Carta Manifesto do ator Flávio Migliaccio

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig


    Como a maioria deve saber, o ator Flávio Migliaccio suicidou-se em 04 de maio de 2020, aos 85 anos.

    Deixou, sobre a mesa, exatamente para que fosse facilmente encontrada, uma carta, escrita com letras bonitas, firmes e muito legível:

    “Me desculpem, mas não deu mais.
    A velhice neste país é o caos como tudo aqui. A humanidade não deu certo. Eu tive a impressão que foram 85 anos jogados fora num país como este. E com este tipo de gente que acabei encontrando.
    Cuidem das crianças de hoje!”


    Dissertem

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Posso manifestar solidariedade aos familiares que ficam e não julgar os motivos que levam alguém ao suicídio.
    Quanto ao conteúdo da carta, revela uma crença dele de que a humanidade teria que "dar certo", de alguma forma. Bastante pano pra manga falar sobre isso.

    makumbator
    Moderador
    # mai/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig

    É uma carta de suicídio bem sucinta e direta. Foi um grande ator e decidiu tirar a própria vida (no que ele tinha todo o direito). Obviamente não dá pra gente saber o que se passava exatamente na vida dele, e é difícil opinar de fora sobre o peso real de ocorrências da vida pessoal e do país na decisão.

    Já li que há uma grande taxa de suicídio de idosos, bem maior que a de adultos jovens (por exemplo). Parece que há uma parcela de idosos que simplesmente se cansa de tudo a partir de certo ponto. Há também questões de demência que explicam um certo aumento da taxa a partir de 70 anos (que é aonde aparece um maior crescimento).

    Tenho uma opinião impopular sobre suicídio, pois pra mim ele é um direito individual inalienável que deveria ser tratado como o extremo da liberdade. Mas é criminalizado em alguns lugares e eras (o que chega a ser hilário) e tratado unicamente como problema social/mental/religioso. Nunca é visto ou entendido como tomar pra si o destino da própria vida e morte, por mais triste que seja (principalmente para quem fica).

    Julguem-me!

    Off-topic:

    Lendo sobre a morte dele fiquei sabendo sobre um processo que rola faz 20 anos e que ele venceu (não cabe mais recursos) contra a TVE (mas ainda não havia recebido nada). Era sobre a TV ter apagado as fitas de episódio do Tio Maneco (para gravar outras coisas em cima e economizar na compra de mais material).

    Bizarro como depois de 20 anos não saiu a execução (está agora no cálculo da indenização). O filho foi incluído como o novo beneficiário da execução, mas se bobear é melhor indicarem logo um neto do ator, pois o filho pode morrer antes do fim do processo...

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    makumbator

    "Tenho uma opinião impopular sobre suicídio... Julguem-me!"

    Concordo com você... como disse Albert Camus:

    "Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida é responder à questão fundamental da filosofia."

    brunohardrocker

    "Bastante pano pra manga falar sobre isso."

    A ideia é essa mesmo...

    JJJ
    Veterano
    # mai/20 · Editado por: JJJ
    · votar


    Ao contrário do aborto, onde é sobre a vida de outrem, quando a decisão é sobre a própria vida, julgo ser direito do sujeito encurtá-la, se assim o quiser.

    Se há alguma espécie de "castigo divino" (algumas religiões creem nisso), possivelmente porque o sujeito não sofreu o que tinha que sofrer, não tenho como saber... no entanto, se alguém chega a esse ponto, é porque sofrimento não faltou. né?

    Se o tal castigo vem por ser a vida um presente de Deus e não nos caber tirá-la... de novo, não tenho como saber. Mas minha visão de Deus é de algo bom e misericordioso. Não creio que, se alguém sofreu pacaraio e chegou a esse ponto, Ele impingiria ainda mais sofrimento. Não vejo muita lógica nisso.

    Seja como for, o suicídio é a suprema tristeza. Pra quem toma a decisão e pra quem fica. Muito triste.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    quando a decisão é sobre a própria vida, julgo ser direito do sujeito encurtá-la, se assim o quiser.

    Errado, porque a vida não é sua para tirar.
    Tão pouco tem como saber o quanto uma vida ainda pode produzir para calcular o quanto você deve pagar para compensar os seus mestres por roubar deles a sua vida.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Eu tive a impressão que foram 85 anos jogados fora num país como este

    Já dizia o sábio Chaves "prefiro morrer do que perder a vida!"

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    "Ao contrário do aborto, onde é sobre a vida de outrem..."

    Acho meio contraditório, (sei que não é seu caso), mas 90% dos que vejo discursando anti aborto são a favor de pena de morte, tortura, bandido bom é bandido morto, morte aos ateus e homossexuais etc. (e se ninguém falar nada, bota uns pretos, pobres e mestiços no balaio do extermínio)... mas, aborto não, que isso Jesus não gosta.

