto pessoal). Não sei se estou certo mas su acabo colocando no item gravação uma avaliação do arranjo, escolha de timbres etc.

    Sam
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    JLT
    mas eu acabo colocando no item gravação uma avaliação do arranjo, escolha de timbres etc.

    Eu colocaria isso em composição. =/

    Preciso mesmo pensar em algo para tornar as coisas mais claras. Mas sem tornar a navegação no site enfadonha ou burocrática demais. É difícil pesar isso. =/

    Markim
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O quesito "gravação"...pode ser avaliado tb pela evolução e/ou diferenciação do músico no mesmo, pois se eu tenho um "esquema" de gravação e o uso em várias músicas; pode tornar as músicas "parecidas" sem ao menos terem uma "levada" semelhante.Os métodos e as dificuldades para se conseguir "esse" ou "aquele" tipo de som, intenção ou efeito eu sempre procuro levar em conta quando avalio.( superação, visto qu NADA é infinito).
    Outra coisa: Quando avaliamos uma música em uma battle, na verdade estamos avaliando a mesma EM RELAÇÃO a outra, no caso A DO outro combatente, e esse fator permite que uma mesma música tenha notas diferentes,,,em battles diferentes! Isso acontece c/ várias músicas minhas...e tive que aprender a avaliar assim...aqui no próprio GB.
    Estabelecer um chamado "PADRÃO" para os quesitos seria muito complicado...visto que temos vários estilos, culturas, formações musicais...e o que pode ser para mim uma TREMENDA dificuldade em execução ( que eu daria um 10 p'ra quem executou), p/ o outro cara seria perfeitamente cabível dentro de suas técnicas ou ele faria ainda melhor :/ ( ele daria uns 8 ).......ENFIM...como disse o SAM....É difícil pesar isso. =/
    .....................................Abraços.

    onaiciT
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Markim disse tudo! O que pra mim pode ser muito bem executado, pra Uilame pode ser um lixo...
    Concordando com Markim novamente, as músicas são vistas em relação às suas concorrentes e não separadas, deixando difícil uma padronização.

    hfneto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    JLT
    mas eu acabo colocando no item gravação uma avaliação do arranjo, escolha de timbres etc.

    (SAM)
    Eu colocaria isso em composição. =/


    Até entaum eu vinha analisando como composição somente a parte de harmonia e tempo... tinha deixado timbres e instrumentos usados no quesito gravação por pensar que uma mesma composição pode ser executada em estilos diferentes, com instrumentos diferentes.. mas se não era isso, me desculpe... não tinha pensado em composição como algo que começa desde a escolha dos timbres, do ritmo, etc... talvez isso tenha feito com que eu confundisse um pouco não só composição e execução, mas gravação tb... valeu o toque!

    Leonardo_Rocha
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Vou ser sincero aqui. Vou dizer minha opinião, e gostaria que me ajudassem a melhorar o que estou errando.

    Quando eu voto, analiso o seguite:

    Originalidade: Ninguém aqui precisa ser o Mr. Criativo, até pq as melhores músicas do site carregam fortes influências, o que é a coisa mais natural (e saudável). Então, aqui eu procuro deixar a mente aberta e deixar de ficar reconhecendo de onde o cara tirou tal frase, etc, e tento ver dentro da base que ele criou quais foram as formas que ele explorou aquele espaço e como desenvolveu e deu continuidade as idéias.

    Feeling: É o ítem de maior pessoalidade, então não tem jeito, neste ítem analiso frases, idéias, timbres e notas certas na hora certa que fazem querer ouvir aquela parte novamente, que me emociona, etc.

    Composição: Aqui presto atenção nas construções das frases, o quanto a pessoa se esmerou em fazer a base complementar o solo, e incluo aqui os timbres escolhidos de todos os instrumentos e a concordância entre eles.

    Execução: Este imagino ser bem simples de análise. Envolve reconhecer o quanto o guitarrista acertou na escala e notas durante a execução. Vibratos, limpeza de notas, etc.

    Gravação: Procuro reconhecer quem teve menos chiados, quem caprichou no pan, quem deixou o volume correto, etc.

    Velocidade: É a hora de ver quem é mais rápido, porém, o ítem anda em conjunto com o sendo mais limpoExecução, pois se a pessoa se atropela nas notas, bends, escala, etc ao dar uma de Schummacher, perde pontos no outro ítem.

    E por fim, aliado a tudo isso, experimento uma alta dose de imparcialidade, pois gosto é gosto e cada um é melhor no seu estilo próprio.

    É isso.. gostaria de saber onde erro, ou o que mais deveria analisar pra ser o mais justo possível!

    [ ]'s

    Negrin
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Composição não é algo pessoal na minha opinião. Muitos dão nota de acordo com o quanto gostou da música, coisa equivocada do ponto de vista da "disciplina composição". EU por exemplo tenho minhas predileções como qualquer pessoa, mas por exemplo: nao gosto muito de ouvir música impressionista, mas daria 11 se fosse possivel de composição para Ravel ou Claude Debussy, meu gosto pessoal seria insignificante diante da obra em si.

    HOWE
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    NA VERDADE SAM, ALGUNS PARTICIPANTES , CONFUNDEM BOA GRAVAÇÃO COM VOLUME ALTO, SE A MÚSICA ESTIVER ALTA DEMAIS, PRA ELES A GRAVAÇÃO ESTÁ ÓTIMA,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas para Execução e Gravação