Você cozinha como eu cozinho?

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# 19/dez/23 15:48


Tópico dos cozinheiros do OT.

O que vocês costumam cozinhar? Quais temperos usam? Plantam suas próprias comidas/temperos? Criam seus próprios animais?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 19/dez/23 15:55
· votar


costumo fazer só o básico do dia a dia (aka arroz+carne+salada), de vez em quando arrisco uns hambúrgueres ou massas

E páprica, pimenta do reino e açafrão são a santíssima trindade dos temperos

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 19/dez/23 15:55 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar


double

Lelo Mig
Membro
# 19/dez/23 16:23 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Black Fire

"Plantam suas próprias comidas/temperos?"

Não! Moro sozinho, em apto. As vezes passo um mês sem sair de casa, as vezes viajo à trabalho e a casa fica sozinha por dias. Criar um sistema para plantar no apê, nestas condições, seria muito trabalhoso. Preguiça ducaraio, além de quê têm uma quitanda a 50 mts de casa.

"Criam seus próprios animais?"

Não! Pelos motivos acima e porque sou urbano, nasci na Cidade. Não sei matar bicho, tenho pena e se tentar matar vou fazer o bicho sofrer prá caralho e vou me punir pelo resto da vida. Sou o cara que pega insetos com um potinho e joga pela janela. Atropelei um gato há 40 anos atrás e carrego o remorso até hoje, até hoje lembro dele estrebuchando no asfalto e sofro.

"O que vocês costumam cozinhar?"

Acho que cozinho bem porque as pessoas elogiam, repetem e não fogem quando convido para jantar, pelo contrário.
Mas sou um homem simples, que fez opção pelo simples. Gosto de comida simples, de avó. Sem viadagem de cabra que passou a vida inteira comendo Big Mac e fast food, depois de mais velho se acha gourmet. Faz um risco de mostarda no fundo do prato, coloca uma posta de salmão e acha que é o Van Gogh da culinária. Quem cresceu comendo lixo nunca vai ter paladar refinado.

-Arroz, feijão (preto, fradinho, branco), lentinha, grão de bico e etc.
-Massas.
-Carnes: Assados são minha preferência. Ultimamente tenho desenvolvido uma certa aversão por carne vermelha cada vez faço menos. Tenho preferido "carne branca/rosada" de suínos, peixes e aves. (aves, ultimamente só como o peito).
-Acompanhamentos relativos preparados conforme o prato principal:
-Saladas
-Legumes, tubérculos, folhagens, assados, refogados ou crus.
-Molhos, vermelho, branco, madeira, chutney, cinnamon, cogumelos, barbecue, mostarda, madeira e etc.
-Frituras (acho saboroso mas evito. Pela saúde e por morar em apê). Não tenho coifa (acho meio nojento de limpar)

"temperos?"

Como disse não sou um chef. Comida caseira básica. Então é o basicão que não pode faltar numa cozinha minimamente decente (sal, alho, cebola, salsa, cebolinha, pimenta do reino, limão, orégano, louro, manjericão...)

Gosto de ter várias opções de pimentas e alguns temperos não tão usuais no dia à dia, mas que são legais eventualmente ou em pratos específicos como: cardamomo, tomilho, sálvia, alecrim, coentro, páprica, açafrão, curry, cravo e etc.

Wanton
Veterano
# 19/dez/23 16:34 · Editado por: Wanton
· votar


Minha hortinha na janela: manjericão, manjericão-canela, manjericão roxo, salsinha, alecrim, orégano, hortelã, tomilho, cebolinha e pimenta biquinho. Uso muita pimenta-do-reino, noz moscada, páprica, cebola desidratada e cominho. Também gosto de coentro e alho, mas uso pouco.

Faço um básico criativo, mas também faço umas coisas um pouco diferentes. Faço coxinha, quibe, pizza, rosca de polvilho, coalhada seca, guacamole, burritos, risoto. Ainda estou apanhando do doce de leite, da esfiha, dos churros, do rolinho primavera, da acarajé.

