Sobre não saber lidar com o vício pandêmico em smartphones

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # 03/ago/23 16:55


    Alguém do seu círculo lhe faz uma pergunta corriqueira, do tipo "que dia é hoje?", e no mesmo momento em que você abre a boca para responder, a pessoa - com os olhos fixos na sua tela - solta um maldito áudio que recebeu, que encobre a sua voz.

    Você está num encontro de amigos, ou uma pessoa conhecida está de carona contigo, e você está dialogando sobre qualquer coisa do mundo real, e no meio da conversa, a pessoa da uma dispersada, e traz a tela a frente dos olhos para ficar folheando stories ou videos curtos de algum raio de rede social.

    A pessoa entra num comércio, o vendedor chega para atender, começa a dar detalhes do produto, enquanto a pessoa continua com o fone de ouvido em uma das orelhas e o smartphone em uma das mãos. A pessoa perde a metade da explicação, pergunta o que o vendedor já lhe informou, até compra o pruduto, vai até o caixa acertar, mas o fone continua na orelha, e o dedo folhando conteúdo, no aparelho ultracompacto, multitarefa.

    Pessoas escutam áudios em 2x. Pessoas usam o celular andando de moto. Pessoas querem o máximo de informação ali, no meio virtual, e relutam a marcar um encontro pessoal.

    Me recordo de quando minha geração utilizava o MSN. O MSN era ótimo. Passava horas conversando com pessoas distantes e muito pouco tempo conversando com pessoas próximas. Porque tinha um detalhe: ele ficava em casa, no nosso desktop. Então tinha uma coerência: você conversava com pessoas distantes enquanto você estava em casa, sozinho, em horários que tornavam isso possível. Para conversar com quem está próximo, você dificilmente recorria ao MSN.

    Hoje as pessoas andam com um MSN na mão, que lhes acompanha 24 horas por dia. As pessoas estão com mais pressa do que interesse. Tem que ser tudo de imediato. Tudo tão acelerado.

    Eu me sinto deslocado desse mundo. Estou velho? Superado? Obsoleto?
    Já era pra mim?

    Wanton
    Veterano
    # 03/ago/23 17:03 · Editado por: Wanton
    · votar


    Por que uma pessoa com o celular em mãos te perguntaria "que dia é hoje"?

    Estou velho? Superado? Obsoleto? Já era pra mim?

    Todo conservador está velho, superado e obsoleto.

    Wanton
    Veterano
    # 03/ago/23 17:12
    · votar


    Falando sério, eu não gosto de celular.

    Às vezes, pego o metrô e vejo o povo todo cabisbaixo, mirando a tela do aparelho. Até entendo, para o trabalhador, aquilo ali é tempo de vida. Melhor ser gasto com aquilo do que desviando o olhar de estranhos. Eu não gosto. Fico encarando as pessoas. Olho uma tatuagem, um tênis, uma cicatriz.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # 03/ago/23 17:38
    · votar


    Eu me sinto deslocado desse mundo. Estou velho? Superado? Obsoleto?
    Já era pra mim?


    Sim.

    makumbator
    Moderador
    # 03/ago/23 17:41
    · votar


    Wanton
    Fico encarando as pessoas. Olho uma tatuagem, um tênis, uma cicatriz.

    Sabe que nos EUA iriam te classificar como um creepie, certo?

    Também não gosto muito de smartphones. E só mantenho zap por causa de trabalho (e pra receber as fake news, é claro).

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 03/ago/23 18:34
    · votar


    brunohardrocker

    Eu me sinto deslocado desse mundo. Estou velho? Superado? Obsoleto?
    Já era pra mim?


    Eu me tornei parte desse vício.

    Pô, aqui no elevador se entrarem cinco pessoas, todas elas ficam curvados no smartphone. Mal dão bom dia, boa noite. Estou me disciplinando para, pelo menos no elevador, manter o aparelho no bolso.

    Lelo Mig
    Membro
    # 03/ago/23 19:06
    · votar


    brunohardrocker

    Um lado bom dessa tecnologia é que, agora que meu filho mora em São Paulo, eu posso falar com ele por vídeo com qualidade e muito barato. Para um pai, ver o rosto, as expressões é bem diferente de apenas falar. É possível fazer uma "leitura" facial e saber se esta realmente bem ou algo o aflige.

    Por outro lado, me incomoda quando vou com ele numa lanchonete, por exemplo, e vejo na mesa ao lado um bando de jovens cada qual com seu smart conversando com alguém que não está com eles. Me dá um constrangimento, uma tristeza.

    Em teoria, sempre há a forma correta de usar a tecnologia e desfrutar de suas vantagens. Na prática, isso nunca acontece. O ser humano é um bicho bem cagado.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 03/ago/23 19:09
    · votar


    Bom, sou professor, que usa o celular dentro da sala... Nesse momento terminei minha aula e estou aguardando os alunos fazerem a tarefa pelo aplicativo do governo, sanando uma dúvida ou outra, e devolvendo as correções.

    Mas não é essa maravilha. Enquanto estou explicando a matéria preciso ficar pedindo direto para eles pararem de olhar o celular.

