Tópico para o Lucmac esclarecer questões relacionadas à química

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 07/mar/24 13:13 · Editado por: Jonas Kahnwald


Se o Lucmac assim desejar e tiver tempo para isso, claro
E também, quem souber a resposta além dele, fique à vontade.

Estava eu pesquisando sobre antioxidantes, quando me deparo com um radical livre conhecido como superóxido. A fórmula qúimica dele é O2 negativo. Até vi essa ilustração no wiki.

Minha pergunta é: como isso é possível, se nas aulas de química (que eu gostava muito, diga-se de passagem), sempre aprendi que o O livre possui 6 elétrons na sua segunda camada, ou seja, é um elemento com uma carga negativa equivalente a 2.

Quando um átomo de O se liga a outro átomo de O, eles "zeram" essa carga negativa por meio de uma ligação covalente dupla, formando o O2 estável que todos nós conhecemos.

Portanto, por que raios esse O2 do superóxido pode ser negativo?
inclusive na ilustração que mostrei, um dos átomos de O parece ter 1 elétron a mais (ou o outro 1 a menos) então fiquei perdidinho nessa parada...
Me ajude aí caro Professor!

LeandroP
Moderador
# 07/mar/24 15:25
· votar


Qual o elemento mais preguiçoso da tabela periódica?

Black Fire
Gato OT 2011
# 07/mar/24 15:27
· votar


Como faz anfetamina com remédio pra gripe? Quero saber pra nunca fazer isso acidentalmente.

LeandroP
Moderador
# 07/mar/24 15:33
· votar


Black Fire

De interesse geral.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 07/mar/24 15:37
· votar


Black Fire
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

LeandroP
Qual o elemento mais preguiçoso da tabela periódica?

o mais preguiçoso não sei, mas o mais oprimido certeza que é o In (índio 49)

Lucmac
Veterano
# 07/mar/24 15:38
· votar


Eita mano

Lucmac
Veterano
# 07/mar/24 15:40
· votar


Tô estudando física, agora, desenhando com régua, esquadro e transferidor. Mas já tenho a resposta.

Escrevo mais tarde.

Wanton
Veterano
# 07/mar/24 15:41
· votar


Fui colega de um cara chamado Rutênio. Nem lembro da cara dele, mas desse nome nunca vou esquecer.

Lucmac
Veterano
# 07/mar/24 16:02 · Editado por: Lucmac
· votar


Deixa eu responder que será rápido:

Nessa ilustração que você demonstrou, o superóxido não é uma substância "zerada" mas um ânion formado por dois átomos de oxigênio e uma carga negativa. Essa carga negativa representa o ganho de um elétron, que pode vir de metais alcalinos, prontos para doar um elétron, ou de metais alcalino-terrosos, prontos para doar dois elétrons.

Caso o superóxido forme substâncias com os metais alcalinos X (Li, Na, K, Rb, Cs e Fr) suas fórmulas serão XO2. Exemplo: LiO2.

Caso forme substâncias com os alcalino-terrosos Y (Be, Mg Ca, Sr, Ba e Ra), embora a razão seja simplificável, suas fórmulas serão Y2O4.

O número de oxidação sofre alteração, também. Enquanto o NOX do Oxigênio é -2, o do superóxido é -½.

Assim:

O NOX de todos os metais alcalinos é igual às cargas, invariáveis, dos seus cátions: +1. Já o NOX de todos os alcalino-terrosos é +2, também invariável.

Lelo Mig
Membro
# 07/mar/24 16:27
· votar


LeandroP

O mais preguiçoso não sei, mas o mais desejado é o 29, também conhecido por Cu.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 07/mar/24 17:09
· votar


Lucmac
Obrigado pela resposta, acho que entendi quase tudo. Só não entendi ainda o por quê de os metais alcalinos poderem doar uma carga negativa para um elemento estável (ou supostamente estável) como o gás oxigênio.

Mas ao menos o como, eu já entendi!

E ainda bem que frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, pq são minhas preferidas.

Lucmac
Veterano
# 07/mar/24 17:23
· votar


Jonas Kahnwald

O problema é que o superóxido é um ânion monovalente. Não é uma substância gasosa.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 07/mar/24 17:33
· votar


Lucmac
O problema é que o superóxido é um ânion monovalente. Não é uma substância gasosa.

então ele é líquido?
mas isso tudo bem, minha dúvida não é por ser gasoso, é pelo fato de o O2 ser estável enquanto que os metais alcalinos são radicais livres

daí em geral, quando um radical livre interage com outro elemento, eles "se juntam", o que não é o caso do superóxido, onde apenas a carga do radical livre é doada... isso que me confunde

e por falar nisso, o que acontece com o radical livre que doou a carga? ele deixa de ser um radical livre?

Lucmac
Veterano
# 07/mar/24 19:02
· votar


Jonas Kahnwald

então ele é líquido?

