Como viver sem Deus?

Autor Mensagem
Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# set/04 · Editado por: Irmao_Caminhoneiro_Shell
· votar


Continuacao....


Até os cientistas famosos são tratados com ceticismo pela comunidade científica. Cientistas muito experientes em seus campos também devem prover evidências para corroborar suas teorias; a ciência apóia-se em resultados reproduzíveis e confirmáveis independentemente. Teorias novas que sejam incompatíveis com o conhecimento científico existente serão submetidas a um escrutínio ainda mais rigoroso; mas se as novas teorias se mostrarem verdadeiras e os resultados que levaram a essa conclusão forem reproduzíveis, então as novas teorias tomarão o lugar das antigas.

Por exemplo, a mecânica quântica e a teoria da relatividade são altamente controversas; foi necessário deitar por terra muitas teorias científicas para sustentá-las. Ainda assim, ambas foram aceitas prontamente após uma grande variedade e quantidade de experimentos terem confirmado sua veracidade. Teorias pseudocientíficas como o criacionismo não são rejeitadas por serem controversas, mas porque simplesmente não estão sujeitas a qualquer investigação científica.


---------------------------------------------------------------------- ----------

Então para você o crescimento das religiões não indica nada?

Não totalmente. Certamente indica que a religião em questão tem propriedades ajudam em sua difusão.

A teoria memética fala sobre os “memes”, conjuntos de idéias que se propagam na mente humana por analogia com os genes. Alguns ateus vêem a religião como um conjunto bem-sucedido de memes parasitários que encorajam seus “hospedeiros” a converter outros indivíduos. Alguns memes evitam sua autodestruição desencorajando o questionamento da crença pelos fiéis ou, usando semelhante pressão, evitam que ex-crentes admitam abertamente que estavam errados. Alguns memes religiosos até mesmo encorajam seus “hospedeiros” a destruir os possuidores de memes diferentes.

É claro que na visão memética não há qualquer “virtude” associada com a propagação em larga escala. O número de seguidores que uma religião possui é tão significativo para considerá-la como “boa” quanto uma doença é “boa” ou “ruim” em função do número de pessoas que infecta.

Entretanto, a abordagem memética do assunto não tem muito a dizer sobre a “veracidade” da informação contida nos memes.


---------------------------------------------------------------------- ----------

Mesmo se a religião não for totalmente verdadeira, ela traz importantes mensagens. Quais são as mensagens fundamentais do ateísmo?


Esta parte é muito importante ser lida

Há várias mensagens importantes que o ateísmo promove. A seguir estão apenas algumas delas; não se surpreenda se algumas das idéias abaixo também forem encontradas em religiões.

– O comportamento moral não é simplesmente seguir regras resignadamente.

– Devemos ser céticos, especialmente com asserções positivas (que afirmam a existência de algo).

– Se você quer que sua vida tenha algum sentido, cabe a você encontrá-lo.

– Primar pela verdade, mesmo que não seja agradável.

– Se quisermos mudar, mudemos-nos a nós mesmos. Não devemos esperar a ação de “poderes externos”.

– A popularidade de algo não implica que esse algo é bom.

– Se você quer defender algo, defenda o que estiver sujeito à comprovação experimental.

– Não creia em coisas simplesmente porque você “gostaria que fossem assim”.

...e o mais importante:

– Todas crenças devem estar abertas ao questionamento.


Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# set/04
· votar


maggie
A fonte:

http://www.infidels.org/news/atheism/intro.html

ANNE MONTEIRO
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza

vc deve crer em deus,mas não na igreja o que é até coerente em vista que ela foi feita pelos homens.

ANNE MONTEIRO
Veterano
# set/04
· votar


mas acho legal vc ter uma religiao.

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

e o que vc acha do espiritismo? milhares de ilusionistas? milhares de hipnotizadores? que diabos (ops) é aquilo então?

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


ANNE MONTEIRO

eu não tenho religião, inclusive me recusei a batizar minha filha, por achar que não é justo escolher uma religião para ela, se ela quiser, quando ela entender, ela irá optar.

a idéia de um Deus e mensagem de Cristo me agrada, mas não os dogmas e o uso que se faz disso.

Babi
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza
Eu fui batizada pelos meus pais na igreja católica, e a segui até "possuir" minhas próprias idéias. Depois disto me senti livre para escolher qual religião seguir. Mas achei importante ser inserida em uma pelos meus pais, apesar deles sempre deixaram claro que as escolhas relacionadas a minha vida tem de serem feitas por mim. Hoje, dificilmente vou a igreja, creio em um Deus, mas não sigo os preceitos de nenhume religião.

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza
Se expressar minha opinião sincera e sem rodeios sobre oq eu acho, de possessão, encarnacao de espiritos e outros, fenomenos paranormais, sei que vou entrar em conflito com outros membros do forum.

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

de forma alguma, eu quero saber o que vc acha, pois quero informação sobre essa religião, pois pretendo ir a um centro desses para analisar de perto.

Alexandre Souza
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza
Espiritismo não é religião, é uma doutrina. Mas procure um bom centro espirita kardecista, que com certeza vc vai ter a oportunidade de analisar melhor.
Vc é do Rio certo? Vou ver com uns parentes que tenho ai, e pedir que eles indiquem o centro que eles frequentam e eu te passo, talvez fique mais fácil.

Alessandra
Veterano
# set/04
· votar


Hmmmmmmmm...

É complicado, muito complicado...

