Autor |
Mensagem |
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 07/mar/24 13:13 · Editado por: Jonas Kahnwald
Se o Lucmac assim desejar e tiver tempo para isso, claro E também, quem souber a resposta além dele, fique à vontade.
Estava eu pesquisando sobre antioxidantes, quando me deparo com um radical livre conhecido como superóxido. A fórmula qúimica dele é O2 negativo. Até vi essa ilustração no wiki.
Minha pergunta é: como isso é possível, se nas aulas de química (que eu gostava muito, diga-se de passagem), sempre aprendi que o O livre possui 6 elétrons na sua segunda camada, ou seja, é um elemento com uma carga negativa equivalente a 2.
Quando um átomo de O se liga a outro átomo de O, eles "zeram" essa carga negativa por meio de uma ligação covalente dupla, formando o O2 estável que todos nós conhecemos.
Portanto, por que raios esse O2 do superóxido pode ser negativo? inclusive na ilustração que mostrei, um dos átomos de O parece ter 1 elétron a mais (ou o outro 1 a menos) então fiquei perdidinho nessa parada... Me ajude aí caro Professor!
|
LeandroP Moderador |
# 07/mar/24 15:25
· votar
Qual o elemento mais preguiçoso da tabela periódica?
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# 07/mar/24 15:27
· votar
Como faz anfetamina com remédio pra gripe? Quero saber pra nunca fazer isso acidentalmente.
|
LeandroP Moderador |
# 07/mar/24 15:33
· votar
Black Fire
De interesse geral.
|
# 07/mar/24 15:37
· votar
Black Fire kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
LeandroP Qual o elemento mais preguiçoso da tabela periódica?
o mais preguiçoso não sei, mas o mais oprimido certeza que é o In (índio 49)
|
Lucmac Veterano |
# 07/mar/24 15:38
· votar
Eita mano
|
Lucmac Veterano |
# 07/mar/24 15:40
· votar
Tô estudando física, agora, desenhando com régua, esquadro e transferidor. Mas já tenho a resposta.
Escrevo mais tarde.
|
Wanton Veterano |
# 07/mar/24 15:41
· votar
Fui colega de um cara chamado Rutênio. Nem lembro da cara dele, mas desse nome nunca vou esquecer.
|
Lucmac Veterano |
# 07/mar/24 16:02 · Editado por: Lucmac
· votar
Deixa eu responder que será rápido:
Nessa ilustração que você demonstrou, o superóxido não é uma substância "zerada" mas um ânion formado por dois átomos de oxigênio e uma carga negativa. Essa carga negativa representa o ganho de um elétron, que pode vir de metais alcalinos, prontos para doar um elétron, ou de metais alcalino-terrosos, prontos para doar dois elétrons.
Caso o superóxido forme substâncias com os metais alcalinos X (Li, Na, K, Rb, Cs e Fr) suas fórmulas serão XO2. Exemplo: LiO2.
Caso forme substâncias com os alcalino-terrosos Y (Be, Mg Ca, Sr, Ba e Ra), embora a razão seja simplificável, suas fórmulas serão Y2O4.
O número de oxidação sofre alteração, também. Enquanto o NOX do Oxigênio é -2, o do superóxido é -½.
Assim:
O NOX de todos os metais alcalinos é igual às cargas, invariáveis, dos seus cátions: +1. Já o NOX de todos os alcalino-terrosos é +2, também invariável.
|
Lelo Mig Membro
|
# 07/mar/24 16:27
· votar
LeandroP
O mais preguiçoso não sei, mas o mais desejado é o 29, também conhecido por Cu.
|
# 07/mar/24 17:09
· votar
Lucmac Obrigado pela resposta, acho que entendi quase tudo. Só não entendi ainda o por quê de os metais alcalinos poderem doar uma carga negativa para um elemento estável (ou supostamente estável) como o gás oxigênio.
Mas ao menos o como, eu já entendi!
E ainda bem que frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, pq são minhas preferidas.
|
Lucmac Veterano |
# 07/mar/24 17:23
· votar
Jonas Kahnwald
O problema é que o superóxido é um ânion monovalente. Não é uma substância gasosa.
|
# 07/mar/24 17:33
· votar
Lucmac O problema é que o superóxido é um ânion monovalente. Não é uma substância gasosa.
então ele é líquido? mas isso tudo bem, minha dúvida não é por ser gasoso, é pelo fato de o O2 ser estável enquanto que os metais alcalinos são radicais livres
daí em geral, quando um radical livre interage com outro elemento, eles "se juntam", o que não é o caso do superóxido, onde apenas a carga do radical livre é doada... isso que me confunde
e por falar nisso, o que acontece com o radical livre que doou a carga? ele deixa de ser um radical livre?
|
Lucmac Veterano |
# 07/mar/24 19:02
· votar
Jonas Kahnwald
então ele é líquido?
