sobre procedimentos estéticos

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/jan/25 20:03
· votar

Wanton
Não são desnecessários? Algum desses procedimentos corrige problemas de saúde?

são, meu ponto é que na média nao vão desgraçar com a vida de ninguém, então não vejo problema tanto em quem procura quanto em quem realiza o procedimento

Lucmac
Veterano
# 17/jan/25 21:31
· votar

Jonas Kahnwald
Wanton

Pode agravar quadro preexistente de transtorno dismórfico corporal, ou até desencadeá-lo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jan/25 02:12 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Lucmac
qual a quantidade de pessoas que poderiam ser afetadas por isso?
quantas dessas procuram esses procedimentos?
e quantas dessas que procuram esses procedimentos que sofrem essas consequências?

na ciência a amostragem e relevância dos resultados importa muito, pelo que aprendi

Lucmac
Veterano
# 18/jan/25 09:42
· votar

Jonas Kahnwald

NAFB

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jan/25 09:59
· votar

Lucmac
aqui nao é gotham não pra vc ficar mandando charada
hahahha

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jan/25 10:04
· votar

Lucmac
Wanton
Deixa eu perguntar uma coisa, a cirurgia de mudança de sexo (deve ter um nome mais apropriado para essa cirurgia, mas vcs entenderam) é considerada por vcs um procedimento estético ou um procedimento de saúde? Justifiquem sua resposta

JJJ
Veterano
# 18/jan/25 10:21
· votar

Estética...

1) Fui ao dermatologista e tirei umas manchinhas que estavam me incomodando um pouco, na cara e nos braços (o plano cobre, então... por que não?...).

2) Comprei um shampoo que promete dar uma escurecida nos cabelos. E uso Minoxidil pra não cair.

E é só até onde eu vou. Botox e as paradas mais extremas não faço nem fudendo.

Lucmac
Veterano
# 18/jan/25 10:21
· votar

Jonas Kahnwald

NÃO ADIANTA FICAR BRABINHO

É uma forma usual e irreverente para o colega do coração não ficar indigesto com as pilhas engolidas...

O termo é redesignação sexual.

Lucmac
Veterano
# 18/jan/25 10:23
· votar

JJJ

Eu depilo o dedão do pé.

JJJ
Veterano
# 18/jan/25 10:26
· votar

Lucmac
Eu depilo o dedão do pé.

Eu só corto as unhas. Mas aí não é estética, é higiene...

Wanton
Veterano
# 18/jan/25 10:27
· votar

Jonas Kahnwald
deve ter um nome mais apropriado para essa cirurgia

Sim, acho que eles chamam de adequação.

é considerada por vcs um procedimento estético ou um procedimento de saúde?

Olha, não tenho opinião formada.

quantas dessas procuram esses procedimentos?

Acho que não é preciso patologizar para achar algo problemático. Não há nenhuma dúvida de que essa subcultura gera mal-estar social, impondo padrões inatingíveis para quem não se dedica integralmente à atividade física e não se alimenta como gado na engorda, isso sem contar os tais dos "sucos" que esse povo toma, que fodem a saúde. O certo a fazer é se blindar do sentimento de inferioridade que esse tipo de imposição provoca, compreendendo como a estética funciona em um ambiente cultural.

Além disso, vejo outro problema nessa história: atendimentos médicos são bastante escassos. A escassez é provocada pela reserva de mercado que a classe médica cria, dificultando a formação de novos médicos e reservando para si o direito de realizar certos procedimentos. Um médico fazendo procedimento desnecessário é um médico a menos para operar alguém que realmente necessite, não? É um centro cirúrgico, um quarto para recuperação e uma equipe ocupados com algo de menor importância. Tente achar um dermatologista, hoje em dia, que queira tratar uma micose!! Os caras só querem saber de procedimentos de rejuvenescimento e outras bizarrices que o mercado da vaidade demanda.

Lucmac
Pode agravar quadro preexistente de transtorno dismórfico corporal, ou até desencadeá-lo.

Além disso, a competição por um ideal de perfeição, que só pode ser atingido com um estilo de vida todo fodido, pode desencadear transtornos em terceiros. É uma cultura de mal-estar que se retroalimenta.

Wanton
Veterano
# 18/jan/25 10:30 · Editado por: Wanton
· votar

Em uma ponta, o capitalismo te entope de junkie food, na outra, te cobra uma aparência de quem vive em privação de prazeres.

megiddo
Membro
# 18/jan/25 10:41 · Editado por: megiddo
· votar

Jonas Kahnwald
É que vc já está indo pro lado extremo da coisa, falando de procedimentos como o do Ken humano ou do corpo de fisiculturistas bombados

Mas os procedimentos mais "comuns" como colocar um silicone, implante capilar, lipoaspiração, um botox discreto ou até mesmo o procedimento que eu procuro que é bem menos invasivo

talvez a sua "bolha" normalize essas paradas.
pra mim todos esses aí são extremos também e, se são comuns, isso diz mais sobre a nossa sociedade do que sobre o procedimento em si.