    Nas minhas turmas ead o uso do celular é fundamental. Quase ninguém da sala estuda com notebook ou computador. Entregam e assistem as aulas sempre pelo celular.

    Wanton
    Veterano
    # 03/ago/23 19:18
    · votar


    makumbator
    Sabe que nos EUA iriam te classificar como um creepie, certo?

    Por aí, mas não é nada sexual. Sou esquisito, não um doente. Também gosto de olhar as telas dos telefones alheios. No ônibus intermunicipal, consigo ver por cima do banco da frente.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 03/ago/23 19:18
    · votar


    O ser humano é um bicho bem cagado.

    O ser humano advém de um macaco que deu errado.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 03/ago/23 19:21
    · votar


    Wanton
    Por aí, mas não é nada sexual.

    Bom se tu é realmente da altura que diz ter, suponho que no metrô dá umas curtidas nos decotes, não?

    Wanton
    Veterano
    # 03/ago/23 19:27 · Editado por: Wanton
    · votar


    Pedro_Borges
    Bom se tu é realmente da altura que diz ter, suponho que no metrô dá umas curtidas nos decotes, não?

    Involuntariamente. A meta é desviar o olhar em menos de 250 milissegundos, questão de ética.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 04/ago/23 01:12
    · votar


    é por isso q eu passo longe do tiktok
    btw to tentando me desviciar dessas porras tambem, é complicado depois q vc se condiciona

    Drinho
    Veterano
    # 04/ago/23 03:33
    · votar


    Eu me sinto deslocado desse mundo. Estou velho? Superado? Obsoleto?
    Já era pra mim?


    Certamente, mas acho que se sentir deslocado do mundo não se resume apenas a questão do celular, tem mais a ver com estar apegado a uma fase da sua vida em que você tinha tempo, disponibilidade, contexto social e ausência de preocupação para viver tudo aquilo com dedicação.

    O celular provavelmente é só um componente que não te envolve de forma emocional como o MSN naquele tempo, muito embora ainda deva ser bem presente na sua vida assim como na de todos aqui.

    brunohardrocker
    Veterano
    # 04/ago/23 09:40
    · votar


    Wanton
    Por que uma pessoa com o celular em mãos te perguntaria "que dia é hoje"?
    A mim foi feita outro tipo de pergunta corriqueira, mas que não lembrei exatamente, então usei o exemplo da data/hora. Porém, não duvido que alguém pergunte data/hora estando com o celular nas mãos, dependendo do estado do vício, já nem percebe esta função.

    Às vezes, pego o metrô e vejo o povo todo cabisbaixo, mirando a tela do aparelho.

    Nestas situações, de preencher o tempo vago, acho compreensível o uso afixado do aparelho. Mas muita gente não está mais diferenciando entre tempo vago, útil, ou mesmo um tempo de lazer que poderia estar atento a outra atividade.

    Lelo Mig
    Membro
    # 04/ago/23 09:56 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Além de tudo que foi citado estas porcarias são feitas para viciar. Existem mecânicas do vício muito conhecidas, como o sistema de recompensa por exemplo, e estas armadilhas são incorporadas intencionalmente nestes produtos.

    Aquelas pesquisas/experimentos comportamentais, de viciar ratos em apertar botões e etc., são feitas pelos homens há pelo menos 100 anos.

    A indústria sempre que possível recorre a estratégia de viciar as pessoas porque isso garante vendas.

    Já têm gente que simplesmente não consegue ficar sem olhar para o smart ao menor ruído que ele faça, que só dorme com ele.

    Já se tornou problema de saúde.

    brunohardrocker
    Veterano
    # 04/ago/23 09:57
    · votar


    Pedro_Borges
    manter o aparelho no bolso.

    Eu mantenho o tempo todo no bolso. E olha que dependo completamente dele para o trabalho. Mas sou disciplinado, neste ponto:

    Mensagem de texto e audio -> respondo depois. Respondo quando a interação que está em corpo presente (que é prioridade) finalizar.

    Está morrendo? É uma emergência? Ligue. -> Eu não deixo o toque no silencioso. Se eu receber a ligação no meio de uma interação em corpo presente, vou pedir licença e atenderei. Se eu não puder atender, deixo em modo avião mesmo.

    Se o cara se deixar tomar por essa "exigência" dos trempo atuais, vai se tornar um robozinho, um completo autômato, vai agravar problemas de stress, ansiedade e chegar num burnout sem perceber de onde veio.

    brunohardrocker
    Veterano
    # 04/ago/23 10:00
    · votar


    Lelo Mig
    Em teoria, sempre há a forma correta de usar a tecnologia e desfrutar de suas vantagens. Na prática, isso nunca acontece. O ser humano é um bicho bem cagado.

    Exato.

    Já têm gente que simplesmente não consegue ficar sem olhar para o smart ao menor ruído que ele faça, que só dorme com ele.

    Importante desativar todos os alertas e notificações, a não ser os que realmente sejam necessários, como um alarme que te lembra de algo importante, por exemplo.

    brunohardrocker
    Veterano
    # 04/ago/23 10:04
    · votar


    Vivemos numa pandemia de DDA?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre não saber lidar com o vício pandêmico em smartphones