Quando você olha o mapa do Brasil qual seu primeiro foco?

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 17/fev/23 12:29


Pesquisa:
Para qual região você direciona seu primeiro olhar?

Lelo Mig
Membro
# 17/fev/23 12:55 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

Nunca pensei nisso, e não vou fazer o teste agora, porque muito provavelmente estarei influenciado por esta sua questão.

Mas, acho, que deve ser o Centro Oeste; Goiás, Tocantins e Mato Grosso, que estão bem no centro do mapa.

Por que?

Pedro_Borges
Veterano
# 17/fev/23 12:58
· votar


Lelo Mig
Por que?

Depois te conto porque senão eu influencio.

Lelo Mig
Membro
# 17/fev/23 13:01
· votar


"Depois te conto..."

Ok, vou acompanhar, fiquei curioso.

makumbator
Moderador
# 17/fev/23 13:03
· votar


Quando você olha o mapa do Brasil qual seu primeiro foco?


Eu tento ver a minha casa. Nunca consegui.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/fev/23 13:22
· votar


acho que eu olho primeiro pra SP, pq é onde moro
mas difícil responder sinceramente essa questão se vc nunca parou pra reparar nisso antes

Lelo Mig
Membro
# 17/fev/23 13:30 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"Eu tento ver a minha casa. Nunca consegui."

Pois não!

Leatherface House

makumbator
Moderador
# 17/fev/23 13:31
· votar


Lelo Mig
Pois não!

Leatherface House


E isso foi depois da última reforma!

ProgVacas
Membro Novato
# 17/fev/23 14:03
· votar


Quando consulto o mapa já tenho antecipadamente o que quero no pensamento. Não consulto o mapa físico para aleatoriedades, pois o mapa do Brasil, com suas regiões e estados, já está na cabeça.

Lelo Mig
Membro
# 17/fev/23 15:50
· votar


makumbator

"E isso foi depois da última reforma!"

Você "recapeou" mais sofás e abajures?

Insufferable Bear
Membro
# 17/fev/23 15:54
· votar


na bunda e nos peitos

Pedro_Borges
Veterano
# 17/fev/23 16:15
· votar


Insufferable Bear
na bunda e nos peitos

Mas você já disse aqui que é homo e que não gosta da fruta?

makumbator
Moderador
# 17/fev/23 16:22
· votar


Pedro_Borges
Mas você já disse aqui que é homo e que não gosta da fruta?

Bunda só mulher que tem? Não sabia dessa.

Lelo Mig
Você "recapeou" mais sofás e abajures?

E papel de parede também. Cor de carne.

Pedro_Borges
Veterano
# 17/fev/23 16:38
· votar


makumbator
Bunda só mulher que tem? Não sabia dessa.

Ele disse na bunda e nos peitos.

makumbator
Moderador
# 17/fev/23 16:41
· votar


Pedro_Borges

E o peitoral definido dos bofes?

Pedro_Borges
Veterano
# 17/fev/23 17:45 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


makumbator
Mas nesse caso seria no singular "no peito".

Acho que o nosso amigo é Gillette, não?


Brincadeira, tá? Meu caro urso insuportável. Rsrsrs

Wanton
Veterano
# 17/fev/23 18:38
· votar


Olho pro Acre, que parece uma boquinha.

Lelo Mig
Membro
# 17/fev/23 18:42
· votar


Pedro_Borges

Fiz um teste aqui (não aguento curiosidade), foquei inicialmente em Minas Gerais. Mas abri um mapa que a região Sudeste está destacada em laranja, não sei o quanto influiu.

makumbator
Moderador
# 17/fev/23 18:48
· votar


Wanton
Olho pro Acre

Mentira.

brunohardrocker
Veterano
# 17/fev/23 19:57
· votar


Na maioria das vezes puxo a localidade onde estou, para analisar um trajeto.

Pedro_Borges
Veterano
# 17/fev/23 21:41 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig
Ainda não vou dar minha opinião, não, mas gostaria de saber qual é o caminho visual que a imagem conduz. Na fotografia* o fotógrafo tenta estabelecer um caminho visual para conduzir o olhar do expectador. Assim acredito que no mapa político há caminhos visuais. No mapa hidrográfica então, isso fica mais marcante.