Lelo Mig
Membro
# 18/jan/25 12:32 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Jonas Kahnwald

"é considerada por vcs um procedimento estético ou um procedimento de saúde? Justifiquem sua resposta"

Como sou Cisgênero, prá mim é bastante difícil entender alguém que não se identifica com o corpo que nasceu.

Então, tento entender, buscar alguma empatia, fazendo uma analogia, por exemplo:
Se eu tivesse tetas como as das mulheres?

Como sou hetero Cis, na certa, me incomodariam e me constrangeriam, então, eu iria removê-las com certeza.

Pois bem, sob essa premissa (e agora uma resposta bem merda de leigo), acho que é um procedimento estético e de saúde. Estético porque eu iria remover algo que me incomoda/constrange, mesmo que não afete meu organismo no sentido biológico. No entanto, se me incomoda e constrange, prejudica minha saúde mental.

Bom, eu não sei se é uma resposta adequada. Mas é a lógica que adotei para entender o que se passa na cabeça de um sujeito trans.

Obs: Claro que resumi e suprimi nesse raciocínio, questões morais e religiosas pessoais e do meio, que implicariam na adição de mais fatores nessa equação.

Lucmac
Veterano
# 18/jan/25 13:29
· votar

Lelo Mig

Sua lógica é perfeita. Um dia certamente vou usá-la.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jan/25 14:34 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Lelo Mig
No entanto, se me incomoda e constrange, prejudica minha saúde mental.

AÍ É QUE TÁ!
Eu fiz essa provocação justamente pq a empatia costuma ser muito seletiva nesses casos.
Uma mulher cisgenero pode ter sua autoestima restaurada após colocar silicone, mesmo que numa proporção menor que uma mulher trans... porém o ganho de saúde mental só é ressaltado para um grupo e ignorado para outro

Eu herdei a calvície do meu pai e isso me incomoda muito mais do que ter uns quilinhos a mais, porém é um procedimento muito mais caro e que depende muito da habilidade do profissional então ainda nao tive coragem, mas com certeza esse procedimento iria melhorar muito minha saúde mental

Eu entendo o ponto do Wanton ao criticar essa busca pela "perfeição"... mas onde que a gente vai desenhar a linha que separa o que é futil do que é "necessário"?
Eu nao acho que não há problemas na "indústria da estética", só não sou tão ao céu nem tanto à terra

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jan/25 14:36
· votar

Lucmac
mas eu nao fiquei bravinho, porém me parece que meu argumento com relação à relevância estatística desse problema que vc mencionou te deixou meio sem respostas a não ser a zoeira hahaha

Lucmac
Veterano
# 18/jan/25 14:40
· votar

Jonas Kahnwald

Mas voce apelou, né. Disparar um monte de perguntas que se tornam retóricas é expressão de uma vontade implacável de impor a sua razão.

enafb

Lelo Mig
Membro
# 18/jan/25 15:25 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Jonas Kahnwald

"AÍ É QUE TÁ!
Eu fiz essa provocação justamente pq a empatia costuma ser muito seletiva nesses casos."

Só posso concordar em partes. Até porque não acho que não aceitar sua própria condição física seja comparável a extrair uma verruga da ponta do nariz. A complexidade de sentimentos, inseguranças, medos, traumas e etc., é imensamente desproporcional.

Eu acho que cada caso é um caso e todos devem manter um olhar minucioso aos envolvidos, principalmente o "paciente".

Explico: Usando e exemplo de "ter tetas" que eu dei acima, poderia aceitar uma remoção pelos motivos já mencionados, mas, se fosse um homem de muita fé e crença, poderia pensar que Deus é perfeito, não comete erros, e talvez exista um motivo maior para eu ter tetas, um designío, e seria meu fardo, minha cruz, até eu entender o real propósito de ter nascido assim. (obs: quero deixar claro que é uma interpretação recorrente e que não estou usando-a como exemplo por que você é um homem religioso. O "Jonas" não é objeto de minha explanação e sim os motivos contra ou à favor para um processo estético).

Transtorno dismórfico corporal existe e as vezes tirar a verruga da ponta do nariz é o gatilho para o sujeito virar o Ken Humano.

"onde que a gente vai desenhar a linha que separa o que é futil do que é "necessário"?"

