Brasileiro não é conservador

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 04/dez/23 21:14
· votar

Lucmac

Po, eu leio essas coisas e não consigo conceber uma resposta que não seja para ridicularizar esse senhor.

Evite responder se for para ofender. Assim evitamos muita fadiga.

brunohardrocker
Veterano
# 04/dez/23 21:23
· votar

makumbator
Lucmac
Evite responder se for para ofender.

Aí o Lucmac teria que permanecer em silêncio por toda a eternidade.

Lucmac
Veterano
# 04/dez/23 22:23
· votar

Vocês acham que existe apenas uma forma de ofender?

Delson
Veterano
# 04/dez/23 22:28
· votar

Wanton
E você acha que brasileiro segue "verdadeiramente" uma religião?

Você ficaria surpreso.

LeandroP
Moderador
# 05/dez/23 06:20
· votar

Pedro_Borges
O MST tem apenas o propósito de arregimentar o meio rural para o marxismo.

Carece de fontes! Nada a ver com marxismo! Nada!

Wanton
Veterano
# 05/dez/23 08:50
· votar

Delson
Você ficaria surpreso.

Me conte! Moro numa estação científica na Antártida, não sei como é o Brasil.

LeandroP
Nada a ver com marxismo!

O Pedro nunca vai aprender, ele só repete as burrices que vê no grupo dos tiozões.

Wanton
Veterano
# 05/dez/23 09:01 · Editado por: Wanton
· votar

O sincretismo mais doido é a mistura do cristianismo com a seita dos coaches financeiros. G-zoos Trader!

makumbator
Moderador
# 05/dez/23 09:11 · Editado por: makumbator
· votar

Wanton

O senhor precisa deixar o povo brasileiro ser o que ele quiser. Grande parte é conservadora ou até reacionária (a depender da ótica de quem analisa). Sei que vc gostaria de educar a todos para que se tornem progressistas, mas isso não vai acontecer.

O Brasil é isso aí. Ame-o ou deixe-o.

Hahahah! Gostou do lema da ditadura no final?

Delson
Veterano
# 05/dez/23 09:17 · Editado por: Delson
· votar

Wanton
Sugiro que você saia dessa estação científica na Antártida e dê uma olhada em um exemplo ou outro que, pelo menos pra mim, desmontam qualquer generalização.

Black Fire
Gato OT 2011
# 05/dez/23 09:40
· votar

Não existe nada pra conservar, a nossa sociabilidade já se rompeu, é só ver a queda na taxa de natalidade e a mudança da demografia religiosa. Conservar a sociedade tradicional brasileira agora faz tanto sentido quanto lutar pela preservação das instituições do Império Inca.

Wanton
Veterano
# 05/dez/23 09:41 · Editado por: Wanton
· votar

makumbator
O senhor precisa deixar o povo brasileiro ser o que ele quiser.

Você sabe que acho isso uma grande bobagem, né? Essa autonomia é um mito.

Grande parte é conservadora ou até reacionária

O pessoal não está querendo enxergar o meu argumento e comparar com outros países pobres.

Sei que vc gostaria de educar a todos para que se tornem progressistas

Não sei se você já notou, mas já defendi o conservadorismo raiz inúmeras vezes. Conservadorismo só faz sentido se entendido como erudição e prudência. O que temos chamado de conservadorismo aqui no Brasil é só crendice, preconceito e ignorância.

Delson
desmontam qualquer generalização

Inclusive a tua.

Wanton
Veterano
# 05/dez/23 09:58
· votar

Black Fire
Conservar a sociedade tradicional brasileira

O conservadorismo tem espaço no zelo pela memória cultural e na ponderação sobre as mudanças em curso.

makumbator
Moderador
# 05/dez/23 10:02
· votar

Wanton
O que temos chamado de conservadorismo aqui no Brasil é só crendice, preconceito e ignorância.

Mas é o que temos. Não importa o nome que vc vai dar, mas está mais próximo do conservadorismo do que do chamado progressivo. Concorda?

Você sabe que acho isso uma grande bobagem, né? Essa autonomia é um mito.

Eu nem falei em termos de liberdade, mas de aceitar que essa é a condição do povo. Ele é assim. É imutável? Claro que não, mas também não dá pra dizer que é fácil, rápido e moldável para qualquer coisa que se queira (sei que vc não pensa que é fácil, estou apenas pontuando).