*Quero revelar aos colegas que me everedei por duas artes: a fotografia e a música. Na música não consegui ser sequer um músico razoável, porém na fotografia desenvolvi estudos aprofundados e, modéstia à parte, tenho muitas obras belíssimas. Dominei todas as técnicas profissionais, embora nunca tenha atuado profissionalmente. Sou apaixonado por composição fotográfica.

Pedro_Borges
Veterano
# 17/fev/23 22:46
· votar


Lelo Mig
Mas abri um mapa que a região Sudeste está destacada em laranja, não sei o quanto influiu.

Neste caso esse destaque chama a atenção e desvia seu olhar. O ideal é ver uma mapa liso, somente com as marcações políticas. O do Google maps ou do earth.

Lelo Mig
Membro
# 18/fev/23 01:14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"Dominei todas as técnicas profissionais, embora nunca tenha atuado profissionalmente."

Acho que entendo onde quer chegar... mas, cuidado, você pode estar sendo enganado pelo "que acredita ser"... existe uma outra "visão". Explico:

Fui fotografo amador (hoje em dia inativo pois o digital me desinteressou e o analógico ficou inviável durante uma época e acabei abrindo mão). Porém atuei profissionalmente num studio fotográfico por quase 5 anos. Fui assistente de um fotógrafo de publicidade.

Então, a fotografia de publicidade é o oposto da fotografia "livre", foto de observação, aleatória. Numa foto publicitária você já têm o "primeiro foco" definido antes mesmo de pegar a máquina.

Seja uma modelo, um carro, um sabonete, um prato de macarrão ao sugo, ou mesmo uma paisagem, não importa, o "alvo a ser fotografado" já esta lá e pré definido. Seu trabalho vai ser achar a melhor distância, ângulo, iluminação e etc. E mesmo com o controle total das variáveis, as medições , enquadramento, foco, iluminação e etc., você faz uma dezena de fotos para escolher a melhor.

O que quero dizer é que quando uma pessoa recorre à um mapa, geralmente ela o faz para procurar/checar algo... então se ela têm um razoável conhecimento de geografia, seus olhos já irão direto para a região de interesse.

Se não há a busca de um "ponto", se houver uma área de destaque, ela irá chamar sua atenção; este também é um princípio básico e recurso muito usado em artes gráficas e visuais.

Então, o senso estético, o "belo" (que é subjetivo) é o que menos conta, principalmente num mapa. Este último ocorre somente ao observador descompromissado com um "alvo" e que procura o "belo" aleatoriamente.

Wanton
Veterano
# 18/fev/23 02:14
· votar


makumbator
Mentira.

Sim, uma boquinha. A Cabeça-do-Cachorro é um topete. A costa do Nordeste é uma bunda magra empinada. Rio Grande do Sul é um sapatinho de salto alto. Acho que aquele dente no Mato Grosso do Sul é o pênis, tipo de cachorro, sabe? Seria melhor pôr Minas ali.

O pior não é o mapa do Brasil sozinho, o pior é a África chegando encoxando.

Lelo Mig
Membro
# 18/fev/23 03:47 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Engraçado como, assim como procurar figuras em nuvens, nossa imaginação (geralmente a primeira impressão) nos leva a caminhos distintos. Veja só o que sempre vi, desde que me lembro:

- O Acre + Amazonas é a cabeça, perfil, de uma vaca. O Acre é a boca.
- Mato Grosso + Mato Grosso do Sul é uma cabeça de mulher de chapéu, perfil. Mato Grosso do Sul é o pescoço começo do ombro.
- Tocantins + Goiás é a cabeça de um homem com gorro estilo duende.
- Bahia é um Mini Mapa do BR, dentro do mapa do BR.
- Piaui é um estômago.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/fev/23 11:32 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig

Acho que entendo onde quer chegar... mas, cuidado, você pode estar sendo enganado pelo "que acredita ser"... existe uma outra "visão". Explico:

Sim, eu tenho uma hipótese formulada a qual busco confirmação ou negação, mas embora com a parcialidade permitida de quem às formula, estou provido com a humildade científica de aceitar o resultado (explico*).

*Emile Durkhein pregava a neutralidade como pressuposto científico, entretanto outros pensadores (não vem à mente agora), mostravam que a neutralidade por sí já era uma forma de parcialidade. Se o cientista não for movido por um desejo de obter uma resposta, ele sequer tem a motivação, o ânimo de estabelecer a pesquisa. Portanto, a hipótese já é carregada com a indagação propositiva.

