Suno.AI adeus compositores?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# 21/dez/23 20:08
· votar


Wanton
Não é balanço patrimonial, não é serviço de despachante, é MÚSICA e DESENHO! Eu acho que pouca gente se liga no quanto isso é absurdo.

Sim, eu conversava com meu filho sobre isso hoje, coincidentemente. Todos achávamos que as coisas "técnicas" viriam antes. Mas convenhamos que os desenhos estão MUITO melhores que as músicas, né? Pelo menos, por enquanto...

-Dan
a nao ser que vc ache que essa tecnologia atingiu seu ápice agora e esse é o máximo que ela entregará

Imagino que deva melhorar, mas eu deixei isso claro quando escrevi "enquanto o nível musical das IA's for esse daí."

---

Mas a conclusão sobre desenho (pintura) e música fica clara no que a IA conseguiu ao tentar ambas. Parece que música (boa) é mais difícil de reproduzir artificialmente do que pintura... Sim, eu sei que é uma afirmação polêmica.

Wanton
Veterano
# 21/dez/23 20:24
· votar


JJJ
Parece que música (boa) é mais difícil de reproduzir artificialmente do que pintura

Não entendo assim. Acho que a diferença está na quantidade de informações imagéticas que fornecemos nas redes e no potencial mercadológico da IA aplicada a imagens.

El Cid Targaryen
Membro Novato
# 22/dez/23 07:39
· votar


do sallqantay

"
AI generativa parece aluno medíocre que acha que manda bem
"


JJJ
Veterano
# 22/dez/23 10:43
· votar


Wanton
Acho que a diferença está na quantidade de informações imagéticas que fornecemos nas redes e no potencial mercadológico da IA aplicada a imagens.

Sei lá... Acho que as IA's musicais devem ter "ouvido" um monte de músicas, assim como as IA's de desenho "viram" várias pinturas...

-Dan
Veterano
# 22/dez/23 10:57
· votar


é isso mesmo. O GPT "leu" bilhares de textos e por ai vai.

Lelo Mig
Membro
# 22/dez/23 11:01 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Se a IAs desenhassem ou fizessem música como uma criança de 3 anos, poderíamos dizer que elas estariam muito distantes de fazer algo "adulto".

Porém o nível é bastante alto para quem começou ontem. Por mais que uma IA, apesar do nome, não seja exatamente uma inteligência, elas têm atingido níveis bastante acima do mediano. Como já havia dito antes, acho a música feita por elas melhor que muita coisa que esta rolando nas paradas.

Elas não têm a barreira da técnica, da proficiência, são capazes de tocar qualquer coisa que imaginarem. O que as distancia é a capacidade criativa e o que chamamos de inspiração e talento.

Não há, pelo menos por ora, preocupação alguma em superar um Beethoven. O Intuito é apenas desafiar a capacidade dos programadores e divertir quem não é capaz de fazer um Lá Maior, quanto mais compor uma canção.

O espírito crítico contra a capacidade das IAs se dá mais por medo (já que a grande maioria é medíocre e teme ser substituído) e pela paisagem que se descortina de um futuro onde Deus será, definitivamente, sepultado.

JJJ
Veterano
# 22/dez/23 11:06
· votar


-Dan
O GPT "leu" bilhares de textos

E ficou fodaço.

As IAs de imagem "viram" montes de pinturas e desenhos e ficaram fodaças.

Já as músicas, eu não achei fodaças... Percebe?

-Dan
Veterano
# 22/dez/23 11:11
· votar


Lelo Mig

Por mais que uma IA, apesar do nome, não seja exatamente uma inteligência, elas têm atingido níveis bastante acima do mediano. Como já havia dito antes, acho a música feita por elas melhor que muita coisa que esta rolando nas paradas.


Sendo bem raso na questão tecnica do funcionamento, ate porque nao me aprofundei muito na rede neural transformer, dá pra comparar legal com o funcionamento de um cérebro. Enquanto o algoritmo dessa rede neural foi exposto a base de treinamento gigantesca e montou bilhão de variáveis (numero nao exagerado segundo eles), o cerebro humano tem bilhoes de neuronios fazendo sinapses, tudo elétrico.

A música que voce dedilha e compõe também é fruto de uma combinação de experiencias históricas saltitando pelo seu cérebro, não muito diferente do que gera o algoritmo atraves da base de treinamento dele. Ambos, tanto o cerebro humano quanto o algoritmo, são excelentes pra fazer música ruim em 99,9% dos casos.

-Dan
Veterano
# 22/dez/23 11:12 · Editado por: -Dan
· votar


JJJ
Já as músicas, eu não achei fodaças... Percebe?

Não pescando muito seu ponto. Tambem achei uma bosta, mas a discussão não é bem sobre isso. Esse Suno foi lançado tem nem um mês direito.

As ilustrações eram uma bosta ha bem pouco tempo atras. O chat GPT fez dois anos de idade ainda.

Lelo Mig
Membro
# 22/dez/23 11:53 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

As I.As de ilustração fazem desenhos maravilhosos mas não conseguem desenhar mãos, dependendo da posição, elas saem bugadas (a mão tem variáveis de movimentos e posições bastante difíceis de simular).

