Desregulamentação das profissões: tinha que ser o NOVO!

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 06/jan/23 12:05


PL 3081/22

ProgVacas
Membro Novato
# 06/jan/23 12:38
· votar


Aberração.

Pedro_Borges
Veterano
# 06/jan/23 12:40
· votar


O cara não tinha porra nenhuma de projetos pra apresentar inventou essa.

JJJ
Veterano
# 06/jan/23 12:53
· votar


Eu não saquei qual seria a motivação do cara... Tem algum arremedo de explicação? E por quê essas e não outras?

JJJ
Veterano
# 06/jan/23 12:55
· votar


Tem isso:

"o parlamentar justifica que as profissões e atividades listadas “não oferecem risco à segurança, à saúde, à ordem pública, à incolumidade individual e patrimonial”.

Mas, e daí? A profissão não oferece risco, logo, não precisa de regulamentação??? Que troço raso...

Lelo Mig
Membro
# 06/jan/23 13:02
· votar


Nada ver essa poha.

Típico projeto inútil de deputado que quer ter uma lei idiota qualquer para chamar de sua.

Mas, infelizmente, não é exclusividade do NOVO não, meu caro. Todos os partidos, sem exceção, possuem políticos tentando emplacar alguma Lei idiota em todas as décadas.

E muitas, muitas mesmo, foram aprovadas.

ProgVacas
Membro Novato
# 06/jan/23 13:06 · Editado por: ProgVacas
· votar


Quem de vocês saberia quem é o deputado não fosse esse projeto natimorto?

Pedro_Borges
Veterano
# 06/jan/23 13:11
· votar


JJJ
"o parlamentar justifica que as profissões e atividades listadas “não oferecem risco à segurança, à saúde, à ordem pública, à incolumidade individual e patrimonial”.

Pois é, um projeto de engenharia feito por um leigo não oferece riscos. É pra acabar com o pequi de Goiás!

makumbator
Moderador
# 06/jan/23 13:15
· votar


Pedro_Borges
É pra acabar com o pequi de Goiás!

Mas aí é uma coisa boa!

Insufferable Bear
Membro
# 06/jan/23 13:47
· votar


e os matemágicos? ninguém se importa com a gente?

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 14:35
· votar


Dei uma olhada por cima e achei legal.

Tiago Mitraud manda bem demais. Gosto dele.

Se é errado desregulamentar essas classes por que vocês entendem que essa desregulamentação coloca em risco o país, gestores de estatais não deviam ser regulados? Quantos são administradores formados e com histórico profissional?

Acho mais perigoso um gestor bosta do BB do que um fisioterapeuta

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 14:39
· votar


Olhando algumas aqui, por exemplo de música.

O que ele quer fazer é tirar a obrigatoriedade de você precisar ser da Ordem dos Músicos. Esse é o decreto que ele quer revogar.

Leiam no detalhe antes de falar bobagem. Fiquei mais a favor ainda.

Wanton
Veterano
# 06/jan/23 15:00
· votar


Filippo14
Gosto dele.

Claro que gosta.

Insufferable Bear
Membro
# 06/jan/23 15:25
· votar


Filippo14
me explica o que tem de legal em desregulamentar a profissão de engenheiros e arquitetos

ProgVacas
Membro Novato
# 06/jan/23 15:34
· votar


Vishe se o Fillipo defende a ação, estou curiosíssimo para ver o posicionamento dos outros liberais.

ejames
Membro Novato
# 06/jan/23 15:42
· votar


Filippo14
O que ele quer fazer é tirar a obrigatoriedade de você precisar ser da Ordem dos Músicos. Esse é o decreto que ele quer revogar.

Já não existe essa obrigatoriedade faz tempo.

https://stf.jusbrasil.com.br/noticias/123880040/stf-reafirma-nao-obrig atoriedade-de-inscricao-na-ordem-dos-musicos

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 16:13
· votar


Insufferable Bear

Veja bem, tem que olhar cada uma no detalhe e entender o que se altera. Não abri todas.

Talvez, parte da desregulamentação venha para que se permita que em algumas situações, outras carreiras possam executar algumas atividades.

Exemplo, engenheiro fazer um trab de projeto de arquitetura, ou um design fazer um layout de um projeto arquitetônico. São coisas que acontecem na prática e talvez a regulação trave-as.

Em relação a engenharia e arquitetura pode haver um risco estrutural aos prédios e isso seria complicado. Teria que olhar no detalhe o que muda ou se alguma nova regulação mais branda seria criada depois.

Quanto as outras profissões, existem diversas que não faz sentido ter a obrigatoriedade de uma graduação ou algo nesse sentido, como músicos, corretor de seguros, técnico em administração, leiloeiro, etc.

