Questões sobre dados divulgados pelo PT

Autor Mensagem
Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 09/mai/25 08:57 · Editado por: Wild Bill Hickok

Efeito Lula: desigualdade despenca e renda média atinge maior valor da história

[...]

"Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a massa de rendimento mensal domiciliar per capita chegou a inéditos R$ 438,3 bilhões em 2024. O aumento foi de 5,4% em relação a 2023, e nada menos que 15% superior a 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro. Já o rendimento médio mensal real por pessoa atingiu R$ 2.020, alta de 4,7% em 12 meses e 19,1% acima de 2012, ano inicial da série histórica."

E a inflação no período para a mesma amostra?

"O salto é generalizado: recordes foram observados no rendimento total da população com renda (R$ 3.057), no rendimento do trabalho (R$ 3.225) e no valor médio recebido de programas sociais do governo (R$ 836)."

Tamanho do salto e margem de erro?

[...]

"A participação do rendimento do trabalho subiu de 74,2% para 74,9% do rendimento das famílias, refletindo o dinamismo do emprego e a criação de ocupações mais protegidas."

0,7%? A margem de erro é qual mesmo? Como se verificou a causalidade?

"Um dos resultados mais expressivos é a queda histórica dos indicadores de desigualdade. O índice de Gini recuou para 0,506, menor nível já registrado. A distância entre o rendimento dos 10% mais ricos e dos 40% mais pobres baixou a 13,4 vezes; já em 2018, esse abismo era de 17,1 vezes. No extremo da pirâmide, o 1% mais rico recebeu 36,2 vezes mais que os 40% mais pobres — bem abaixo do pior índice da série (48,9 vezes, em 2019).

Como aponta o IBGE, esse avanço resulta do fortalecimento do emprego, do crescimento do rendimento entre os que ganham menos, do reajuste do salário mínimo acima da inflação e do alcance dos programas de transferência de renda."

Causalidade não verificada

[...]

https://pt.org.br/efeito-lula-desigualdade-despenca-e-renda-media-atin ge-maior-valor-da-historia/

Lucmac
Veterano
# 11/mai/25 14:47
· votar

Wild Bill Hickok

E a inflação no período para a mesma amostra?

Os dados de renda média e massa de rendimento divulgados pelo IBGE e citados pelo PT em seu site já levam em conta a inflação, pois são apresentados em valores reais. Então, o aumento informado representa um ganho real de poder de compra, não apenas um ajuste nominal.

Não entendi a questão.

LeandroP
Moderador
# 11/mai/25 16:21
· votar

tela azul

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 12/mai/25 09:00
· votar

Lucmac

Não foi ajustado para a amostra em questão. Pobres pagam aluguel, que é corrigido pelo IGP-M, e não por institutos geridos por PTralhas. A cesta de consumo do pobre é diferente.

Não entendi a questão.

Não mesmo

Lucmac
Veterano
# 12/mai/25 13:27 · Editado por: Lucmac
· votar

Wild Bill Hickok

Cê tem que reavaliar... Já expliquei, não dá pra fazer mais.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 13/mai/25 07:00
· votar

Lucmac

Reavaliar o que?

Eu mostrei que a redução de desigualdade não necessariamente melhora a vida do pobre. O que está em questão é a tese comunista segundo a qual a desigualdade é o mal, derivada de uma das possíveis leituras de Marx

Média é um conceito estatístico que esconde um monte de coisa

Wanton
Veterano
# 13/mai/25 09:26
· votar

Wild Bill Hickok

Não tenho nada contra a desigualdade, desde que você esteja no fundo do poço do estrato social. Te vejo comendo lavagem e dormindo na sarjeta sem achar que está errado.

Lucmac
Veterano
# 13/mai/25 16:59 · Editado por: Lucmac
· votar

Wild Bill Hickok

Você só escreveu asneira.

Os dados que você comentou já consideram a inflação, isso é técnico, é fato, não existe qualquer brecha para negar. O trecho "rendimento médio mensal real" ou rendimento real, bem dizendo, só recebe tal alcunha porque a inflação já está sendo considerada.