Acho que, somado a tudo que escrevi antes, essa linha esta dentro da nossa própria cabeça. Não têm como alguém de fora avaliar e acho que mesmo que perceba, há muito pouco ou quase nada a ser feito, porque quem têm este tipo de problema, costuma se cercar de centenas de argumentos para justificar sua obsessão.

Por isso, não julgo quem faz e sempre busco alguma empatia, mas isso não me impede de avaliar (afinal nosso cérebro foi desenhado para isso) alguns padrões, mesmo não sendo da minha conta e não sendo psicólogo.

Saber o quanto uma cirurgia para arrebitar o nariz para ficar mais atraente é uma "vaidade inocente" ou vai desencadear uma série de frustrações de alguém que não se aceita como é, se sente inferior, se enxerga com distorção, têm dúvidas internas sobre suas convicções e crenças, acha que se fosse diferente seria mais popular e amado e etc... é algo muito, muito complexo.

megiddo
Membro
# 18/jan/25 16:14
· votar

Jonas Kahnwald
Eu fiz essa provocação justamente pq a empatia costuma ser muito seletiva nesses casos.

Uma mulher cisgenero pode ter sua autoestima restaurada após colocar silicone, mesmo que numa proporção menor que uma mulher trans... porém o ganho de saúde mental só é ressaltado para um grupo e ignorado para outro

primeiro, acho que são questões qualitativamente distintas, não é como se uma cirurgia de adequação sexual fosse um implante de silicone multiplicado por n.

segundo, ao colocar um processo de adequação sexual em pé de igualdade com a retirada de uma verruga do nariz ou um implante capilar, você tá minimizando o papel determinante do gênero na construção da identidade social

não se trata de uma mera inconformidade estética, isso é óbvio.

Lelo Mig
Membro
# 18/jan/25 16:56
· votar

megiddo

"uma cirurgia de adequação sexual fosse um implante de silicone multiplicado por n."

Muito bem lembrado. Ia até escrever sobre a diferença de botar peitões ou ficar marombado para aumentar (mesmo que inconscientemente) a autoestima, popularidade e se tornar mais atrativo sexualmente (dentro dos padrões contemporâneos), com não se identificar no gênero de nascimento.

Mas, já tava textão demais...

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jan/25 18:33
· votar

Lucmac
Mas voce apelou, né.
vc achou? é uma lergunta relacionada a outra, se eu fosse mais habilidoso com retórica acho que daria pra condensar as 3 perguntas em uma

e eu sei que não estou errado quando o lance é interpretar evidências científicas: as estatísticas são muito importantes!

enafb
to tranquilo bb

Lelo Mig
complexidade de sentimentos, inseguranças, medos, traumas e etc., é imensamente desproporcional.

Eu faço psicoterapia com 2 psicólogas diferentes, e consumo muito conteúdo dessa área... posso estar numa bolha, mas vejo uma grande tendência em profissionais de diferentes abordagens, ressaltarem o valor do cuidado com a aparência para uma melhor saúde mental, principalmente quando esse tema sempre foi tratado como uma frivolidade

Então assim: independente disso ser algo ainda mais benéfico na saúde mental de um grupo, ele pode ser ao menos um pouco benéfico para outros grupos e tá tudo bem também

se fosse um homem de muita fé e crença, poderia pensar que Deus é perfeito, não comete erros, e talvez exista um motivo maior para eu ter tetas

mas ai seria a opinião de alguém alheio e por motivos religiosos, não por base em algum fundamento teórico... isso nao diz respeito ao que estamos discutindo

não estou usando-a como exemplo por que você é um homem religioso.
fique tranquilo, não me ofendi nem nada com isso

as vezes tirar a verruga da ponta do nariz é o gatilho para o sujeito virar o Ken Humano.
pô, mas mesmo que fosse o caso de o gatilho sempre ser algo pequeno que destrava o "complexo de ken" ainda seria uma ocorrência baixíssima peramte todas as pessoas que fazem procedimentos

acho que a linha do Wanton de questionar os efeitos que isso traz a sociedade um perigo muito mais real e importante que meia duzia de freaks que aparecem por aí

essa linha esta dentro da nossa própria cabeça. Não têm como alguém de fora avaliar e acho que mesmo que perceba, há muito pouco ou quase nada a ser feito, porque quem têm este tipo de problema, costuma se cercar de centenas de argumentos para justificar sua obsessão.

então, é complicado né?
a régua que poderia servir para um não vai servir para outro
concordo que seja muito mais uma analise de caso a caso
e não há tempo de analisar individualmente para prevenir alguém de fazer algo que a prejudicará... ao menos na grande maioria das vezes isso seria inviável

é algo muito, muito complexo.
de acordo

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jan/25 18:38
· votar

megiddo
não se trata de uma mera inconformidade estética, isso é óbvio.

eu sei que são questões de proporções diferentes
mas precisei recorrer a esse extremo pq sabia que 90% do fórum já tem empatia pelo segundo caso, mas parece ter 0 ou próximo disso pelo primeiro.