O que cabe ao pesquisador é está revestido de humildade para não enviesar os dados e também para aceitar a rejeição da hipótese, se assim for o resultado.

Então, a fotografia de publicidade é o oposto da fotografia "livre", foto de observação, aleatória. Numa foto publicitária você já têm o "primeiro foco" definido antes mesmo de pegar a máquina.

Seja uma modelo, um carro, um sabonete, um prato de macarrão ao sugo, ou mesmo uma paisagem, não importa, o "alvo a ser fotografado" já esta lá e pré definido.

Antes da exposição ser realizada todo fotograma já tem pré-definido seu motivo, seja um retrato, uma paisagem ou mesmo uma panorâmica. A intenção do fotógrafo, em qualquer espécie de fotografia, é chamar a atenção do apreciador para o motivo utilizando-se de técnicas/regras de composição, foco, etc esteja esse apreciador ciente ou não.

Mas enfim, minha intenção é saber se o meu modo de ver está presente no olhar de todos ou apenas um viés meu. Qual meu modo de ver? Não posso dizer por enquanto.

Lelo Mig
Membro
# 18/fev/23 11:59 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"Antes da exposição ser realizada todo fotograma já tem pré-definido seu motivo"

Eu me referi a situações, cotidianas, em que o fotógrafo (meu falecido pai ganhou muitos concursos de fotógrafo amador assim) apenas sai para fotografar, sem um objeto pré definido. Pode ser uma flor, um pássaro, um pôr de sol, um reflexo de lua na água, uma silhueta de árvore... Seu único objeto é "uma bela foto". O motivo é aleatório, vai apenas "aparecer".

Numa foto publicitária, vou citar como exemplo uma foto, que fiz, de pó café sendo coado numa cafeteira Melitta, onde até o tom de verde do fundo da foto tinha de ser dentro de uma referência da escala Pantone.

"enfim, minha intenção é saber se o meu modo de ver está presente no olhar de todos ou apenas um viés meu."

É o exemplo, de novo, de figuras em nuvens. Mas claro, um girassol é um girassol, se o vemos exatamente da mesma forma, aí é outro ponto. Novamente considerando que você fotografa e se refere a fotografia, acho que é seu viés, a forma como você enxerga o mesmo objeto que "eu enxergo".

Mas um mapa? Aí foi um péssimo exemplo... hehehe.

Obs: Não era essa foto, essa é mais recente (e bem pior, o nível de qualidade do material de artes gráficas decaiu absurdamente), mas serve como exemplo.

Nos anos 90 não era tão fácil retoques digitais, então esse fundo verde da embalagem era fotografado, era um fundo real, geralmente utilizávamos fórmica fosca na cor, ou fundo pintado, ou branco e fazíamos a cor com a iluminação.

Melitta

Hoje o fundo é feito no PC e a foto é tão amadora que posso ver o reflexo da spotlight no vidro. Provavelmente o caso, muito comum nos tempos atuais, onde o profissional é "o filho do amigo do meu amigo faz".

Pedro_Borges
Veterano
# 18/fev/23 12:33 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Mas, enfim. Bora opinar sobre o seu foco no mapa do Brasil.

megiddo
Membro
# 18/fev/23 13:53
· votar


Lelo Mig
Que legal essa sua experiência. Sou fã da estética publicitária dos anos 90, tenho algumas dezenas de revistas em casa (de receitas, decoração, etc.) que compro só pelas publicidades (e um pouco pela nostalgia...).

Curto a influência do barroco flamengo e tento reproduzir algumas coisas aqui em casa, por hobby mesmo, mas com câmera digital. A ideia é tentar chegar num chiaroscuro, deixar parecido com pintura mesmo, e já tive alguns resultados interessantes.

Infelizmente, ainda não consigo reproduzir essa estética com as analógicas. :(

Um documentário bem legal sobre o tema é o Stilleben, do Farocki:



JJJ
Veterano
# 18/fev/23 14:01
· votar


Brasília. Por causa do formato retangular, eu acho. Mas isso quando tem as divisões geográficas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando você olha o mapa do Brasil qual seu primeiro foco?