Pedro_Borges
Veterano
# 05/dez/23 10:03 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

makumbator

O Devasso entende que o Brasil é na média uma população sub educada, o que é verdade, e há um espaço muito grande para o crescimento educacional, o que também é verdade, mas segundo ele pensa, o conteúdo para preencher essa lacuna deva ter em seus ingredientes menos conservantes e mais componentes progressistas.

A matéria prima são os estudantes do nível fundamental, secundaristas e universitários. Eles sonham com essa revolução ideológica pela educação, sendo este o único apego deles pelo aparato escolar. Enquanto isso nós sonhamos com a revolução pela ciência e pela capacitação tecnológica.

A sorte é que a sociedade não é movida por revoluções, mas sim por crescimento natural vegetativo. A melhoria na educação não traz por si revolução; ela reproduz o seu âmago no status quo, com pequenas variações.

Todas a revoluções por "decreto" causaram mudanças temporais, mais regrediram ao estado inicial. Exemplos estão aí a rodo.

Acha ruim quando a gente fala em Gramsci e Escola de Frankfurt.

Vou me antecipar: "Pedro, saia do tópico! Você não entendeu nada!"

Wanton
Veterano
# 05/dez/23 10:38 · Editado por: Wanton
· votar

makumbator
Concorda?

Não sei se concordo. O principal traço do conservadorismo é a prudência, e essa outra coisa que existe no Brasil é temerariamente imprudente, vide os discursos que surgiram durante a pandemia.

mas de aceitar que essa é a condição do povo. Ele é assim.

Não é assim! Já disse: compare com populações pobres de outros países. O brasileiro é mais aberto a mudanças. Não dá para confundir o discurso que emerge das condições de pobreza com uma postura ideológica consolidada. O "conservadorismo" do nosso povo é frouxo. Tem muito mais a ver com medo e ignorância do que com uma postura assertiva sobre o tema.

Pedro_Borges
ingredientes menos conservantes e mais componentes progressistas

Puta merda, cara! Leia direito! Eu sequer usei essa palavra neste tópico.

Acha ruim quando a gente fala em Gramsci e Escola de Frankfurt.

Lógico! Você não entende NADA sobre isso! Nunca nem viu um livro do Gramsci na tua frente! É só um tiozão ignorante reproduzindo olavismo SEM NEM SABER!

Pedro_Borges
Veterano
# 05/dez/23 11:12
· votar

Wanton

É só um tiozão ignorante reproduzindo olavismo SEM NEM SABER!

Nunca li Gramsci, mas Olavo de Carvalho sim, mesmo afirmando que não.

Wanton
Veterano
# 05/dez/23 11:21
· votar

Pedro_Borges
Olavo de Carvalho sim, mesmo afirmando que não

Não disse que você leu livros dele, disse que você repete os discursos de pessoas que consomem conteúdo do finado. Quem transformou Gramsci em um bicho-papão para idiotas crescidos foi o Olavo.

Skider
Veterano
# 05/dez/23 11:45
· votar

Wanton
Brasileiro não é conservador
Quando se apega ao pouco que sabe, é porque é prudente.
O principal traço do conservadorismo é a prudência

Skider
Veterano
# 05/dez/23 11:52
· votar

Talvez o problema esteja no que o Walton entende por conservadorismo, no Brasil.

O que popularmente é o conservadorismo brasileiro está fortemente ligado a aspectos morais/religiosos. O brasileiro é conservador pra caralho.

Wanton
Veterano
# 05/dez/23 11:55
· votar

Skider

Vocês não estão lendo o argumento utilizado.

Primeiro, a contradição que você apontou não faz sentido. Eu dizia que o brasileiro não é conservador no sentido que as pessoas têm usado hoje em dia. Essa acepção de conservadorismo não tem nada a ver com prudência.

Segundo, você fala que o brasileiro é muito religioso, mas ignora o sincretismo. Em outros países pobres, a adesão à religião é muito mais rígida. No Brasil, a adesão é frouxa. É muito mais pelo acolhimento social do que pelo dogma.

Skider
Veterano
# 05/dez/23 12:08 · Editado por: Skider
· votar

Wanton
religioso, mas ignora o sincretismo.

É porque não vejo contradição aí.

O que a história nos mostra é que ao longo do tempo uma religião vai evoluir seus ritos e dogmas enquanto ela avança sob diferentes culturas. Porém, os aspectos morais parecem ser menos flexíveis.

