A fortaleza dos simplórios, parte 2: o questionamento idiota.

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: entamoeba


    “Se o homem evoluiu do macaco, como é que ainda existe macaco?”

    Se você realmente não sabe, mas está perguntando porque pressupõe que seu interlocutor saiba a resposta, a sua dúvida é legítima e o que você quer é uma resposta. Não há nada de errado com isso.

    Se você tem 11 anos de idade e a resposta que você conhece não te convenceu, esse tipo de questionamento deve ser encorajado. Você não precisa aceitar as coisas, você deve ir atrás de entendê-las, deve ir atrás de encontrar contradições.

    Mas se você é um adulto e faz essa pergunta publicamente, no intuito de embaraçar alguém, é possível que o germe do conspiracionismo esteja plantado em sua frágil cabecinha.

    Supõe-se que você já tenha condições de pressupor que há um corpo de conhecimento que sustenta a teoria da evolução, e que questões como essa não passariam batidas por pessoas muito mais inteligentes e preparadas do que você. É sério que você acha que ninguém pensou em questionar algo tão básico? É sério que você acha que, em cada um dos institutos de biologia espalhados pelas universidades do mundo, ninguém nunca se tocou de algo que um idiota como você é capaz de perceber?

    Durante a pandemia, tenho ouvido e visto pessoas fazendo questionamentos muito mais absurdos do que o do macaco, sugerindo que cientistas estão errados, que os dados são mentirosos, que a pandemia é uma mentira e uma série de outras asneiras.

    É claro que a ciência tem dificuldades de dar respostas precisas em condições como essas e que, eventualmente, novos dados podem modificar as projeções. O conhecimento se rearranja, mas não se perde por completo. Ademais, não existe conhecimento concorrente. O resto é chute de charlatão querendo tentar a sorte - como o Bolsonaro, com a cloroquina.

    Ser crítico é fazer perguntas instigantes.

    Quem faz perguntas de merda é idiota!

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    entamoeba

    Têm algumas coisas que são tão óbvias que fica difícil entender como alguém com mais de 10 anos e o ensino fundamental não faça uma análise simples de uma suposição absurda.

    Vou contar uma pequena história:

    Uma senhora simples e sem muita instrução, pessoa da qual gosto muito, que me presta alguns serviços relativos a limpeza e serviços domésticos me perguntou:

    (ela costuma me perguntar coisas que têm dificuldade de entender, creio que dá valor ao meu, um pouco maior conhecimento, me acha inteligente)

    - Seu Lelo, o senhor acha que os cientistas podem estar errados com relação a estas medidas de isolamento, cuidados, remédios... "porque fulano me disse que... blá, blá, blá."

    Pensei em como responder, sem lhe dar exatamente uma resposta, mas deixar ela pensar por si só... pensei um pouco e mandei algo assim:

    - Dona Cleusa, suponha que ninguém saiba exatamente o que deve ser feito, que a doença é nova, não se sabe 100% de como ela ira se comportar, que tudo é muito inesperado e possa haver erros. Agora me diga, se diante desse quadro tivesse que depositar a vida de um filho seu na opinião de alguém, de quem seria:
    - Do Pastor?
    - Do Padre?
    - Do Político?
    - Do Zé da padaria?
    - De médicos que nunca lidaram com epidemias?
    - Dos cientistas que têm experiência com outras infecções virais e epidemias como SARS, Suína, Ebola, H1N1, Vaca Louca, Sarampo, AIDS e etc?

    Ela respondeu, sem titubear: É, os cientistas, né?

    Acho que essa "historinha" revela muita coisa.

    Olavo de Carvalho, principalmente, criou uma falsa ideia de que "ser do contra é ser inteligente". "Só eu sei a verdade porque eu sou o único que contesta então o único inteligente."

    Questionar, esta muito longe dessa premissa vinda de um velho imbecil.

    Donnergott
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: Donnergott
    · votar


    Tempos difíceis esses que vivemos. As condutas explicadas pela teorização do efeito Dunning-Kruger grassa em todos os meios, os indivíduos medianos julgam-se gênios, os indivíduos de intelecto pouco aquinhoado julgam-se sumidades. E os que teriam algo a contribuir sentem-se acuados!