O conceito é diferente. O ânion superóxido não existe senão estabelecendo uma ligação iônica com um metal alcalino ou alcalino-terroso. Ele é representado isoladamente, mas sempre acompanhado de sua carga.
Já o gás oxigênio é uma substância simples, se fórmula química e propriedades físico-químicas definidas, que na temperatura ambiente se apresenta no estado gasoso. São só parecidos, por contarem com dois átomos de oxigênio na sua composição, mas não são as mesmas coisas.
|
# 07/mar/24 19:16
· votar
Lucmac O ânion superóxido não existe senão estabelecendo uma ligação iônica com um metal alcalino ou alcalino-terroso. Ele é representado isoladamente, mas sempre acompanhado de sua carga.
acho que agora compreendi, obrigado o/
ultimamente tenho me interessado tanto por esses assuntos que até dá vontade de cursar uma faculdade de nutrição ou bioquímica para compreender todos esses processos melhor
|
Lucmac Veterano |
# 07/mar/24 19:23 · Editado por: Lucmac
· votar
Jonas Kahnwald
e por falar nisso, o que acontece com o radical livre que doou a carga? ele deixa de ser um radical livre?
Radical livre, em química, possui uma definição especifica. É um átomo ou molécula que possui um número ímpar de elétrons de valência, aqueles mais afastados do núcleo do átomo. Por essa característica são muito reativos.
É o caso dos alcalinos, que têm um elétron de valência e reagem tão violentamente com a água que entram em combustão.
Veja:
Então ele deixa de ser um radical livre, seja de qual espécie for, mas para tanto precisa, de repente, em nosso corpo, ligar-se ou reagir com substâncias nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Por isso consumir exageradamente substâncias que advertem no rótulo que possuem radicais livres não é uma boa para a saúde.
|
Lucmac Veterano |
# 07/mar/24 19:27
· votar
Jonas Kahnwald
ultimamente tenho me interessado tanto por esses assuntos que até dá vontade de cursar uma faculdade de nutrição ou bioquímica para compreender todos esses processos melhor
A química é uma área muito prazerosa. Cansei um pouco de estudar, mas me aventurei muito em pesquisas e leituras. Agora estou estudando física.
|
makumbator Moderador
|
# 07/mar/24 19:33
· votar
Lelo Mig mas o mais desejado é o 29, também conhecido por Cu.
Elemento mais sujo da tabela.
|
Lucmac Veterano |
# 07/mar/24 19:33
· votar
Ah, armazena-se metais alcalinos em líquidos apolares inertes. Em querosene, gasolina pura ou tolueno. Qualquer mínimo contato com a água, até mesmo a em estado de vapor, presente no ar atmosférico, pode provocar essas reações do vídeo.
|
Lelo Mig Membro
|
# 07/mar/24 19:42
· votar
makumbator
"Elemento mais sujo da tabela."
Você rejeita?
|
Lucmac Veterano |
# 07/mar/24 19:51 · Editado por: Lucmac
· votar
Cobre Cu?
|
makumbator Moderador
|
# 07/mar/24 21:03
· votar
Lelo Mig Você rejeita?
Eu adoro justamente por ser sujo. Sacou o fetiche?
|
qew Veterano |
# 08/mar/24 08:19
· votar
eu nao entendi absolutamente nada
minha profa de quimica no ensino médio era muito ruim, até hoje não sei como tirei a nota minima pra passar os três anos
|
makumbator Moderador
|
# 08/mar/24 09:30
· votar
qew até hoje não sei como tirei a nota minima pra passar os três anos
Vai ver ela queria te comer.
|
Lelo Mig Membro
|
# 08/mar/24 10:04
· votar
qew
Também sou um zero à esquerda em química.
|
Wanton Veterano |
# 08/mar/24 14:29
· votar
Sei que se você mistura bicarbonato de sódio em coisa com acidez ele libera CO2.
|
Lucmac Veterano |
# 08/mar/24 16:06
· votar
Wanton
Isso mesmo. Parabéns.
|
Lelo Mig Membro
|
# 08/mar/24 16:34 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton
Eu também libero CO2, além de Nitrogênio, Metano e etc. Principalmente quando como feijão.
|
Wanton Veterano |
# 08/mar/24 17:23 · Editado por: Wanton
· votar
Lucmac Isso mesmo. Parabéns.
Quis tirar a acidez de um molho de tomate usando bicarbonato e o troço começou a espumar igual um vulcão de feira de ciências do fundamental. Se você vai mexendo, ele volta ao normal. Isso também é útil para substituir o fermento químico em receitas que levam ingredientes ácidos.
Lelo Mig Eu também libero CO2, além de Nitrogênio, Metano e etc. Principalmente quando como feijão.
Já pensou em estocar esses elementos e usar como fonte de energia?
|
makumbator Moderador
|
# 08/mar/24 17:26
· votar
Wanton
O divertido é usar fertilizantes pra fazer bombas. O agro às vezes é bummm!
|