À direita e à esquerda - qual espectro usar

    Autor Mensagem
    Pedro_Borges
    Veterano
    # 15/abr/23 12:37 · Editado por: Pedro_Borges


    Não, não é regra de gramática e nem ideologia política. É espectro visual mesmo. Pessoal, seguinte. Eu sempre tive dificuldade em identificar quem está à direita e à esquerda em uma imagem tela ou mesma presencialmente. Sou fotógrafo e durante muitos anos trabalhei com isso, amadoristicamente, por hobby, mas tenho formação técnica no assunto, mas nunca fiz as pazes com as referencias. Quando dizem, principalmente nos rodapés de fotos de jornais, revistas, sites que o fulano tal (à esquerda) e sicrano tal (à direita) eu fico sem saber quem é quem. Aí eu pergunto esse espectro é em relação a mim e, portanto, à minha direita, ou em relação à tela, papel, às pessoas que estão na minha frente e, portanto à esquerda? Minha filha, que faz arquitetura me disse que a referencia sou eu e, portanto, quem está à direita é quem está a minha direita e à esquerda na tela. Por outro lado, vem outra confusão. Por que então diz-se que nossa escrita é "da direita para a esquerda"? Neste caso a referência é o papel. Aqui é terra de sábios e tem gente que é profissional da ilustração (Lelo), me desenduveçam me mostrando a explicitude disso tudo, por favor.

    Wanton
    Veterano
    # 15/abr/23 12:44 · Editado por: Wanton
    · votar


    Pedro_Borges No exemplo das crianças se afogando no lago, a pessoa que se dá o direito Dá bug no cérebro, mesmo. Mas o referencial é você. Agora, e se você for em um show e combinar de se encontrar com alguém à esquerda do palco? Complica, né? Porque pressupomos que o palco está de frente para o público. No caso da foto, a ambiguidade é eliminada com um experimento simples. Imagine que algumas pessoas fotografadas estão de frente para a foto e outras estão de costas. Como é que você as situaria, nesse caso?

    Lelo Mig
    Membro
    # 15/abr/23 13:48 · Editado por: Lelo Mig
    · votar