Bolão da terceira via

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# dez/21
· votar


brunohardrocker
Marina
Meu Deus, essa jabutí de novo não!

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Pedro_Borges

Só estou sendo realista. Tu acha mesmo que ela não vai surgir do nada como candidata?

JJJ
Veterano
# dez/21
· votar


makumbator
Então se morre tá tudo certo?

Ultimate punishment...

JJJ
Veterano
# dez/21
· votar


Candidato seríssimo a terceira via!

Lelo Mig
Membro
# dez/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Galera aqui, maioria é jovem, não sabe o que é inflação. Conhece só de discurso e aula teórica na facul.

Não chega nem perto de imaginar o tamanho e ferocidade desse "bicho".

Não existe absolutamente nada mais letal na economia e de difícil combate.

Este governo esta bem perto de fuder o Brasil por pelo menos 30 anos à frente.

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


Lelo Mig
não sabe o que é inflação.

Eu conheço. Era criança mais via os preços subindo fucking 80% ao mês na pior época. Era surreal. Quem era pobre e não podia se proteger com fundos de investimento tinha que correr até o supermercado assim que recebesse o salário, pois cada dia ele se desintegrava rapidamente.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


makumbator
Era criança mais via os preços subindo fucking 80% ao mês na pior época.

As filas dos supermercados eram imensas. Lembro de chegar ao supermercado com o porta-malas do carro cheio de engradados de garrafas de refrigerante retornáveis e esperar na filha do vasilhame. Início de mês, todo mundo ia fazer compras. A porra ficava lotada!

Se ganhava algum dinheiro dos meus pais, corria logo para a banca de revistas porque, dali a alguns dias, já não daria para comprar as mesmas coisas. Isso foi até 94, né? Tinha 14-15. Para o pessoal mais novo que acha que estou brincando, a inflação batia 50% ao mês!

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


Wanton

Era muito louco. Não havia nem como pesquisar preço, pois se a pessoa passasse 1 dia pesquisando, tudo que foi levantado já teria mudado. Nos supermercados havia um exército de funcionários com as maquininhas de etiquetar.

Fun-fact: uma amiga da minha mãe foi "fiscal do Sarney" (lembra do termo?), e fechou o supermercado Lusitana em São Luís (o maior e mais tradicional da cidade na época). Saiu até na TV local no outro dia.

Só dava neguinho ligando pra SUNAB (hoje ninguém nem lembra dessa merda).

Lelo Mig
Membro
# dez/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton
makumbator

"Isso foi até 94, né?"

Sim... em 94, inclusive chegou a bater em 80%.

Conseguem imaginar o que é um cabra ganhar 3 mil reais, por exemplo, no dia primeiro e no dia trinta estes 3 contos valerem 600 reais?

"fiscal do Sarney"

Outra cagada populista. Isso aconteceu porque o Sarney congelou os preços (não podia aumentar), mas isso em economia não "ecziste". A inflação não ocorre porque o dono do milho resolve aumentar o preço por uma ideia tirada do cu, os preços não sobem porque "querem" lucrar mais.

Por isso é tão complicado resolver. Por isso a galera não entende porque não basta imprimir dinheiro e colocar no mercado. Por isso um Zé Ruela como o Bozo é incapaz de manter as coisas nos eixos agindo feito uma criança. Ele não percebeu que uma frase de um presidente estúpido, pode mexer com a economia, quanto mais cagando direto.

Outra coisa que a galera é meio tapadinha e não consegue conceber. As privatizações influenciaram diretamente no sucesso do plano Real. Não estou defendendo ou atacando privatizações, mas é preciso entender que naquele momento, no enorme pacote de medidas para o Plano Real acontecer, as privatizações foram fundamentais. Depois de tantos planos que deram errado não havia outra solução. E não há a menor dúvida que governos posteriores surfaram essa onda de estabilidade econômica. Retomar o crescimento só foi possível graças ao Plano Real.

makumbator
Moderador
# dez/21 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

E pra se proteger, muitas coisas eram dolarizadas. Lembro que o meu primeiro baixo (que era com braço de um Gianinni e com corpo de fibra de vidro e um captador horrível) foi comprado em dólar de um cara que ia pegar um baixo melhor. A gente ligou para uma casa de câmbio pra fazer a conversão do dia. Isso foi em 1993 ou 1994 (não lembro com certeza).

Terreno, apartamento, carro...tudo neguinho anunciava em dólar.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Pedro_Borges
Meu Deus, essa jabutí de novo não!

