Sobre a moral, o autoconceito e a alteridade

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 15/jan/24 18:29


O que faz com que alguém se ache bom e ache os outros ruins? Não é raro ver gente acostumada lidar com impasses inflando seu autoconceito e desqualificando as alteridades. É um recurso retórico válido, se o objetivo for o de cutucar as inseguranças dos interlocutores. Até porque os impasses não são tão frequentes entre pessoas bem instruídas, que reconhecem suas limitações.

Mas o que acontece se o sujeito está sempre metido em impasses por não admitir o desconhecimento acerca dos diversos assuntos sobre os quais teima em opinar? O que acontece se ele está constantemente sendo corrigido por pessoas que demonstram ter mais conhecimento do que ele sobre esses assuntos? Vocês acham que ele vai dar credibilidade a essas pessoas e será mais cauteloso da próxima vez? Vocês acham que ele vai admitir a própria ignorância? Ou vocês acham que esse autoconceito inflado o blindará das porradas que ele leva sempre que fala merda?

Se os interlocutores se cansarem de explicar as coisas a esse sujeito que sempre se recusa a aprender, e passarem a tratá-lo com menos paciência, o que vocês acham que ele fará? Será que ele pode se fazer de vítima ao ouvir palavras mais ríspidas? Será que ele se aproveitará dessas agressões para enaltecer a própria moralidade, ignorando seus pecados pregressos?

Lucmac
Veterano
# 15/jan/24 19:32 · Editado por: Lucmac
· votar


Wanton

por não admitir o desconhecimento

Não admite para quem, né? Porque a ignorância é latente, muitas vezes. E uma pessoa que se sente assim, tão altiva em sua ignorância, mal consegue ser bom em fingimento, pois quando tenta fica pateticamente exposto.

sujeito que sempre se recusa a aprender

Essa é a característica que separa o ignorante do burro. O burro não tem consciência da sua ignorância, ao contrário: o ignorante é sempre o outro.

Será que ele pode se fazer de vítima ao ouvir palavras mais ríspidas?

Será um dever, se quiser desfocar o enredo que expôs a sua estupidez. Num fórum como o nosso, provocar o fechamento de tópicos, apagamento de comentários, algum tipo de ferramenta que distraia a atenção de suas mazelas argumentativas.

Lelo Mig
Membro
# 15/jan/24 19:34
· votar


Prá ser bem honesto alteridade, no sentido literal, não é algo muito exercido aqui no FCC por ninguém. Empatia também não.

Via de regra, opiniões divergentes sobre determinados assuntos são julgadas como erros/acertos antes de qualquer análise preliminar. Falta ponderação e prudência.

Existem questões onde a liberdade de opinião se colapsa com a opinião merda, ou seja, eu posso respeitar a liberdade de fulano opinar sobre determinado assunto, mas não sou obrigado a respeitar a opinião merda, má formulada, sem estofo ou mesmo burra.

No entanto, há questões onde a forma de encarar as coisas e propor soluções não é retilínea, pode ir para lados distintos, se enviesa, pode ter visão/experiência pessoal e mesmo subjetividades. É justamente nessa hora onde se nota a incapacidade da maioria de, ao menos, tentar entender a visão distinta, o diferente. Aqui também é onde o contexto é assassinado.

É onde fulano dá carteirada, bota a pica na mesa, quer fazer prevalecer sua visão em detrimento das demais e se coloca como baluarte da verdade. Nessa hora vêm à tona os preconceitos e os esqueletos caem do armário.

Já reclamei disso aqui, mais de uma vez. Não reclamo mais, foda-se. Tenho procurado evitar tópicos que se tornaram circulares, repetitivos, pobres, enfadonhos e, principalmente, obtusos. Nem sempre consigo.

Lucmac
Veterano
# 15/jan/24 19:48 · Editado por: Lucmac
· votar


Apaguei. Não quero mais.

-Dan
Veterano
# 15/jan/24 20:26
· votar


Faces do DK. Ter absoluta certeza que burros são os outros.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 16/jan/24 03:27
· votar


Se os interlocutores se cansarem de explicar as coisas a esse sujeito que sempre se recusa a aprender, e passarem a tratá-lo com menos paciência, o que vocês acham que ele fará?
A faculdade de psi validou, em mim, algo que eu já sabia: que minha atenção é uma das poucas coisas que está sob o meu controle. Dar ouvidos à quem precisa (ou merece) e ignorar outros é um exercício de classificação de relevância, bem interessante, por sinal.