    Some-se a isso a síndrome do Pequeno Poder (que é aquela sensação que os seres pouco pensantes e inexpressivos experimentam quando lhes é dado uma eventual posição contemplada com "poder" fiscalizatório e acaba redundando em exacerbamento injustificado de mecanismos de controle, apenas para deleite pessoal do pseudo-poderoso) e teremos a receita do bolo de m ...

    Tempos mais difíceis ainda virão!

    Donnergott
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: Donnergott
    · votar


    Que quadro fantástico: especialistas analfabetos, experts de "ouvi-dizer-que", perguntadores espertalhões, pessoas que acham que podem vencer um debate, quando é desejável que em um debate ambos os lados se enriqueçam, caso contrário, não foi debate, foi discurso!

    Não penso que a mediocrização seja o problema, pessoas medíocres sempre viveram sob o sol, entendo que o busílis da encrenca atual esteja na exposição das mediocridades que foi excepcionalmente alavancada pelas ferramentas modernas de mídia, informação e entretenimento. Para piorar, este é um ciclo que se retro-alimenta: o pouco esclarecido expõe seu saber (ou a ausência dele), o parvo se apropria desse pseudo-conhecimento e o reverbera, amplifica e distorce.

    Em meio a tanto ruído, não há harmonia que subsista.

    Donnergott
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: Donnergott
    · votar


    Nesse ambiente penso que nem devamos responder a pergunta sobre a Teoria da Evolução e a existência de macacos. O simplório nem quer uma resposta mesmo.

    Exercitemos, pois, o Zen Budismo, ou qualquer outra forma de manter o equilíbrio.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Lelo Mig
    Acho que essa "historinha" revela muita coisa.

    Sim. Essas pessoas que não têm muita segurança para afirmar acabam se confundindo com as tosquices que escutam. Talvez, tenha faltado na vida esse tipo de provocação que você fez, que deixasse que ela mesma desse a resposta mais sensata, porque no fundo as pessoas sabem fazer isso!

    Quem não tem muita segurança e escuta todo mundo falando o contrário ao que parece sensato, cedo ou tarde, vai acabar cedendo. As vezes, o que falta é uma provocação ou alguém que lhe dê suporte.


    Donnergott
    E os que teriam algo a contribuir sentem-se acuados!

    Síndrome do impostor. Quem sabe mais acaba sendo mais cauteloso e chega a julgar que não sabe nada.


    Para piorar, este é um ciclo que se retro-alimenta: o pouco esclarecido expõe seu saber (ou a ausência dele), o parvo se apropria desse pseudo-conhecimento e o reverbera, amplifica e distorce.

    É isso, delegado! No YouTube, tá cheio de dementes com pompa de conhecedores e centenas de milhares de inscritos.

    Les Strato
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    entamoeba

    “Se o homem evoluiu do macaco, como é que ainda existe macaco?”

    Muito tempo ouvi essa frase por parte de meus familiares, que são muito religiosos, além de variantes como " Se evoluiu do macaco, por que macaco não fala ?"

    Mesmo depois de explicar inúmeras vezes, educadamente, sobre como a teoria pautava a evolução e que não era algo tão banal como eles achavam, sempre entrava em um ouvido e saia pelo outro.

    De uns tempos pra cá quando largam essa, nem perco mais tempo, apenas pergunto na maior ignorância.

    "Se o homem veio do barro, por que o barro não fala ?"

    Infelizmente tem limite para certas coisas, a ideia de questionar as coisas é bastante necessária na construção dos conhecimentos, mas quando a pergunta vem retórica e o sujeito tem 0% de disposição para mudar seu ponto de vista frente a alguns fatos, nem vale a pena perder tempo.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Saiu essa matéria agora a pouco, no G1.

    Astrônomos divulgam primeiro mapa superdetalhado da superfície da Lua

    Aí, nos comentários, logo de cara me aparece essa pérola:

    Luiz Gomes Moraes Junior - há 16 minutos
    O que eu gostaria de saber pra que serve isso??? gastaram bilhões para ir na lua e chegar la não ter nada, nada de nada, alem de terra e pó, que n]ao servem para nada. foram bilhões jogados no lixo, por uma comunidade de idiotas, que acham que são genios.


    Esse é um questionamento clássico! "para que serve isso?"; "qual a utilidade?"


    Les Strato
    "Se o homem veio do barro, por que o barro não fala ?"

    Vou te copiar! Essa é ótima!