    JJJ
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Lelo Mig

    Ah, Lelo... não é tão contraditório assim... dá pra comparar um inocente TOTAL com um bandido fdp?

    Viciado em Guarana
    Errado, porque a vida não é sua para tirar.

    Leu o resto ou só a manchete? Eu discorro sobre as hipóteses...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    JJJ
    Eu li a carta dele quando saiu.
    Não tem hipóteses. Aquilo é distorção cognitiva no talo.
    Depressão na sua mais pura forma.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    "dá pra comparar um inocente TOTAL com um bandido fdp?"

    Não sei... tenho um ponto de vista diferente. Não todos, mas muitos destes bandidos fdp como você se refere, nasceram pobres, pretos, filho de pais bêbados que batem em suas mães e estupram suas irmãs, em meio ao lixo, a miséria, a ratos, baratas, fome e violência...

    Nos achamos no direito de "proteger" os bebezinhos", aceitamos que eles vivam em condições sub humanas, para depois nos acharmos no direito de matá-los porque não gostamos do que eles se tornaram ou porque eles nos ameaçam.

    Continuo achando contraditório, porque não dizer hipócrita. Ninguém quer se preocupar com isso e a maioria quando precisa usa a si mesmo ou a exceções como exemplo: "eu nasci na favela, filho de faxineira e fui estudar e trabalhar", "fulano nasceu na cracolândia e hoje é embaixador".

    Viciado em Guarana

    Vocês são jovens, eu esperava que ninguém iria comentar o "A velhice neste país é o caos", é o esperado, não é o tempo de vocês pensarem nisso.

    A ótica da velhice.
    Têm velho chato, velho rabugento, velho gagá, velho sábio, velho cruel, velho depressivo... Cada velho têm sua história, sua doença. Por isso é tão difícil lidar e entender essa parcela social. Todos chegam a velhice com problemas acumulados. A velhice é uma somatória, é construída, ninguém amanhece velho de repente. A velhice é muito difícil.

    Ninguém gosta de velho, nem plano de saúde aceita velho. Ninguém compreende o velho, a maioria acha que velho não serve prá nada. Que não ama, que não tem tesão, que não tem desejos e afetos, vontades.

    O velho sabe que esta perdendo, constantemente. Sua virilidade, sua força, seus amigos, sua história, sua saúde... Um cara de 85 anos não têm mais seus amigos, suas referências; até a rua onde morou, a casa onde nasceu não existem mais, foram derrubadas, viraram um shopping center. Ele nem consegue passar sua experiência de vida, no sentido emocional, para os mais jovens. Como você explica a um jovem de 20 anos o que você sentiu quando assistiu tal filme ou ouviu tal música? O jovem não irá reconhecer aquele sentimento, o mundo é outro, é incomunicável.

    O velho vai se tornando estranho, deslocado, bizarro. Some-se a isso, toda a decadência física; diabetes, pressão alta, insuficiência renal, problemas respiratórios, cardio vasculares, ortopédicos, perda da visão, da audição, incontinência urinária... O idoso sabe, sente, vai se sentindo um traste.

    E a sociedade não sabe como lidar com o velho. Os velhos que se fodam... O próprio governo deixou claro com a reforma da previdência, com sua postura nesta pandemia: os velhos que se fodam!

    Independente de qualquer coisa, Flávio deixou claro em sua carta, sua velhice.

    Casper
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Caro Viciado em Guarana:

    Errado, porque a vida não é sua para tirar.

    Minha vida é minha e faço o que quiser com ela.


    Caro Lelo Mig:

    Percebo traços de depressão na carta. quando ele cita que a humanidade não deu certo, na condição de humano se viu impotente para mudar a realidade, traço típico do depressivo.

    megiddo
    Membro
    # mai/20 · Editado por: megiddo
    · votar


    Lelo Mig
    as 90% dos que vejo discursando anti aborto são a favor de [...] morte aos ateus e homossexuais etc.

    Como tá a questão do corona aí no Afeganistão?

    JJJ
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Viciado em Guarana

    Não a carta dele. Me referia ao meu post...

    JJJ
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Lelo Mig

    Bom... eu já acho hipócrita o caso oposto: não pode matar um bandido estuprador assassino contumaz, mas um bebê prontinho e totalmente inocente, cuja única diferença pra outro bebê já "nascido" é estar do lado de dentro ou de fora de uma buceta... ai pode?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    Eu não acho que possa um ou outro lado, não sou exatamente contra nem à favor das penas.

    Só acho que um País como o nosso não têm a miníma condição de lidar com isso.

