Autor |
Mensagem |
Black Fire Gato OT 2011 |
# 28/nov/23 13:19
da construção de uma cosmovisão científica (sim, filhões, é impossível uma cosmovisão sem mito de origem, é por isso que toda civilização tem um).
Enquanto isso ficamos nós aqui, sem saber pra onde ir.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 28/nov/23 13:57
· votar
Black Fire sem saber pra onde ir.
eu sei, e estou bem assim
|
Lelo Mig Membro
|
# 28/nov/23 14:20
· votar
Jonas Kahnwald
Sabe não! Acredita, supõe, espera... é diferente.
|
# 28/nov/23 14:21
· votar
Lelo Mig eu disse que sei para onde ir
|
Lucmac Veterano |
# 28/nov/23 14:41
· votar
Isso nunca vai acontecer. Jamais abandonaremos o mito, porque ele é o motor da fé. E fé é um troço estranho, eu nunca tive e nem é por ser ateu, mas por não ver sentido mesmo.
|
Lucmac Veterano |
# 28/nov/23 14:42
· votar
"abandonaremos" na condição de sociedade, quero dizer.
|
brunohardrocker Veterano |
# 28/nov/23 14:48
· votar
Isso nunca vai acontecer. Jamais abandonaremos o mito
O mais novo membro da extrema direita
|
Lucmac Veterano |
# 28/nov/23 14:52
· votar
brunohardrocker
Risos
Mas falaê, se a gente depositar esperanças na humanidade condicionando isso a um desprendimento completo do sobrenatural para dar direcionamento exclusivo ao que é cientifico...
A ciência não explica absolutamente tudo, afinal. Para todas as outras coisas existe deus.
|
Lucmac Veterano |
# 28/nov/23 14:52
· votar
"existe deus"
Nunca pensei que eu fosse escrever isso.
Mas foi ironicamente.
|
Lelo Mig Membro
|
# 28/nov/23 15:14
· votar
Jonas Kahnwald
"eu disse que sei para onde ir"
Acredita que sabe. Se eu pedir prá me provar não vai conseguir; então...
Mas tudo bem, pouco importa. Abraço!
|
Viciado em Guarana Veterano |
# 28/nov/23 18:54
· votar
Black Fire Ainda...
|
Wanton Veterano |
# 29/nov/23 00:43
· votar
Se não há nenhuma causa incausada, a existência é determinística.
Se há uma causa incausada, ela é Deus e a existência de todo o resto segue determinada.
Se você é capaz de causar sem ser causado, você é Deus.
|
# 29/nov/23 07:57
· votar
Jonas Kahnwald eu sei, e estou bem assim Não sabe.
Viciado em Guarana Ainda... Jamais.
|
Lucmac Veterano |
# 29/nov/23 08:36
· votar
Entendi
|
# 29/nov/23 09:00
· votar
Se não há nenhuma causa incausada, a existência é determinística.
Se há uma causa incausada, ela é Deus e a existência de todo o resto segue determinada.
Se você é capaz de causar sem ser causado, você é Deus.
Parece o livro do Avicena que eu desisti.
|
# 29/nov/23 09:13
· votar
Lelo Mig Black Fire
a não ser que acontecesse um evento sem precedentes e que provasse de maneira categórica e infalível que Deus existe, (como um futuro armagedom seria), realmente nesse sentido não da para afirmar
A minha fé, porém, se baseia em evidências que eu julgo suficientes para sustentá-la... para outros, essas mesmas evidências ou são insuficientes, ou são "ignoradas" em face de evidências no sentido oposto....e tudo bem!
Quando falo que "eu sei" é que estou convicto da minha fé, não cegamente, mas com base em observação e meditação sobre o assunto (não a meditação transcedental)
|
# 29/nov/23 09:17
· votar
Jonas Kahnwald Ah, estou falando do macro.
|
Lucmac Veterano |
# 29/nov/23 09:18
· votar
Jonas Kahnwald
base em observação e meditação sobre o assunto
A fé é peculiar, muito particular, ok. Mas isso não é requisito para ter fé, né?
|
# 29/nov/23 09:21
· votar
Sempre vai haver alguém que prefere Al-Ghazali a Aristóteles, mas não acontece muito.
|
# 29/nov/23 09:34
· votar
Lucmac A fé é peculiar, muito particular, ok. Mas isso não é requisito para ter fé, né?
Então, a definição de fé, segundo a bíblia, é: A fé é a firme confiança de que virá o que se espera,a a demonstração clara* de realidades não vistas. * ou evidência clara
Portanto, enquanto muita gente afirma que para ter fé, basta acreditar, eu discordo! "Fé" deve ser mais forte que uma "crença". Eu posso acreditar que o Goku existe, mas daí para ter fé, eu precisaria de algumas evidências, de algum estudo para isso.
Se fé fosse a mesma coisa que "crendice" não precisariamos da primeira palavra. Mas não, fé é uma palavra que denota uma confiança a mais, uma certeza firme (ainda que nao provada) de algo.
|
El Cid Targaryen Membro Novato |
# 30/nov/23 03:33
· votar
do sallqantay
"a ciência tem mitologia sim. Isaac Newton inventou a gravidade embaixo da macieira e Charles Darwin inventou os dinossauros a partir de sua viagem no Beagle. Tem até mártir no rolê (Marie Curie) e também personalidades cindidas (Watson/Crick)
o problema é que a ciência opera por razão analítica, desmontando o objeto em vários outros. O resultado final é um monte de cientista especializado que não pode dialogar entre si, impedindo a cosmoalucinação de benflô do BF
"
|