Lucmac
Veterano
# 19/dez/23 17:17
· votar


Faço todas as comidas árabes, incluindo as carnes. Mas não cozinho pra qualquer um, só pra que limpar o prato. Uma vez fiz kebab e quando falei que fui no frigorífico e encomendei carne de cordeiro, que o animal havia sido batido no dia anterior, que a carne não havia nem sido congelada, minha cunhada cuspiu e não quis mais.

Fdp

Nunca mais convidei.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/dez/23 20:05
· votar


Black Fire

Com seu cozinho, jamais.

Mas faço algumas coisas básicas, arroz, feijão, cozinhar ovos, fritar ovos, passar bife, salada, molho de pequi ('dilícia'). Nunca em toda a minha vida eu fiz frangos, nem frito, nem ao molho, e eu gosto de frango.

Agora, tem umas iguarias que sou mestre. Bacalhoada, a Gomes de Sá, grelhado, bolinho de bacalhau, um churrasco de picanha, carne de panela, bife a rolê, feijão tutú, arroz maria isabel, panelinha...

JJJ
Veterano
# 19/dez/23 20:14
· votar


O que vocês costumam cozinhar?

Pouca coisa, mas quando me meto a fazer, costuma sair direito.

Quais temperos usam?

Sal, pimenta, cebolinha, salsinha, alho, cebola, cúrcuma.

Plantam suas próprias comidas/temperos?

Já plantei hortelã, manjericão, alecrim, sálvia... essas coisinhas que dá fácil em potinho. Mas não tenho mais saco, prefiro comprar no mercado.

Criam seus próprios animais?

Tá doido... Estou cada vez mais perto do vegetarianismo.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 20/dez/23 12:16
· votar


O que vocês costumam cozinhar?

O que eu gosto de cozinhar? Comida italiana em geral, massas e principalmente molhos. Comida oriental - yakisoba e chop suey. Carnes com molho agridoce, sejam carnes que vão ao forno ou carnes apenas assadas. Feijoada, churrasco, as comidas brasileiras pra beber com os amigos é sempre uma boa pedida. Não sei fazer doces/sobremesas; o máximo que me arrisco é um bolo ou um brigadeiro. Mas no geral, eu gosto cozinhar de tudo, boa parte por gostar de assistir vídeos de comida e de sempre inventar coisa nova na cozinha

Quais temperos usam?
Plantam suas próprias comidas/temperos?

Tenho uma plantação de manjericão, tomate-cereja, pimentão, cebolinha, salsinha e coentro, que uso pra cozinhar. Outros temperos eu compro numa quitanda aqui perto, como pimenta do reino, pimenta branca, páprica (doce, defumada e picante), açafrão, orégano, chimichurri, gengibre, enfim esses temperos mais comuns.
Também gosto de usar mostarda como tempero. Ontem, por ex, fiz uma macarronada com molho de tomate e almôndegas. Na hora de fritar as almôndegas, usei manteiga no lugar do azeite, e coloquei uma colher de chá de pimenta e uma colher de chá de mostarda. Além de um cheiro maravilhosamente surpreendente, o sabor também foi interessante. Talvez da próxima eu faça um molho de mostarda e mel pra frango grelhado apimentado.

No geral eu gosto disso na cozinha. Como cotidianamente cozinho só pra mim, não preciso me preocupar com o que terceiros vão achar da comida. Isso me dá liberdade pra experimentar novos sabores, novas sensações. Gosto muito de brincar com o paladar, de misturar salgado com doce, pimenta, etc.

Quando cozinho pra terceiros, aí eu vou no que tenho certeza que vão gostar.

Criam seus próprios animais?

Crio 3 animais, mas não tenho intenção alguma de comê-los.

