Como você visualiza objetos matemáticos abstratos?

    Autor Mensagem
    Insufferable Bear
    Membro
    # 24/nov/23 16:09


    pensando na matemática mais avançada que vocês conhecem
    é algo puramente formal, como na separação de variáveis em EDP, ou possui uma intuição mais geométrica?
    discorram à vontade

    Insufferable Bear
    Membro
    # 24/nov/23 16:10 · Editado por: Insufferable Bear
    · votar


    btw, é uma pergunta muito importante, não pode trollar

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 24/nov/23 16:14
    · votar


    pensando na matemática mais avançada que vocês conhecem
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%A3o_diferencial_parcial

    Só estudei até isso aí, depois abandonei a matemágica e passei aos métodos fistaile.

    possui uma intuição mais geométrica
    Eu acho.

    LeandroP
    Moderador
    # 24/nov/23 16:29
    · votar


    Eu vejo como frutas

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 24/nov/23 16:40
    · votar


    Em verdade eu vos digo. Eu vejo uma incógnita sem raiz conhecida na equação entre receitas e despesas no orçamento da Rússia. Rsrsrs

    Wanton
    Veterano
    # 24/nov/23 16:49
    · votar


    Geométrica, sempre. Já escapei de muita conta só usando gambiarras geométricas.

    Lelo Mig
    Membro
    # 24/nov/23 17:50 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Insufferable Bear

    Sou muito ruim de matemática. Tive dificuldades quando criança e jovem e péssimos professores. Minha cabeça de garoto funcionava de forma diferente, não via lógica alguma em números negativos, frações e etc. Nunca nenhum professor se deu conta de minhas deficiências cognitivas no assunto e fui massacrado, me sentindo burro e sendo aprovado nessa matéria por caridade.

    Meu falecido pai quem sacou como minha cabeça funcionava, voltou ao zero, me ensinou fração com um bolo de fubá e números negativos com dinheiro de banco imobiliário.

    Mas eu era traumatizado, fazia male male uma equação de primeiro grau... se trocasse o X pela letra A eu já não sabia o que fazer.

    Prá você, que é matemático, pode parecer papo de retardado e sim, eu era em matemática.

    Fui aprender e começar a gostar de matemática depois de velho, sentir prazer em entender coisas simples, resolvendo coisas óbvias prá qualquer um.

    Comecei a estudar matemática tudo de novo, desde soma simples, agora com compreensão... faço estudo regular de matemática há alguns anos, prá alguma coisa o Youtube serviu, tem gente que sabe ensinar, que sabe falar com quem não têm uma cabeça matemática.

    Um salve para Ledo Vaccaro, um educador e professor de matemática de verdade, que me ensinou muitas coisas sem que eu o conheça.

    Sei, não respondi sua pergunta. Eu não sei responde-la.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 24/nov/23 20:09
    · votar


    Como você visualiza objetos matemáticos abstratos?

    5 em uma mão, 5 na outra

    :P

    Lucmac
    Veterano
    # 24/nov/23 20:13
    · votar


    Cê tá dizendo como eu visualizo uma integral, por exemplo? Eu visualizo exatamente como a escrevo. Abstraio e chego ao resultado.

    É isso?

    Fidel Castro
    Veterano
    # 24/nov/23 20:24 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    Depende do que é também. Tem coisas que são muito obviamente gráficas na minha cabeça.

    Tem coisas que são menos, porra pega um mapa logístico da vida e você até sabe como é por ser famoso, mas é contraintuitivo graficamente

    Mas todos vejo vetorialmente, se é que faz algum sentido. A precisão de pra onde aponta a soma das forças depende da minha familiaridade

    brunohardrocker
    Veterano
    # 24/nov/23 20:29
    · votar


    Sexta feira a noite, o scrut fazendo perguntas complicadas de matemágica.
    Parece a época em que tinha aulas de calculo na sexta a noite.
    Cabeça não funciona mais. Deixa pra segunda.

    JJJ
    Veterano
    # 24/nov/23 21:45
    · votar


    objetos matemáticos abstratos

    Tipo o quê? Cubo 4D? Números complexos?

    El Cid Targaryen
    Membro Novato
    # 26/nov/23 07:14
    · votar


    do sallqantay

    "parei em cálculo II, com as três dimensões (x, y e z). Tempo é objeto matemático? Pois eu consigo ver os objetos em movimento

    fiz a mudança da minha casa sem usar instrumento de medida, só no olho e por etapas lógica, encaixando tudo em seu tempo

    eu também consigo visualizar geometria esférica, bem útil em alguns mapas que insistem em não usar o modelo superior de terra plana. Geometria hiperbólica eu tenho uma intuição bem leve, mas como não uso na prática, fica somente latente"



    LeandroP
    Moderador
    # 27/nov/23 08:00
    · votar


    Lelo Mig
    prá alguma coisa o Youtube serviu, tem gente que sabe ensinar, que sabe falar com quem não têm uma cabeça matemática.