O Moro ganha dela em que atributo? Carisma, dicção, timbre da voz, aparência física, vocabulário, vivências políticas, história pessoal, diversidade de pautas?

Falando na Marina, o Eduardo Giannetti (que faria parte do governo dela, caso ela vencesse uma eleição) foi eleito para a ABL.

A Marina está longe de ser a candidata dos meus sonhos, mas ela é muito subestimada. E muito disso é por pura misoginia.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Para o pessoal mais novo que acha que estou brincando, a inflação batia 50% ao mês!

Pior que isso é que tem gente que acha que o plano real é o milagre econômico, inflação é culpa da ganancia do padeiro e é impossível que episódios deste tipo voltem a acontecer.

Sabe de nada, inocente...

Washington, Compadre.


3 contos valerem 600 reais?
Sarney congelou os preços
mas isso em economia não "ecziste"
A inflação não ocorre porque o dono do milho resolve aumentar o preço por uma ideia tirada do cu
não basta imprimir dinheiro e colocar no mercado
As privatizações influenciaram diretamente no sucesso do plano Real
enorme pacote de medidas para o Plano Real acontecer, as privatizações foram fundamentais.
governos posteriores surfaram essa onda de estabilidade econômica

Cirúrgico.

JJJ
Veterano
# dez/21 · Editado por: JJJ
· votar


Tudo certo aí. Só não concordo que as privatizações tiveram a ver com o Plano Real.

Lembrem-se de que ele foi totalmente executado no governo Itamar Franco (um dos melhores presidentes que já tivemos) e as privatizações (pelo menos o grosso delas) só pintaram depois, com o FHC.

A grande sacada do Real foi a âncora cambial e o efeito psicológico e anti-inercial da URV.

Lelo Mig
Membro
# dez/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"Só não concordo que as privatizações tiveram a ver com o Plano Real."

Se você ler (você, assim como eu deve ter feito isso na época) o Plano Real, ele abrangia, para dar certo (e isso consta em seu projeto) alguns tópicos, e para estes tópicos serem possíveis, coisas precisavam ser feitas.

Justamente o tópico mais polêmico (porque nunca interessa aos políticos) era mexer com o governo, o famigerado Equilíbrio das contas públicas.

Para tal, era necessário redução de despesas e aumento de receitas. As privatizações foram feitas para tirar do governo a responsabilidade de financiar investimentos a estas empresas.

As privatizações feitas por FHC não foram tiradas do cu, foram seguimento dado ao projeto Plano Real, e se não tivessem sido feitas a inflação não estaria sob controle.

(Não vou procurar agora porque estou fazendo outra coisa, mas depois se der e eu achar eu volto e posto aqui para "documentar".)

"A grande sacada do Real foi a âncora cambial e o efeito psicológico e anti-inercial da URV."

Não. O Plano é enorme e super complexo, cheio de nuances, etapas cirúrgicas e detalhes que foram todos cumpridos na época e esse mérito devemos a Itamar e FHC.

Se fosse tão simples o Brasil não tinha passado 100 anos e mais de 10 planos se fudendo tentando vencer a inflação sem sucesso.

"Lembrem-se de que ele foi totalmente executado no governo Itamar Franco"

Exatamente, totalmente executado no governo Itamar. Porém o responsável 100% foi o FHC, que recebeu autorização do presidente para realizar as reformas livremente. Ele montou a equipe de economistas que estudou as medidas necessárias e implementou-as gradualmente. Um dos motivos dele dar continuidade em seu governo, ele é o pai da criança.

JJJ
Veterano
# dez/21
· votar


Lelo Mig

Cara, pra "manter" o Real claro que foi necessário fazer um monte de coisas, assim como é necessário pra manter qualquer moeda (inclusive o Real, hoje). O que eu disse (e mantenho) é que as privatizações foram parte de um projeto de governo (neoliberal, se quiserem), que foi o caminho posterior escolhido por FHC, mas a essa altura, o Real já estava em pleno uso e a inflação já tinha baixado aos níveis normais do planeta. Não foi preciso privatizar para o plano decolar.

Agora, que o FHC usou as privatizações como escolha econômica no governo dele, não há dúvidas.

Lelo Mig
Membro
# dez/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"Cara, pra "manter" o Real claro que foi necessário fazer um monte de coisas... Agora, que o FHC usou as privatizações como escolha econômica no governo dele, não há dúvidas."

Eu entendi o que você sugere, mas não é questão de "manter", é questão do plano dar certo e o que o levou a dar. O que estou dizendo é que estas privatizações constam no documento oficial do Plano Real. Estavam previstas desde a implementação, não foram uma escolha do governo FHC, uma decisão "neoliberal" inventada durante sua gestão, elas foram o cumprimento de etapas já previstas desde a sua implementação.

