Preconceito com crente é racismo

Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 03/mai/25 12:05

Post do famigerado Thiagson, no Instagram

Tradicionalmente, gente intelectualizada detesta pobre, preto e favelado.

Michelle Alexander mostrou como o racismo vai se atualizando. E, acredito, que as formas mais atualizadas de racismo podem ser obervadas nos grupos intelectualizados, sejam eles de direita ou esuqerda.

Gente intelectualizada, que gosta de arte contemporânea, costuma enxergar o “contemporâneo” como um rompimento com a tradição. Eu vejo a tradição (racismo, machismo, elitismo) muito viva em gente cult.

Amam jazz, blues, capoeira, candomblé, umbanda, mas detestam funk, piseiro, música gospel e detestam muito os evangélicos. Encaram os pentecostais como inferiores.

Assim, a tradição impera nas formas atualizadas de racismo e elitismo: gente intelectualizada continua detestando pobre, preto e favelado.

Eu não gosto do moralismo, dos valores limitadores cristãos, de modo geral. Mas, respeito, aprendo e gosto dos meus familiares e amigos que são evangélicos. A ideologia não impede o meu a afeto e minha capacidade de estabelecer relações.

Obrigado pela atenção!

REFS:

Michelle Alexander - A Nova Segregação

Marco Davi De Oliveira - A Religião Mais Negra do Brasil

https://www.instagram.com/p/DIMftprRY3s/

Wanton
    Veterano
    # 03/mai/25 12:11
    · votar

Aí, foi criticado pra caralho e soltou essa:

Vale lembrar: não estou dizendo que todos que detestam evangélicos o fazem porque são racistas. Há infinitas razões para se detestar algo. Há de fato a homofobia e a intolerância por parte de evangélicos. Meu ponto é: NA BOLHA INTELECTUALIZADA há um desprezo tradicional a pobre, preto e favelado (seja na direita ou esquerda). Trata-se de um RECORTE bem específico do racismo em ambiente intelectual. De resto: obrigado pela atenção de todos. Tentando ler todos os comentários. Bjos

Lelo Mig
    Membro
    # 03/mai/25 12:41 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Wanton

Ele não deixa de ter certa razão sobre um "DNA" do preconceito em relação à evangélicos, nos anos 70 e 80, com o escalar dos pentecostais, onde a grande maioria dos fiéis eram pessoas, via de regra, mais humildes. Tanto que era comum se referir à eles como "uma gente feia".

No entanto, o próprio preconceito e moralismo, com seu hábito de julgar e condenar pessoas que pensam diferente, muito presente nestas religiões, só fez aumentar a animosidade e intolerância. É uma via de duas mãos.

Com os neopentecostais, piorou, porque o neopentecostalismo é originariamente "político". Ele é produto da união do pentecostalismo com a filosofia neoliberal, enfatizando a prosperidade pessoal e o "se dar bem".

Outra coisa, que é importante lembrar. As religiões Abraâmicas não inventaram o preconceito mas, sem nenhuma dúvida, são as principais catalizadoras dele.

Antes, as religiões diferentes eram "apenas diferentes" e se toleravam. No entanto, com o conceito de "deus único e verdadeiro", implantado pelos judeus, cristãos e mulçumanos, nasce a cultura de impor, inclusive à força, sua crença.

Tanto é verdade, que a PRIMEIRA guerra por motivos religiosos na história, é a guerra santa, que se dá entre cristãos e mulçumanos.

À partir destas 3 religiões, cujo o Deus é o mesmo, e é um sacana, vaidoso, intolerante, tirano e extremamente violento, só poderia ter por fruto intolerância e violência.

Jesus até tentou amenizar a barra, passar um pano para Javé, incluir solidariedade, fraternidade, igualdade e principalmente amor ao próximo em seu discurso. Mas falhou miseravelmente. Os cristãos seguem muito mais o comportamento doente de Javé do que o pacifista e altruísta de Jesus.

O mundo se tornou um lugar mais violento com as religiões abraâmicas.

Wanton
    Veterano
    # 03/mai/25 17:51
    · votar

Lelo Mig
    só fez aumentar a animosidade e intolerância.