Mas, estão corrigindo e melhorando à cada dia. Não será diferente com música.

Com relação a "dificuldade" não acho que seja mais difícil fazer uma canção do que uma ilustração. Acho até que existem mais músicos (a maioria não é compositor) do que ilustradores.

E, para música Pop, em geral, é uma fórmula batida. Fórmula esta que se repete há quase cem anos, com 3 acordes simples e básicos, numa progressão I,IV,V e dentro da obviedade de um compasso 4 x 4.

Há tantos compositores medíocres fazendo isso, que não vejo dificuldade alguma para um I.A.

"...eu não achei fodaças... Percebe?"

Tenho dúvidas se você têm achado algo fodaço nas composições humanas atuais.

JJJ
Veterano
# 22/dez/23 14:29 · Editado por: JJJ
· votar


-Dan
Esse Suno foi lançado tem nem um mês direito.

É, tem isso. Vamos aguardar.

Lelo Mig
mas não conseguem desenhar mãos

Pois é exatamente esse o ponto! Talvez algumas coisas sejam mesmo mais complicadas para uma máquina, mesmo que para nós sejam corriqueiras (como o I IV V em 4/4).

Lelo Mig
Tenho dúvidas se você têm achado algo fodaço nas composições humanas atuais.

Realmente não. Mas tenho ouvido pouco. De qualquer forma, eu distinguiria fácil uma composição humana atual e a de uma IA (pelo menos no estágio atual demonstrado). Já para os textos do GPT ou os desenhos das IA's gráficas seria bem mais complicado.

Wanton
Veterano
# 23/dez/23 10:52
· votar


JJJ
Acho que as IA's musicais devem ter "ouvido" um monte de músicas, assim como as IA's de desenho "viram" várias pinturas.

Sim, mas o interesse nas imagens é maior. Você mesmo já deve ter respondido àqueles captchas que ensinam à IA o que é uma faixa de pedestre ou uma bicicleta. Fora que há busca de imagens no Google, muito mais acessada do que a busca por músicas.

Música é "só" arte, desenho não. O potencial comercial de se ler desenhos é muito maior. Imagine que uma máquina pode operar uma pessoa se ela souber identificar visualmente o que é sangue, tecido, vísceras e vasos.

A música tem uma evolução muito mais lenta do que o desenho, porque é um campo artístico que fala diretamente às emoções. O desenho também fala à lógica. Há o desenho técnico, a perspectiva, o estudo da incidência das luzes, entre uma série de desafios técnicos para a reprodução da experiência visual. A música não se presta à reprodução, há outras áreas de conhecimento ligadas ao áudio que tratam disso.

led123_del321
Veterano
# 17/fev/24 05:09 · Editado por: led123_del321
· votar


Olá a todos!

Experimentei o Suno AI por dois dias, com as limitações da versão free — que, aparentemente, são apenas limitações quantitativas em relação à versão premium —, e senti falta de uma maior autonomia para quem está usando a ferramenta, no caso a gente.

Embora haja a opção de "remixar" uma música depois de criá-la ou a possibilidade de "continuar de onde parou", toda a edição de novas versões fica a critério da I.A., que entregará os resultados de forma aleatória.

Fico imaginando como seria se o programa tivesse ferramentas próprias de edição, com partitura, MIDI, mixagem. Seria perfeito.

Essa música abaixo eu fiz com uma letra minha, mas infelizmente ficou sem introdução e finalização. Eu até tentei resolver esse problema unindo fragmentos gerados posteriormente a partir dela e editando no Reaper, mas não ficou bom não. Deixei como estava. Segue:

https://app.suno.ai/song/0fec47e7-fff0-4579-91c7-34b2fcbfc0b9/

Burning Angel [Post-Grunge]

You're burning in my mind
You're turning in my mind again, again
You spell and hypnotize
You know I trust in you my friend, my friend

And when you realize
And you have no more words to say
I'll tell you with no pride that
Those were my only words to say, to say

And if you say goodbye
Tomorrow I'll find you again
Through burning leading lines
Your sorrow always shine on me

Love you more
Please no more
Burning lights
Dirty fight

You're burning in my mind again
You yell and vandalize
You throw my rusty youth away, away

And when you feel surprised
And even know what words to say
On our proud bloody times, yeah
There will be old age in my way, away

And will you learn to fly?
On fire your paper wings blame me
With dirty leading lights
Tomorrow always blinded me

Living for
(Love you for)
Love you more
(Living more)
You and I
Buzzing lies

You're burning in my mind again

led123_del321
Veterano
# 17/mar/24 16:39
· votar


Outra música, com a mesma letra:

https://app.suno.ai/song/014a868a-3955-42c9-bdb2-a59e7bfa1bc3/

Repito: É uma maldade a gente não poder editar sequer a letra posteriormente e não ter, de um modo geral, um maior controle das ferramentas e bibliotecas usadas pela A.I. Quem sabe no futuro...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Suno.AI adeus compositores?