Autor |
Mensagem |
makumbator Moderador
|
# 15/abr/23 15:36 · Editado por: makumbator
· votar
Lelo Mig
Ou ao bêbado, que te tornou um menino problemático pelo trauma. Trollar é uma forma de chamar à atenção... carência.
Hahah! Pode ser! Aliás, eu não sabia nadar pois quando era mais novo meus pais me levaram para aulas de natação (ainda em Brasília) e eu chorei para cacete e me tiraram depois de 1 dia. Aí após o episódio do afogamento (que foi em São Luís) eu aprendi a nadar e passei boa parte da infância nadando na mesma piscina em que me afoguei (nesse ponto eu não tive trauma).
|
Lelo Mig Membro
|
# 15/abr/23 15:49 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
Como já disse aqui, eu nasci e cresci em Interlagos. Interlagos fica entre duas represas enormes a Guarapiranga e a Billings (daí o nome).
Minha infância, em plena São Paulo, naquela época era mais interior que garoto do interior hoje. Aprendi a nadar lá, na base do empurrão da molecada e foda-se, se vira. As represas eram limpas e tinham peixes naquela época; pescar e nadar eram atividades diárias nossa, prá desespero de nossas mães. Morria um moleque por semana naquela merda. Tive um monte de "coleguinhas" que morreram afogados. A represa é muito perigosa, mesmo sabendo nadar.
Além de que, quem não sabia nadar perdia a oportunidade de nadar até o outro lado, se embrenhar no mato, e ficar vendo as inglesas e alemãs, filhas e netas dos Engenheiros que construíram as represas, nadando nuas.
Caraio, nessas horas que vejo que estou velho prá caralho... takipariu.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 15/abr/23 15:54
· votar
Wanton
O que é utilitarismo, e pq vc parece não gostar dessa linha de pensamento?
|
makumbator Moderador
|
# 15/abr/23 15:57
· votar
Lelo Mig
É, ainda é super comum morrer gente nadando em represa. Lá em São Luís eu ficava vendo os moleques que gostavam de pular de uma ponte pra nadar no rio que desembocava no mar (Rio Bacanga). Era uma parte em que era difícil saber se ainda era rio ou o mar.
O bizarro é que os moleques pulavam de muito alto pra bater na água lá embaixo. De vez em quando morria um afogado ou por bater no fundo.
|
Wanton Veterano |
# 15/abr/23 16:02 · Editado por: Wanton
· votar
Jonas Kahnwald
O que é utilitarismo, e pq vc parece não gostar dessa linha de pensamento?
Nenhuma vertente da ética me encanta, tanto é que não é dos meus assuntos favoritos. O utilitarismo é uma vertente que sugere que deveríamos calcular as escolhas que causam menos dor (ou propiciam mais prazer), que salvam mais vidas, essas coisas...
O utilitarismo patina na seguinte proposição: é correto matar um indivíduo saudável para doar seus órgãos, propiciando transplantes que salvarão várias vidas? Para o utilitarismo, é correto. Você estaria trocando uma vida por várias outras.
|
Wanton Veterano |
# 16/abr/23 14:57 · Editado por: Wanton
· votar
O cara organizou o argumento em forma de premissas e conclusão. É assim que textos filosóficos devem ser lidos. Segue o esquema:
P1) Se temos o poder de prevenir que coisas muito ruins ocorram sem sacrificar nada moralmente relevante, nós temos o dever moral de fazê-lo.
P2) Fome, doenças e outras fontes de sofrimento, incapacitação e morte são coisas muito ruins.
P3) Os luxos em que gastamos dinheiro não são moralmente relevantes.
P4) Ao doar dinheiro para instituições de caridade, como a Oxfam, nós podemos prevenir: fome, doenças e outras fontes de sofrimento, incapacitação e morte (a.k.a coisas muito ruins).
C1) Assim, nós temos a obrigação moral de doar todo o dinheiro que gastaríamos com luxos (coisas moralmente irrelevantes), para instituições de caridade (prevenir coisas muito ruins).
E, para quem quiser ver o vídeo inteiro:
|
makumbator Moderador
|
# 16/abr/23 15:44 · Editado por: makumbator
· votar
Wanton
Elon Musk está fazendo a parte dele ao ajudar o mundo a se livrar dos carros bebedores de petróleo e saneando o Twitter dos nazistas e lacradores (e ainda preparando a nova morada humana em Marte).
|
Wanton Veterano |
# 16/abr/23 16:04
· votar
makumbator
Elon Musk está fazendo a parte dele
Gasta com luxo e frivolidades, então, não está fazendo a parte dele (segundo o argumento do Singer). Qualquer um que leve uma vida de luxo prefere manter seus Bugattis intactos a salvar crianças de um atropelamento ferroviário fatal.
