Tópico para questionar rituais humanos

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # jan/22


    Vou começar com esse:

    Muita coisa mudou nos desfiles de modelo. Os formatos dos corpos e os tons de pele estão muito mais variados do que já foram um dia! Viva os novos tempos! Mas, afinal, que porra é um desfile de moda? Faz sentido fazer um vai e vem linear, sob o olhar de inúmeros curiosos? O que há para se ver ali? Qual é a desse tipo de evento?



    makumbator
    Moderador
    # jan/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    Wanton

    O que está sendo visto ali em tese seriam as roupas, sapatos e acessórios e como tudo isso se relaciona com a casa/estilista promovendo o desfile. Modelos estariam ali para complementarem as roupas e acessórios, mas é claro que muitas/muitos acabam transcendendo e sendo mais importantes que o material mostrado.

    Todos os rapazes e moças ali querem transcender para virarem super e uber models. E vale o mesmo para modelos com corpos não tradicionais dentro dessa indústria. Eles querem o mesmo quinhão de sucesso (mesmo que dentro de um certo nicho).

    No fim parece ser uma boa troca para ambas as partes. Os estilistas querem os corpos enaltecendo a obra, e modelos querem ter a obra do estilista enaltecendo seu corpo, para quem sabe um dia serem eles mesmos uma marca (como uma G. Bündchen). E pra isso eles precisam galgar a escada da indústria, saindo do desfile de marca pequena local até chegarem nas grandes casas de moda internacionais.

    É uma bela (sem trocadilho) competição! E não muito diferente do que ocorre em outras áreas.

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    makumbator
    O que está sendo visto ali em tese seriam as roupas, sapatos e acessórios...

    Ok. Perfeito. Mas proponho um olhar de estranhamento para o ritual em si: o ir e vir sobre uma passarela; o andar recebendo olhares de todos. Proponho um exame da forma, a despeito do contexto; um olhar antropológico sobre um comportamento ritualístico a ser desvendado.

    ejames
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Wanton
    um olhar antropológico sobre um comportamento ritualístico a ser desvendado.

    O que me vem na cabeça: permite vender uma grande quantidade de ingressos mais caros (os mais próximos da passarela) ao mesmo tempo que cumpre a função de mostrar as peças numa pessoa em movimento.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    ejames

    Tem também toda uma dinâmica de poder em relação a quem está mais na frente do público/mídia especializada.

    Wanton
    Mas proponho um olhar de estranhamento para o ritual em si: o ir e vir sobre uma passarela; o andar recebendo olhares de todos.

    Me parece um formato bastante eficaz. Já viu canal do boi? Lá também fazem parecido. O vai e vem mostra o produto com a movimentação de uma pessoa real (mesmo que seja uma pessoa fora dos padrões normais e usando um andar pouco usual).

    Seria muito pior se fosse apenas uma tela mostrando as roupas abertas sem corpos e sem movimento.

    Eu vejo esses desfiles de grandes casas de moda como uma galeria de arte em que as obras se movimentam em um circuito específico (ao invés do público se mover dentro da galeria em torno das obras).

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Têm gente que prefere ver o desfile da estátua da Santa Rita de Cássia, ou de fisiculturistas inflando seus músculos; as pavoas gostam de ver os desfiles de caldas dos pavões...

    ... há um instinto animal nessa parada.

    Eu não gosto de moda, sou muito pouco consumista, nunca liguei prá moda nem quando era jovem, sempre me vesti pela praticidade e conforto... então se eu disser que eu reparo nas peças de roupa e seu design seria uma hipocrisia ducarai... eu olho os peitos e bundas mesmo.

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    ejames
    ao mesmo tempo que cumpre a função de mostrar as peças numa pessoa em movimento

    Ver a roupa em movimento é um diferencial, sem dúvidas. Mas, no caso dos biquínis, qual o movimento que é para ser visto? O dos seios balançando contidos pelo bojo? Será que é isso o que os coroas que sentam na primeira fila estão observado? Ou será que o desfile é só uma formalidade ritualística sem qualquer função prática.


    makumbator
    Me parece um formato bastante eficaz. Já viu canal do boi? Lá também fazem parecido.

    Gostei da comparação. Há similaridades significativas. Só que no canal do boi o ritual há um fim prático bem estabelecido: observar os corpos dos animais a fim de obter informações que embasem a decisão de compra.


    Seria muito pior se fosse apenas uma tela mostrando as roupas abertas sem corpos e sem movimento.

    Porque a roupa só significa algo quando é vestida por alguém. Mas os corpos, indiretamente, também fazem parte do produto. A diversidade de corpos é uma sinalização para os consumidores de que pessoas com aqueles corpos também ficam bonitas com aquelas roupas. É uma diversidade calculada, que aceita outras belezas, mas segue rejeitando feiuras.


    Lelo Mig
    há um instinto animal nessa parada.

    Seguramente! Há um monte de sinalizações ali, algumas culturais e outras instintivas. Muita sexualidade latente. Aposto que a cabeça dos tiozinhos da plateia vai longe. Coroas de todos os gêneros secando corpos como súcubos da juventude.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Quase certo que o que escrevi aqui vai gerar polêmica por incompreensão.

