Fora da garantia: envelhecimento e avarias recorrentes

Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 26/mai/25 14:27

Depois de dois meses, enfim estou retomando a minha rotina. Após uma bateria de exames de imagem, de raio x a ressonância magnética, foi constatado que o problema é o maldito ciático, comprimido por uma hérnia.

No percurso, cogitaram até necrose da cabeça do fêmur, que talvez demandasse a substituição de parte do osso por uma prótese. Se você vai se informar sobre o assunto, vê que não se trata de nenhum trabalho elegante de marcenaria. Tá mais para um DIY grotesco, sem muito refinamento no acabamento.

Tomei tramadol pra caralho, até conhecer o efeito colateral dessa porra. Uma constipação miserável, que é ainda mais desmoralizante do que a dor no ciático. Quando estou me recuperando da dor no ciático, com a ajuda das sessões de fisioterapia, arranjo uma infecção dolorida no rosto, que está me fodendo há uma semana.

Dá a sensação de que daqui pra frente é ladeira abaixo, e nem posso me aposentar.

JJJ
    Veterano
    # 26/mai/25 14:56
    · votar

Wanton

Bem-vindo à "melhor" idade...

JJJ
    Veterano
    # 26/mai/25 14:59
    · votar

Eu vou começar minha bateria de consultas e exames anuais amanhã...

Não estou sentindo nada que já não sentisse, mas eu tenho uma imensa SJB (Síndrome do Jaleco Branco), o que me gera um mal-estar terrível, sempre que faço esses check-ups. É uma tortura pra mim. Sério.

Wanton
    Veterano
    # 26/mai/25 19:28
    · votar

JJJ
    Bem-vindo à "melhor" idade...

Acho que estou entendendo melhor a rabugice da terceira idade, apesar de faltarem 15 anos para mim. Não dá para ser feliz com dor.

Síndrome do Jaleco Branco

Não tenho isso, mas acho que já relatei aqui que fui torturado por um médico durante um ultrassom do coração. O filho da puta ficou em silêncio e, do nada, perguntou se eu já infartei. Fiquei pálido na hora, imaginando o que ele viu no exame para fazer uma pergunta dessas.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 27/mai/25 07:05
    · votar

O ser humano foi projetado pelo design inteligente para viver 50 anos, depois dos 35 o negócio vai ladeira abaixo mesmo. Esse negócio de viver 80 anos é uma besteira dos modernos e suas progressices

Um proctologista falou que ia sair sangue pelo cu, dito e feito. Resolvi lavando com água todo dia, agora tá de boas. Minha dentista trocou um dente meu e o oculista falou que vou ter vista cansada e mandou voltar no ano seguinte. Já fiz dois check ups e tô de boas (sangue, urina, fezes, RX de tórax, eletrocardiograma)

Costas é coisa séria, eu sempre alongo elas quando acordo. Hoje dei uma volta de bike e alonguei de novo.

Mas a treta mesmo é a rabugice, isso não tem tratamento

Lelo Mig
    Membro
    # 27/mai/25 10:13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Wanton
    Wild Bill Hickok

"Acho que estou entendendo melhor a rabugice da terceira idade"
    "treta mesmo é a rabugice, isso não tem tratamento"

A hora que vocês sentirem que seu corpo esta falindo e você passou sua vida cercado de idiotas, vão começar a perceber que ser rabugento é um grande prazer.

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 27/mai/25 14:38
    · votar

como a rotina de virtualmente todo mundo hoje é sedentária (rotina que eu digo aqui são os habitos coercitivos, como trabalhar) o melhor remédio que podemos tomar é praticar exercícios e se alimentar bem, para que ao envelhecermos possamos ter o menor número de problemas possível

P.S cada dia mais agradeço por não ter cedido a tentação de começar a usar anabolizantes

qew
    Veterano
    # 27/mai/25 16:10
    · votar

Jonas Kahnwald
    P.S cada dia mais agradeço por não ter cedido a tentação de começar a usar anabolizantes

oq te faz crer que faria tão mal a longo prazo?

a menos que vc usasse igual a um cavalo, tenho amigos bastante saudaveis que ciclavam quando a gente era moleque

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 28/mai/25 06:35
    · votar

qew

Tudo cobra um preço. Eu tinha duas amigas gostosas, dez anos depois só uma delas permaneceu assim, a outra tomou muita dorgas

qew
    Veterano
    # 28/mai/25 08:37
    · votar

Wild Bill Hickok

sim, por isso falei sobre usar igual a um cavalo

se for com acompanhamento médico dá pra entrar num shape legal sem *muitos* colaterais a longo prazo

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 28/mai/25 09:29 · Editado por: Jonas Kahnwald
    · votar

qew
    oq te faz crer que faria tão mal a longo prazo?
    se for com acompanhamento médico dá pra entrar num shape legal sem *muitos* colaterais a longo prazo

Não é questão de que VAI dar problemas, é questão que PODE
    não tem como ser mais saudável utilizando estímulos hormonais suprafisiológicos, só usaria testo caso meus niveis hormonais realmente estivessem abaixo da média para a idade e não pudessem ser reestimulados por uma melhor alimentação, sono e rotina de exercícios.

No caso a readequação de rotina fez efeito e saí de uma testo de 300 (limiar do que é considerado baixo) para uma de ~500, e ainda pode melhorar mais se eu for mais rígido nos meus hábitos de sono e perder mais gordura (já que a mesma é pró inflamatória e produtora de estradiol). Outra coisa que preciso praticar é o controle do cortisol não apenas pelo sono mas também por não se estressar com bsteira, como futebol e trânsito.

