Sobre os efeitos da comunicação hostil e o enfrentamento na internet

Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 01/out/24 14:47

A internet das redes sociais é um lugar para aprender a odiar pessoas. Qualquer espaço que dão para a exposição de opiniões vira um chiqueiro. Às vezes, você lê coisas absurdas, que te despertam sentimentos violentos.

Já xinguei gente muito burra internet afora. Mas qual a função disso? Sobretudo em espaços de alta rotatividade, nos quais os personagens nunca são os mesmos. Existe uma pedagogia eficaz do xingamento? Ou xingar é só o que parece ser? - um ato para resolver angústias individuais.

Se quiséssemos produzir efeitos sociais positivos, deveríamos ser gentis, pacientes e didáticos com quem fala merda?

Lelo Mig
    Membro
    # 01/out/24 15:16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Wanton

Eu sinceramente não sei responder sua pergunta, mas tenho uma teoria pessoal.

As pessoas confundem o ser humano ser um animal social, com viver nesta sociedade enorme, inchada.

Fomos feitos para viver em pequenos bandos, socializar com 20, 30 pessoas no máximo.

No mundo real, até um tempo atrás, conseguíamos (uma boa porcentagem de pessoas) tolerar e driblar algumas incompatibilidades. Na escola, no trabalho você evita quem te irrita. No buzão, no metrô, você finge que está dormindo para um desconhecido não vir encher o saco.

A Internet trouxe um mundo muito grande, de pessoas com pensamento muito distintos, muita gente que, por mais elitista e até preconceituoso que possa parecer, você não quer conviver.

Eu nasci e me criei na periferia de SP, numa época em que para poder "andar na outra rua", você tinha que conquistar o respeito dos garotos de lá, na maioria das vezes, socando o líder deles. Tive que me reinventar para não tentar resolver mais as coisas no soco. Uma pela civilidade e outra porque estou ficando velho e minhas chances de apanhar aumentaram muito.

Mas, ainda tenho instintos de resolver na porrada. No mundo real basta evitar quem me incomoda; no virtual não dá para socar, então apelo a violência das palavras, prá machucar mesmo, e muitas vezes escrevo coisas do tipo "espero que tu morra de câncer no cu, juntamente com sua mulher e filhos que é para não deixar sementes" ou "quando você morrer vou dar uma festa e tomar todas celebrando sua eternidade no Inferno"... mas daí eu apago. Não vale à pena... e no fundo sei que não é bom.

E, na real, por que por vezes me incomodo tanto com opiniões de pessoas que não conheço?

Eu penso nisso e acho que sou mais frágil do que realmente acredito.

JJJ
    Veterano
    # 01/out/24 15:45
    · votar

Eu tenho simplesmente evitado. Mais fácil.

Wanton
    Veterano
    # 01/out/24 22:36
    · votar

Lelo Mig
    Eu penso nisso e acho que sou mais frágil do que realmente acredito.

A gente se engana a maior parte do tempo e acha que está no controle, mas a história evolutiva da espécie aconteceu no mato. O software da cultura está instalado nesses bichos.

JJJ

Faz bem para a saúde mental.

qew
    Veterano
    # 02/out/24 08:11
    · votar

acha que está no controle

aprendi na terapia que temos controle de muito pouca coisa e que devemos sempre levar isso em consideração para manter o equilibrio mental

depois de mais de um ano martelando isso na cabeça hj eu consigo respirar e pensar "isso está sob meu controle?"

se a resposta é não, não adianta se emputecer com coisas que fogem da minha capacidade

se for sim, então eu que me resolva direito

tem funcionado, mas é um exercicio mental lento, pq nossa mente cria habitos para sugerir esse "controle" que nem sempre é real e é bem dificil alterar esses habitos que perduram desde o inicio da nossa vida

makumbator
    Moderador
    # 02/out/24 18:34
    · votar

JJJ

Com certeza!

qew
    hj eu consigo respirar e pensar "isso está sob meu controle?"

Taí um negócio que desde adolescente nunca me atrapalhou. Sempre pensei dessa forma (se algo não está sob meu controle, nada posso fazer, e tudo bem).

Delson
    Veterano
    # 04/out/24 12:41
    · votar

Lelo Mig
    socializar com 20, 30 pessoas no máximo

Isso já é comício.

makumbator
    Moderador
    # 04/out/24 15:25
    · votar

Delson

Lelo vai pra praça e sobe na caixa de tomates pra pregar aos gatos pingados a palavra sobre o fim do mundo. Não duvido que isso acontece com certa frequência.