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


Alexandre Souza
tem um na minha rua, vou saber qual é e vc me diz se é sério.

Sgt_Peppers
Veterano
# set/04
· votar


Alexandre Souza
Claudio Natureza

eu tb tenho parentes ai no Rio, moro em São José(ao lado de Floripa)... e meus parentes tb frequentam o centro, posso ver com eles depois qual q eles visitam... minha mãe veio do Rio, e veio morar aqui para se casar com meu pai, eles se conheceram em um evento espirita q teve ai no Rio

a última vez q fui ai foi em 99, era o pirralho ainda ehauheauhe

ps.: eles moram em Bangu

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


é meio longe, uns 50 kms..hehe

valeu ai.

Jeckyll e Hyde
Veterano
# out/04
· votar


eu vivo , e vivo bem , procuro nao pensar nisso , e simplesmnte vivo!

Alexandre Souza
Veterano
# out/04
· votar


eu vivo , e vivo bem , procuro nao pensar nisso , e simplesmnte vivo

Eu prefiro a Claro, pois pega em qualquer lugar do Brasil, e as taxas e tarifas são bem mais baixas.

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

e como os Ateus encaram a vida após essa vida? não existe? e a concepção de alma ou espírito? é apenas energia propulsora movimentada pela máquina humana?

ah, e não se esqueça que não só os teistas que mataram milhares de pessoas, pois os ateus, mais especificamente os comunistas, mataram milhares de pessoas em nome de um combate ao ópio do povo que seria a religião.

o assassinato já existia, pelos mais diversos motivos, antes da existência da religião.

Digao
Veterano
# out/04
· votar


Eu penso +- igual ao natureza...

Minha opiniao qt a deus eh: Nao sei se existe ou nao... e acho q nao tenho capacidade para afirmar tal coisa...

Mas como a minha formacao e toda catolica (batismo, comunhao, crisma etc...) as vezes tenho uns "flashes"... por exemplo... nao me sinto bem ao entrar em igrejas... Qd vem amigos meus evangelicos pedir para eu orar eu nao oro de jeito nenhum... pq bem... tenho a pulga atras da orelha... eh do inconsciente, da minha formacao... so com analise pra tirar isso hehe...

E qt aquela frase do kant q diz q a humanidade precisa de Deus... Isso se aplica mais a sociedade em geral... Serve de certa forma pra "regulamentar" o pensamento das pessoas... Quem estuda psicologia ja deve ter ouvido falar dos arquetipos... a religiao se baseia muito nisso...

Mas se for passar pro plano pessoal acho a filosofia mais valida q a religiao de "massa"... Ate pq a filosofia nao exclui nada...

Kant tentou provar a existencia de deus e nao conseguiu... tem uma outra frase dele q eh +- assim...´"Tive q tirar espaco da razao para ceder a fé"... ele tentava achar a razao de ser das coisas... ate chegar no 1º ser o ser necessario de onde tudo comecava... mas ele nao conseguiu hehe...

The Panic for People
Veterano
# out/04
· votar


"-Como és viver sem ó Deus

-É viver sem boatos
"

Padre Federico e Yor.Vinch(Albert Yoruu Vinch)

pagode nem morto
Veterano
# dez/05
· votar


Aff... Quanto tópico religioso. Vão se f****!

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


pagode nem morto

pois é... e se você não gosta do assunto, por que levantar o tópico novamente... aliás, os tópicos.

Rato
Veterano
# dez/05
· votar


só sei q estou em um chat da igreja adventista com o nick de mestre dos desejos e as beatas estão todas assanhadas ... o mundo está perdido

bocao
Veterano
# dez/05
· votar


só sei q estou em um chat da igreja adventista com o nick de mestre dos desejos e as beatas estão todas assanhadas ... o mundo está perdido

uahuahauhuha
marca um encontro com uma delas, uahua. pelo visto vc não perdoa ninguém mesmo. :P

Rato
Veterano
# dez/05
· votar


bocao
a guras!
sou um pervertido.
Estou no maior carinho com uma doida! aiai. Tenho q me regenerar céus

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# dez/05
· votar


Deus é o comandante das maquinas... foi ele q inventou a Matrix...

Rato
Veterano
# dez/05
· votar


Por falta de conhecimento muitos perecerão. O meu povo pereceu por falta de conhecimento, aquele que rejeita o conhecimento será rejeitado por Deus. Oséias 4,6;



olha o q o outro posta huahauah eita

Rato
Veterano
# dez/05
· votar


A armadura de Deus. São sete. (Aos Efésios 6.10 a 18) 1-Cinturão da verdade 2-Couraça da justiça 3-Calçadas os pés no evangelho paz 4-Tomando sobre tudo o escudo da fé 5-O capacete da salvação 6-A espada do espírito que é a palavra de Deus 7-Oração em todo tempo

Rato
Veterano
# dez/05
· votar


Para que serve o cinturão? No cinturão se coloca cantil com água, serve para serve para assegurar a bainha com a espada, ou revolver, serve para assegurar e fixar a farda. De modo que um soldado sem o cinturão ele pode ficar até nu e desarmado, porque a sua farda pode cair e ele fica sem as armas, e sem a água, impossibilitado até de caminhar. Assim é o homem sem a verdade. não pode ser feliz, nem caminhar.

RobertSmith
Veterano
# dez/05
· votar


bah

Pseudonimum
Veterano
# dez/05
· votar


Lendo o texto do Irmão Shell, eu me considero um ateu passivo. :]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como viver sem Deus?