Autor |
Mensagem |
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# ontem às 07:38
1) Conhecimento é a capacidade de descrever a realidade por meio da linguagem (estou ignorando aqui a minoria de pessoas que se dedicam à linguagem pura)
2) A linguagem natural deve ser formalizada para maior precisão
3) Outras linguagens formais podem ser criadas conforme a necessidade
4) O que sobra é um monte de operações formais inúteis, pois somente algumas vão ser necessárias para descrever a realidade, o resto é playgroud de formalistas
|
Wanton Veterano |
# ontem às 09:45
· votar
Tópico interessante. Fico me perguntando se você é um troll que se faz de idiota 99% do tempo, ou se é um idiota que anda lendo coisas que não dá conta de assimilar.
Não há algo limpinho que possamos chamar de linguagem natural; a "natureza" da linguagem é se expandir à medida que encontra mais situações para descrever.
|
# ontem às 10:27
· votar
Wanton Não há algo limpinho que possamos chamar de linguagem natural; a "natureza" da linguagem é se expandir à medida que encontra mais situações para descrever.
Sem a formalização da linguagem o conhecimento resultante vai ser desorganizado e não sistemático, é o conhecimento do zé povinho que se mistura com outros simbolismos (religiosos, etc, etc)
|
JJJ Veterano
|
# ontem às 10:29
· votar
Conhecimento é a capacidade de descrever a realidade por meio da linguagem
Essa premissa não me parece totalmente correta. A menos que o conceito de "linguagem" seja extremamente amplo.
Formigas tem "conhecimento" do que fazer em relação a suas tarefas no formigueiro. Instinto puro? Alguma "linguagem química" em suas interações na comunidade? Não sei...
|
# ontem às 10:31
· votar
JJJ
Formigas não conseguem operar o OT, logo formigas estão fora do meu modelo
|
JJJ Veterano
|
# ontem às 11:22
· votar
Wild Bill Hickok
Formigas não, mas muitos outros bichos já passaram por aqui.
|
Wanton Veterano |
# ontem às 11:32 · Editado por: Wanton
· votar
JJJ Formigas tem "conhecimento" do que fazer em relação a suas tarefas no formigueiro.
Formigas respondem a um sistema de signos, senão não fariam nada. O que há de especial na linguagem humana é a proliferação de signos arbitrários.
Wild Bill Hickok Sem a formalização da linguagem...
Você está querendo inventar a filosofia analítica, né? Já foi inventada.
|
Lelo Mig Membro
|
# ontem às 11:49
· votar
Se você partir do conceito "clássico" que linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para se comunicar, por meio de signos linguísticos, organizados em sistemas, tanto linguagem formal como informal são produtos do conhecimento e não subprodutos.
|
Wanton Veterano |
# ontem às 12:32
· votar
Se pensarmos que os sistemas orgânicos são sistemas semióticos, que funcionam trocando signos (e.g. impulsos elétricos), a linguagem precede o conhecimento.
|
Lucmac Veterano |
# há 21 horas
· votar
É. Esse tópico quebra uma "lógica" minha, que pela primeira vez estou tratando como uma ironia, ou conceitualmente uma provocação: quem é troll o tempo todo não tem outro conteúdo senão a trollagem, que é a simplificação excessiva.
Ainda não gosto dessa abordagem. Para mim continua sendo recurso que o sujeito usa no intuito de esconder a frustração de se perceber incapaz de compreender e desenvolver diversos assuntos, sem perceber que isso é da condição humana. É a expressão retórica daquele que não compreendeu que antes de toda essa avalanche de informações, não havia caminhos diferentes senão o foco em áreas que conhece de fato ou a mentira.
Mas tenho que admitir que esse tópico é bom.
Para esse tipo de conversa você é bom, mas você não tem um centésimo do estofo intelectual que deseja ter para comentar sobre sociedade, política, mercado, comunismo ou noventa por cento do que já escreveu por aqui. Tome esse momento como um dos raros de lucidez e detenha-o.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# há 17 horas · Editado por: Black Fire
· votar
É uma boa questão, não sei responder. Acho que um bom ponto de partida é estudar a dinâmica linguística da Europa medival e do início da modernidade.