Wanton
Veterano
# 16/jan/24 10:20
· votar


Lucmac
Não admite para quem, né?

Para si mesmo. Porque o estágio de inflação do autoconceito que eu descrevi é facilmente notado pelo interlocutor. Quem age daquela forma é alvo fácil para a ridicularização.

Lelo Mig
Prá ser bem honesto alteridade, no sentido literal, não é algo muito exercido aqui no FCC por ninguém.

Sim, dá essa impressão mesmo. Mas, ao mesmo tempo, só de buscar esse tipo de interação já sugere que o sujeito busca pela alteridade. Todo mundo aqui busca por um pouco de validação, senão não daria tanta treta.

mas não sou obrigado a respeitar a opinião merda, má formulada, sem estofo ou mesmo burra

Tá faltando gente agindo assim. A grosseria (se irritar com a burrice) sofre mais repulsa social do que falar burrice. O brasileiro cordial, em especial, adora passar pano para idiota com a fala dócil.

-Dan
Ter absoluta certeza que burros são os outros.

Eu tenho minhas dúvidas se a certeza é absoluta, porque no fundo o sujeito sabe que há um pouco de autoengano nessa manobra de se blindar, desumanizando o outro.

Christhian
Dar ouvidos à quem precisa (ou merece) e ignorar outros é um exercício de classificação de relevância, bem interessante, por sinal.

Mas quando reagimos, não exercemos uma espécie de controle social? Se bem que ignorar também sinaliza algo para o sujeito, né? Quando o cara começa a receber atenção sempre que fala merda, o falar merda pode estar sendo reforçado.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 16/jan/24 10:32
· votar


Wanton
Quando o cara começa a receber atenção sempre que fala merda, o falar merda pode estar sendo reforçado.

sallqantay in a nutshell

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 16/jan/24 10:50
· votar


Curiosamente estava vendo este vídeo, (de um cara que é mentalista e desmascara pessoas que supostamente são dotadas de poderes sobrenaturais) falando sobre essa questão de cancelamento

EU concordei com tudo que ele falou no vídeo, vejam o que vocês acham



Pedro_Borges
Veterano
# 16/jan/24 11:08
· votar


Wanton

Eu tenho você no meu coração (naquela parte que sente ódio). Risos!!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 16/jan/24 15:59
· votar


Wanton
Mas quando reagimos, não exercemos uma espécie de controle social? Se bem que ignorar também sinaliza algo para o sujeito, né? Quando o cara começa a receber atenção sempre que fala merda, o falar merda pode estar sendo reforçado.

É o contrário, quando reagimos estamos sendo submetidos ao controle de quem está na outra ponta. É fácil entender quando a gente pensa em bebês: Uma cena clássica de todo pai/mãe já experienciou é o cuspe da papinha/mamadeira ou o arremesso de objetos no chão. O bebê experimenta a sua primeira capacidade de controle, quando ao cuspir a papinha, o adulto responde com uma irritação gradativa. Ou seja, "quanto mais eu cuspo, mais eu provoco reação, então estou controlando essa progressão". Mas assim como bebês, os adultos (que são bebês em tamanhos diferentes) não tem a menor noção de até onde usar esse viés de controle e, quando bate a desadaptação, vem a dissonância cognitiva e justifica da maneira mais absurda todo esse comportamento.

Enfim, se você não reagir ao bebê cuspindo a papinha, ele vai fazer algumas vezes, até perceber que é inócuo e vai parar - mas vai achar outra maneira de provocar.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 16/jan/24 16:00
· votar


Wanton
Aliás, essa parte está corretíssima :-)

Quando o cara começa a receber atenção sempre que fala merda, o falar merda pode estar sendo reforçado.

makumbator
Moderador
# 16/jan/24 18:20
· votar


Christhian

Funciona da mesma forma com cachorros.

Wanton
Veterano
# 16/jan/24 19:59
· votar


Jonas Kahnwald
vejam o que vocês acham

Acho desejável que as pessoas públicas se preparem mais para a exposição.