    -Dan
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    entamoeba

    Ensaiando para escrever um livro, ou compartilhando ideias de outras fontes?

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    -Dan
    Ensaiando para escrever um livro, ou compartilhando ideias de outras fontes?

    Não sei teria coragem de falar sobre esses assuntos em um livro sério. Quem sabe em uma publicação paradidática, com o pseudônimo de entamoeba?!

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: Jonas Kahnwald
    · votar


    Não sei teria coragem de falar sobre esses assuntos
    Quem sabe
    com o pseudônimo de entamoeba

    Só assim mesmo!

    -Dan
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    entamoeba
    Não sei teria coragem de falar sobre esses assuntos em um livro sério. Quem sabe em uma publicação paradidática, com o pseudônimo de entamoeba?!


    Na verdade tem material e o assunto está em voga. Voce pode falar sobre debates na Internet. Usar o OT como estudo de caso, dando exemplos.

    Tem potencial.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    A fortaleza dos simplórios, parte 2: o questionamento idiota.

    A questão toda não é somente o questionamento idiota, até mesmo porque quando o questionamento é autêntico, mostra interesse do interrogador em buscar conhecimento.
    O maior problema é a barreira que esta pessoa cria diante da resposta. Ela já tem sua resposta, já tem sua verdade absoluta. Nada, nem ninguém é capaz de contradizê-la, por mais coerente que seja a explicação e por mais absurdo que seja aquilo no que ela acredita.
    Essas pessoas não querem uma resposta, elas querem apenas fingir inteligência, chamo isso há muito tempo de síndrome do pseudo-intelectulóide.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Astrônomos divulgam primeiro mapa superdetalhado da superfície da Lua

    Adoro divulgações astronômicas, mas dá um desanimo ler comentários de negacionistas sobre ida do homem à lua, terraplanistas, teóricos da conspiração que acham que a NASA é a única agência espacial do mundo e que esconde a grande verdade das pessoas, verdade esta que poucos babacas iluminados acham que detém.
    Viva a maldita inclusão digital.

    Casper
    Veterano
    # abr/20
    · votar




    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20
    · votar


    Casper

    Muito bom!...kkk

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    “Se o homem evoluiu do macaco, como é que ainda existe macaco?”

    faz tanto sentido quanto se perguntar se uma ameba evoluiu
    (ou qualquer forma unicelular que ficou complexa e hoje chegou a classe dos vertebrados, mamíferos e etc...

    por que ainda existe ameba?
    ========================================

    Durante a pandemia, tenho ouvido e visto pessoas fazendo questionamentos

    povo na internet uma pessoa consegue ser especialista com pós, tendo 4a serie, a pessoa se auto-forma na especialidade de:

    analista pandemologico, economista, politico
    com especialização em memês e critico de novelas e jornalismo da globo...

    e quer ser levado a sério...

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    fernando tecladista
    por que ainda existe ameba?

    Isso machuca, viu?


    analista pandemologico

    Que até ontem nem conheciam a palavra pandemia.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Beto Guitar Player
    A questão toda não é somente o questionamento idiota, até mesmo porque quando o questionamento é autêntico, mostra interesse do interrogador em buscar conhecimento. O maior problema é a barreira que esta pessoa cria diante da resposta. Ela já tem sua resposta, já tem sua verdade absoluta.

    É isso. O cara faz o questionamento a si mesmo, ou o faz no meio de gente que não sabe responder. Aí, diante do silêncio dos outros ou do vazio da própria cabeça, a primeira sandice que vem à mente é assumida como verdade.

    Falta a capacidade de dosar o que é mais plausível, de fazer uma hierarquia que dê prioridade às informações que provém de fontes mais seguras.

    O tonto é o sujeito que dá a resposta mais absurda a si mesmo e toma ela como verdade.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Se o universo surgiu de uma explosão, por que as bombas de Hiroshima e Nagasaki não geraram dois novos universos?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20
    · votar


    Se um peido contém principalmente nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, metano, dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio, nós seres humanos contribuímos para tornar a atmosfera respirável, junto com as plantas?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    entamoeba
    Isso machuca, viu?

    kkkk

    makumbator
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    entamoeba
    fernando tecladista
    por que ainda existe ameba?

    Isso machuca, viu?


    Foi um ataque direto contra sua pessoa unicelular.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A fortaleza dos simplórios, parte 2: o questionamento idiota.