Autor |
Mensagem |
Wanton Veterano |
# dez/21
Mas não se trata apenas de uma disputa em que se visa convencer e se evita ser convencido. Nesse caso, qualquer debate entre oponentes minimamente competentes terminaria em empate. Bastaria que cada um ignorasse tudo o que vem do outro.
Debate é sobre permitir que o olhar do outro invada a sua razão. É sobre pôr à prova o que você construiu, testando a beleza da coesão alcançada.
O debate também é bom para reestruturar o pensamento, sobretudo, quando você acaba de perceber que ele é falho, incompleto e que precisa ser rearranjado.
Não busco por concordância, mas por auto-organização. O debate é uma experiência estética, portanto, pessoal e intransferível. Serve para você avaliar se gosta das suas ideias, se acha que elas são suficientes, serve para você explorar formas de apreender a realidade.
|
makumbator Moderador
|
# dez/21
· votar
Debate bem feito é arte. Change my mind.
|
Insufferable Bear Membro |
# dez/21
· votar
makumbator num é
|
makumbator Moderador
|
# dez/21 · Editado por: makumbator
· votar
Insufferable Bear
É sim. Vamos debater isso aqui de maneira estética.
E os debates são poesia pura quando ocorrem em INDAIATUBA.
|
Lelo Mig Membro
|
# dez/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton
É meu esporte favorito. Cresci numa família onde tudo era debatido à mesa e se alongava por horas. Religião, ciências, política, filosofia, artes, esportes, cotidiano... absolutamente tudo.
No mundo real sou teimoso na hora do debate, tento sempre defender e de certa forma impor minha opinião, (herança de meu pai, talvez, que era um intelectual muito capacitado e difícil de derrubar com contra argumentos, ele era muito culto, perto dele sou um energúmeno), mas, eu penso sempre sobre o que foi dito, e quando o calor do momento abaixa eu reflito e não tenho problema algum em reconhecer erros. Até porque não tenho opiniões muito fechadas sobre quase nada, elas são bem maleáveis; e muitas vezes assumo lado oposto para provocar... principalmente interlocutores cheios de paixões e certezas.
A vida me ensinou a suspeitar de pessoas que possuem muitas certezas e se acham muito boas.
|
makumbator Moderador
|
# dez/21
· votar
Lelo Mig A vida me ensinou a suspeitar de pessoas que possuem muitas certezas e se acham muito boas.
99,94% do OT entrou em sua lista de suspeição.
|
ProgVacas Membro Novato |
# dez/21
· votar
Lelo Mig
muitas vezes assumo lado oposto para provocar... principalmente interlocutores cheios de paixões e certezas.
Um hobby de otário, fala sério. Distrai-se do próprio princípio para alfinetar seu interlocutor. Foi isso que você fez no tópico da aporofobia e não suportou o espelho.
E eu sou o doente...
A vida me ensinou a suspeitar de pessoas que possuem muitas certezas e se acham muito boas.
Não foi a vida, mas seu inconsciente, pois você é exatamente assim.
|
# dez/21
· votar
Para mim o debate tem o propósito do convencimento. Necessariamente você precisa reconhecer que seu interlocutor é qualificado nas ideias debatidas e que ele pode tranquilamente ter razão em relação a você e eventualmente lhe apresentá-la.
Aqui não rola debate em pelo menos 99,94% das vezes.
|
# dez/21
· votar
Se debates são jogos o ProgVacas é o DarksydePhil.
|
brunohardrocker Veterano |
# dez/21
· votar
Lelo Mig atingiu o ProgVacas em cheio.
|
Drinho Veterano |
# dez/21
· votar
brunohardrocker
Você já assistiu o filme Sniper Americano? É tipo isso...
|
kafka à beira-mar Membro Novato |
# dez/21
· votar
Debates são como banhistas, e eu sou como jet ski.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# dez/21
· votar
Se debates são jogos o Insufferable Bear é o David Cage.
|
# dez/21
· votar
brunohardrocker
Acertou é? Mas não sou eu quem precisa de um correspondente de baixo QI pra falar por mim.
|
# dez/21
· votar
Insufferable Bear
Pior que você é tão amorfo que eu mal sei te responder.
Deixa assim, então, contigo se achando um gênio.
|
# dez/21
· votar
Viciado em Guarana Se debates são jogos o Insufferable Bear é o David Cage. perfeito
|
JJJ Veterano
|
# jan/22
· votar
Quase não tenho mais paciência pra debater bosta nenhuma...
Existem os fatos. Quem os nega é imbecil. Fim do debate.
|
brunohardrocker Veterano |
# jan/22
· votar
Debates are fun!!!
|
renatocaster Moderador
|
# jan/22
· votar
makumbator
de maneira estética.