Os bons tempos que antecederam o mimimi

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: entamoeba


Tópico para celebrar quando podíamos fumar no avião, espancar nossos filhos e dirigir sem cinto de segurança.




Sim, ele é pai do Diogo Mainardi.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


> O melhor de um, contra o pior do outro.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


entamoeba

Malditos politicamente corretos, né, caríssimo? Tolhendo a nossa liberdade para ser escroto.

X[

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


Cara, esse desgraçado está falando isso para uma repórter preta????

JJJ
Veterano
# mai/21
· votar


E tá cheio de gente com saudade desse tempo por aí...

OK, hoje há um exagero do "politicamente correto", mas é melhor pecar por excesso, nesse caso.

Lelo Mig
Membro
# mai/21
· votar


JJJ

"é melhor pecar por excesso, nesse caso."

O excesso se dá porque o ser humano é uma merda e há pessoas extremistas dos dois lados. Também, ele é inevitável, muitas vezes, até se encontrar o equilíbrio.

Foram séculos deste pensamento aí exposto, prá pior. Vai levar uma cara até, pelo menos, a coisa amenizar.

Por outro lado estamos todos nós (por enquanto até meu post e onde sei, todos brancos), discutindo essa questão. E isso já é alguma coisa.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


Ter saudade de um tempo, não significa ter saudade de tudo o que acontecia.
Não dá pra ficar dando saltos. Tem que analisar especificamente do que a pessoa sente saudade.

Por exemplo, a pessoa sente falta do racismo ou de uma vida menos acelerada?
Sejamos específicos.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


Quem está falando de saudades?

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


O Vinicius de Moraes.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mai/21
· votar


Em uma entrevista para o Provocações, com Antônio Abujamra ele falou de um grande amigo austríaco, ex soldado, anexado às forças nazistas na investida contra a Rússia. O homem era "bem" relacionado.

Drinho
Veterano
# mai/21 · Editado por: Drinho
· votar


entamoeba

Sei que sou suspeito para falar sobre ser fumante porque realmente gosto de fumar em todos os lugares possíveis, mas eu não acho que fumar em lugares fechados seja tão pesado quanto as palavras desse doido.

Me lembro de ter presenciado muitas condutas racistas na infância, mas eram situações pontuais em que o cara fazia de tudo para ser “discreto”.

Entrevista com o cara falando essas coisas impensáveis na maior tranquilidade do mundo dando a entender que isso foi uma conduta “normal” no passado é novidade para mim.

Acho que não sou velho o bastante para ter presenciado.

Que coisa bizarra.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mai/21
· votar


Drinho

Esse tipo de pauta nem deveria ser "de esquerda" ou "de direita" (já que ninguém goza de domínio sobre ela), mas sim humanista.

O cara enche a boca para falar isso, daí fico pensando qual o grau de deformação do caráter do indivíduo.

Concordo com vc, a fala do sujeito foi bizarra, e sai da boca do mesmo tipo de gente que fica saudosista da época em que apto da classe média tinha um quartinho de empregada atrás da área de serviço, assim a doméstica não perdia tempo indo em casa antes de chegar o domingo.

Drinho
Veterano
# mai/21
· votar


Pigeonsslayer

Mas esse vídeo é uma prova que esse tipo de conduta se mantém em tendência de baixa e deverá ser extinta e algum momento no futuro.

JJJ
Veterano
# mai/21
· votar


Drinho
dando a entender que isso foi uma conduta “normal” no passado é novidade para mim.

Esse nível aí me parece pesado até mesmo para padrões de antigamente (claro que "antigamente" tipo anos 70, por aí, não na época da escravatura, onde era muito pior, obviamente). Mas, como eu sou mais velho que você, vivi uma época onde era muito comum agir e falar de uma forma escrotamente racista. Por isso que, volta e meia, aparece algum idoso já meio "esquecido" falando alguma merda do tamanho do mundo. É porque esse era o "normal" da época dele. Daí, com a lucidez fraquejando, alguns tornam aos velhos hábitos.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mai/21
· votar


Drinho
Mas esse vídeo é uma prova que esse tipo de conduta se mantém em tendência de baixa e deverá ser extinta e algum momento no futuro.

Eu até acho que o comportamento está em tendência de baixa mesmo, porque há 30 anos o indivíduo falava isso e não dava nada, hoje não passa mais batido, então o racismo é mais velado.

Mas, de uma forma geral, acho que o racismo ainda é bem presente na sociedade brasileira, especialmente naquele estrato social representado pelo estereótipo do cidadão rico, branco, de família tradicional, sangue nobre e que estudou em Nova York ou na Europa.

Claro, ocorrem exageros em relação à pauta. Tem gente que vê racismo em tudo, e do outro lado tem gente em total negação. Mas nem de longe se trata de puro mimimi, como tem sido rotulado ultimamente por uma certa turma aí, descolada da realidade.

Lelo Mig
Membro
# mai/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pigeonsslayer

Exato!

Hoje fulano pode não falar mais estas merdas abertamente (no churrasco do tiozão fala), mas o racismo continua mais vivo do que nunca.

