vocês já fizeram álcool caseiro? *usado em bebida

    Autor Mensagem
    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # 06/set/22 01:48


    vontade de fazer uns moonshine aqui, mas moonshine parece dar mais trabalho, e requer um aparato mais complexo.
    lembro de ter lido um relato em algum lugar obscuro da internet um maluco fazendo álcool em casa, e ele usava apenas água, açúcar, fermento e um recipiente com tampa. quais as chances de dar ruim? vocês já pensaram em fermentar/destilar vossas bebidas em casa?

    Lelo Mig
    Membro
    # 06/set/22 02:14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    kafka à beira-mar

    Cara, nunca fiz, mas sei que têm uns destilados (fermentados também) que são "simples" se quiser fazer de maneira tosca... os caras fazem na cadeia, então creio que seja bem básicão. (cachaça de batata, uísque de milho, vodka de maconha, e por aí vai...)

    Só que isso aí é de maneira bem roots... têm que desprezar essa coisa de gourmetização, porque aí começa os: "não pode isso", "não pode aquilo", "têm que ser a 109,42 graus célsius com pressão atmosférica X", "têm que usar pipeta de cristal da Indonésia"... e um monte de viadagens.

    Eu nunca fiz mas tenho vontade de fazer no "penitenciária style"... roots. Na linha moonshine mesmo... só que têm que ser o Moonshine raíz, com risco de morte por envenenamento ou câncer de fígado.

    Esse Moonshine modinha de hoje em dia é coisa de viado.

    O InsuferableBear manja dos paranauê, mas acho que ele é linha gourmezão... tipo gasta mil reais prá fazer 1 litro de cerveja. (e fica uma bosta pior que as "Itaipava" do buteco...kkk)

    JJJ
    Veterano
    # 06/set/22 07:30
    · votar


    risco de morte por envenenamento

    Eu não lembro mais nada dos tais "met", "et", "prop", "but" lá do tempo da decoreba pro vestibular, mas acho que, dependendo do tipo de álcool que resultar do processo, pode dar merda.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 06/set/22 08:20
    · votar


    JJJ

    Qualquer outro álcool pode dar merda, mas álcool de fermentaçao ou destilação é sempre etanol.

    Metanol se obtém por outro meio, que é perigoso por causar câncer, em longa exposição, e cegueira, quase que imediatamente. Por essa razão foi proibido nos postos, lá para o fim dos anos 80 para início dos 90, não se está lembrado. Chegou a ser vendido por brevíssimo período, porque apenas o vapor já estava cegando os frentistas.

    Lembro que a professora do Instituto de Química da USP numa das aulas disse que "inexplicavelmente" os soldados americanos em guerra no Golfo Pérsico estavam ficando cegos e descobriram que era por causa da ingestão de Coca Diet, adoçada com aspartame, substância que exposta ao calor escaldante do deserto liberava metanol. Os soldados ingeriam a bebida e ficavam cegos.

    Na época era difícil checar qualquer coisa, mas nem precisava. De fato o aspartame em pH ácido, como é o meio da bebida, submetido a variação térmica positiva, e em solução, libera metanol para depois se decompor formando outras substâncias que podem causar prejuízos na saúde de algumas pessoas.

    A temperatura para que essa reação se desencadeie pode parecer alta, mas facilmente alcançável em containers que ficavam um dia todo sobre o chão do deserto e sob o Sol implacável.

    JJJ
    Veterano
    # 06/set/22 08:27
    · votar


    ProgVacas

    OK, valeu pela aula.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 06/set/22 09:13
    · votar


    Pergunte ao Vampeta, que fazia bebida destilada em casa quando jogou na Arábia.