Lelo Mig
    Membro
    # 04/out/24 15:34 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

O mundo vai acabar amanhã!

lamas92
    Membro Novato
    # 07/out/24 13:29
    · votar

Voltamos ao pecado original: o homem é "bom" em sua essência ou é "mau" e só não pratica o mal por conta da existência das leis?
    (se não fossem as leis, como seríamos?)

Wanton
    Veterano
    # 07/out/24 15:07
    · votar

lamas92
    Voltamos ao pecado original: o homem é "bom" em sua essência ou é "mau" e só não pratica o mal por conta da existência das leis?

Não existe essência. O animal homo sapiens é um bicho. Se não for criado em um ambiente cultural, se comportará como um bicho. A noção de mal pressupõe valores morais, o que só existe em um ambiente cultural. Portanto, a natureza moral do homem é um pseudoproblema.

makumbator
    Moderador
    # 07/out/24 21:57 · Editado por: makumbator
    · votar

Wanton
    o que só existe em um ambiente cultural.

Mas existe também genética e química do cérebro. Acho que é uma combinação de ambiente com "fisiologia" do indivíduo. Sem contar efeitos físicos de danos cerebrais por acidentes e doenças, que podem alterar a personalidade de uma pessoa em casos excepcionais.

Wanton
    Veterano
    # 08/out/24 01:40
    · votar

makumbator
    Mas existe também genética e química do cérebro.

Sim, claro. A espécie evoluiu para ter linguagem, nenhum outro bicho tem a capacidade do ser humano para aprender a linguagem humana. Certamente, há um componente biológico importante na empatia. A moralidade, que é aprendida na relação do organismo com a cultura, parece não funcionar tão bem em pessoas com dificuldade de sentir empatia.

Por outro lado, todo mundo já deve ter visto algum vídeo de animais se comportando de algum modo que sugira que eles são capazes de sentir empatia ou de ter algum senso de justiça, ainda assim, não é o bastante para atribuir-lhes moralidade. A moral é uma construção mais elaborada, que requer o emprego da linguagem humana.

Em suma, a nossa "essência" é animal, e o comportamento animal é amoral.

Silspiders
    Membro Novato
    # 08/out/24 20:11 · Editado por: Silspiders
    · votar

Acho que a comunicação hostil na internet é uma excelente ferramenta para coibir posicionamentos extremistas, e a hostilidade não se traduz essencialmente nas palavras escolhidas. Pode estar contida em um discurso, numa comunicação polida e educada, na escolha de palavras ou expressões neutras, mas com um teor ofensivo, como é o caso de "acho que mulher deveria ganhar um salário menor, porque engravida", ou em "sou a favor da criação de um partido supremacista", ou em "os negros são intelectualmente inferiores, por causa do calor extremo que faz na África", e outras frases parecidas, que não trazem nenhuma palavra explicitamente hostil, são aparentemente meras opiniões, não ao ponto de parecerem inofensivas, mas com pouca ou nenhuma agressão direcionada.

A comunicação hostil vai além de alcunhas. Pode estar impregnada até mesmo na mera presença de um notório agressor.

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 19/out/24 12:18
    · votar

trazendo para cá, o que falei num outro tópico
    eu penso o seguinte:
    a comunicação hostil só serve para isso aqui mesmo: um ato para resolver angústias individuais.

e se quisermos ter um efeito positivo, é necessário uma comunicação mais gentil e paciente
    porém , todavia, entretanto... há de se cuidar, as vezes, em não lançar pérolas aos porcos... é isso!

makumbator
    Moderador
    # 19/out/24 14:05
    · votar

Jonas Kahnwald

Fala aí, profeta Gentileza! Tudo certo?

makumbator
    Moderador
    # 19/out/24 14:08
    · votar

Aqui uma rede interessante e dentro do escopo dessa discussão:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2024/10/19/humanos-barrad os-e-latino-prodigio-o-segredo-da-rede-social-que-so-tem-bot.htm

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 19/out/24 15:44 · Editado por: Jonas Kahnwald
    · votar

makumbator
    pensei que ia zoar algo relacionado ao Palmeiras, meu satanisto!

makumbator
    Moderador
    # 19/out/24 18:28 · Editado por: makumbator
    · votar

Jonas Kahnwald
    meu satanisto!

Hail Satan, irmão!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Sobre os efeitos da comunicação hostil e o enfrentamento na internet