Muito simples.

Lucmac
Veterano
# 13/mai/25 17:03
· votar

Wild Bill Hickok

Eu mostrei que a redução de desigualdade não necessariamente melhora a vida do pobre. O que está em questão é a tese comunista segundo a qual a desigualdade é o mal, derivada de uma das possíveis leituras de Marx

Mostrou? Que que é isso... Você só reforçou sua paranóia, bicho.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 14/mai/25 07:49
· votar

Lucmac

Técnica de enfiar comunismo goela abaixo do populacho

Inflação para qual grupo populacional? Para qual cesta de consumo? De acordo com qual índice? Dá para esconder coisas com a média? É possível que os pobres nesse período tenham tido perda de poder de compra pois são mais sensíveis à inflação?

Wanton

Desigualdade não causa pobreza. Pobreza causa pobreza. Quer perder seu tempo com questão irrelevante? Problema seu

Lucmac
Veterano
# 14/mai/25 10:19
· votar

Wild Bill Hickok

Inflação para qual grupo populacional? Para qual cesta de consumo? De acordo com qual índice? Dá para esconder coisas com a média? É possível que os pobres nesse período tenham tido perda de poder de compra pois são mais sensíveis à inflação?

Cara, essas questões o expõe demais.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 15/mai/25 09:27
· votar

Lucmac

Expõe o partido? São as primeiras questões que qualquer aluno de estatística tem que fazer, eu nem cheguei na parte dos testes

Wanton
Veterano
# 15/mai/25 12:13
· votar

Wild Bill Hickok
Desigualdade não causa pobreza.

Em um contexto competitivo, causa.

Pobreza causa pobreza.

Em um contexto desigual, causa.

Lelo Mig
Membro
# 15/mai/25 16:34
· votar

Wild Bill Hickok

"Pobreza causa pobreza/Desigualdade não causa pobreza."

Se você tiver milhão e eu roubar seu milhão você fica pobre e eu rico. Se você tiver milhões e eu roubar milhão, eu fico rico e você continua rico. É simples, um "Q.I.zinho" mixuruca já é suficiente para entender.

Lucmac
Veterano
# 15/mai/25 17:58
· votar

Wild Bill Hickok

Expõe o partido?

Não expõe o partido, mas a sua ignorância sobre o assunto. Além disso, expõe que você é o tipo de pessoa que se recusa a aprender o correto, porque é aprisionado ao sistema de crenças que o capturou. A minha percepção é que você está condenado a viver nesse ciclo de negação à realidade pelo resto da vida, situação lamentável.

São as primeiras questões que qualquer aluno de estatística tem que fazer, eu nem cheguei na parte dos testes

Não sei se realmente são, mas você não demonstra autoridade para fazer essa colocação. Aliás, a Estatística pode explicar a metodologia dos cálculos utilizados na abordagem, mas conceitualmente, campo que você claramente desconhece profundamente, é a Economia a real base de conhecimento para a compreensão.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 16/mai/25 07:09
· votar

Wanton
contexto competitivo

Não se aplica: a sociedade é um misto de cooperação e competição

desigual
Se todos forem ricos, todos terão muitos recursos e várias oportunidades para fazer mais recursos. Riqueza gera riqueza.

Se todos forem pobres, terão poucos recursos e poucas oportunidades. Pobreza gera pobreza

Lelo Mig
A causa do seu experimento mental é o roubo

Lucmac

A minha percepção
você não demonstra autoridade

Opinião sua

para a compreensão

Irrelevante. O que importa é verificar se o modelo bate com a realidade, compreender é perda de tempo

Wanton
Veterano
# 16/mai/25 09:44
· votar

Wild Bill Hickok
Se todos forem ricos, todos terão muitos recursos e várias oportunidades para fazer mais recursos. Riqueza gera riqueza.

