Sobre minha solução para a esquerda do Brasil.

Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 23/jan/25 21:33

Exportar o inimigo, é a única forma de reelaborar o trauma coletivo dos ressentidos e evitar que o país se autodestrua. Esqueçam papinho racional, Herilka Hilton em videozinho cabeça, já passou, o tratamento tem que ser outro.

Minha sugestão é um programa eleitoral baseado naquele mapa doido da maior extensão possível que o Brasil poderia ter na época do Império, propõe até restaurar o Império.

Pronto, agora vc deu ao eleitor: 1) uma narrativa para o sujeito explicar o que deu errado na vida dele, sem precisar culpar ele mesmo o tempo todo (se o Brasil tivesse saída para o pacífico meu sushi gourmet nao tinha quebrado); 2) uma esperança, ainda que improvável, de melhora significativa (se o Brasil reconquistar o território x na costa da Bolívia eu vou montar a hamburgueria gourmet no lago titcaca); 3) confiança em vc, já que vc deixa de ser a figura que quer tirar alguma coisa dele e passa a ser alguém que quer tirar dos outros e dar pra ele.

Agora é só aproveitar a confiança e enfiar a reestatização da Vale, Eletrobrás e etc. no pacote.

Você vai precisar invadir algum país pra manter o apoio popular? Não, basta fazer uma petição oca na ONU todo 7 de Setembro e comprar uns tanques maneiros pra ficar desfilando em Brasília.

vão e façam.

ejames
    Membro Novato
    # 23/jan/25 22:21
    · votar

Daí a direita dobra a aposta, propõe vender tudo pros EUA, bota o Pablo Marçal para explicar como isso faria todos se tornarem ricos e vence de novo.

Na verdade já fazem isso, né? Tá funcionando.

Black Fire
    Gato OT 2011
    # 23/jan/25 22:42
    · votar

ejames
    Não, uma vez que se perde a narrativa, não é tão simples de recostruir. Se você desloca o inimigo, vc desloca o discurso.

Lucmac
    Veterano
    # 24/jan/25 01:31 · Editado por: Lucmac
    · votar

Black Fire

se o Brasil tivesse saída para o pacífico meu sushi gourmet nao tinha quebrado

É a velha necessidade de procurar um bode expiatório, em vez de enfrentar os problemas estruturais.

Minha sugestão é um programa eleitoral baseado naquele mapa doido da maior extensão possível que o Brasil poderia ter na época do Império, propõe até restaurar o Império.

Fina ironia. Essas narrativas grandiosas, cheias de requinte, luxuosas, mobilizam a massa. Um monte de Zé Mané que seria vítima de abuso em regime monarquista, clama pela volta dos Orleans e Bragança para o trono do Império do Brasil. Ainda bem que é um assunto muito marginal, né?

Agora é só aproveitar a confiança e enfiar a reestatização da Vale, Eletrobrás e etc. no pacote.

Soluções fantasiosas e esperanças improváveis. Encantam mais, são mais aceitas. A Eletrobrás já foi tema de reestatização. Não deu.

basta fazer uma petição oca na ONU todo 7 de Setembro e comprar uns tanques maneiros pra ficar desfilando em Brasília

Humor sutil. Isso reflete o ceticismo quanto ao uso do aparato militar como ferramenta política. Nem quando o Sol finalmente iluminou a rosa negra do deserto isso se converteu em uma ruptura da ordem democrática... Foi por pouco sim, mas sobrevivemos.

O populismo é perigoso quando envolve quebra de decoro, manipulação e superficialidade. Aprofundar o entendimento deve ser uma exigência de todos nós. Por isso não dá para abrir espaço para um sujeito relativizar nazismo, ainda que em um fórum com poucos usuários ativos.

Agradeço o tópico.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 24/jan/25 05:02
    · votar

Já tentaram isso e falhou. O lema era: vai pra Cuba

Black Fire
    Gato OT 2011
    # 24/jan/25 13:57
    · votar

Lucmac
    Pare de racionalizar meu projeto irracionalista.

Insufferable Bear
    Membro
    # 24/jan/25 14:33
    · votar

compartilhe isso num podcast que eu considero

Lucmac
    Veterano
    # 24/jan/25 14:34
    · votar

Black Fire

Risos

Pior que depois de reler o meu comentário já publicado fui me dar conta de que fiz merda. Pareci pedante, né? "Olha! Eu captei!"

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Sobre minha solução para a esquerda do Brasil.