    Um bêbado ao volante atropela e mata um filho seu e nem preso vai; e daí como fica? Por quê não existe "bandido estuprador contumaz" em tribo indigena?

    Repensar a sociedade dá um trabalho do caralho e tá bom prá muita gente, então foda-se.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Lelo Mig
    JJJ
    A discussão sobre aborto pra mim é mais filosofica/metafísica, e deveria focar na definição sobre a partir de quando podemos considerar o feto um indivíduo, portanto dotado de direitos. Todo o resto é pura justificação de moralismo dispensável


    Lelo Mig
    O velho sabe que esta perdendo, constantemente. Sua virilidade, sua força, seus amigos, sua história, sua saúde... Um cara de 85 anos não têm mais seus amigos, suas referências; até a rua onde morou, a casa onde nasceu não existem mais, foram derrubadas, viraram um shopping center. Ele nem consegue passar sua experiência de vida, no sentido emocional, para os mais jovens. Como você explica a um jovem de 20 anos o que você sentiu quando assistiu tal filme ou ouviu tal música? O jovem não irá reconhecer aquele sentimento, o mundo é outro, é incomunicável.


    Belas palavras. Provavelmente eu também opte por suicídio quando chegar lá

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wild Bill Hickok

    "Provavelmente eu também opte por suicídio quando chegar lá"

    Prá mim já é considerado. Minha mãe têm 85 anos e esta com mal de Parkinson. Se ela quisesse se matar agora, não conseguiria. Não quero ficar como ela, então, observando-a, resolvi que preciso estar atento ao momento em que ainda eu possa fazê-lo, antes que meu filho ou um estranho precisem limpar minha bunda ou trocar minhas fraudas.

    Creio que Migliaccio percebeu este momento.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    JJJ
    Sei lá, velho. Eu não sou mais crente nessas religiões a um bom tempo, mas se você é cristão o negócio é seguinte:

    A vida não é sua pra você tirar, nem a sua vida, nem a vida de outrem.
    Deus é o dono da vida e só ele tem a autoridade para tira-la, seja de um bebê dentro de sua barriga ou de um assassino, estuprador, genocida o que for, Jesus se sacrificou na cruz pela vida de todos, independente do que fez ou o que deixou de fazer, é ele que vai fazer o julgamento de cada um sobre o mérito de seu sacrifício e isso só vai acontecer no juízo final.
    Então resumindo, se você é cristão você não é favor de aborto e nem de pena de morte, do contrário você é um cristão de meia tigela, fariseu de merda, auto-intitulado hipócrita do caralho que tem a prepotência de achar que tem o mérito de julgo da vida e da morte, seja de um criminoso vil ou de alguém que ainda sequer nasceu... e no caso de ser a favor da pena de morte de um criminoso, você ainda está fazendo pouco caso do sacrifício de Cristo (que foi crucificado entre dois criminosos) condenando alguém pra uma pena da qual os pecados já foram lavados previamente na cruz.
    E sobre o suicídio, de qualquer forma você está roubando uma vida de Deus e isso lhe será cobrado, já se alguém vai ser condenado ninguém sabe até o dia do juízo, pois só Deus conhece o coração dos homens e isso será levado em conta no julgamento.

    Quer ser um bom cristão? Então está aí.
    É relativamente simples, calce as sandália da humildade e siga o caminho de Cristo, do contrário você corre o risco dele dizer que não o conhece quando chegar o tempo do fim.

    Eu não sigo essas convicções. Por mim a forca ainda estaria de pé pra uma pá de gente, suicídio ainda está na mesa de opções em determinadas situações e a mulher que decida sobre o que ela carrega até que tenha parido.
    Mas isso não é pensamento de cristão, isso é o meu pensamento, eu não sou cristão, do contrário seria um cristão terrível.
    Agora vocês crentes que lutem com a sua consciência para se conciliar com as suas crenças.

    Lelo Mig
    Cara... é foda, bicho.
    É como diziam os poetas:
    https://www.youtube.com/watch?v=Zup0FlwsCgo

    Casper
    Minha vida é minha e faço o que quiser com ela.
    Não mesmo.
    A vida pode ser sua, mas definitivamente tu não faz o que quer com ela.
    É um barco sem leme e sem vela, você sempre tem a opção de pular na água, mas não controla onde as ondas vão te levar.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Lelo Mig
    Exatamente. Eu vi minha avó morrer definhando numa cama e definitivamente nao quero esse fim, prefiro encerrar por minha conta antes que me transforme em um vegetal

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Eu vejo no Viciado o desenvolvimento de um novo poeta incompreendido e perdido em contradições. Percebam que claramente há 2 homens em 1.

