Sobre o Bairro do Limoeiro

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 09/nov/22 14:29


    Então, porque as crianças sempre estão em lugares com grama nos gibis da Turma da Mônica? Inclusive entre uma casa e outra, é tudo grama. Seria o Bairro do Limoeiro uma invasão sem ruas?

    brunohardrocker
    Veterano
    # 09/nov/22 14:42
    · votar


    Sempre achei tudo bastante americanizado.
    Cidade jardim, suburbio, arquitetura, cerquinhas te tabuas em pé.
    Deve ser questão de aceitação do publico, ainda nos anos 90.

    Wanton
    Veterano
    # 09/nov/22 14:55
    · votar


    Black Fire
    Então, porque as crianças sempre estão em lugares com grama nos gibis da Turma da Mônica?

    Dá menos trabalho para desenhar.

    makumbator
    Moderador
    # 09/nov/22 15:05
    · votar


    Com certeza é mais simples de desenhar. Sem contar que isso deixa o ambiente mais atemporal, uma vez que não se vê mais marcadores de urbanização. Outro detalhe é que a origem da turma da Mônica é bem antiga, e até o nome do bairro era diferente no início:

    https://monica.fandom.com/pt-br/wiki/Bairro_do_Limoeiro

    Lelo Mig
    Membro
    # 09/nov/22 15:35 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    É preciso lembrar que Maurício de Souza têm quase 90 anos, ou seja:

    1- Ele é de Santa Isabe/Mogi das Cruzes (Região Metropolitana de São Paulo) que quando ele era criança era só mato, mais interior que qualquer cidade de interior hoje. Por isso tanto pé de fruta e riachinho nas histórias dele.

    2- É mais fácil, mais rápido de desenhar e colorir. Também não fica datado, fica mais ficcional, livre de referências conhecidas como um Cristo Redentor ou Torre Eiffel ao fundo.

    3- Olhem tiras da Turma da Mônica anos 60 e verão muito mais detalhes que remetem a "praticidade/simplicidade/rapidez" dos quadrinhos. (pés redondos, sem detalhes, fundos planos coloridos sem nada, etc.)

    4- Vale lembrar que ainda que Maurício seja genial, nunca foi um grande desenhista, apesar de ter melhorado com os anos e isso não ser demérito. Mas, conforme a Turma da Mônica foi fazendo sucesso, desenhistas muito melhores foram assumindo.

    5- Ele competia com as HQs da Disney, que eram um puta sucesso no Brasil nessa época. As tiras da Disney seguem o mesmo padrão (cerquinha de madeira e quintal gramado com churrasqueira sempre foi fetiche de classe média).

    Etc... (poderia citar mais um monte de motivos...)

    Insufferable Bear
    Membro
    # 09/nov/22 15:50
    · votar


    bairro do limoeiro fica na escócia

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 09/nov/22 16:08
    · votar


    Caraca BF, até com isso tu tá encrencando agora?

    Lelo Mig
    Membro
    # 09/nov/22 16:15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Jonas Kahnwald

    " até com isso tu tá encrencando agora?"

    Tá especulando prá mandar pro gabinete do ódio, apontando prá possibilidade de doutrinação do Maurício de Souza comunista.

    Note que além de socialmente tudo nivelado, a protagonista usa vermelho.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 09/nov/22 16:38
    · votar


    Lelo Mig
    1- Ele é de Santa Isabe/Mogi das Cruzes (Região Metropolitana de São Paulo) que quando ele era criança era só mato, mais interior que qualquer cidade de interior hoje. Por isso tanto pé de fruta e riachinho nas histórias dele.

    santa isabel até hj é mato, mogi é um mato civilizado (aka asfaltado no caminho pro centro e pra praia), falo com tranquilidade

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 18/mar/24 15:39
    · votar


    Então, depois de muito andar pelo mundo no Google Street View, cheguei a conclusão de que o bairro do Limoeiro fica em Lesoto. O país todo é assim.

    makumbator
    Moderador
    # 18/mar/24 15:54
    · votar


    Black Fire

    Isso está mais pra Chico Bento.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 18/mar/24 16:51
    · votar


    makumbator
    Por incrível que pareça, é a capital do país.

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/mar/24 18:46 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Por incrível que pareça é a capital do Brasil.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 18/mar/24 22:42
    · votar


    Lelo Mig
    Mas isso é uma quebrada que tem em qualquer lugar da América Latina a rodo. As ruas de Lesoto são muito mais peculiares, não existe lugar parecido. Pelo menos não onde o Google mapeou.

    Lelo Mig
    Membro
    # 19/mar/24 00:24 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Black Fire

    Mano, Lesoto é muito pobre, incrustrada na África do Sul, mais da metade da população trabalha e depende da economia da África do Sul.

    Mas, se você procurar por Maseru, capital de Lesoto, vai ver que é uma cidade até que ajeitadinha.

    Bizarro mesmo, prá mim, é a India. Tá aí um País que não tenho a menor vontade de conhecer. Se oferecerem prá ir de graça, periga eu recusar.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 19/mar/24 11:28
    · votar


    Lelo Mig
    Essa foto que eu postei é de Maseru, fora do centro, a cidade toda é basicamente assim.
    Lesoto me intriga muito, mesmo nas quebradas, as casas são de alvenaria e não são amontoadas, é muito diferente de outros países pobres da África, como a Nigéria, que parece basicamente um cenário pós apocalípitco com esgoto a céu aberto: Kano (norte do país), Lagos (litoral).


    Bizarro mesmo, prá mim, é a India
    Perto da Nigéria, a Índia é um exemplo de saneamento básico.

    Wanton
    Veterano
    # 19/mar/24 12:21
    · votar


    Black Fire
    Perto da Nigéria, a Índia é um exemplo de saneamento básico.

    E Bangladesh?

    Lelo Mig
    Membro
    # 19/mar/24 13:01 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Black Fire

    Cara, eu tenho problema sério com a Índia, que vai muito além da falta de saneamento.

    Mas nem vale dissertar aqui porque é praticamente impossível explicar num texto de fórum sem que alguém confunda com racismo, xenofobia ou algum preconceito qualquer.

    Melhor deixar quieto...

    makumbator
    Moderador
    # 19/mar/24 17:52
    · votar


    Wanton
    Bangladesh

    Pior que a Índia. É uma versão mais pobre e com menos gênios da matemática por metro quadrado.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 20/mar/24 09:05
    · votar


    Wanton
    E Bangladesh?

    Não é muito diferente da Índia. Continua sendo um paraíso do saneamento básico perto da Nigéria.

    Vocês não tão entendendo o que é a Nigéria:

    Abuja

    Owerri

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/mar/24 12:11
    · votar


    Black Fire

    "Vocês não tão entendendo o que é a Nigéria:"

    Sinceramente, não acho diferente de nenhuma favela no Brasil (com a diferença que no Brasil se resume, basicamente, às favelas) e acho bem "menos pior" que isso:

    Índia

    Rio Ganges

    Cara na Índia não é questão só de miséria, os caras têm uma espécie de "culto ao lixo".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o Bairro do Limoeiro