Autor |
Mensagem |
maggie Veterana |
# dez/05
· votar
Coca não pode ser legal só para Coca-Cola, diz Morales
O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, disse em uma entrevista exclusiva à BBC que é preciso "revalorizar" a folha de coca e acusou a multinacional americana Coca-Cola de comprar o produto, apesar de agricultores da região andina do país não terem autorização de exportar a folha.
Morales insiste que a empresa compra a coca, apesar das informações de que o produto saiu da fórmula do refrigerante em 1929.
"Se já retiraram esse ingrediente da Coca-Cola, então por que seguem comprando?", questionou, em entrevista a Luis Fernando Restrepo, da BBC Mundo. "Não é possível que a coca seja legal para a Coca-Cola e ilegal para a comunidade andina. É preciso revalorizar a folha."
|
Midgard Veterano |
# dez/05
· votar
coca cola eh ruim de mais
|
maggie Veterana |
# dez/05
· votar
A seguir, os principais trechos da entrevista:
O senhor baseou sua campanha na liberdade de ter plantações de folha de coca. Qual é, afinal, sua proposta sobre esse tema?
Evo Morales - Temos que racionalizar a produção de folha de coca. Fizemos um estudo sobre a industrialização da folha de coca. Até agora conseguimos obter conhecimentos científicos sobre a folha de coca com muitas investigações.
Vamos apoiar isso e se querem ampliar a produção, então, teremos que fazer estudos a respeito.
Muitos temem que essas folhas de coca terminem no processamento da cocaína. Como se pode controlar isso?
Morales A coca na Bolívia é legal, lamentavelmente é legal para a Coca-Cola, mas não é para que a zona andina a envie ao exterior. Não estamos falando de cultivo livre da coca, mas sim da horta de 40 metros quadrados. Essa é uma forma de racionalizar a produção.
Acreditamos que a folha de coca deve sair da lista de venenos das Nações Unidas, há estudos da Organização Mundial da Saúde que demonstram que a coca não é veneno e mais, faz bem ao ser humano.
|
maggie Veterana |
# dez/05
· votar
Mas nesse momento existe um consumo tão grande em seu país para que seja legalizado esse consumo interno tão volumoso?
Morales - A coca é legal na Bolívia. Quem diz que é ilegal? Estou falando da comunidade internacional, e repito, não é possível que a coca seja legal para a Coca-Cola e ilegal para a comunidade andina. É preciso revalorizar a folha.
Dizem que a coca foi retirada da fórmula da Coca-Cola desde 1929...
Morales - Mas quem compra a coca da Bolívia e do Peru? Com pretextos, há quatro anos continuavam comprando a folha. Se já retiraram esse ingrediente da Coca-Cola, então para que seguem comprando? Seu pretexto deve ser para outros fins. Imagina-se, então, como o governo dos Estados Unidos compra a coca, mas para outros fins.
|
Jason Voorhees Veterano |
# dez/05
· votar
vou te matar....!!
|
Bramires Veterano |
# dez/05
· votar
as pessoas se viciam na cafeína que existe na coca.. Não tem nada demais, mesma coisa que tomar um café.
|
Margutti Veterano |
# dez/05
· votar
Os cientistas conseguiraum explorar os segredos do DNA e naum conseguem descobrir o que tem na coca????
|
maggie Veterana |
# dez/05
· votar
O Marco sabe a fórmula
:P
|
teuabreu Veterano |
# dez/05
· votar
Tem sim lê isso aqui:
"A coca é o nome popular do gênero Erytroxylum, que tem cerca de 250 espécies em todo o mundo. As únicas que contêm cocaína são as duas espécies sul-americanas: Erytroxylum coca e Erytroxylum novogranatensis. A Erytroxylum coca é originária da Bolívia e do Peru e tem duas variedades: a coca e o epadú. Esta espécie é considerada de melhor qualidade e é a mais usada para a fabricação da cocaína, já que tem um maior teor deste alcalóide. A Erytroxylum novogranatensis cresce no Peru e na Colômbia e também tem duas variedades: a novogranatensis propriamente dita (de Nueva Granada) e a variedade truxillense (a coca de Trujillo). Também chamada de tupa coca, coca noble ou coca dulce, a truxillense era preferida pelos incas pelo seu gosto mais doce. É esta coca que é exportada legalmente para a fabricação de refrigerantes . "
|
22222 oirartnoc oa Veterano |
# dez/05
· votar
Não vou deixar de tomar por causa disso
|
Jason Voorhees Veterano |
# dez/05
· votar
c a coca cola terminar hoje...e ninguém mais falar sobre ela.....ainda vamos nos lembrar dela por no minimo 10anos como c ela ainda existisse.....diz uma pesquiza q eu li...no inferno.!