Christhian
Aliás, essa parte está corretíssima

Ainda mais se for criado um esquema de reforçamento intermitente, diz aí!

makumbator
Funciona da mesma forma com cachorros.



Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 16/jan/24 20:11 · Editado por: Christhian
· votar


makumbator
Funciona da mesma forma com cachorros.
Criança e cachorro é tudo igual. Até lambe a sarjeta igual :D

Wanton
Ainda mais se for criado um esquema de reforçamento intermitente, diz aí!
haha Skinner asmou esse comentário

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 16/jan/24 22:07
· votar


Wanton
Acho desejável que as pessoas públicas se preparem mais para a exposição.

Então, eu concordo que quando você se expõe, de qualquer forma que seja, (uma opinião, uma postagem social, uma informação pessoal) você está sujeito tanto aos aplausos como às vaias, tanto à críticas quanto aos elogios...

E sim, existem opiniões e atitudes dignas de reprovação sumária! Porém quando o indivíduo é execrado socialmente talvez a reação seja desproporcional ao erro da pessoa... tal qual é desproporcional a reação de matar e torturar um ladrão vindo roubar uma galinha no seu sítio...

oq acha dessa ponderação?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 16/jan/24 22:07 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


[duplo

Wanton
Veterano
# 17/jan/24 11:44 · Editado por: Wanton
· votar


Jonas Kahnwald
Porém quando o indivíduo é execrado socialmente

Pessoa pública tem que saber ser pessoa pública. Se a pessoa busca esse grau de exposição, como é o caso do Calvo do Campari ou da comediante da piada de mau gosto, deveria se preparar melhor e escolher melhor as palavras – se analisarmos do ponto de vista ético, não do estratégico. O que o autor do vídeo parece concordar é que existem pessoas que notaram que buscar pelo cancelamento também dá visibilidade. O povo ama um freak show.

Sobre as ameaças de processo aos críticos, coisa que aconteceu nesse fórum algumas vezes, não dá para falar muita coisa. Processar é um direito legítimo em algumas circunstâncias, mas têm bebezões que não sabem reagir quando contrariados e recorrem a ameaças desse tipo. Só de imaginar que o animal quer mobilizar a Justiça porque não sabe brincar com os amiguinhos de fórum, me bate uma mistura de pena, com vergonha alheia e uma vontade de aplicar uns chutes nas nádegas flácidas do infeliz.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/jan/24 13:00 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
Pessoa pública tem que saber ser pessoa pública. Se a pessoa busca esse grau de exposição, como é o caso do Calvo do Campari ou da comediante da piada de mau gosto, deveria se preparar melhor e escolher melhor as palavras

então, eu concordo com isso, mas nao concordo com a desproporcionalidade das reações

Veja o caso da moça vítima de fake news da Choquei!
ela nao buscou a exposição, mas a alcançou... essa exposição levou a um julgamento de pessoas escrotas dizendo que a mesma não era tão bonita como as outras namoradas do Whindersson e isso culminou em seu suicídio (não conheço tão a fundo o caso para saber se ela já lidava ou não com problemas de depressão, mas independente disso o "linchamento virtual" contrinuiu MUITO para que ela tirasse a própria vida)

daí beleza, fulano fala merda na TV, recebe as devidas zoações e críticas, mas vc bem sabe que as coisas não param por aí:
Fulano vai ser julgado "eternamente" por uma fala impensada como se todo o seu caráter fosse aquele erro (não falo aqui de pessoas que já vinham demonstrando comportamentos escrotos e aí de repente soltam algo pior).

esse tipo de coisa, pode nao matar a pessoa fisicamente, mas destrói psicologicamente... e é por isso que eu comparo com o caso do ladrão que teve a testa tatuada... como que um cara daquele se reergue na vida com aquela exposição?
ele cometeu um erro ao praticar o furto, mas merece ser prejudicado pro resto da vida???

essa é a reflexão que proponho

P.S um calvo do Campari da vida, que é um clássico otário e fala merda constantemente, merece ser criticado constantemente, mas um dia vai vir alguém e cometer um atentado contra esse cara e muitos vão aplaudir... assim como aplaudem tbm bandido morto!