    Resolvi apagar.

    deixa quieto...

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Pois é, os progressistas querem diversidade nos desfiles de moda.

    Já se dependesse de mim, não haveriam desfiles de moda.

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    brunohardrocker
    Pois é, os progressistas querem diversidade nos desfiles de moda.

    Progressistas do centro-liberal e cirandeiros.


    Já se dependesse de mim, não haveriam desfiles de moda.

    Que merda de conservador você é? Desfile é pura tradição.


    Lelo Mig
    Quase certo que o que escrevi aqui vai gerar polêmica por incompreensão.

    Aí que é bom!

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig

    O que foi que escreveu? Exijo que nos revele tal conteúdo imoral

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/22
    · votar


    makumbator
    jurava que mods tinham habilidade de ver os posts antes de terem sido editados
    será que é porque você é mod noob e seus senpais ainda não te ensinaram?

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Insufferable Bear

    Esse poder é apenas para os administradores. Eles conseguem enxergar o que foi editado. Mas nada que uma sessão de tortura chinesa no Lelo não faça ele revelar.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton
    makumbator

    "nada que uma sessão de tortura chinesa..."

    Não havia escrito nada demais, mas vivemos tempos complicados... não sou um conservador, não acho que "antigamente era melhor", o que não significa que hoje "tudo seja melhor". Estes tempo de gente burra que cobra empatia mas não esta disposta a tentar entender sua opinião (o que não significa concordar), essa dicotomia de moleques mimados... tô sem paciência.

    Então, dizer algumas coisas aqui tornou-se complicado, porque o FCC esta se tornando chato. Cada dia há menos embate de ideias, menos discussão, menos gente disposta a dizer "olha, eu não concordo com você por..." porém disposta a te xingar, lhe apontar o dedo, com retóricas tiradas do cu ou repetindo mantras... enfim, a cada dia mais tenho evitado polemizar.

    Muita patrulha ideológica, pouca gente inteligente e pior, muito radicalismo/fanatismo que são irmãos da burrice... melhor ficar trollando futebol. O que tá começando a melar também.

    O que havia dito iria atrair o pelotão de fuzilamento ideológico/identitario e, a grande maioria pronta prá xingar sem entender o que eu havia escrito.

    Deixa quieto.

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    O que havia dito iria atrair o pelotão de fuzilamento ideológico/identitario e, a grande maioria pronta prá xingar sem entender o que eu havia escrito.

    Deixa quieto.


    Não foi você que criou um tópico pedindo pra te esculacharem?
    Véio otário e arregão!

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Wanton
    Que merda de conservador você é? Desfile é pura tradição.

    Desfile sim, mas moda não faz sentido. A não ser o lucro e a atividade comercial. Mas existem outras coisas mais adequadas para gerar lucro.
    As roupas poderiam permanecerem aquelas que usavam nos tempos de Jesus. Panos ao redor do corpo e inclusive, a mínima discrepância entre os gêneros. Pronto, solução para mais uma demanda progressista através de uma medida conservadora.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    melhor ficar trollando futebol. O que tá começando a melar também.

    Isso aí é culpa do Jonas. Agora coloco toda a culpa nele.

    kafka à beira-mar
    Não foi você que criou um tópico pedindo pra te esculacharem?

    Mas aqui é outro tópico!

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/22
    · votar


    Eu hackeei o servidor do FCC e achei o que o Lelo Mig escreveu.
    ele disse: "traps ARE gay!"
    realmente, muito polêmico

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Insufferable Bear
    realmente, muito polêmico

    A verdade nunca é polêmica.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Muita patrulha ideológica, pouca gente inteligente e pior, muito radicalismo/fanatismo que são irmãos da burrice... melhor ficar trollando futebol. O que tá começando a melar também.

    Você tem razão e é isso mesmo que está acontecendo.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Insufferable Bear

    "ele disse: "traps ARE gay!"

    A grande polêmica é se é Trap de armadilha, Trap estilo musical, Trap de Programa de aplicações táticas relacionadas, Trap de casas de produção e tráfico de drogas e etc. Os Trapistas (ordem religiosa beneditina fabricante de cerveja) poderiam se ofender... entendeu?

    kafka à beira-mar

    "Véio otário e arregão!"

    Pode xingar, mas não vacila... Apenas 02 chops e 20 minutos de xaveco num bar e eu traço você. (se estiver cheirosinho)

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Apenas 02 chops e 20 minutos de xaveco num bar e eu traço você.

    Kafta com chopp cai bem! À beira-mar, nem se fala.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Apenas 02 chops e 20 minutos de xaveco num bar e eu traço você.

    Nem disso eu preciso. Pego ele a hora que eu quiser.

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Pode xingar, mas não vacila... Apenas 02 chops e 20 minutos de xaveco num bar e eu traço você. (se estiver cheirosinho)

    Essa é sua resistência, meu velho? Você cede com 2 chopps?
    Fui criado por e com boêmios, a nossa diversão é beber... 2 chopps eu tomo em um breakfast folgaz

    Vai precisar de um pouco mais pra me convencer desses seus ideais hedonistas aí. hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico para questionar rituais humanos