À direita e à esquerda - qual espectro usar

    Autor Mensagem
    Pedro_Borges
    Veterano
    # 15/abr/23 12:37 · Editado por: Pedro_Borges


    Não, não é regra de gramática e nem ideologia política. É espectro visual mesmo. Pessoal, seguinte. Eu sempre tive dificuldade em identificar quem está à direita e à esquerda em uma imagem tela ou mesma presencialmente. Sou fotógrafo e durante muitos anos trabalhei com isso, amadoristicamente, por hobby, mas tenho formação técnica no assunto, mas nunca fiz as pazes com as referencias. Quando dizem, principalmente nos rodapés de fotos de jornais, revistas, sites que o fulano tal (à esquerda) e sicrano tal (à direita) eu fico sem saber quem é quem. Aí eu pergunto esse espectro é em relação a mim e, portanto, à minha direita, ou em relação à tela, papel, às pessoas que estão na minha frente e, portanto à esquerda? Minha filha, que faz arquitetura me disse que a referencia sou eu e, portanto, quem está à direita é quem está a minha direita e à esquerda na tela. Por outro lado, vem outra confusão. Por que então diz-se que nossa escrita é "da direita para a esquerda"? Neste caso a referência é o papel. Aqui é terra de sábios e tem gente que é profissional da ilustração (Lelo), me desenduveçam me mostrando a explicitude disso tudo, por favor.

    Wanton
    Veterano
    # 15/abr/23 12:44 · Editado por: Wanton
    · votar


    Pedro_Borges No exemplo das crianças se afogando no lago, a pessoa que se dá o direito Dá bug no cérebro, mesmo. Mas o referencial é você. Agora, e se você for em um show e combinar de se encontrar com alguém à esquerda do palco? Complica, né? Porque pressupomos que o palco está de frente para o público. No caso da foto, a ambiguidade é eliminada com um experimento simples. Imagine que algumas pessoas fotografadas estão de frente para a foto e outras estão de costas. Como é que você as situaria, nesse caso?

    Lelo Mig
    Membro
    # 15/abr/23 13:48 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Pedro_Borges Via de regra, em todas às áreas que conheço, é à direita do espectador. É sempre na perspectiva (e na ação) do observador ou agente. "dobre à direita" ou "olhe a direita" ou "à direita" é a mesma coisa. A não ser, que por uma necessidade específica, seja "à direita ou esquerda" de uma determinada referência. Porém, nesse caso, é necessário citar a referência. "Por que então diz-se que nossa escrita é "da direita para a esquerda"?" Você está equivocado quanto a isso, a Língua Portuguesa é escrita e lida da esquerda para a direita e de cima para baixo. O árabe, o hebraico, o persa e etc. é que são sistemas de escrita da direita para a esquerda. Talvez aqui esteja a origem do seu problema em confundir. Decore que "a língua portuguesa" se escreve e se lê da esquerda para a direita e seus "pobrema acabaram-se"!

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 15/abr/23 14:19 · Editado por: ProgVacas
    · votar


    Pedro_Borges Quando dizem, principalmente nos rodapés de fotos de jornais, revistas, sites que o fulano tal (à esquerda) e sicrano tal (à direita) eu fico sem saber quem é quem. Aí eu pergunto esse espectro é em relação a mim e, portanto, à minha direita, ou em relação à tela, papel, às pessoas que estão na minha frente e, portanto à esquerda? Sempre será em relação a você, pois a legenda é direcionada ao leitor. Se quem produz a legenda quer se referir a quem está na foto, por exemplo, ele deve deixar explícito. Assim: "À direita de fulano, ciclano está sentado sobre uma pedra". Agora, se a ideia é se comunicar com o leitor, na legenda a imperatividade da frase deverá ser clara: "Da esquerda para a direita: Márcio, João e Luiz". Nesse caso você deverá entender que é da sua perspectiva. Por que então diz-se que nossa escrita é "da direita para a esquerda"? Neste caso a referência é o papel. Não. Diz-se que a nossa escrita é da esquerda para a direita. Onde se diz isso está errado se relacionando às escritas greco-romanas, como a nossa. Afinal você sabe muito bem qual o sentido da sua escrita (basta ver as letrinhas deslizando aí na sua tela enquanto escreve), que suas palavras e frases partem da esquerda rumo à direita. As escritas que estão relacionadas como a que você descreveu erroneamente se referindo à nossa são de origem árabe, hebraica etc. Pode ler mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_da_direita_para_a_esquerda. Existe até nome técnico para isso.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 15/abr/23 15:16
    · votar


    Lelo Mig Decore que "a língua portuguesa" se escreve e se lê da esquerda para a direita e seus "pobrema acabaram-se"! Acho que você matou a questão. Era esse o equívoco. Close topic.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a À direita e à esquerda - qual espectro usar