Para o neopentecostal ou católico, tudo bem pular 7 ondas e vestir cueca amarela na virada do ano. Mas a questão do aborto é mais custosa.

makumbator
Moderador
# 05/dez/23 12:12 · Editado por: makumbator
· votar

Wanton

O fato de existir sincretismo não invalida o conservadorismo do povo. Afinal, conservadorismo significa prudência em mudanças, mas não a inexistência delas. Depois que uma mudança é 'aprovada" pelo povo, ela pode fazer parte dos itens a serem mantidos, conservados. Não concorda?

Já disse: compare com populações pobres de outros países. O brasileiro é mais aberto a mudanças.

Eu concordo. Se a gente for comparar com sociedades mais rígidas podemos ver que o brasileiro é mesmo mais aberto a mudar, mas isso não o torna progressista e pronto para aceitar qualquer alteração cultural apresentada. Vc quer estabelecer os extremos das posições? Só se pode ser conservador se não mudar nada, e só ser progressista se estiver aberto a mudar absolutamente tudo?

Delson
Veterano
# 05/dez/23 12:44
· votar

Wanton
Inclusive a tua.

Confesso que eu voltei e reli minhas mensagens pra saber quando eu postei alguma coisa nesse tópico que fosse generalizadora.

Wanton
Veterano
# 05/dez/23 12:57
· votar

makumbator
Afinal, conservadorismo significa prudência em mudanças

Não esse conservadorismo contemporâneo. Esse não é nada prudente. Há pelo menos duas acepções em debate no tópico: 1) o conservadorismo raiz, da erudição e da prudência, e 2) o conservadorismo atual, da ignorância e do medo.

mas isso não o torna progressista

Só que eu não usei essa palavra em momento algum desse tópico. Se o conceito de conservadorismo tem pelo menos duas acepções, o de progressismo é ainda mais vago.

Skider
Para o neopentecostal ou católico, tudo bem pular 7 ondas e vestir cueca amarela na virada do ano. Mas a questão do aborto é mais custosa.

Mas nem eu tenho posição fechada sobre o aborto! O povo não tem condições de formar posição sobre uma questão ética e de saúde pública tão complexa quanto essa. Aborto não é um bom balizador do que é ou deixa de ser conservadorismo.

Skider
Veterano
# 05/dez/23 13:16
· votar

Wanton

Aborto não é um bom balizador do que é ou deixa de ser conservadorismo.
Mas eu não disse que o aborto é um balizador. Eu disse que os aspectos morais parecem ser menos flexíveis. Substitua o aborto por qualquer outro tema com apelo moral. Isso aqui é conservadorismo.

makumbator
Moderador
# 05/dez/23 13:22
· votar

Wanton

O povo ter ou não condições de ter opinião sobre aborto não vai impedir esse mesmo povo de ter suas opiniões sobre o assunto.

Vc não pode esperar que uma massa de pessoas realmente resolva se abster de opinar em algo tão seminal quanto aborto.

qew
Veterano
# 05/dez/23 13:39
· votar

alguém por aí que é mais viajado poderia me contar, a titulo de curiosidade, se pelo mundo também existem católicos que maldizem o papa?

que mandam uns "você não me representa", "papa vermelho", "comunista traidor", etc? ou se é só aqui?

ps: é uma duvida séria

Black Fire
Gato OT 2011
# 05/dez/23 13:58
· votar

qew
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sedevacantismo

makumbator
Moderador
# 05/dez/23 13:59 · Editado por: makumbator
· votar

qew

Nos EUA eu sei que tem uma parcela assim. Mas os católicos lá são tão minoria que nem aparecem muito.

Na época do papa ex-juventude Hitlerista eu vi esse sentimento aparecer mais na internet. Mas sempre houve a ala que reclamava da riqueza do Vaticano e um pouco mais recente acusando papas de acobertarem pedofilia (o que eles realmente fizeram).

E tem uma parcela mais progressista aqui no Brasil (ligados à esquerda católica) que desde que eu era criança diziam que o papa não deveria ser considerado pois era muito retrógado (aquele papo de não ter papa mulher, padre mulher, contra casamento gay, etc…)

Black Fire
Gato OT 2011
# 05/dez/23 13:59
· votar

Meu Deus

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Brasileiro não é conservador