O conceito é diferente. O ânion superóxido não existe senão estabelecendo uma ligação iônica com um metal alcalino ou alcalino-terroso. Ele é representado isoladamente, mas sempre acompanhado de sua carga.

Já o gás oxigênio é uma substância simples, se fórmula química e propriedades físico-químicas definidas, que na temperatura ambiente se apresenta no estado gasoso. São só parecidos, por contarem com dois átomos de oxigênio na sua composição, mas não são as mesmas coisas.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 07/mar/24 19:16
· votar


Lucmac
O ânion superóxido não existe senão estabelecendo uma ligação iônica com um metal alcalino ou alcalino-terroso. Ele é representado isoladamente, mas sempre acompanhado de sua carga.

acho que agora compreendi, obrigado o/

ultimamente tenho me interessado tanto por esses assuntos que até dá vontade de cursar uma faculdade de nutrição ou bioquímica para compreender todos esses processos melhor

Lucmac
Veterano
# 07/mar/24 19:23 · Editado por: Lucmac
· votar


Jonas Kahnwald

e por falar nisso, o que acontece com o radical livre que doou a carga? ele deixa de ser um radical livre?

Radical livre, em química, possui uma definição especifica. É um átomo ou molécula que possui um número ímpar de elétrons de valência, aqueles mais afastados do núcleo do átomo. Por essa característica são muito reativos.

É o caso dos alcalinos, que têm um elétron de valência e reagem tão violentamente com a água que entram em combustão.

Veja:



Então ele deixa de ser um radical livre, seja de qual espécie for, mas para tanto precisa, de repente, em nosso corpo, ligar-se ou reagir com substâncias nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Por isso consumir exageradamente substâncias que advertem no rótulo que possuem radicais livres não é uma boa para a saúde.

Lucmac
Veterano
# 07/mar/24 19:27
· votar


Jonas Kahnwald

ultimamente tenho me interessado tanto por esses assuntos que até dá vontade de cursar uma faculdade de nutrição ou bioquímica para compreender todos esses processos melhor

A química é uma área muito prazerosa. Cansei um pouco de estudar, mas me aventurei muito em pesquisas e leituras. Agora estou estudando física.

makumbator
Moderador
# 07/mar/24 19:33
· votar


Lelo Mig
mas o mais desejado é o 29, também conhecido por Cu.


Elemento mais sujo da tabela.

Lucmac
Veterano
# 07/mar/24 19:33
· votar


Ah, armazena-se metais alcalinos em líquidos apolares inertes. Em querosene, gasolina pura ou tolueno. Qualquer mínimo contato com a água, até mesmo a em estado de vapor, presente no ar atmosférico, pode provocar essas reações do vídeo.

Lelo Mig
Membro
# 07/mar/24 19:42
· votar


makumbator

"Elemento mais sujo da tabela."

Você rejeita?

Lucmac
Veterano
# 07/mar/24 19:51 · Editado por: Lucmac
· votar


Cobre Cu?

makumbator
Moderador
# 07/mar/24 21:03
· votar


Lelo Mig
Você rejeita?

Eu adoro justamente por ser sujo. Sacou o fetiche?

qew
Veterano
# 08/mar/24 08:19
· votar


eu nao entendi absolutamente nada

minha profa de quimica no ensino médio era muito ruim, até hoje não sei como tirei a nota minima pra passar os três anos

makumbator
Moderador
# 08/mar/24 09:30
· votar


qew
até hoje não sei como tirei a nota minima pra passar os três anos

Vai ver ela queria te comer.

Lelo Mig
Membro
# 08/mar/24 10:04
· votar


qew

Também sou um zero à esquerda em química.

Wanton
Veterano
# 08/mar/24 14:29
· votar


Sei que se você mistura bicarbonato de sódio em coisa com acidez ele libera CO2.

Lucmac
Veterano
# 08/mar/24 16:06
· votar


Wanton

Isso mesmo. Parabéns.

Lelo Mig
Membro
# 08/mar/24 16:34 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Eu também libero CO2, além de Nitrogênio, Metano e etc. Principalmente quando como feijão.

Wanton
Veterano
# 08/mar/24 17:23 · Editado por: Wanton
· votar


Lucmac
Isso mesmo. Parabéns.

Quis tirar a acidez de um molho de tomate usando bicarbonato e o troço começou a espumar igual um vulcão de feira de ciências do fundamental. Se você vai mexendo, ele volta ao normal. Isso também é útil para substituir o fermento químico em receitas que levam ingredientes ácidos.

Lelo Mig
Eu também libero CO2, além de Nitrogênio, Metano e etc. Principalmente quando como feijão.

Já pensou em estocar esses elementos e usar como fonte de energia?

makumbator
Moderador
# 08/mar/24 17:26
· votar


Wanton

O divertido é usar fertilizantes pra fazer bombas. O agro às vezes é bummm!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico para o Lucmac esclarecer questões relacionadas à química