A produtividade do trabalhador brasileiro e a jornada semanal

Autor Mensagem
ejames
Membro Novato
# 19/dez/24 00:36
· votar

Viciado em Excel
No meio onde vivo tem alguns esquerdopatas, gente limitada, porém arrogante e soberba, visão unidirecional, unilaterais, socados dentro de uma caixa, que só enxergam dois tipos na sociedade: opressores e oprimidos. Mesmo não sendo oprimidos, se apresentam como tal.

Pedro, você não conhece gente limitada na direita? Nunca teve convívio com ninguém que você julga assim? Pergunto da sua perspectiva mesmo, honestamente.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 20/dez/24 11:16
· votar

ejames

Sim, o maior exemplo: Bolsonaro.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 20/dez/24 11:17
· votar

Baixei esse livro. Lí somente o texto intordutório até aqui. Depois que lê-lo por completo trago minhas considerações.

https://trechos.org/ler-online-ebook-baixar-pdf-a-semana-de-quatro-dia s-por-andrew-barnes-introducao-prefacio-capitulo-resenha/

Lucmac
Veterano
# 20/dez/24 11:42
· votar

Viciado em Excel

Tomara que você leia verdadeiramente. Será um avanço.

Mas cuidado: se em algum momento você sentir que pode refutar qualquer ideia dos autores, considere seus currículos.

Andrew Barnes tem mestrado em Direito e Arqueologia pela Selwyn College, da Universidade de Cambridge, e estabeleceu sua carreira atuando em mudanças de mercado baseadas em crescimento e inovação. Ele começou uma revolução na indústria de serviços fiduciários e jurídicos da Nova Zelândia, e seu conceito de semana de quatro dias ― a revolução da flexibilidade na jornada de trabalho ― fez dele um líder globalmente reconhecido.

Stephanie Jones é uma escritora especializada em negócios e editora de não ficção com experiência em jornalismo, publicação de revistas e relações públicas. Ela graduou-se com honras em História e Literatura pela Universidade de Auckland.

Já havia me deparado com esse título, mas estou com outras leituras na cabeceira.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 20/dez/24 12:13 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

Lucmac

Tudo que me conduz a conhecimento profissional e aplicável eu leio. Sempre foi assim. Estou nessa estrada desde os 18 anos.

E com um detalhe: já fui controller em uma grande empresa onde o setor de RH, composto por profissionais como psicólogos, médicos, gestorcde RH e demais técnicos, estava sob meu comando. Agora pensa o quanto já li sobre o tema para, pelo menos falar na língua deles?

Eu devo informar que neste instante estou na página 29.

Lucmac
Veterano
# 20/dez/24 13:42
· votar

Viciado em Excel

Que experiência grandiosa, Pedro! E no fim das contas você acabou descobrindo que, ainda assim, não havia absorvido conhecimento suficiente para compreender que empregado que tem mais tempo para sua vida social é mais feliz e, consequentemente, mais produtivo!

Vivendo e aprendendo!

Viciado em Excel
Membro Novato
# 20/dez/24 15:06 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

Lucmac

Nunca questionei isso. E pode verificar em todas as postagens que fiz sobre o assunto que não questiono. Apenas critico a forma com essa propsota foi apresentada, não só pela falta de estudos de viabilidade para uma aplicação geral, como querer que seja um imposição estatal.

E claro critico a esquerda porque embarca num tema olhando somente por um lado.

Mas enfim, vamos à leitura do livro, depois conversamos.

Tomara que você leia verdadeiramente. Será um avanço.

Sem adentrar nessa provocação, será que tu pensas mesmo que desenvolvi toda uma carreira que inclui especializações, não só acadêmica como profissional, sem leitura à bessa e bota à bessa nisso?

Se um dia tu entrar na minha biblioteca eu faço questão que tu abra e manuseie todos os livros e publicações para perceber a presença de sebo. E todos comprados, nada veio de graça.

Conheço "intelectuais" que, só pelo fato de ser professor, recebem livros aos metros, de graça. Posam para foto diante deles, gravam vídeos ditante deles, mas vai manuseá-los. Estão com todas as folhas juntinhas tal qual saíram da fábrica. Não estou dizendo que é o seu caso.

Outro dia vi o Wanton dizendo que Luciano Hang era um homem sem leitura. Puta merda, será que o cara pensa que uma pessoa é capaz de construir uma organização do tamnho que é a empresa dele e administrá-la sem instrução?