Não dá prá desvincular uma coisa da outra. Se você disser que dava para manter ou ter sucesso do plano sem as privatizações, ok, paro por aqui; não sou economista, não disponho de estofo para discutir tal questão. Mas o Plano Real que "deu certo", previa as privatizações desde que era um rabisco no papel.

Óh, como eu disse estou sem tempo de achar a "declaração do projeto original", mas dando uma pesquisa rápida, até a wikipédia fala sobre isso.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Real#Privatiza%C3%A7%C3%B5es

Obs: Veja que em momento algum eu trato de politizar, "defender ou acusar" o ato de privatizar , só afirmo que era parte do plano e ele só deu certo porque foi cumprido à risca.

JJJ
Veterano
# dez/21
· votar


Lelo Mig

OK, fez parte do caminho escolhido (podia ser outro - se ia dar certo ou não, só Deus sabe). Mas não foi o pontapé inicial. O pontapé inicial foi a âncora cambial (que já tinha sido bolada na Argentina, se não me engano) e a URV.

Detalhes sobre o assunto não lembro, afinal de contas lá se vão mais de 25 anos...

Pedro_Borges
Veterano
# dez/21
· votar


Wanton
A Marina está longe de ser a candidata dos meus sonhos, mas ela é muito subestimada. E muito disso é por pura misoginia.

Não, ela é muito fraca mesmo. Me recordo que numa dessas campanhas ela apresentou um plano aí o Malafaia deu um chegar pra nela e aí ela mudou completamente as propostas. Super sugestiva.

Lelo Mig
Membro
# dez/21
· votar


Wanton
Pedro_Borges

"mas ela é muito subestimada. E muito disso é por pura misoginia."

Misoginia sempre pesa, de fato, vivemos numa sociedade machista.

Mas, também acho a Marina fraca. Eu até gosto dela, simpatizo, acredito que ela é bem intencionada. Mas, acho que ela não passa de boa intenção.

É muito pouco prá um País tão arrombado.

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


Lelo Mig
Mas, acho que ela não passa de boa intenção.


E como todo mundo sabe (principalmente o Jonas), de boa intenção o inferno está cheio.

-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


Também não coloco mão no fogo por Marina não, mas elencar defeitos e ter elegido Bolsonaro...

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Pedro_Borges
Não, ela é muito fraca mesmo.

Ela não perde em nada para o Moro. Em nada! Se a Marina é fraca, o Moro é o quê?

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


Wanton

O Moro condenou o Lula (injustamente ou não é outro papo). A Marina fez algo assim?

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


makumbator
O Moro condenou o Lula (injustamente ou não é outro papo). A Marina fez algo assim?

Tem uma biografia muito mais digna, além de ser mais articulada, tanto politicamente quanto verbalmente. Foi deputada, senadora e ministra do Meio Ambiente. Fundou um partido - coisa que o Bolsonaro não conseguiu fazer.

Moro agiu politicamente quando não deveria. Fez mal uso do cargo público. Não conseguiu fazer nada no Ministério da Justiça. É muito fraco.

Lelo Mig
Membro
# dez/21
· votar


Wanton

"Ela não perde em nada para o Moro."

Ah, isso sim. Não têm comparação. Moro é um Zé Ruela.

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


Wanton

Não estou falando de dignidade, e sim de culhões. Ela é cabra macho?

Fundou um partido - coisa que o Bolsonaro não conseguiu fazer.

Pra quê? Comprar um é mais fácil.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


makumbator
Pra quê? Comprar um é mais fácil.

Bolsonaro também não conseguiu. Vai ter que dar um bom dia especial para o Valdemar Costa Neto se quiser brincar de candidato em 22.

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


Wanton

O Valdemar Costa Neto vem de brinde na compra do partido.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


makumbator
O Valdemar Costa Neto vem de brinde na compra do partido.

Bolsonaro não se impôs sobre o Bivar, que era bem mais insignificante politicamente! No PL, o mito nem havia entrado e o Valdemar Costa Neto já mandou ele e os filhos tomarem no cu. O mensaleiro só quer o Bolsonaro para puxar voto para deputados e senadores, depois que perder as eleições, ele roda!

-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


makumbator
Se o único mérito do moro é condenar o lula num processo que deu ruim, já assinou o atestado de incompetência.

Ter pegado Malária 3x >>>>>>

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bolão da terceira via