    Pode crer. Tem umas aulas muito legais. Fui pesquisar algo bobo do ginásio que eu não me lembrava como era (não lembrava por não aprender da forma correta), e fiquei vislumbrado com a aula que eu assisti. Inclusive venho aos poucos fazendo um "pente fino" em vários assuntos a fim de preencher as lacunas vazias ou preenchidas indevidamente.

    qew
    Veterano
    # 28/nov/23 08:25 · Editado por: qew
    · votar


    eu só visualizo intangivel


    uma vez li sobre objetos e suas dimensões

    um objeto de uma dimensão só é capaz de "visualizar" uma dimensão, mesmo que esteja observando um objeto de duas dimensões

    achei a definição otima do pq não conseguimos observar outras dimensões, mesmo que estejamos, neste momento, observando-as

    LeandroP
    Moderador
    # 28/nov/23 08:42
    · votar


    Puxa! Eu trabalho com desenhos em 3D com o AutoCad e o SolidWorks. Pra mim é apenas mais um eixo (x, y, z).

    Insufferable Bear
    Membro
    # 29/nov/23 17:23
    · votar


    Lelo Mig
    e qual é a diferença entre entender e não entender o conceito matemático pra você, quando você voltou a estudar?
    você fica satisfeito ao aprender a aplicar um algoritmo para resolver um problema ou existe algo a mais que você tenta internalizar?

    talvez eu devesse ter perguntado sobre "objetos genéricos". um hipercubo é concreto/específico, uma superfície, um campo vetorial, uma seção cônica, um grupo, um operador elíptico, etc... são abstratos/genéricos

    Lelo Mig
    Membro
    # 29/nov/23 18:11
    · votar


    Insufferable Bear

    "e qual é a diferença entre entender e não entender..."

    Pelo que já li por aqui, dito por você, suponho que você é matemático, é da área. Pelos matemáticos que conheço, posso supor que vou ter muita dificuldade de me fazer entender prá você.

    Conceitos matemáticos não faziam sentido algum. Dois mais dois igual a quatro ou seis vezes dois igual a doze, durante muito tempo em minha vida, eram apenas unidades a serem decoradas. Por mais lógico e racional que a matemática seja, prá mim não tinha lógica alguma.

    É claro que conforme fui crescendo, questões práticas do dia à dia, como pagar um sorvete e receber o troco, dividir um chocolate, tirar as medidas de uma caixa de madeira, foram me mostrando a "matemática na prática".

    Mas, conforme a matemática foi avançando, e nenhum professor me mostrava a "prática" ela ia se desfazendo. Eu não consigo ser abstrato matematicamente, não consigo visualizar um cubo ou triângulo descritos numa fórmula.

    "quando você voltou a estudar?"

    Há alguns anos. Não posso chamar de estudo "de verdade", porque não têm roteiro, nem método, nem disciplina. E não tenho pretensão de resolver incógnitas matemáticas de alto nível (matemática avançada). Muito menos jogar xadrez por telefone sem tabuleiro.

    Mas, queria apenas deixar de ser um imbecil, ser capaz de resolver equações simples, conhecer conceitos simples. Não fazer um cálculo errado por não saber que primeiro se resolve o que esta entre parenteses ou que multiplicações e divisões são feitas primeiro.

    Mano, prá você ter uma ideia do nível de imbecilidade eu era o cara que errava coisas do tipo: 3 + 3 × 3 ÷ 3 + 3 = X

    Eu fico satisfeito em resolver problemas do dia à dia e não errar mais coisas simples como este exemplo acima.

    Calcular o volume de água num reservatório, a área de um terreno irregular, quantos litros de tinta numa pintura, quantos metros de madeira numa aplicação qualquer... etc.

    "um hipercubo é concreto..."

    Hipercubo é aquela porra de tesserato? Quarta dimensão? Têm que imaginar ou conceber matematicamente?

    Tô fora, não tenho a mínima competência. O nível aqui é café com leite mano.

    LeandroP
    Moderador
    # 29/nov/23 19:30
    · votar


    Lelo Mig
    3 + 3 × 3 ÷ 3 + 3 = X

    Tem gente formada que não sabe qual é a metade de dois mais dois
    °,°

    LeandroP
    Moderador
    # 29/nov/23 19:31
    · votar


    Lelo Mig
    Muito menos jogar xadrez por telefone sem tabuleiro.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai arai

    Wanton
    Veterano
    # 24/jan/24 23:28
    · votar


    Enquanto fala, o sr. Bertrand está sempre em ação; ora parece às voltas com algum inimigo externo, ora desenha com um gesto da mão as figuras que estuda. Evidentemente vê, e busca representar: é por isso que recorre ao gesto. Quanto ao sr. Hermite, é exatamente o contrário; seus olhos parecem fugir ao contato do mundo; não é fora, é dentro que procura a visão da verdade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como você visualiza objetos matemáticos abstratos?