Que qualidade de ensino?

    Autor Mensagem
    Ana Faleiro
    Veterano
    # jul/05


    Olá pessoal do Cifraclub. Eis-me aqui mais uma vez...

    Universidade de Évora... que desilusão!

    Ultimamente, só se ouve dizer que o ensino em Portugal anda muito mal, e creio que qualquer estudante da "nobre" universidade onde ando pode corroborar esta afirmação. Afinal de contas, parece que a "mui nobre universidade de Évora" arranjou novos meios para fazer valer o seu lema: "honesto estudo com larga experiência misturado".

    Porquê?

    Vejamos...

    Pagamos das propinas mais altas a nível nacional, em 4 prestações. Daki a pouco, mais vale dizer que estamos numa Universidade privada, em que se pagam as prestações mensais. Mas ainda se nós vissemos algumas melhoras... mas nem isso! Nem numa privada se pode dizer que andemos, pois essas ainda têm alguma qualidade...

    Dá para acreditar que tenham que ser os alunos a efectuar a limpeza das salas onde querem trabalhar? Será esta a "larga experiência misturada" que nos querem dar??

    Dá para acreditar que tenhamos que ser nós a limpar cinzeiros, varrer chão, aspirar, montar computadores, lavar mesas?... É que eu e toda a minha turma estamos num curso de História, não num curso para donas de casa! Todos nós já fazemos isso em casa, pois estando a estudar fora temos obrigatoriamente que nos tronar mais responsáveis e isso passa por fazer todas estas tarefas. Mas... sermos obrigados a fazer isso DURANTE O PERÍODO DE AULAS??

    Parece-me no mínimo caricato. Depois não admira que esta Universidade seja a nível nacional a 3ª com maior insucesso escolar. E as más-línguas, que afirmam que isso apenas se deve ao modo de vida desregrado dos estudantes (leia-se farra, borga, álcool, drogas, directas, etc, tudo aquilo que infelizmente é a prática de alguns mas que acaba por nos conotar a todos...), que pensem um pouco. Será possível que todos sejam assim? Eu por exemplo não sou. E como eu, há imensos estudantes que não levam esse tipo de vida. Portanto, a culpa do insucesso escolar não pode de maneira nenhuma ser só nossa. O que dizer das aulas em que os professores simplesmente resolvem não aparecer mas sumariam? O que dizer das aulas em que não temos sequer condições para estar dentro de uma sala de aula porque o tecto está a cair, ou porque o cheiro a humidade e a bolor é tão grande que o ar se torna irrespirável?

    Porque pagamos nós quase a propina máxima se não a vemos ser aplicadas em bem que para nós são essenciais?

    Não há aquecedores nas salas, o frio de Inverno é horrível.

    Não há acesso em condições à Internes, apenas uns 10 computadores para os 7000 alunos (aprox.) que a Universidade tem, e que mesmo assim nem sempre funcionam?

    Não há um serviço de limpeza em condições, somos nós a fazê-la durante os períodos lectivos - o que forçosamente se traduzirá numa má formação que recebemos, pois a informação não nos é facultada.

    Mas as coisas não ficam por aqui...

    E em relação aos professores, que fazem o que querem e sobra-lhes tempo?

    Será de admitir, numa Universidade, que um professor nos diga que a nossa frequência vale 16 mas que ele decidiu dar apenas 13 porque não quis dar a nota certa? E avisa-nos logo que se fizermos barulho estamos chumbados?

    Será de admitir que para passarmos a uma cadeira prática sejamos obrigados a faltar 3 semanas às aulas porque sua excelência o coordenador da cadeira precisa de mão de obra escrava (sim, é esse o termo, por escandalizados que possam ficar...) para as suas escavações a 90 km da Universidade?

    E como estas, há tantas mais histórias, cada aluno desta Universidade tem uma para contar...

    Desculpem o longo desabafo, mas como este é actualmente um tema quente, eu precisva de vos dar o meu testemunho.

    Alexandre Souza
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    é longo e dá trabalho - by jeder

    Ed_Vedder
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Depois que vi a entrevista do Lula ontem... estou chateado demais para ler isso...

    seila
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu prefiro a minha. Boa demais da conta!!
    taxa de rematrícula (a única q tem q pagar!): R$ 34,00.
    (ah, soh naum vale usar master card!)

    Vermillion_Maggot
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ed_Vedder
    Depois que vi a entrevista do Lula ontem... estou chateado demais para ler isso...

    Sim companheiro! o Brasil está no caminho certo! (desemprego e fome aumentando.. ^^)

    raklita
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ihhh eu nunca andei na universidade, mas ja se sabe como é, os professores lá é só tachos e cunhas...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Que qualidade de ensino?