Ele até pode não ter lido Auguste Comte, Hengel e Engels, mas seja provável que tenha lido Max Weber, Frederick Taylor, Fayol, Elton Mayo e tantos outros pensadores posteriores, do pós revolução industrial.

Não o estou defendendo e também não me venha com a capivara dele que isso não está em discussão.

Chaga a ser um ápice de ingenuidade. Só porque pensa diferente?

Wanton
Veterano
# 20/dez/24 15:10
· votar

Viciado em Excel
Outro dia vi o Wanton dizendo que Luciano Hang era um homem sem leitura. Puta merda, será que o cara pensa que uma pessoa é capaz de construir uma organização do tamnho que é a empresa dele e administrá-la sem instrução?

Você acha que o Luciano Hang é melhor do que você?

Lelo Mig
Membro
# 20/dez/24 16:59 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Viciado em Excel

... uma pessoa é capaz de construir uma organização do tamanho que é a empresa dele e administrá-la sem instrução?

Não só pode como há centenas de exemplos.

Vamos deixar de lado ideologias e mesmo "caráter": Luciano Hang é um comerciante. Sabe comprar, sabe vender, têm talento para negócios e sabe fazer dinheiro, certamente é inteligente para negociar. Isso não têm nada a ver com ser ou não letrado.

Vocês confundem as coisas. Tá cheio de gente culta em subempregos e até mesmo na miséria. Ser letrado, ter cultura, apreço à artes não têm nada a ver com ter ou não ter/fazer dinheiro. Vocês admiram quem têm dinheiro, quem fez fortuna, mesmo que só fale bosta. Acham que isso é ser culto.

Silvio Santos não possuía nenhuma formação acadêmica. Fez carreira como vendedor ambulante antes de ingressar no rádio, onde começou sua trajetória no entretenimento. E foi amplamente reconhecido por sua inteligência, habilidade empresarial e visão estratégica, e construiu um dos maiores impérios de comunicação do Brasil.

Cultura não têm nada a ver com inteligência e nem com negócios.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 20/dez/24 17:15
· votar

Wanton

Não tenho métricas para isso e prefiro não ter, e penso de forma muito simples a existência humana e animal, de forma geral. Deus nos deixou com duas missões: comer para se manter e trepar para perpetuar a espécie. O resto é mera maquiagem.

Lucmac
Veterano
# 20/dez/24 17:17 · Editado por: Lucmac
· votar

Viciado em Excel

Nunca questionei isso: empregado que tem mais tempo para sua vida social é mais feliz e, consequentemente, mais produtivo!

Certo, aí você vem com essa:

E claro critico a esquerda porque embarca num tema olhando somente por um lado.

Está contraditório... se a esquerda está propondo uma escala que proporciona maior produtividade, e você não contesta isso, conquanto esse aumento na produção beneficia diretamente o empregador, como nesse contexto você sustenta que a esquerda 'embarca num tema olhando somente para um lado'? Nesse caso, se a produção aumenta mesmo, e a proposta é de não reduzir o salário, acho que por essa falsa lógica a esquerda está olhando mais para o lado do empregador.

Mas isso não reflete minha opinião. Se formos rigorosos quanto a conceito de opinião, que deve estar amparada minimamente pela lógica, isso nem pode ser assim classificado. É uma aberração argumentativa, um espantalho.

Quanto à carteirada de intelectual, não quero saber. Ninguém fica falando que leu milhares de livros, que fez vários cursos em todos os grandes centros do Brasil, que conhece muita gente importante, que já ganhou salário de prefeito de Capital e todas as coisas que você vergonhosamente já contou por aqui, se isso reflete a realidade. É tudo mentira. O seu conteúdo é lamentavelmente pobre e jamais uma pessoa culta do jeito que você deseja ser comete, por exemplo, e só para não me estender mais, esse erro lógico que destaquei na aberração argumentativa que você costumeiramente escreve no recinto.

E, o pior, previsivelmente, para forçar ainda mais a barra, continua flutuando no desejo, ao fantasiar o seu mundo perfeito, detratando o seu interlocutor desafeto, atacando a sua profissão. Situação compreensível, aliás, pois é evidente que um sujeito de tão baixo intelecto tenha horror a professores e os veja como uma ameaça real e incessante ao seu sonho de ser tudo o que você quer, mas esbarra no talento. Você poderia interagir com professores mais proveitosasamente. Você, legitimamente, quer me atacar, mas em vez disso ataca uma categoria inteira. Completamente incongruente ser tão culto e estudado, no entanto despreza a figura que abre o caminho para o conhecimento, qualidade inquestionavelmente libertadora. Você é preso em preconceitos, mentiras e ilusão, porque esse é o estado de todo ignorante.