Wanton
Veterano
# 17/jan/24 15:32 · Editado por: Wanton
· votar


Jonas Kahnwald
nao concordo com a desproporcionalidade das reações

Pois é. Mesmo que a minoria das pessoas reaja de maneira desproporcional, esses comentários terão mais visibilidade do que os mais moderados. Se a pessoa pública tem muita visibilidade, a chance de sofrer com reações desproporcionais é maior. Além disso, o moralismo também tem aspectos festivos, como quando as pessoas se reuniam para assistir a decapitações de condenados.

Quanto menos educado é um povo, mais moralista ele é. Não vou entrar no mérito se isso é produto de uma cultura católica altamente repressiva ou não. O que importa é que a percepção da alteridade precisa ser desenvolvida durante a formação, senão o sujeito vira uma criatura autocentrada, com dificuldades de calçar as botas do outro. A fala da filha do Didi que viralizou no fim do ano passado ilustra muito bem isso.

mas merece ser prejudicado pro resto da vida?

Não merece. Mas algumas declarações/ações podem inviabilizar a continuidade daquele personagem público, como aconteceu com o PC Siqueira.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/jan/24 16:01
· votar


Wanton
fala da filha do Didi que viralizou no fim do ano passado ilustra muito bem isso.


qual foi a fala?

algumas declarações/ações podem inviabilizar a continuidade daquele personagem público, como aconteceu com o PC Siqueira.

sim, concordo, outro exemplo é o Cuca...
as pessoas nao precisam de fama ou de muito dinheiro
mas precisam de um minimo de dignidadee possibilidade de se regenerarem

Pedro_Borges
Veterano
# 17/jan/24 16:49
· votar


Wanton

Só de imaginar que o animal quer mobilizar a Justiça porque não sabe brincar com os amiguinhos de fórum, me bate uma mistura de pena, com vergonha alheia e uma vontade de aplicar uns chutes nas nádegas flácidas do infeliz.

Sempre aproveitando perguntas de outro tema pra jogar indiretas. Esquece que estava aqui, juntamente com outro no firme propósito de fazer perseguições e chantagens.

Tem um interesse muito grande em bisbilhotar a vida alheia com propósitos nada ortodoxos. Já que sabe tudo sobre mim, inclusive o endereço (tempos atrás disse saber o bairro que moro sem eu ter dito) então venha aqui com tua máscara de esconder identidade, me dar um chute nas minhas nádegas flácidas (com certeza diz por mero etarismo).

Eu sou aposentado e resolvido na vida, mas você, pelo tempo disponível a atividades improdutivas e ainda assim se gaba de morar em endereços nobres, dá mostras de viver a custa de mesada do papai.

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 17:04
· votar


Pedro_Borges

Sempre aproveitando perguntas de outro tema pra jogar indiretas

Não faça indiretas!!

juntamente com outro

SÓ EU POSSO FAZE

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 17:06
· votar


O sujeito não se sustenta.

Wanton
Veterano
# 17/jan/24 17:36
· votar


Jonas Kahnwald
qual foi a fala?

Uma fala de coach, dizendo que todo mundo tem as mesmas 24 horas no dia.

Lucmac
O sujeito não se sustenta.

Observe como ele chega no tópico cagando tudo. Uma lástima!

Pedro_Borges
Veterano
# 17/jan/24 18:40
· votar


Lucmac

Não faça indiretas!!

Wanton, devolve a senha do Lucmac. Que sincronismo, hein? Daqui a pouco os moderas vão descobrir que ceis dois estão no mesmo IP.

Wanton
Veterano
# 17/jan/24 18:48
· votar


Pedro_Borges

Você tem alguma contribuição a dar sobre o tema do tópico?

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 19:00
· votar


Wanton

Não seja injusto! O Pedro é a pessoa que mais contribui com esse tópico.

Pedro_Borges
Veterano
# 17/jan/24 19:04 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton

O tópico foi criado com propósito persecutório

Se os interlocutores se cansarem de explicar as coisas a esse sujeito que sempre se recusa a aprender, e passarem a tratá-lo com menos paciência, o que vocês acham que ele fará? Será que ele pode se fazer de vítima ao ouvir palavras mais ríspidas? Será que ele se aproveitará dessas agressões para enaltecer a própria moralidade, ignorando seus pecados pregressos?

Lucmac
Veterano
# 17/jan/24 19:27
· votar


Pedro_Borges

O senhor se reconheceu?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a moral, o autoconceito e a alteridade