Muitas dessas profissões envolvem cursos práticos ou experiência adquirida na área e poderiam ter flexibilizações.

Mercado financeiro inteiro é desregulamentado, por exemplo. De médico a engenheiro, diversos profissionais trabalham cuidando das finanças das pessoas.

Área de gestão idem e muitas vezes o resultado é ótimo. Vide a quantidade de engenheiros no mercado financeiro e que na graduação tiveram um total de 0 aulas de finanças.

Olhando aqui, tem regulação para radialista, arquivista, secretário, guia de turismo. Isso acaba forçando uma graduação muitas vezes desnecessária que acaba por fazer o pobre não ter acesso a profissão, ou perder tempo e dinheiro em busca de uma vaga na área. Um protecionismo para o mais rico que tem acesso.

Wanton
Veterano
# 06/jan/23 16:52
· votar


Filippo14
Um protecionismo

Isso! Uma espécie de estabilidade. Quem não ama estabilidade é um mentiroso!

Gosto de vislumbrar um cenário em que as pessoas possam migrar de carreira ao longo da vida, não me entenda mal. Mas tem coisas que o mercado não sabe regular. Se a competição aumenta, o rendimento cai, aí o sujeito tem que trabalhar dobrado (e perde mais tempo tentando achar cliente do que trabalhando), quem tem sangue correndo nas veias trava no burnout.

Fora que tem umas áreas da lista que já enfrentam a concorrência de charlatães sendo regulamentadas, imagine o que vai ser se uma bosta dessas passa!

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 17:06
· votar


Então você acha que é melhor que menos pessoas ganhem salários maiores do que mais pessoas ganhem salários menores?

Lelo Mig
Membro
# 06/jan/23 17:06 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Algumas eu até acho discutíveis, passível de análise. Inclusive a minha formação (Designer Gráfico), agora, a maioria eu acho bastante perigoso possibilitar que cada vez mais profissionais desqualificados entrem no mercado:

Engenheiro
Arquiteto
Fisioterapeuta
Químico
Massagista
Geólogo
Psicólogo
Veterinário
Geógrafo
Técnico em Prótese Dentária
Fonoaudiólogo
Técnico em Radiologia
Nutricionista
Educação Física

Para mano, estas profissões sem qualificação, sem controle, podem gerar graves problemas. Os caras não querem regras, qualquer um pode fazer o que quiser para ganhar dinheiro, foda-se, casa da mãe Joana...

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 17:21
· votar


Lelo Mig

Algumas dessas eu tenho algumas preocupações tambem. Tem que entender o que a medida se propoe.

Não está ai na lista, mas um exemplo:

Advocacia.

Você faz a faculdade e depois precisa passar em um exame de ordem. Por que? Por tras de um discurso de manter a "qualidade da profissão", para mim isso é uma forma de conter o número de advogados e manter principalmente pessoas que vem de faculdades mais "simples" fora do mercado.

Botando o chapéu estatal, se o MEC aprovou aquele curso de determinada faculdade, não tem motivo para ter a OAB, o MEC ja regulou a parada. A OAB poderia ser um extra que mostrasse uma qualidade dos advogados. Mercado financeiro tem muito isso. Tem vários certificados que os bancos exigem ou gostam que os funcionários tenham: CPA-10, CPA-20, CGA, CFA, CAIA, CFP, etc. OAB para mim devia seguir a mesma linha.

Dito isso, tem que entender o que a desregulamentação fará. Se for algo nessa linha, ótimo, se não, tem que olhar mais no detalhe, tentar entender as dores da sociedade em relação a isso e ver se isso de fato resolve/ameniza essas dores.

Black Fire
Gato OT 2011
# 06/jan/23 17:37
· votar


Pura ideologia sem sentido, como tudo o que o Novo propõe. Só os bruno da vida pra votar nisso aí ainda.

Lelo Mig
Membro
# 06/jan/23 17:47 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Filippo14

Cara, veja bem, não estou questionando o liberalismo como um todo, mas um viés, vou tentar me explicar:

Por exemplo, tá cheio de formado em Direito bosta, que não passa na prova da OAB nem fudendo. Não vou entrar no mérito de certo ou errado, mas demonstra estatística e claramente, expõe o batalhão de gente mal formada.

Cara, as empresas hoje exigem faculdade até para limpar banheiro. Não é a certificação ou a OAB que é elitista, é justamente o contrário. Essas exigências foram feitas prá que mais e mais pessoas façam faculdade, paguem por um ensino bosta, porque senão não conseguem emprego.