Fora tudo isso, eu já tenho minhas responsabilidades como TJ, as responsabilidades do relacionamento, responsabilidades no trampo, e etc... então meu tempo acaba sendo curto e se eu resolvo tomar hormônio precisaria aumentar a carga de treino pra valer a pena e consequentemente meu tempo ficaria ainda mais reduzido

não quero ganhar 5kg de musculo mais rapidamente correndo o risco de ficar broxa, num cumpensa

qew
    Veterano
    # 28/mai/25 09:40
    · votar

Jonas Kahnwald

o raciocinio tá correto, tem que levar a serio o comprometimento com a rotina e treino

tem aquela tb de chegar em um nível dificil de perder gordura e usar pra dar aquele boost pra terminar de secar

no meu caso os tarja preta já fizeram um ótimo trabalho de desregulação do eixo hormonal, então nem é um 'problema'

vou medir testo agora no inicio do mes, eu estava com 350 no inicio do ano, sem animo pra nada

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 28/mai/25 09:43
    · votar

qew

Meu exemplo foi só 10 anos, agora imagine 20, 30, 40...

Jonas Kahnwald

Vai dar sim, no longo prazo tudo cobra a conta. É batata

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 28/mai/25 12:43
    · votar

Wild Bill Hickok
    Vai dar sim, no longo prazo tudo cobra a conta. É batata

algum prejuízo vai causar, a questão é quanto
    pra alguns compensa viver até os 75 ao invés de até os 80, sem nenhum outro ônus (não são todos que ferram definitivamente o eixo hormonal) em troca de uns meses de ciclo e aceleração dos processos de ganho de massa e definição

mas pra mim não compensa

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 28/mai/25 12:44
    · votar

qew
    vc pode precisar fazer uma TRT mas ainda assim manter os níveis séricos de testo dentro dum patamar fisiológico, esse seria o "ideal"

qew
    Veterano
    # 30/mai/25 12:44
    · votar

Jonas Kahnwald

é que é uma tentação do caraleo

já tenho a parada é só mandar pra dentro e ficar monstro hahahahaha

El Cid de Capricórnio
    Membro Novato
    # 02/jun/25 19:33 · Editado por: El Cid de Capricórnio
    · votar

Meu avô (aquele que fez o filho bêbado beber o próprio vômito) é uma força da natureza. Completa 100 anos em alguns meses, mas nunca teve uma dor na unha. Semana passada, brigou com uma ladra dentro de casa às 5 da manhã, e ela precisou correr e pegar uma faca na cozinha para pará-lo. Já tinha sido (quase) assaltado uma vez na porta de casa, mas também agarrou o ladrão, e este saiu correndo.

Minha tia já contou que o viu escorregar do telhado e cair no chão de pé, como um gato.

Só fica doente quando come comida estragada (ele é meio pão-duro e acredita, por exemplo, que, quando a mortadela fica azul, é só lavar que tá nova). Remédios? Dieta? Suplementos? Exercícios? Rá. Quando passa mal, toma cachaça com pimenta e, em uns 3 dias, está recuperado.

Os amigos mais próximos dizem que é a ruindade que o mantém de pé.

Enfim, o cara é mestre na arte de chegar à velhice levando a vida numa nice. Quando morrer, vai virar um orixá.

Lelo Mig
    Membro
    # 02/jun/25 23:51
    · votar

El Cid de Capricórnio

Longevidade têm muito mais a ver com genética do que com hábitos e cuidados com a saúde. É um evento fácil de constatar, nem precisa de estudos complexos de Universidades renomadas.

Os cuidados com a saúde refletem diretamente em um "viver com melhor qualidade" mas não em viver mais.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 03/jun/25 07:40
    · votar

Lelo Mig
    nem precisa de estudos complexos

Tipo os seus sem grupo de controle?

Wanton
    Veterano
    # 03/jun/25 10:50
    · votar

El Cid de Capricórnio
    Meu avô

Baixinho e magro, correto?

El Cid de Capricórnio
    Membro Novato
    # 03/jun/25 13:35 · Editado por: El Cid de Capricórnio
    · votar

Wanton

Sim.

E ainda ganha de todo mundo na queda de braço.

Lelo Mig
    Membro
    # 03/jun/25 15:03
    · votar

Wild Bill Hickok

"Tipo os seus sem grupo de controle?"

Eu não faço estudos, não sou cientista. Eu apenas dou alguns pitacos e opiniões pessoais, assim como você.

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 03/jun/25 15:27
    · votar

Lelo Mig
    assim como você.
    gosto estragado, mano

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 04/jun/25 06:59
    · votar

Lelo Mig
    Jonas Kahnwald
    como você

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 05/jun/25 14:19
    · votar

estou pesquisando sobre a dieta que imita o jejum
    parece finalmente ser algo com respaldo científico que promove boas adaptações metabólicas e perda de peso consistente (não falo da perda de peso imediata, mas do resultado 1 mês após o ciclo, já com o reganho de peso após normalizar a dieta

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 06/jun/25 04:44
    · votar

El Cid de Capricórnio

Catando cerejas?

Jonas Kahnwald

respaldo científico

Tem em longo prazo? Ou é moda atual?

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Fora da garantia: envelhecimento e avarias recorrentes