A polícia continua descendo a porrada e tiro em preto e muito branquinho descolado e lacrador, muda de calçada quando vê um preto na direção oposta, porque no fundo acha que todo preto é ladrão.

Hipocrisia come solta e os pretos continuam sifudendo.

Como disse antes, nós brancos (maioria aqui) discutindo este assunto, já é algum progresso, mas os pretos ainda têm muito a conquistar e nós muito a entender.

entamoeba
Membro Novato
# mai/21
· votar


Não eram tempos bons, em que a gente podia "falar a verdade"? Sério, esse argumento é muito mais recorrente do que eu imaginava.

O vídeo é de 1988.

Drinho
Me lembro de ter presenciado muitas condutas racistas na infância, mas eram situações pontuais em que o cara fazia de tudo para ser “discreto”.

Até meados da minha adolescência, piadas racistas sequer eram censuradas.


Mas esse vídeo é uma prova que esse tipo de conduta se mantém em tendência de baixa e deverá ser extinta e algum momento no futuro.

Um futuro que é constantemente postergado.

https://www.brasildefato.com.br/2017/07/03/por-que-os-negros-nao-apres entam-programas-de-televisao

Já vi muita gente falando que a Maria Júlia Coutinho só apresenta o JH para cumprir cota, como se ela não tivesse competência para estar lá. Ela deve ser uma das jornalistas mais hostilizadas em redes sociais.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Drinho

Você nunca ouviu aquela lista de "piadas" do tipo quando preto sobre na vida? Qual a diferença entre um preto e uma latinha de merda?

Meu, desde que eu me entendo por gente eu vejo racismo.

Sobre essa da diferença entre um preto e uma latinha de merda, um camarada me disse o quanto ele se sentia mal quando ouvia esse tipo de piada.

Mas esse vídeo é uma prova que esse tipo de conduta se mantém em tendência de baixa e deverá ser extinta e algum momento no futuro.

Graças ao politicamente correto, meu caro. Ou você acha que se não houvesse um grupo de pessoas, pretas ou brancas, que começasse a rechaçar esse tipo de piada acusando a nocividade e o quanto é desumano a consciência chegaria naturalmente? Aliás, a consciência chegou? Meu sogro todas as vezes que vai destacar o feito de um preto, seja bom ou ruim, faz questão de destacar a cor. Já disse pra mim que é racista. Chama um baixista bom e gente fina de preto raro.

Esse comportamento está latente na nossa sociedade. Todos os dias um racista tem filho e vai incutir naturalmente o comportamento asqueroso durante a sua educação.

Eu tenho dois primos que quando pequenos um gostava de assistir Pequeno Pônei, um desenho cheio de rosa e cores claras. O outro, um garoto muito inteligente, aos 6 anos um dia olhou pra mim e disse que o desenho era de "viadinho". O pai quem ensinou.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/21
· votar


entamoeba
Até meados da minha adolescência, piadas racistas sequer eram censuradas.


meu melhor amigo, amizade de infância, é negro
e desde cedo fui bombardeado por esse cenário de piadas racistas que, meu amigo talvez como métido de defesa psicológica, aceitava "de boa"
um amigo da família dele, por exemplo, que tinha o apelido de "alemão" chegava na casa falando coisas do tipo "cheguei aqui pra dar uma iluminada"

Você cresce ouvindo esse tipo de coisa, essas piadas que você sabe que são erradas mas que pensa "ah, não são tao maldosas assim, meu amigo até gosta"

e aí vão surgindo as muletas:
- meu melhor amigo é negro, não sou racista
- meu amigo negro não liga pra essas piadas
- é uma piada sem maldade, só brincadeirinha

pra se desvencilhar de tudo isso não é fácil, e muito mais gente do que vocês imaginam caem nessas "armadilhas"
o próprio alemão aí do exemplo não é uma pessoa ruim, mas como vocês acham que ele deve ser ensinado? Com diálogo e exemplos que façam ele desenvolver empatia ou com cancelamentos?

E é aí que entra a minha crítica. Como já disse antes, se gentileza gera gentileza, ódio gera ódio. E enquanto a turminha do ódio do bem não entender isso (se é que querem entender) a situação só vai piorar.
E não falo isso com relação ao mundo, pq isso eu sei bem que só tem uma salvação e não somos nós que vamos salvar. Mas individualmente, para o nosso convívio social melhorar, podemos fazer algo... então fica aí a mensagem para vocês

Lelo Mig
Membro
# mai/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"E é aí que entra a minha crítica. Como já disse antes, se gentileza gera gentileza, ódio gera ódio. E enquanto a turminha do ódio do bem não entender isso (se é que querem entender) a situação só vai piorar."

Aqui é onde concordamos e onde se apontam minhas críticas a alguns do politicamente correto e os lacradores de plantão.

Essa de burguês branco vestir a capa de supeman defensor do preto pobre, não engulo não. Esse povo só quer uma coisa... destaque, voto! Branco safado percebeu rapidinho que "defender minorias" dá IBOPE, paga de bom moço, fica bem na fita. Dá lucro!

Vai ver a cor da esposa, dos amigos e os lugares que ele frequenta...