Lelo Mig
Membro
# 20/dez/23 12:23
· votar


kafka à beira-mar

"não tenho intenção alguma de comê-los."

Muito bem! Não faça como nosso amigo Pedro Borges que come os animaizinhos...kkkkk

ejames
Membro Novato
# 21/dez/23 14:27 · Editado por: ejames
· votar


O que vocês costumam cozinhar?

No cotidiano vai de tudo, apesar de não ser fã do clássico arroz com feijão: como sem problemas, só não faço questão de ter na mesa diariamente nem um nem outro.

Se fosse para escolher apenas uma vertente, seria a culinária mediterrânea. Acho azeite, legumes e vegetais frescos, ervas essenciais. Gosto de fazer molhos caseiros em quantidade e congelar, raramente uso aqueles prontos.

Gosto também de carnes exóticas: já preparei rã, javali, cordeiro, pato e avestruz. Tenho curiosidade com carne de cavalo, o Brasil é um dos maiores produtores mas existe tabu para o consumo interno. De frutos do mar gosto de polvo, lula, vieira, caranguejo, lagosta, etc. Gosto de pratos com carne bovina crua: steak tartare, carpaccio, kibe cru.

Sempre comi de tudo sem dramas, mesmo quando criança nunca fui daquelas birrentas que vira a cara antes mesmo de experimentar.. Mas gosto sim de comida e bebida boa, ingredientes de qualidade, preparo cheio de etapas, pratos bem apresentados.

ejames
Membro Novato
# 21/dez/23 14:41
· votar


Vou aproveitar o tópico para reiterar meu desprezo por quem frequenta Madero, Outback, Coco Bambu e semelhantes: vocês são otários. Esses lugares cobram caro e não praticam culinária de verdade, tudo vem de cozinhas centrais que produzem em escala industrial, utilizando conservantes e realçadores artificiais de sabor. As lojas recebem tudo congelado e apenas finalizam. São McDonalds gourmet.

makumbator
Moderador
# 21/dez/23 17:44
· votar


ejames

Boa parte das redes (se não forem todas) são assim. Não são apenas essas mais gourmet.

Lembro da cena em um filme de comédia dos anos 80 (não lembro o nome). O cara vai com a família de férias em um resort. Na hora do jantar vão em um restaurante chic. Mas na cozinha o chef pega uma lasanha congelada industrializada e prepara no microondas. Aí no final ele emprata bem bonito e com uma folhinha decorativa.

Mas é lasanha congelada. Hahah!

Lelo Mig
Membro
# 21/dez/23 18:08 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ejames

Mirim Dog no centro de Jundiaí: X Salada true!! (com X, porque Cheese Salada, com Cheese, é lanche de baitola).

Obs: Lembrei de um amigo baterista uma vez numa lanchonete: "Me vê um Cheese Salada sem queijo!"...kkkkk (só podia ser baterista)

El Cid Targaryen
Membro Novato
# 22/dez/23 07:42
· votar


do sallqantay

"
eu morava em uma rua com manjericão, amora, acerola, jabuticaba e pitanga. Mudei e hoje dependo do mercado capitalista opressor

recomendo a todos fazer um varal de aço em cima da pia para pendurar as panelas e utensílios depois de lavar

eu cozinho massas, risoto e feijão com mandioca. Molhos tipo yakissoba e pesto e tomate putanesca. Rosbife e brigadeiro e brownie sem dorgas. Sopa de little mandioca com curry e páprica. Essas parada tudo
"


Black Fire
Gato OT 2011
# 24/jan/24 19:52
· votar


Fiz isso esses dias:


Parmegiana de verdade, única possível, o resto é só bife a milanesa com molho.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 24/jan/24 22:36
· votar


Black Fire
zuado
se tem um elemento da culinária italiana que eu nao curto (exceto na caponata (sem uva passa)) é a beringela

JJJ
Veterano
# 24/jan/24 23:02
· votar


Black Fire

Beringela à Parmegiana é SENSACIONAL se a pessoa souber fazer (senão é uma bomba atômica de azia instantânea).