    JJJ
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Viciado em Guarana
    do contrário você é um cristão de meia tigela, fariseu de merda, auto-intitulado hipócrita do caralho que tem a prepotência de achar que tem o mérito de julgo da vida e da morte

    Sou cristão de meia tigela mesmo. Falei isso uma vez ao presidente da CNBB, que me respondeu "melhor que nada"... kkkkkkkkk

    O resto aí... menos, né? Prepotência o caralho, é só a minha opinião. Posso?

    brunohardrocker
    Eu vejo no Viciado o desenvolvimento de um novo poeta incompreendido e perdido em contradições. Percebam que claramente há 2 homens em 1.

    Claramente bipolar. Deve ser de gêmeos, que nem eu.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    A velhice é um momento no qual quem nunca foi marginal se torna um!

    A humanidade não falhou com pessoas brancas, de classe média alta para cima, com até 60 anos de idade. Também não tem falhado com pessoas que vieram de fora, mas compraram o passe para entrar nesse clube de privilégios.

    makumbator
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    entamoeba
    Também não tem falhado com pessoas que vieram de fora

    Aliens? Bem, os reptelianos controlam o nosso mundo faz bastante tempo.

    Viciado em Guarana
    cristão terrível

    Você é terrivelmente cristão? Tem vaga no STF te esperando.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    brunohardrocker
    Legião é o meu nome, porque somos muitos.

    JJJ
    :*

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Soube da morte do referido ator, realmente algo muito triste.

    No mais, ja tive duas pessoas próximas que se suicidaram... um amigo de escola no ensino médio, que chegou a frequentar minha casa, e um ex-colega de trabalho, que inclusive foi um dos instrutores do curso que fiz antes de entrar na empresa, gente finíssima, que se suicidou ha umas 3 semanas, com um filho pequeno. Triste demais, ambos os casos.

    Concordo plenamente com as palavras ditas aí mais acima: "Depressão na sua mais pura (e profunda) forma."

    6Strings
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Lelo Mig

    meu filho ou um estranho precisem limpar minha bunda ou trocar minhas fraudas

    Acho que no fundo todos (ou pelo menos a grande maioria) têm medo disso, e é realmente terrível pensar nisso.

    Em uma situação destas você é obrigado a exercer a humildade em sua essência, e se livrar de todo orgulho, ostentação, status, etc.

    Passar por isso e manter a serenidade deve ser muito difícil, mas quem consegue deve conquistar paz interior ao final.

    Já vi isso...

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20
    · votar


    6Strings

    Eu vi meu pai morrer de câncer.
    Minha mãe esta definhando com o Parkinson.

    Não os mataria, cuidei e cuido. Não tenho problema com isso.

    Dei sorte, sou de uma geração que ainda via a doença de perto, via a morte, convivia com estas mazelas. Minhas irmãs pensam igual, dividimos o fardo, não posso reclamar.

    Mas, vejo pelos netos, a nova geração não tem estrutura para cuidar de velhos, de doentes, lidar com secreções, feridas, vômitos, gemidos e mal cheiro. Não têm coragem de encarar o fim de uma vida.

    Não é o filho dos outros, é o meu também.

    makumbator
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    Lelo Mig
    Não é o filho dos outros, é o meu também.

    Vou te fazer uma pergunta incômoda. Não precisa responder se não quiser, obviamente.

    Já pensou nesse cenário acontecendo contigo sendo a pessoa velha/doente precisando de cuidados e com seu filho com esse fardo? Como você encara isso sob a ótica de seu filho ser de uma geração não habituada com tais responsabilidades?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    makumbator

    "Já pensou nesse cenário acontecendo contigo sendo a pessoa velha/doente precisando de cuidados e com seu filho com esse fardo?"

    Sim, já pensei. Por isso disse acima que se perceber que vou por este caminho me suicido.

    "Como você encara isso sob a ótica de seu filho ser de uma geração não habituada com tais responsabilidades?"

    Não existe algo que podemos chamar exatamente de culpa. O mundo mudou, é menos social que antigamente. Então, some pessoas de um mundo menos social ao fato de minha geração ter procurado poupar os filhos deste tipo de sofrimento, e é o que temos.

    Um detalhe: Eu não tenho dúvidas que meu filho me ame e se prontifique a cuidar de mim. Mas, as pessoas ACHAM que conseguem, mas não conseguem. Cuidar de alguém, dependendo da doença, é muito mais difícil do que alguns acreditam.

    Já vi muita gente "de bem" e bem intencionada não segurar a onda.

    O mundo muda, nem tanto para melhor ou para pior. A geração atual têm muito mais informação que a minha, mas é muito mais imatura que eu fui; e a minha mais que a de meu pai.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Carta Manifesto do ator Flávio Migliaccio