É o que acontece quando tiram a religião do âmbito privado e trazem para o público. Para mim, todas as religiões estão erradas, mas isso não me impede de conviver com quem crê nelas. O crente não é inconveniente porque é preto ou pobre, o crente é inconveniente pela maneira que se comporta no convívio com quem não crê nas mesmas coisas que eles.

Eles começaram tomando a TV aberta, depois avançaram sobre a política e já estão causando modificações profundas na cultura.

JJJ
    Veterano
    # 03/mai/25 19:41
    · votar

Primeiro, há que se ver de onde parte a cizânia, pra depois dizer se houve preconceito...

ejames
    Membro Novato
    # 05/mai/25 10:57
    · votar

Wanton
    É o que acontece quando tiram a religião do âmbito privado e trazem para o público. Para mim, todas as religiões estão erradas, mas isso não me impede de conviver com quem crê nelas. O crente não é inconveniente porque é preto ou pobre, o crente é inconveniente pela maneira que se comporta no convívio com quem não crê nas mesmas coisas que eles.

Isso não é mera expressão da religião, é projetado para criar o senso de que a igreja é o único local livre e seguro. O cara prega no ônibus aos berros e é rechaçado. A igreja faz culto com som altíssimo e recebe reclamações. O mundo é o inimigo e a igreja é o bem.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 06/mai/25 05:51 · Editado por: Wild Bill Hickok
    · votar

RECORTE bem específico

Primeiro o maluco confundiu racismo com discriminação religiosa e depois disse que tem um recorte mas não mostrou os dados

Lelo Mig

O juiz da história deu o veredicto

Wanton
    âmbito privado e trazem para o público

Como funciona essa sua utopia laicista/secularista? Nego tem que tirar a fé/religião do corpo, colocar no armário e então sair de casa? Ou é um lance mais esquizo de uma personalidade múltipla?

É bom dar uma solução logo ou Jair se acostumando

Wanton
    Veterano
    # 06/mai/25 12:07
    · votar

ejames
    Isso não é mera expressão da religião, é projetado para criar o senso de que a igreja é o único local livre e seguro.

Pois é. É xeque-mate. Guerra perdida. Quem caiu nessa teia não volta.

Wild Bill Hickok
    Como funciona essa sua utopia laicista/secularista?

A "utopia" é o Brasil de três décadas atrás, quando ser "crente" era uma vergonha e só tínhamos católicos não praticantes.

Veja você! É um produto daquele tempo. Não tem vergonha de falar as coisas mais estúpidas que esse fórum já viu, mas tem vergonha da sua fé. Não fala dela aqui.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 06/mai/25 13:52
    · votar

Wanton
    três décadas atrás

Acabou o comunismo, aceita que dói menos

Lelo Mig
    Membro
    # 06/mai/25 15:59
    · votar

Wild Bill Hickok

"O juiz da história deu o veredicto"

Não há necessidade de um juiz nem objeto a ser julgado. A história mostra fatos que podem ser facilmente contabilizados.

LeandroP
    Moderador
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

06/mai/25 19:00

Eu não tenho preconceito. Eu tenho conceito.
    Bando de sem-educação!

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 07/mai/25 07:33 · Editado por: Wild Bill Hickok
    · votar

Quem está na periferia dando conforto espiritual aos pobres?

A ICAR? Não, essa está infestada de comunistas da teologia da libertação. Sindicatos? Não, estão em BSB mamanda as tetas. ONGs? Não, estão implantando agenda globalista. Escolas? Não, estão em greve.

Resposta: os crentes

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 07/mai/25 07:35
    · votar

Lelo Mig

Mostre os dados então, quero ver vc reconstruir a série histórica

Wanton
    Veterano
    # 07/mai/25 08:42
    · votar

Wild Bill Hickok
    Resposta: os crentes

Claro! $$$$$

É o tigrinho espiritual

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 07/mai/25 09:20
    · votar

Wanton

Eu moro do outro lado da ponte, pega eu

Lelo Mig
    Membro
    # 07/mai/25 10:29 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Wild Bill Hickok

Cara, eu não preciso reconstruir nada, se você não é um idiota completo e sabe um mínimo de história mundial sabe do que eu estou falando.