Lucmac
Veterano
# 20/dez/24 17:19
· votar

Wanton

O Luciano Hang não é herdeiro, seu ápice de ingenuidade! Ele construiu um império.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 20/dez/24 17:21
· votar

Wanton

Não tenho métricas para isso e prefiro não ter, e penso de forma muito simples a existência humana e animal, de forma geral. Deus nos deixou com duas missões: comer para se manter e trepar para perpetuar a espécie. O resto é mera maquiagem.

Lelo Mig

Tá, mais daí sair dizendo que uma pessoa tem mais ou menos leitura, é um julgamento raso e porque não dizer: leviano.

Tem coisas que tem relação instríseca

Maior formação implica em maior leitura
Maior leitura não implica necessariamente em maior formação.

Nem toda leitura é qualificada. Volume e qualidade/foco não tem correlação positiva.

Lucmac
Veterano
# 20/dez/24 17:37
· votar

Tá, mais daí sair dizendo que uma pessoa tem mais ou menos leitura, é um julgamento raso e porque não dizer: leviano.

É 'por que'. Combinação da proposição 'por' com o pronome interrogativo 'que'.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 20/dez/24 20:34
· votar

Ah, não cara, dá um tempo! O tópico é bom, não desvirtua, não. Tá cheio de gente com erros de grafia e tu passa batido.

Tá chato isso. Não são só os usuários que frequentam aqui, não. Tem visitantes. Temos compromissos com eles também. Isso é ridículo. Você tem um certificado de mestre. Pelo menos já disse isso aqui e devo acreditar que seja verdade, até que se prove o contrário.

Lucmac
Veterano
# 20/dez/24 20:56
· votar

Olha aí, o feroz crítico da vitimização, sendo uma chuchuca mimizenta.

Wanton
Veterano
# 21/dez/24 09:39
· votar

Lelo Mig
Vocês confundem as coisas.

Demais! A meritocracia não é piada para esses caras. Eles põe os bilionários num pedestal, os veem como gurus.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 23/dez/24 14:06
· votar

meritocracia

Melhor sistema político da face da terra

ejames
Membro Novato
# 23/dez/24 14:15
· votar

Wild Bill Hickok
Melhor sistema político da face da terra

Você já se tornou milionário?

Viciado em Excel
Membro Novato
# 23/dez/24 14:53
· votar

A meritocracia se aplica ao mais simples dos operários.

Lelo Mig
Membro
# 23/dez/24 14:58
· votar

Viciado em Excel

"A meritocracia se aplica ao mais simples dos operários."

Sem dúvida! Se ele for funcionário padrão, que veste a camisa da empresa, por uns 10 anos, exemplo de dedicação à empresa, ele ganha uma caneta na festa de final de ano da firma.

Lucmac
Veterano
# 23/dez/24 16:49 · Editado por: Lucmac
· votar

A ideia de que a meritocracia é justa é parte de um conjunto do sistema de crenças, fruto da alienação mental a que o direitista de baixo intelecto foi submetido.

Mesmo diante de evidências incontestáveis de que esse sistema não considera a oferta de oportunidades acessíveis a todos de forma parelha, ele se recusa a aceitar a verdade dos fatos e completa o ciclo da negação em uma explícita dissonância cognitiva.

Isso não quer dizer que eu não reconheça o fato de que o sistema de todos os países capitalistas é meritocrático. Acontece que debater esse assunto de forma polar e antagônica, esbarra na abissal diferença de valores e perspectivas sociais entre a direita e a esquerda.

Falando sério, discutir novamente a meritocracia, com as mesmas pessoas, é uma espécie de ruminação temática. O assunto já foi esgotado diversas vezes por aqui.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 23/dez/24 19:42 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

Lelo Mig

É verdade. E sabe porque ele não pode receber mais do que isso? Porque o estado não deixa. Qualquer valor adicional, pelo seu mérito e diferencial produtivo, terá que ser pago para o seu colega embromador procrastinador que está registrado na mesma função.