JJJ
Veterano
# 24/jan/24 23:04
· votar


Jonas Kahnwald
se tem um elemento da culinária italiana que eu nao curto (exceto na caponata (sem uva passa)) é a beringela

Tem que provar beringela em conserva (bem feita) num belo pão italiano. Duvido que você não comece a babar enquanto come...

Quanto à uva passa, aí concordo plenamente. Tinham que criar uma lei proibindo de colocar em qualquer prato salgado. Uva passa só em doce!

Black Fire
Gato OT 2011
# 24/jan/24 23:43
· votar


elemento da culinária italiana que eu nao curto (exceto na caponata (sem uva passa)) é a beringela


Esse quebra o macarrão no meio antes de por na panela.

qew
Veterano
# 25/jan/24 08:29 · Editado por: qew
· votar


Mirim Dog no centro de Jundiaí: X Salada true!! (com X, porque Cheese Salada, com Cheese, é lanche de baitola).

bom demais, assim como o saudoso lanche do seu pedro (bidu) da av dos ferroviarios, agora quem faz é a filha dele, a sandra

como eu sou pobre levava a garrafinha com refri de casa e pedia só o lanche

bons tempos

makumbator
Moderador
# 25/jan/24 08:33
· votar


JJJ
Jonas Kahnwald
Black Fire

Não gosto de berinjela e nem de uva passa colocada em pratos salgados (gosto de uva passa pra ser comida sozinha ou em algum doce).

Outro caso que pra mim não combina é farofa com banana. Odeio a combinação. Gosto de farofa e de banana, mas não das duas coisas juntas.

qew
Veterano
# 25/jan/24 08:34
· votar


nem de uva passa colocada em pratos salgados

vc é gay

makumbator
Moderador
# 25/jan/24 08:38
· votar


qew

Amen for that!

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jan/24 08:41
· votar


makumbator

Não gosto de berinjela e nem de uva passa colocada em pratos salgados


Então, a berinjela depende muito do preparo, é tipo cebola, o negócio serve pra receitas muito específicas, mas o povo se emociona e quer por em tudo. Tem gente que come salada de berinjela, aí pelamor, né? Mas na parmegiana ela absorve muito o sabor do queijo, do manjericão e do tomate e como ela é frita o sabor da berinjela também muda muito pra melhor.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 25/jan/24 09:01 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Black Fire
na parmegiana ela absorve muito o sabor do queijo, do manjericão e do tomate e como ela é frita o sabor da berinjela também muda muito pra melhor.

Ou seja, beringela só fica boa quando não tem gosto de... Berinjela!
Case closed!
E não, macarrão é sem quebrar, porém como tô evitando carbo, tenho feito macarrão de pupunha ou abobrinha

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 25/jan/24 09:02
· votar


makumbator
qew
JJJ

Já eu não curto uva passa nem em doces
Se for pra consumir uva que seja como elas vieram ao mundo ou no vinho

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jan/24 09:12
· votar


Jonas Kahnwald

Ou seja, beringela só fica boa quando não tem gosto de... Berinjela!


Uai, mas acho que só fruta que é bom sem preparo, não? Ou você sai comendo os legume puro assim do nada?

tô evitando carbo
gay

macarrão de pupunha ou abobrinha
muito gay

makumbator
Moderador
# 25/jan/24 09:19
· votar


Jonas Kahnwald

Eu gosto de uva passa pura. Sabe aquelas caixinhas que vendiam (nem sei se ainda tem) como se fosse bala?

Black Fire

Vc gosta de farofa com banana?

Black Fire
Gato OT 2011
# 25/jan/24 09:20
· votar


makumbator
Vc gosta de farofa com banana?
Acho que nunca comi.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você cozinha como eu cozinho?