    Insufferable Bear
    Membro
    # 06/set/22 09:17 · Editado por: Insufferable Bear
    · votar


    Toda fermentação produz algumas substâncias tóxicas, inclusive metanol, só que numa proporção tão baixa que não tem perigo.
    Pra fazer cerveja direitinho é meio caro e dá trabalho, tem que controlar temperatura da fermentação por 3 a 6 semanas, temperatura da brassagem por 1h30, ferver por 1h, fazer cold crash, etc. é um saco, e se você não seguir tudo certinho fica uma bosta, e.g., a primeira cerveja que eu fiz.
    Hidromel é relativamente barato e bem fácil, com uns 100 reais de mel dá pra fazer uns 5l, e desde que você mantenha a temperatura entre 21 e 26 graus não deve ficar ruim.
    Dá pra fazer só com açúcar e fermento de pão também, mas isso é coisa de pobre que não tem dinheiro pra comprar mel.

    Destilação é outra história, há um risco de aumentar a concentração de acetona, metanol e outras coisas desagradáveis se não fizer certinho, e o equipamento é caro, e se você fermentar tipo 20l de alguma coisa você pode acabar com menos de 1l da bebida.
    Boa parte do metanol e da acetona sai no "foreshot", que é descartado, aí vem a cabeça, coração e rabo. o que é engarrafado é o coração e um pouco do que vem antes e depois. Há tanto descarte nesse processo que fica fácil de entender porque destilado bom é caro.
    Recomendo só pra nerds.

    tipo gasta mil reais prá fazer 1 litro de cerveja.
    o freezer e as panelas foi isso mesmo, mas agora é só comprar uns insumos de 100 reais pra 20l de cerveja.

    (e fica uma bosta pior que as "Itaipava" do buteco...kkk)
    fake news, a dunkelweizen que fiz ficou melhor que sua cerveja preferida

    LeandroP
    Moderador
    # 06/set/22 10:01
    · votar


    (e fica uma bosta pior que as "Itaipava" do buteco...kkk)


    Lenda!


    Agora, tem que gostar mesmo, porque a casa toda fica cheirando a cerveja rs

    Les Strato
    Veterano
    # 06/set/22 11:43 · Editado por: Les Strato
    · votar


    kafka à beira-mar
    O colega Insufferable Bear já resumiu bem praticamente todo processo, contudo, vale adicionar que:

    "fazendo álcool em casa, e ele usava apenas água, açúcar, fermento e um recipiente com tampa. quais as chances de dar ruim? vocês já pensaram em fermentar/destilar vossas bebidas em casa?"

    A fermentação só gera cerca de no máximo (com sorte) 15% de álcool, pois as leveduras não toleram altas concentrações de etanol, algumas espécies selecionadas conseguem atingir valores um pouco maiores, contudo, sempre em valores pouco expressivos ao se comparar com o produto já destilado.

    A partir da destilação dá para se concentrar o etanol, contudo, depende do equipamento que for usar é difícil passar de 60% em volume (tipo esses destiladores de serpentina de cobre), isso porque a água e o etanol tem pontos de ebulição relativamente próximos, tanto que mesmo com equipamento próprio de destilação fracionada (com coluna de vigreux) não se consegue passar de 94%~96% de concentração (o que ja daria para usar como combustível, ao menos).

    Por fim, fermentar apenas açúcar sem nenhum adjunto, provavelmente deva gerar uma bebida de sabor bem desagradável, dado que a levedura converte sacarose quase que 100% em etanol, dado a facilidade que ela tem em quebrar a cadeia dessa molécula, não deixando outros compostos que possam contribuir positivamente no sabor.

    Wanton
    Veterano
    # 06/set/22 20:50
    · votar


    Lelo Mig
    os caras fazem na cadeia

    Sérgio Cabral fazia whisky envelhecido, criava lagostas, cultivava trufas, fazia queijos. Com criatividade, tudo é possível na cadeia.