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


Lelo Mig

É isso, tem que separar quem quer contribuir para resolver o problema, de quem quer que o problema continue para poder pagar de moralista.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/21
· votar


Caralho! De quem era aquela mão segurando o microfone?

Séloco! Se um filha da puta desses fala nesse tom comigo eu meto o que tiver na mão na cara dele sem cerimonia, olha que nem sou preto.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


Jonas Kahnwald

Como já disse antes, se gentileza gera gentileza, ódio gera ódio.

Eu tenho minhas dúvidas. Toda frase clichê é para mim um clichê e nada mais. Eu penso que a gentileza não deve ser condicional, tipo "serei gentil porque quero que as pessoas sejam gentis comigo". Perdeu-se o sentido. Sou gentil porque sou educado e permito-me ser contundente quando quero. Contundência que pode ser convertida em arrogância e outras coisas que se julgue indelicado ou algo do gênero.

É ilegítimo o ódio da pessoa que passou fome pela primeira vez na vida? Para mim é.

Nem sempre a gentileza gera gentileza e o ódio muitas vezes é reação ao desprezo sofrido.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


ProgVacas
Toda frase clichê é para mim um clichê e nada mais.

Uma frase cliché, na maioria das vezes, advém de um fato facilmente observado e que se repete muitas vezes, mas que nem sempre vai ocorrer

Eu penso que a gentileza não deve ser condicional, tipo "serei gentil porque quero que as pessoas sejam gentis comigo". Perdeu-se o sentido
Acho que você está confundindo as coisas. Não estou falando que devemos ser gentis apenas para recebermos gentilezas em troca, não estou falando da motivação.
Estou falando do que naturalmente acontece.
Uma pessoa que vc nunca viu na vida, passa por vc e te cumprimenta, abre uma porta, faz qqr coisa boa contigo, naturalmente vc vai ser impelido a tratá-la bem também.
Agora imagina o contrário, alguém que vc nunca viu tromba sem querer contigo e te xinga, te culpa, perde a paciência numa fila, etc... Vc naturalmente fica impelido a tratá-la mal...

O ponto todo aqui é: dá pra ensinar as pessoas na base do amor e na base da porrada. Porém na base do amor é muito mais fácil elas aprenderem...

Drinho
Veterano
# mai/21 · Editado por: Drinho
· votar


ProgVacas

Piadas, sim.

Mas o teor da entrevista não é de piada entre dois amigos, muito pelo contrário, os caras estão tendo uma conversa “normal” de frente para as câmeras, eu desconhecia, talvez fosse uma prática normal dos anos 80 para trás.

Você nunca vai ver hoje na TV uma conversa dessas, nem no SBT ou na Record.

E com relação ao racismo hoje, vejo que o politicamente tem funcionado muito bem, ainda que o horror a preto continue existindo no consciente das pessoas.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


Jonas Kahnwald

Caro... Não estou confundindo nada. Estou entendendo perfeitamente o que você quer dizer.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/21
· votar


ProgVacas
Você pode até ter entendido, mas sua resposta não teve muito a ver pelos motivos citados acima por mim

Resumindo: você acha melhor resolver as coisas na base da porrada então?

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


Jonas Kahnwald

Não passa pela tua cabeça nem por um segundo que quem não entendeu foi você?

Eu não estou comentando amplamente a frase clichê. Fui sucinto e claro.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Jonas Kahnwald

Resumindo: você acha melhor resolver as coisas na base da porrada então?

Não, evidente que não. Está escrito no meu comentário que uma pessoa gentil a é por natureza, em vez de sê-la condicionalmente à gentileza alheia.

Essa sua pergunta, por exemplo, demonstra que você ignorou ou provavelmente não entendeu o que eu disse.

E isso só porque eu desnudei esse pensamento infantil que algumas vezes você já escreveu no fórum.

"Eu sou educado com quem é educado comigo" é outra frase que se assemelha a esse conceito clichê que você usa. Para mim a pessoa é educada e ponto final.

Voltando à gentileza: andando na rua uma pessoa tromba contigo e não pede desculpas, nem olha para traz. Faltou gentileza. O contrário deveria ser válido, né? A pessoa que levou a trombada então segue a outra e devolve a grosseria igualmente.

Gentileza gera gentileza.
Ódio gera ódio.
Alegria gera alegria.
Enfado gera enfado.
Amor gera amor.
Saudade gera saudade.

Por essa lógica estreita tudo isso deveria fazer sentido, mas na realidade não faz.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


Reflita, por favor, Jonas.

Não seja baixo ao ponto de querer dizer que eu não entendi, que eu penso de uma forma adversa da que eu verdadeiramente estou expondo com os meus comentários.

Você é plenamente capaz de interpretar e entender que eu discordo dessa frase pelas razões que já apresentei e isso não quer dizer que eu seja um troglodita que sai no braço com qualquer fdp que seja indelicado comigo.

Aliás, o seu querido interlocutor Lelo é quem já escreveu neste fórum que é capaz disso. Você precisa focar nele, nesse caso. Particularmente eu não saio no braço com ninguém e ignoro solenemente a falta de educação e modos alheios por onde passo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os bons tempos que antecederam o mimimi