Veja: o meu ponto não é comparar quem ganha mais em saúde mental com isso
o meu ponto é: se pode haver ganho de saúde mental no primeiro caso
e se pode haver esse ganho, pq as pessoas já correm pra rotular como algo meramente frívolo, superficial, uma vaidade?

Lelo Mig
Membro
# 18/jan/25 18:56 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Jonas Kahnwald

"já correm pra rotular como algo meramente frívolo, superficial, uma vaidade?"

Nem todos fazem isso. Mas, à partir do momento em que você pede opinião é porque busca aprovação ou quer realmente ouvir opinião, inclusive discordâncias, e suponho estar "formando conceito".

De qualquer forma, foi uma boa interação.

E, resumindo: Eu sou à favor das pessoas buscarem o que estiver a seu alcance, desde que lícito e sem prejuízos à outras pessoas, para serem felizes. O problema é que é muito recorrente as pessoas acharem que serão felizes se fizerem X e isso não ocorre, e vira uma frustração, mais um motivo para infelicidade. E, prá piorar, existe uma pressão social e um mercado milionário, sem pudor nenhum, para enganar as pessoas com um "ideal de felicidade" que é externo, fabricado. Por isso a prudência.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jan/25 19:04 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Lelo Mig
na verdade eu nao criei o tópico pra discutir sobre a "validade" de procedimentos estéticos, au apenas criei pra conversar sobre eles em geral

quem puxou a "polêmica" foi o Wanton, mas tbm é algo legal de ser discutido

problema é que é muito recorrente as pessoas acharem que serão felizes se fizerem X e isso não ocorre, e vira uma frustração, mais um motivo para infelicidade

eu concordo, precisa haver equilíbrio
e equilíbrio é o q mais falta no mundo kkkk

Lelo Mig
Membro
# 19/jan/25 01:37 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Jonas Kahnwald

"equilíbrio é o q mais falta no mundo kkkk"

Somos educados para ser desequilibrados e a normalizar desequilíbrios. Pessoas equilibradas não gastam mais do que ganham, não estouram o cartão de crédito, não apostam em Bets, não compram bolsas de 40 mil reais nem carro de um milhão.

Pessoas equilibradas não interessam ao mercado.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 20/jan/25 10:24
· votar

Jonas Kahnwald
matar células de gordura faz com que o corpo elimine elas do corpo

mas acelerar esse processo não gera nenhum risco e consequência?

Wanton
A escassez é provocada pela reserva de mercado que a classe médica cria

Negativo, tem um monte de uniesquina por aí, médico ganha o mesmo que professor em SP/SP

O sistema de saúde está sobrecarregado. Segunda feira é nego querendo atestado para faltar no trampo, depois vem os junkie querendo droga de grátis, um monte de gente com problemas simples que podem ser resolvidos com dieta ou uma faxina em casa. Etc, etc

megiddo
qualitativamente

Negativo, é o mesmo problema. Justificativa médica tem que ser médica

identidade social

Isso não existe, é ideologia de gênero. Identidade é problema do indivíduo na frente do espelho, ele que se vire ou morra tentando

Lelo Mig
Wanton
não interessam ao mercado
capitalismo

O nome disso é preguiça de pensar

Wanton
Veterano
# 20/jan/25 10:35 · Editado por: Wanton
· votar

Wild Bill Hickok
médico ganha o mesmo que professor em SP/SP

É? Por que alguns deles cobram mais de mil reais por consulta? Só atendem meia dúzia de pacientes por mês?

O nome disso é preguiça de pensar

Um retardado olavista falando em preguiça de pensar? Se enxerga, verme!

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 20/jan/25 10:37
· votar

Wanton

Eu estou falando de profissionais em início de carreira, depois disso o céu é o limite

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 20/jan/25 12:12
· votar

Wild Bill Hickok
mas acelerar esse processo não gera nenhum risco e consequência?

o fato de congelar as células de gordura, na temperatura proposta, é seguro
o método anterior, que fazia sucção para depois congelar, carregava um risco de gerar flacidez

o método que eu escolhi, por outro lado, é o de placas que não carrega esse risco, além de ser mais prático com relação a poder atender pessoas com maior percentual de gordura que o primeiro método

então basicamente, não há risco relevante algum

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a sobre procedimentos estéticos