Mas, já que você gosta de um negacionismo, vamos lá:

- Cruzadas cristãs contra muçulmanos e hereges (1096 em diante).
    - Jihads islâmicas, (defensivas ou expansionistas) desde o século VII.
    - Reconquista da Península Ibérica (711–1492): cristãos e mulçumanos.
    - Guerra dos 30 Anos (1618–1648): católicos x protestantes.
    - Guerras Huguenotes (França, séc. XVI): católicos x protestantes calvinistas.
    - Guerra civil do Líbano (1975–1990): cristãos maronitas x muçulmanos.
    - Conflito da Irlanda do Norte (século XX): protestantes x católicos.

Ou vai me dizer que estas guerras não existiram e são invenção da Rede Globo?

Agora, me descreva você, guerras que envolveram religiões "não abraâmicas".

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 07/mai/25 12:16
    · votar

Wild Bill Hickok
    Quem está na periferia dando conforto espiritual aos pobres?

Não sei o que você entende por conforto espiritual
    se estiver falando de caridade, vejo o Pe Julio Lancelotti tendo muito mais relevância do que qualquer crente
    se estiver falando de pregação e outros projetos como até alfabetização gratuita, aí as TJs se destacam sem nem comparação ¯\_(ツ)_/¯

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 08/mai/25 06:29
    · votar

Lelo Mig

07 guerras no período de ~1096 até ~1980

Nesses mil anos ao redor do mundo tiveram somente 06 guerras? Essa é sua tese? Ou vc quer contabilizar mortos?

Lelo Mig
    Membro
    # 08/mai/25 11:13
    · votar

Wild Bill Hickok

"Essa é sua tese?"

Tá difícil... mas vamos desenhar. Eu não tenho tese alguma, não se trata de opinião... Falamos em FATOS*; guerras por motivos religiosos. O assunto não engloba guerras em geral, sejam por motivos expansionistas, de colonização, interesses políticos e etc. Falamos APENAS de guerras motivadas por religião, ok? Consegue entender? Ou ainda tá difícil?

Se você acha que foram poucas guerras ao longo da história, que matou pouca gente, que as pessoas mereceram morrer, não me interessa, não é essa a questão.

Então, se entendeu, eu repito a pergunta: Cite alguma guerra que envolveu religiões "não abraâmicas"?

* Obs: Talvez conhecer a diferença entre estes substantivos femininos te ajude.

- Opinião: Modo de pensar, de julgar, de ver. Ponto de vista ou posição tomada sobre um assunto. Juízo de valor. Ideia ou hipótese sem fundamento; aquilo que se presume sem certeza.

- Fato: Evento de cuja ocorrência se tem conhecimento, ou coisa cuja existência não se põe em dúvida. Algo cuja existência é inquestionável; realidade, verdade. Aquilo que é ou acontece, e que, portanto, pode ser tomado como um dado real

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 08/mai/25 11:22 · Editado por: Wild Bill Hickok
    · votar

Lelo Mig

Mais um problema na sua tese: fenômenos sociais são de multi causalidade, não tem esse papo de apenas (ou APENAS)

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 08/mai/25 12:48
    · votar

Wild Bill Hickok
    fenômenos sociais são de multi causalidade, não tem esse papo de apenas (ou APENAS)

é muita vontade de se fazer de idiota mesmo
    eu até tenho algums discordâncias de pontos do que o Lelo trouxe, mas que a motivação dessas guerras citadas é majoritariamente religiosa (pra não dizer única em alguns casos) é um FATO, e que outras conflitos religiosos de outra sorte de religiões tem bem menos relevância tbm é FATO

mas fulano que fica fugindo da raia com essas desculpinhas semânticas só pode ser muito burro ou canalha mesmo

Lelo Mig
    Membro
    # 08/mai/25 16:14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Jonas Kahnwald

"só pode ser muito burro ou canalha mesmo"

Pois é... meu pai aconselhava: Não interaja com gente burra. Eles nunca têm argumentos mas sempre acham que têm razão.

Eu que sou teimoso...

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 09/mai/25 07:29
    · votar

A TESE:

A EVIDÊNCIA

07 guerras no período de ~1096 até ~1980

EVIDÊNCIAS QUE FALTAM

Grupo controle: demais guerras no período
    Motivação: provar que guerras são APENAS religiosas (caixa alta do autor)

CONCLUSÂO

Inconclusivo

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Preconceito com crente é racismo