Infelizmente o estado determina que seja pago salário individual, mas pela média. E nem fale em gratificação por desempenho, pois o MTE mete a autuação. Lembra da parábola do profesdor que socializou as notas na sala de aula? É a mesma coisa, só que desta feita, na prática.

Lucmac
Veterano
# 23/dez/24 20:29
· votar

Viciado em Excel

Aquela "parábola do professor" foi tratada como piada de bêbado por mim e sem sentido por outros, porque ela ignora que enquanto um sistema puramente igualitário pode ser desmotivador para os mais produtivos, um sistema meritocrático mal implementado pode sustentar as desigualdades, que o setor progressista considera um problema que deve ser resolvido prioritariamente.

A meritocracia só será justa se for acompanhada por políticas que promovam equidade desde o ponto de partida. O que a direita defende destrói qualquer possibilidade de sucesso desse sistema, pois não aceita abrir mão dos privilégios, que muitas vezes não goza, ataca políticas que almejam reduzir as desigualdades sociais extremas e elege políticos que atuam no legislativo contra essas medidas, planejam golpes contra o estado democrático e impõe roubatina do erário, ignorando os marcos constitucionais, sobretudo o princípio da publicidade, ao sequestrarem o orçamento em segredo de gastos.

A direita não gosta de verdade da meritocracia, pois nenhuma política implementada pelos seus políticos visam possibilitar a sua concretização, enquanto os eleitores, ao debater o assunto, ora demonstram completa ignorância do termo primário (mérito; merecimento), ora se posicionam de maneira acrítica, ignorando o que jamais deveriam, que são as condições esteiturais oferecidas a todas as camadas populares.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 23/dez/24 21:53 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

...planejam golpes contra o estado democrático e impõe roubatina do erário, ignorando os marcos constitucionais, sobretudo o princípio da publicidade, ao sequestrarem o orçamento em segredo de gastos.

Ei, essa fala é nossa, deixa de plágio!

Viciado em Excel
Membro Novato
# 23/dez/24 22:01 · Editado por: Viciado em Excel
· votar

meritocracia só será justa se for acompanhada por políticas que promovam equidade desde o ponto de partida.

Do que adianta se os que não aproveitarem as oportunidades iguais no ponto de partida, lá na frente vão pedir a tutela do estado para que os que aproveitaram repartam seus diferenciais?

Do ponto de partida, momento zero pra frente, todos enfrentarão o efeito do mérito subsequente e o Schumacher vai chegar na frente do mesmo jeito.

Lucmac
Veterano
# 23/dez/24 22:51 · Editado por: Lucmac
· votar

Viciado em Excel

Plágio é uma palavra inadequada para explicar algo verdadeiro, e essa fala pode até ser "de vocês", mas usada pelo indivíduo alienado, que não tem consciência da realidade, por ter se sujeitado a ceder seu posicionamento crítico a terceiros, basicamente o mesmo que doar a própria mente para qualquer vigarista, como quem dá um cheque em branco para um estelionário, ou pelo próprio vigarista a fim de alienar pessoas de baixo intelecto para servirem aos seus propósitos.

Você pode ter se sentido muito persuasivo ao escrever isso, e acredito que tenha legitimamente se sentido, dadas as circunstâncias da realidade, mas o conviva verdadeiramente atento (quase todos) precisamente sabe que você, mais uma vez, escreveu besteira.

Só para provar o poder da alienação mental que acabou com a sua humanidade, pois se o que nos faz humanos é a capacidade de raciocinar, desde que mentalmente emancipados, e aqui excluo aqueles intelectualmente vulneráveis por qualquer desordem de saúde mental, e você explicitamente não tem autonomia para formular uma crítica honesta, amparada por uma percepção lógica, perdeu a partir daí a sua humanidade, apresentarei apenas um fato de que a direita é dona das práticas que citei e outro que demonstra que a esquerda defende o estado democrático.

Não será para você, pois como eu já disse não o considero capaz de ser convencido com a verdade. Será apenas para registro no fórum enquanto ele durar.

Sobre a direita antidemocrática:

Tentativas de golpe de Estado e ataques à democracia
O governo Bolsonaro foi diretamente associado a três tentativas de golpe de Estado: em 7 de setembro de 2021, com ameaças ao STF¹; após as eleições de 2022, com a elaboração da "Minuta do Golpe"²; e em 8 de janeiro de 2023, com os ataques às sedes dos Três Poderes³.