Funciona melhor com a metáfora do lago. Se cada um de nós pode resgatar uma criança no lago e deixa de fazer para não enlamear as calças, Musk tem um iate com capacidade para salvar todas as crianças do lago, mas não as salva para não sujar o convés.
|
makumbator Moderador
|
# 16/abr/23 16:54
· votar
Wanton
Gasta com luxo e frivolidades
Na verdade não. Ao que parece ele vive de maneira até frugal para os padrões de bilionário (o mesmo pode ser dito do Mark Zuckerberg e Warren Buffet). Não lembra da ex do Musk reclamando que ele não queria nem trocar colchão da cama pra não gastar? Warren Buffet então vive igual velhinho aposentado. Tenho certeza que tem muito milionário que vive de maneira mais luxuosa que esses 3.
|
Wanton Veterano |
# 16/abr/23 17:44 · Editado por: Wanton
· votar
makumbator
Na verdade não.
Elon Musk vacationed on a superyacht off the coast of Greece. Here's a closer look at the luxurious boat, which rents for over $7,000 per day.
7k dólares é mais do que 80% dos trabalhadores brasileiros ganham por ano! Ele gasta isso para passar o dia boiando no meio do mar, com a pança de fora, bebendo um whisky que deve ser grátis, né? No argumento do Singer, pedir uma pizza já é considerado um luxo. E quanto ao jatinho de 350 milhões de reais?
Take a look inside Elon Musk's $70 million private jet, which he says is the only exception to his disdain of luxuries like yachts and vacations
|
makumbator Moderador
|
# 16/abr/23 18:01 · Editado por: makumbator
· votar
Wanton
Pô, mas eu falei para os padrões de bilionário. O jato me pareceu bem normal no nível de executivo. No fim das contas ele economiza tempo e aumenta a segurança ao não usar aviação comum. Vc queria que os caras morassem debaixo da ponte? Nem a gente mora em uma caixa de geladeira.
E acha um luxo extravagante do Warren Buffet aí que eu quero ver.
https://www.investopedia.com/articles/financialcareers/10/buf fett-frugal.asp
|
Wanton Veterano |
# 16/abr/23 18:18 · Editado por: Wanton
· votar
makumbator
Pô, mas eu falei para os padrões de bilionário.
Tanto faz! Estou falando dos critérios utilizados pelo Singer, que foi você quem trouxe para a discussão. Eu tenho uma visão completamente diferente sobre o luxo.
Vc queria que os caras morassem debaixo da ponte?
Eu queria que os bilionários não existissem porque considero essa condição uma aberração para a democracia. Mas acho que as pessoas deveriam ter o direito de ter acesso a recompensas pelos bons serviços prestados, o que inclui alguns luxos.
|
makumbator Moderador
|
# 16/abr/23 18:22
· votar
Wanton
Tanto faz! Estou falando dos critérios utilizados pelo Singer, que foi você quem trouxe para a discussão.
Eu sei! Hahaha! Eu estou aqui pra confundir.
Eu queria que os bilionários não existissem
É bom o Musk se cuidar. A uruca está forte do seu lado!
Mas acho que as pessoas deveriam ter o direito de ter acesso a recompensas pelos bons serviços prestados, o que inclui alguns luxos.
Conte-nos seus pecados nessa área. O que vc considera luxo extravagante mas que está disposto a ter/pagar?
|
makumbator Moderador
|
# 16/abr/23 18:25
· votar
E temos nosso próprio Warren Buffet, o Luiz Barsi (o rei dos dividendos). Tem uma vida simples e frugal apesar da fortuna avaliada em mais de 2 bilhões de reais (obviamente que isso não dá um bilhão de dólares, mas é uma grana violenta mesmo assim).
https://conteudos.bloxs.com.br/luiz-barsi
|
Drinho Veterano |
# 16/abr/23 18:40
· votar
makumbator
Luiz Barsi (o rei dos dividendos)
O Barsi ficou bilionário pelo mesmo motivador que deixou Daniel Fraga milionário, o estado.
Barsi: O estado não é confiável portanto em vez de pagar inss vou fazer uma carteira de ações para minha aposentadoria.
Fraga: O dinheiro estatal não é confiável, portanto vou comprar bitcoins.
Essa é para quem diz que o estado não te tira da merda morder a língua.
|
Wanton Veterano |
# 17/abr/23 16:21
· votar
makumbator
O que vc considera luxo extravagante mas que está disposto a ter/pagar?
|
Pedro_Borges Veterano |
# 17/abr/23 19:08 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Editei. Eu prometi não postar neste tópico. Postei sem perceber qual era. Makumbator, por favor, apague este post.
|