A racionalização das paixões

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # nov/21


    1. me deixo seduzir;
    2. crio artifícios para tentar justificar.

    É como escolher um time e depois ficar arranjando argumentos para justificar porque ele é bom e o outro é ruim. Na real? Ou era o time do seu pai, ou você gostou da cor da camisa, não importa muito a razão, você se apegou a um time por um motivo irracional, puramente afetivo.

    Primeiro vem a crença, depois a adesão. O sujeito se permite modelar para se encaixar naquilo que a fé exige. No início, era de direita porque desenvolveu afeto pela indignação contra a corrupção. Hoje, tá fazendo arminha com a mão e passando pano para rachadinha.

    O pacotes de crença é assimilado para racionalizar a paixão. É um troço que requer manutenção e está em constante revisão para garantir o mínimo de coesão. As contradições são varridas para debaixo do tapete e o rigor das primeiras racionalizações vão cedendo e se tornando maleáveis. Só a paixão é preservada.

    De repente, todos aqueles argumentos que eram utilizados para justificar a paixão viram paixões em si. Você não tem mais uma fé vaga e ajustável, agora, tem uma coleção de preconcepções errôneas sobre a realidade. É um bitolado.

    Também não é você que vai criar os arranjos que darão suporte a sua fé. É tudo pré-fabricado. No plano de adesão vem todo o kit de instrumentalização, que permite que você seja exatamente igual a qualquer outro espécime do rebanho.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/21 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    O fato de não conter uma única crítica ao seu próprio pacote de crença em um texto, ou seja, somente ao pacote dos outros, também se enquadra como racionalização das paixões.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    O conceito de "fé" das pessoas é muito equivocado

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Houve um tempo, nem tanto atrás, que tinhamos aqui no O.T (por incrível que pareça) um espaço ainda democrático, onde podia-se debater, no sentido correto da palavra, sobre as diferenças. Vender nosso peixe, nossas idéias acerca de alguns temas, mas ainda assim, tentar entender o outro, porque ele pensa diferente, porque pensa em outras soluções.

    Mas, aqui, também sucumbiu a paixão. Hoje é um espaço para proselitismo político, e resume-se ao entediante e ordinário "eu estou certo e vc errado". Com direito aos xingamentos e ofensas, tão comuns quando a razão sai de cena.

    Um tédio, que cada dia mais me faz não querer entrar mais nos tópicos sobre política.

    E não. Posicionamento político não têm nada a ver com futebol (pelo menos não deveria). Um time vc escolhe e torce, não há razão para tal. Política deveria ser analisada apenas racionalmente.

    Ou você torce sempre para o mesmo, por paixão, ou torce pelo melhor no momento pela razão. Não há compatibilidade.

    Wanton
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    brunohardrocker
    O fato de não conter uma única crítica ao seu próprio pacote de crença em um texto

    Na verdade, contém. É só pensar.


    Lelo Mig
    Política deveria ser analisada apenas racionalmente.

    Nunca é.


    Jonas Kahnwald
    O conceito de "fé" das pessoas é muito equivocado

    Estou usando esse aqui: "adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro". Pode não servir para a religião, mas serve para os propósitos desse debate.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Wanton
    Na verdade, contém. É só pensar.


    Eu queria ver uma "autocrítica" à esquerda, para equilibrar com a crítica à adesão à direita. Uma autocrítica ao Vasco tá saindo muito barato.

    Insufferable Bear
    Membro
    # nov/21
    · votar


    eu também não gosto muito de futebol, mas pelo menos não tô criando tópico pra ficar de mimimi

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Wanton
    "adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro".

    O conceito não está errado em si, mas incompleto. Pois a fé só pode levar à esta "adesão absoluta" por meio de evidências contundentes.

    Por exemplo, você tem FÉ que o sol vai se levantar e se por todos os dias, embora este seja um evento futuro e ainda não observado, pois há evidências bastantes para isso.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Insufferable Bear
    Cuidado, com seus posicionamentos recentes você pode ficar atrelado ao estereótipo de fascista pelos colegas de forum mais xiitas

    Wanton
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    brunohardrocker
    Eu queria ver uma "autocrítica" à esquerda

    Não pensou direito! Atenha-se ao wireframe.

    makumbator
    Moderador
    # nov/21
    · votar


    Lelo Mig

    Mas, aqui, também sucumbiu a paixão. Hoje é um espaço para proselitismo político, e resume-se ao entediante e ordinário "eu estou certo e vc errado"

    Por isso a trollagem like a hurricane é o único caminho. Quando a loucura toma conta, agir insanamente deve ser a resposta esperada.

    makumbator
    Moderador
    # nov/21
    · votar


    Jonas Kahnwald

    Insufferable Bear
    Cuidado, com seus posicionamentos recentes você pode ficar atrelado ao estereótipo de fascista pelos colegas de forum mais xiitas


    Mas ele já não foi carimbado dessa forma?

    Insufferable Bear
    Membro
    # nov/21
    · votar


    makumbator
    BF já me chamou de petista, mas também já fui acusado de ateista e em foruns anônimos já me chamam de vários istas contraditórios, inclusive homofobista.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/21
    · votar


    makumbator

    "Por isso a trollagem like a hurricane"

    Pensei em suas trollagens enquanto escrevia minha resposta, ia até cita-lo.


    "me chamam de vários istas"

    Corre à "boca pequena" que o Insufferable Bear é gayzista, maconhista e vigarista.

    makumbator
    Moderador
    # nov/21
    · votar


    Lelo Mig
    Pensei em suas trollagens enquanto escrevia minha resposta, ia até cita-lo.

    Então se junte a mim na missão de trollar rumo ao infinito!

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/21
    · votar


    makumbator

    "junte a mim na missão de trollar rumo ao infinito!"



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A racionalização das paixões