Tópico sobre a falência.

    Autor Mensagem
    Gandalf the White
    Membro Novato
    # mar/22


    Após 12 anos como empresário, chegou a famosa hora de admitir que a empresa quebrou e não tem mais como tirar dinheiro desse modelo de negócios.

    De um lado tem a historinha de que não se pode desistir dos sonhos, que dificuldades financeiras fazem parte da jornada, que todo empresário de sucesso faliu alguma vez. Mas também chega a hora que temos que admitir os erros e parar de insistir em furadas pra poder seguir adiante. Não adianta ficar batendo a cabeça contra a parede, tem que virar a página.

    Mas nem sempre foi assim. Foram 12 anos de altos e baixos, deu pra viver bem e ter uma reserva financeira para momentos como esse.

    Mas já são 6 meses trabalhando no negativo. Em Abril começa o contingenciamento radical de despesas. Assim terei reservas financeiras para os próximos 3 meses antes de me encostar em algum familiar (nunca é tarde demais pra voltar a morar com os pais).

    Dissertem sobre a agonia de ter uma tabela de gastos onde se faz a projeção de quanto tempo falta para acabar o dinheiro.

    Drinho
    Veterano
    # mar/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    Gandalf the White

    Se você olhou para todas as possibilidades e entendeu que não dá jeito mesmo, sua decisão tá correta. Liquida a porra toda. Se caso saia endividado isso é problema para depois, neste momento a prioridade é se livrar do rojão.

    Esse negócio de auto ajuda e persistência é pra quem tá começando, você já tem 12 anos nisso, provavelmente conhece bem o que faz para ter convicção que não faz mais sentido continuar.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Gandalf the White

    Sinto muito, cara.

    Qual o ramo de atividade?

    Gandalf the White
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: Gandalf the White
    · votar


    ProgVacas
    Qual o ramo de atividade?

    Empresa de informática/programação mas não tenho formação na área.

    Drinho
    Liquida a porra toda.

    Vai desde muita coisa que será jogada fora como branding, clientes, sede física (essa já fechei), passando até pela namorada que parece não entender as consequencias financeiras e psicológicas de uma queda de 85% no faturamento.

    Se você olhou para todas as possibilidades e entendeu que não dá jeito mesmo, sua decisão tá correta.

    O modelo de negócios atual entendo que esgotou. Está liquidado, me convenci essa semana. Infelizmente não consegui evoluir como deveria, renovar, me atualizar e uma hora o mercado te joga pra fora.

    E chegou a hora de admitir. Largar tudo de mão, arejar, mudar as ideias, pensar em outra maneira de aplicar esse conhecimento. Ou mudar completamente de ramo também. No fim é isso que sobra: experiencia, conhecimento e o Uber.

    Wanton
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Gandalf the White
    Dissertem sobre a agonia de ter uma tabela de gastos onde se faz a projeção de quanto tempo falta para acabar o dinheiro.

    É injusto que pessoas capazes e com potencial para produzir estejam sujeitas a passar por esse tipo de situação. Nos submetemos a um modelo em que empreender é despender esforços em atividades que não sabemos se irão prosperar. É um modelo de tentativa e erro, um voo entre trapézios sem rede de segurança, tudo em nome da eficiência produtiva.

    Passei por situações semelhantes algumas vezes e isso me fez valorizar uma vida mais espartana. Mas sinto que esse movimento de galho em galho começa a ficar mais difícil com o avançar da idade. Consciente de que não tenho mais vitalidade para me reinventar muitas vezes, pus na cabeça que devo ir atrás de solidez.

    Não sei qual é o teu contexto, mas esse é um momento em que ouvimos encorajamentos excessivamente otimistas das pessoas. É importante conciliar esperança com realismo na hora de traçar planos. Ser otimista demais nesse momento poderá te levar a uma segunda queda - mas digo isso baseado no que passei e em como digeri esses problemas. Cada contexto demanda um olhar diferente.

    Drinho
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Gandalf the White

    Entendi, eu diria que o prejuízo financeiro e as dificuldades financeiras são uma merda, mas o prejuízo psicológico é algumas vezes pior para não dizer inúmeras porque pode dar efeito de longo prazo.

    O que você tem que fazer com a sua empresa ou até com você mesmo enquanto profissional você sabe mais do ninguém, minha única sugestão quanto a isso é independente do que faça, caso se veja em um bom momento, tire proveito para tentar diversificar com outras coisas em paralelo porque esse dinamismo e esse nível de imprevisibilidade do mundo é muito complicado para não dizer assustador.

    Só tenha atenção com os eventuais pensamentos negativos que cultivar a seu respeito daqui pra frente, porque para virarem dogma na sua cabeça é dois palito e pra arrumar depois é uma trabalheira dos infernos. Se precisar de apoio não tenha vergonha de pedir para pessoas de sua confiança.

    JJJ
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Empresa de informática/programação

    Tive uma. Durou uns 5 anos. Rendia pouco, mas conseguiria seguir em frente por mais tempo. Acabou por decisão dos sócios (eu era 1 de 3), já que ninguém queria/podia continuar; cada um foi pra um canto (até mesmo geograficamente).

    Vai desde muita coisa que será jogada fora como branding, clientes

    Não jogue fora os clientes. Se eles tem algum tipo de contrato de manutenção, tente vender a carteira para outra empresa do ramo.

    foca2
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Gandalf the White
    Empresa de informática/programação mas não tenho formação na área.


    Eita, de programação? Achei que ao menos isso tava indo bem no BR.

    Após 12 anos como empresário, chegou a famosa hora de admitir que a empresa quebrou e não tem mais como tirar dinheiro desse modelo de negócios.

    Qual é o modelo de negócios da empresa?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/22
    · votar


    Gandalf the White

    Cara... eu só posso lamentar. Passei por isso e prefiro nem contar minha experiência, não vai te ajudar em nada, muito pelo contrário.

    Só lhe desejo força, saúde e boa sorte.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Gandalf the White
    Poxa mano, sinto muito.
    O que pretende fazer daqui para frente?

    khazixde1hit
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Aconteceu isso comigo amigo, ai fui obrigado a mudar o rumo da minha vida, começei a trabalhar com sites criei alguns e deu certo agora estou criando mais um, da uma olhada lá e da uma força, quem sabe não muda o rumo da sua vida também..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico sobre a falência.