Na Europa Ocidental Continental Medieval, praticamente todo conhecimento que se produzia era publicado em latim e uma das causas pode ter sido exatamente a falta de padronização das outras línguas europeias, em muitas regiões da Europa se falavam dialetos diferentes a cada 100 km, se um teólogo escrevesse na sua língua materna, provavelmente só ia ser entendido pelas pessoas da cidade dele.
Em muitas regiões, o conhecimento passa a ser produzido em vernáculo após obras fundadoras, de onde se copia uma gramatica padronizada (A Divina Comédia, a Bíblia de Lutero, etc.), ou seja, de onde se deriva a língua formal.
Então, de certa forma, pode ser que o conhecimento só possa ser produzido, ou comunicado, em uma determinada língua após ela ter derivado para uma língua formal.
Mas também é necessário conhecimento para se formalizar uma língua, as obras fundadoras, muito provavelmente, foram produzidas após um estudo de gramatica, que deriva e adapta, do Latim ao vernáculo, as categorias gramaticais, é muito difícil de pensar em um rigor gramatical espontânea.
Mas obviamente que isso é uma análise completamente eurocêntrica, que resume o conhecimento como aquilo que pode ser escrito, analisado por pares e etc., e exclui de antemão um saber tribal, por exemplo.
Espero ter confundido vcs da mesma forma que estou confuso.
|
# há 13 horas
· votar
Wanton
Estou querendo formalizar umas paradas
Lucmac
estofo
Vc confunde linguagem formal com linguagem arcaica. Parece um adevogado falando. Recomendo que vc volte para o tribunal e fique por lá com suas acusações e dedo em riste
Lelo Mig
Se conhecimento gera linguagem , por que precisamos da linguagem formal?
JJJ outros bichos
Urso? Makumba?
Black Fire
é necessário conhecimento para se formalizar uma língua, as obras fundadoras
Sim, mas aí é linguagem pura, coisa que eu passo longe, por isso exclui logo no item 1
análise completamente eurocêntrica
Não é, coisa parecida aconteceu no norte da África (árabes) ou na China. Esse negócio de acusar tudo de eurocêntrico é mimimi do pessoal decolonial
exclui de antemão um saber tribal
Sim, o processo gera perdas
|
Wanton Veterano |
# há 7 horas
· votar
Black Fire Mas obviamente que isso é uma análise completamente eurocêntrica, que resume o conhecimento como aquilo que pode ser escrito, analisado por pares e etc., e exclui de antemão um saber tribal, por exemplo.
Também vejo conhecimento como algo muito mais simples, como na asserção do tipo "sabe que", em situações como "o cachorro sabe que enterrou o osso no quintal". Ainda há o conhecimento presumido, como em "o cachorro presume que o osso ainda esteja enterrado no quintal". É conhecimento no nível tácito, independente da cultura humana.
No caso do exemplo que você deu, trata-se de um conhecimento socializado, que requer um nível de sofisticação da linguagem capaz de formar cultura.
Wild Bill Hickok Estou querendo formalizar umas paradas
Basta zerar a polissemia. As demais estruturas para a formalização estão prontas.
|
Lucmac Veterano |
# há 7 horas
· votar
Wild Bill Hickok
Vc confunde linguagem formal com linguagem arcaica. Parece um adevogado falando. Recomendo que vc volte para o tribunal e fique por lá com suas acusações e dedo em riste
Não confundo nada, nem faço uso de linguagem arcaica. Estofo é palavra com significado, moderna, está no dicionárioce não está em desuso. É você quem confunde.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# agora
· votar
Wild Bill Hickok Sim, mas aí é linguagem pura, coisa que eu passo longe, por isso exclui logo no item 1
Eu acho que, se a análise não englobar a linguística, não é possível determinar a relação linguagem-conhecimento, pois de antemão já se excluiria a relação dialética. Não entendi bem o motivo dessa opção.
Não é, coisa parecida aconteceu no norte da África (árabes) ou na China. Esse negócio de acusar tudo de eurocêntrico é mimimi do pessoal decolonial
Não sei como poderia ser o termo para um viés de atribuir conhecimento apenas ao que é produzido por civilizações com um certo grau de complexidade.
|