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # 06/set/22 22:05 · Editado por: kafka à beira-mar
    · votar


    Lelo Mig
    O InsuferableBear manja dos paranauê, mas acho que ele é linha gourmezão... tipo gasta mil reais prá fazer 1 litro de cerveja. (e fica uma bosta pior que as "Itaipava" do buteco...kkk)

    hehehe aí não é pra mim, a ideia inicial é fazer algo bem roots como você mesmo disse. começar num moonshine, numa cachaça/aguardente de péssimo gosto, só para aprender o método, depois vou incrementando com o tempo. também é uma boa desculpa para chamar os amigos em casa, e provar do destilado artesanal! (claro, com uma boa garrafa legítima na reserva)

    ProgVacas
    Insufferable Bear
    Les Strato

    entendi... de inicio, não queria fazer cerveja, me parece ser mais complicado que destilados (me corrijam se eu estiver errado). eu pretendia fazer algo bem rudimentar, sem ligar muito pra o gosto do negócio, apenas com o resultado. eu tô ligado nessa questão toda do perigo do metanol, por isso irei tirar um tempo pra procurar um bom material na internet e estudar essa parte teórica. também tem a questão da eficiência né, as perdas que a má fermentação/destilação podem ocasionar. é realmente uma ciência muito complicada, mas um dia todos vocês estarão convidados a passar um final de semana nos cassinos potiguares enquanto degustam meu finissimo brandy por conta da casa.

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # 06/set/22 22:18
    · votar


    uma inspiraçãozinha para o tópeco



    Lelo Mig
    Membro
    # 06/set/22 22:44
    · votar


    Esse é o espírito:

    Destilador Roots

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # 06/set/22 23:31
    · votar


    Lelo Mig

    É esse tipo de experimento que quero fazer!! Me sentiria fazendo um projeto pra feira de ciências, só que na versão adulta.

    Les Strato
    Veterano
    # 08/set/22 09:20 · Editado por: Les Strato
    · votar


    kafka à beira-mar

    entendi... de inicio, não queria fazer cerveja, me parece ser mais complicado que destilados

    Na verdade, destilados são mais complexos que fermentados (usualmente), pois toda bebida destilada é pré fermentada, pois o álcool só aparece na etapa de fermentação, a destilação serve apenas para concentrar a quantia.

    No caso de bebidas fermentadas como a cerveja, até que não precisa tanto equipamento, uma panela, um saco de tecido (tipo voil) e um fermentador (pode ser balde com furação e uma torneira pra evasão do CO2) já cobrem tuas principais necessidades, o resto se adapta com facilidade/gambiarra.

    No caso dos destilados, além de ter essa etapa de fermentação, você ainda terá que montar um destilador, que é bem chatinho de fazer pois precisa de equipamento feito de vidro ou metal, com sistema de aquecimento e condensador (usualmente a água) , precisa ter monitoramento de temperatura (para acompanhar as etapas), verificação de vazamentos e se for usar conjunto com evaporador e serpentina de cobre, precisa constante manutenção para evitar que pequenos fragmentos de óxido do metal se dissolvam na bebida (como o caso da cachaça azul, que tem essa cor pela contaminação com cobre).

    Morow
    Membro Novato
    # 02/nov/22 08:03
    · votar


    Fiz o licor várias vezes. Estava delicioso. Não foi muito difícil de fazer

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 05/jun/23 08:55
    · votar


    Fazer álcool caseiro acho que só vale a pena se você está preso.

    Lelo Mig
    Membro
    # 05/jun/23 11:38
    · votar


    Black Fire

    "só vale a pena se você está preso."

    Cabra gasta o equivalente a 1 litro de um Buchanan's Deluxe 12 anos, prá fazer 200 ml de Corote.

    qew
    Veterano
    # 05/jun/23 11:52
    · votar


    eu faria se tivesse tempo sobrando e espaço

    mas não tenho nem um dos dois... um litro de vodka custa 99,00 no mercado perto da minha casa

    por enquanto dá pro gasto

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vocês já fizeram álcool caseiro? *usado em bebida