1 - https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58479785
2 - https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/11/27/apresentacao-de-minut a-do-golpe-ataque-ao-sistema-eleitoral-plano-de-fuga-pf-ve-bolsonaro-n o-centro-da-trama-golpista.ghtml
3 - https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/01/08/no-8-de-janeir o-golpistas-invadiram-e-depredaram-as-sedes-dos-tres-poderes-em-brasil ia.ghtml

Sobre a esquerda brasileira que historicamente defende a democracia e os interesses de todos os brasileiros:

Fortalecimento da transparência pública
Durante os governos Lula e Dilma, houve avanços significativos na criação e implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI)⁴, além do fortalecimento da Controladoria-Geral da União (CGU) como órgão anticorrupção⁵.

4 - https://www.gov.br/acessoainformacao/pt-br/noticias-1/governo-federal- tera-politica-de-transparencia-e-acesso-a-informacao
5 - https://teoriaedebate.org.br/2019/06/24/%EF%BB%BFlula-tem-razao-o-pt-e -o-combate-a-corrupcao

Lucmac
Veterano
# 23/dez/24 23:16
· votar

Viciado em Excel

Do que adianta se os que não aproveitarem as oportunidades iguais no ponto de partida, lá na frente vão pedir a tutela do estado para que os que aproveitaram repartam seus diferenciais?

Do ponto de partida, momento zero pra frente, todos enfrentarão o efeito do mérito subsequente e o Schumacher vai chegar na frente do mesmo jeito.

O momento zero pra frente é algo inexistente em contextos de desigualdade social tão acentuada como a brasileira. Recorrer a exemplos ilusórios é simplório demais, mas compreensível, porque a realidade não sustenta seus argumentos. Imagine se quando Michael Schumacher estava no auge os outros pilotos pensassem assim! Fernando Alonso não interromperia a série de títulos do alemão para se tornar bicampeão em 2005 e 2006. Metáfora mal empregada. Você ignora as condições estruturais e históricas e isso é o mesmo que acreditar num mito que legitima o que a esquerda combate, que é esse abismo social predominante na nossa história, e desumaniza aqueles que enfrentam barreiras sistêmicas, às quais a direita eleita está posta para promover a sua perpétua manutenção. A meritocracia sem equidade é uma armadilha ideológica que expõe o cinismo e a hipocrisia da direita conservadora.

ejames
Membro Novato
# 24/dez/24 01:47 · Editado por: ejames
· votar

Lucmac
Imagine se quando Michael Schumacher estava no auge os outros pilotos pensassem assim! Fernando Alonso não interromperia a série de títulos do alemão para se tornar bicampeão em 2005 e 2006. Metáfora mal empregada

Um detalhe curioso que reforça a fraqueza da metáfora do Pedro é que, em 2005, houve uma mudança no regulamento da F1 que foi fundamental para quebrar o domínio da Ferrari.

A Bridgestone tinha uma parceria quase que exclusiva com a Ferrari, as duas outras equipes que usavam os mesmos pneus eram a Jordan e Minardi, equipes de fundo de grid que não tinham chances técnicas de ameaçar. O largo orçamento da Ferrari, o maior dentre as equipes daquela era, garantia que os pneus da Bridgestone fossem desenvolvidos sob medida para seus carros. Do outro lado havia a Michelin, que desenvolvia pneus para todos os outros carros (incluindo equipes competitivas como McLaren e Williams) e por isso não podia focar o desenvolvimento em apenas um carro.

Então para a temporada de 2005 a troca de pneus durante as corridas foi banida. A Ferrari e Bridgestone não conseguiram se adaptar bem, pois toda a filosofia de engenharia dos pneus era focada na superioridade técnica da Ferrari em ritmo bruto. Essa regra foi alterada para aumentar a competitividade das outras equipes. Resumindo: a intervenção do órgão regulamentador (FIA) foi necessária para a quebra de um monopólio e, com isso, aumentou efetivamente a competitividade do esporte.

ejames
Membro Novato
# 24/dez/24 02:25
· votar

Viciado em Excel
E nem fale em gratificação por desempenho, pois o MTE mete a autuação

Explica pra gente isso aí, Pedro. Até onde eu saiba a gratificação por desempenho é permitida. Regulamentada, sim, mas permitida.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a A produtividade do trabalhador brasileiro e a jornada semanal