O que é ser rico ou pobre sem a desigualdade como régua?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 16/mai/25 09:51
· votar

Wanton

2 > 1
10 > 1

Essa régua é meio vaga

Wanton
Veterano
# 16/mai/25 09:54
· votar

Wild Bill Hickok
Essa régua é meio vaga

Problema é teu. A pergunta ainda não foi respondida.

Lucmac
Veterano
# 16/mai/25 12:41
· votar

Wild Bill Hickok

Opinião sua
[...]
compreender é perda de tempo

Intrigante.

Lucmac
Veterano
# 16/mai/25 13:50
· votar

Por aí vocês podem ver: nunca foi trollagem.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 17/mai/25 05:56
· votar

Lucmac

Vc já pode ser jornalista com essa capacidade de [...] editar texto para favorecer a sua tese.

Wanton
O que é ser rico ou pobre sem a desigualdade como régua?

Pobres são maioria, então fica ao gosto do freguês se é 51/49 ou 60/40 ou 90/10, etc, etc. A divisão fica por conta do padrão de vida (acesso a bens e serviço)

Lucmac
Veterano
# 17/mai/25 10:00
· votar

Wild Bill Hickok

Aqui todo mundo faz isso.

Mas essa elasticidade discursiva que você demonstra é uma seara.

Wanton
Veterano
# 18/mai/25 18:32
· votar

Wild Bill Hickok
Pobres são maioria, então fica ao gosto do freguês se é...

Vai se esquivar até quando de definir o que é pobreza/riqueza sem usar a desigualdade como parâmetro?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 19/mai/25 09:08
· votar

Wanton

Qual desigualdade? Grandes centros urbanos têm maior oferta de bens e serviços (desigualdade em relação a localidades menores), logo um padrão de vida mais alto. Pobres sabem disso, por isso vão morar lá

Lucmac

Esquece jornalismo, recomendo literatura para vc encher tomos e tomos com seu vasto vocabulário

Lucmac
Veterano
# 19/mai/25 12:26
· votar

Wild Bill Hickok

Tontão, literatura bosta faz esse estrago irreparável que fez em você. A recomendação correta é pela literatura técnica, porque ler charlatão eu não leio.

Mas eu me sustento por leitura técnica.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 20/mai/25 06:53
· votar

Lucmac

O que vc lê eu não sei, mas o seu palavreado é típico da academia brasileira (rebuscado e arcaico, mas atento a modas acadêmicas do momento). Claude Levi Strauss achava muito engraçado a academia brasileira que vivia ignorando os fundamentos e só se importava com as modas do estrangeiro (que hoje são o lugar de fala e o antirracismo, entre outras)

OdC resolveu trocando a erudição por palavrão

Lucmac
Veterano
# 20/mai/25 18:11 · Editado por: Lucmac
· votar

Wild Bill Hickok

Claude Levi Strauss

Um peido para você, que também não demonstra autoridade para nem mesmo citar Levi Strauss. Muito provavelmente ele vomitaria na sua estante recheada de lixo retórico, e sentiria pena da tua pretensão em ser referência de pensamento.

Já te disse... Você foi super elogiado pela família, e aqui apenas por idiotas sem direção intelectual. O que você chama de erudição na minha postura, garanto: nenhum outro conviva compartilha essa opinião lixo.

Inimigo da Deca
Membro Novato
# 20/mai/25 23:52 · Editado por: Inimigo da Deca
· votar

Olá, pessoas.

Li as regras do forum e percebi que não é permitido denegrir marcas, mas assim como tem os Inimigos da HP, eu penso que posso ser inimigo dessa marca de metais para banheiro, pias, lavabos e cozinha. E a razão é minha insatisfação com seus produtos. Mas deixa pra lá, né?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 21/mai/25 07:15
· votar

Inimigo da Deca

Basta não xingar e eu acho que tá de boas

Lucmac
conviva

Eu não estou falando de vc, estou falando do que um nick da internet posta no OT

Como professor vc deveria ter aprendido a usar um personagem em sala de aula, que nada mais é que um palco

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Questões sobre dados divulgados pelo PT