|
teuabreu Veterano |
# dez/05
· votar
Afinal será que é tão dificil clonar uma formula de refrigerante com mais de 50 anos?Somente se esta empresa usar algum produto "exotico"! Vamos omar guaraná Dolly!
A Coca-cola é igual aquela comida do filme "A coisa" pode crer!
|
Margutti Veterano |
# dez/05
· votar
teuabreu
Vamos clomar guaraná Dolly!
osnfjdf bdfs
|
Fodius Veterano |
# dez/05
· votar
Uma coca-cola bem gelada no calor eh bom d+
|
guhH113 Veterano |
# fev/08
· votar
coca cola mata!!! meu amigo morreu..
|
Andre_lokao Veterano |
# fev/08
· votar
guhH113
Tu é parente da CyndyCrunge?
|
128556 Veterano |
# fev/08
· votar
parece que antigamente tinha, mas hoje em dia nao mais
|
Ibanez GSA 270dx Veterano |
# fev/08
· votar
acabei de tomar um gole aki e nao me aconteceu nada...
|
fernando tecladista Veterano |
# fev/08
· votar
guhH113 coca cola mata!!! meu amigo morreu..
sim ele tomou coca-cola saiu da lanchonete depois foi atropelado por uma jamanta se ele não estrasse naquela lanchonete, teria ido pra casa direto não teria morrido
|
BiaaH Veterano |
# fev/08
· votar
HuashUashuAshuaSHuashUashuAshuaS
|
zedoidiao Veterano |
# fev/08
· votar
Será que tem cocaína na coca- cola....!!
rapaz,eu tomo todos os dias há dezoito anos e não estou viciado
|
fernando tecladista Veterano |
# fev/08
· votar
zedoidiao rapaz,eu tomo todos os dias há dezoito anos e não estou viciado
só faltou dizer: a hora que eu quiser eu paro
|
zedoidiao Veterano |
# fev/08
· votar
Também chamada de tupa coca, coca noble ou coca dulce, a truxillense era preferida pelos incas pelo seu gosto mais doce. É esta coca que é exportada legalmente para a fabricação de refrigerantes
nada a ver,ela vem da africa(minha professora de história que disse)
|
Dark Fallen Angel Veterano |
# fev/08
· votar
zedoidiao rapaz,eu tomo todos os dias há dezoito anos e não estou viciado
Imagina se fosse então....
|
BiaaH Veterano |
# fev/08
· votar
Imagina se fosse então....
^^
|
Pati Cobain Veterano |
# fev/08
· votar
É... tem coca nessa coca
Já falei isso :tsc
|
Fenrisulfr Veterano |
# fev/08 · Editado por: Fenrisulfr
· votar
Coca eh horrivel...sou muito mais chá gelado...
O engraçado eh quando o cara para no bar e fala "me da uma coca"..."qual???" "... pode ser "pepsi"..
A pepsi em testes cegos tem uma preferencia muito maior do q a Coca...
|
Christina Amaral Veterano |
# fev/08
· votar
Muda alguma coisa? Ninguém vai parar de beber por causa disso...
Ainda bem que eu não bebo coca cola \o/
|
BiaaH Veterano |
# fev/08
· votar
Fenrisulfr
eu num acho
xD
|
TiCk_NoRrIs Veterano |
# fev/08
· votar
Sei lah,soh tomo coca pra ajuda meu irmao.
|