Existe uma outra ótica mano. Nos anos 70 um bom torneiro mecânico ganhava por volta de uns 3,5 K (em dinheiro atual) numa metalúrgica. Hoje um cara só com curso de torneiro não consegue emprego nem na mecânica da esquina. A equação é simples, não vê quem não quer, aumentam-se as exigências, barra-se o emprego, para poder pagar menos.

Não vejo este tipo de deputado questionando ou fazendo leis que exijam uma melhora na qualidade de ensino, das escolas, da educação como um todo. Muito pelo contrário, um monte deve ser dono de escolas, propagando mais e mais escolas, formando um monte de profissional bosta e jogando na conta da "livre concorrência e meritocracia" a solução mágica que irá regularizar/equalizar, separar o joio do trigo.

Existe uma puta inversão de valores com relação ao mercado de trabalho mano.

Filippo14
Veterano
# 06/jan/23 18:06
· votar


Lelo Mig

Sim, faculdade virou commoditie mesmo, todo mundo tem que ter, senão está lascado. 40 anos atrás era diferencial, hoje é o mínimo. Daqui a pouco programação será assim. Hoje ainda é diferenciação.

Mas assim, uma OAB da vida trava a pessoa. Bom ou mal profissional, ela precisaria trabalhar, criar a certificação faz ela ficar fora do mercado de trabalho, mesmo tendo graduação.

Assim, discordo da sua frase "aumentam-se as exigências para poder pagar menos.".

É oferta e demanda. Muita gente com faculdade (excesso de oferta) e o mercado de trabalho não cresceu na mesma velocidade (demanda por profissionais), logo o preço (salário) cai ou apenas os melhores ou mais bem capacitados ou ainda os com currículos mais atrativos são contratados.

Aquela festa do FIES no final das contas agregou pouco em muitas situações. Não em todas, tem quem com a ajuda do FIES mudou de vida. Quero dizer só que aquela ideia de todo mundo ter faculdade não gerou um efeito na renda tão perceptível. Pobreza diminuiu e esse pode ser um dos fatores, mas não me parece o mais relevante.

Uma curiosidade, se puder, veja os links abaixo:

Link 1

Link 2

Link 3

Produtividade do brasileiro está estagnada nos últimos 40 anos. O crescimento do PIB das últimas décadas é um resultado muito maior do aumento demográfico do que da maior produtividade das pessoas.

Isso é insano, em 40 anos o brasileiro ganhou diversos anos de escolaridade média e houve um aumento espantoso na tecnologia, contudo a nossa produtividade andou de lado. Ou seja, nenhum desses fatores foram capazes de aumentar a produtividade das pessoas, e consequentemente sua renda.

Portanto, é de se esperar que um aumento populacional e um aumento da graduação gere um excesso de oferta. Alto desemprego é prova disso. Problema que isso é estrutural e não conjuntural da pandemia ou devido a algum governo especifico. Problemático

Drinho
Veterano
# 06/jan/23 19:44 · Editado por: Drinho
· votar


Tem umas que dá, tranquilo…
Umas que não…

De qualquer forma só a intenção já é mais producente do que qualquer coisa praticada por burocratas até hoje…

makumbator
Moderador
# 06/jan/23 19:50
· votar


Drinho
Tem umas que dá, tranquilo…
Umas que não…


Concordo totalmente.

JJJ
Veterano
# 06/jan/23 21:27
· votar


ANCAPs adoram uma desregulamentação, independente do que seja e das consequências que possam advir.

Faz sentido.

Pra eles.

brunohardrocker
Veterano
# 06/jan/23 21:40
· votar


Tem umas que dá, tranquilo…
Umas que não…


(2)

Não sei se o PL fala sobre dipoma, sobre atividades específicas, sei lá, terei que ler o PL para conferir.

Enfim, o projeto é natimorto. Acho que não vale a pena o esforço.

Geralmente profissões que não exigem ou não é viável exigir especialização, já existem e estão ali, no meio da lista.

Se bem que tenho algumas sugestões de desregulamentações profissionais que só existem na base de muita burocracia.

Pedro_Borges
Veterano
# 06/jan/23 23:29 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Tem umas que dá, tranquilo…
Umas que não…


(3)

É, tem umas que são Flamengo, já outras são Fluminense. Acontece!

brunohardrocker
Veterano
# 07/jan/23 14:00
· votar


A redação da matéria também é bem duvidosa. Ataca o projeto sem descrever o projeto. Teria que averiguar qual é o viés ideológico do colunista.

Projeto de lei na Câmara Federal quer revogação de leis e decretos que regulamentam diversas atividades, pode colocar fim ao diploma e a formação acadêmica

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desregulamentação das profissões: tinha que ser o NOVO!