Flexibilização da posse de armas: só lobby da indústria bélica?

Autor Mensagem
Silspiders
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: Silspiders


Quais os reflexos práticos da flexibilização do porte de armas?

Em 2019 o cidadão comum comprou a mesma quantidade de munição que as forças de segurança. Reflita sobre esse dado.

O jornalista Luis Nassif previu cada passo do Impeachment de Dilma Rousseff - sem entrar no assunto "foi golpe/não foi - chegou a dizer que a cabeça se Eduardo Cunha rolaria logo então.

Nassif faz uma leitura de que Bolsonaro arma a população como preparo para um triunfal golpe de estado. Coisa que já acompanhamos em outros países, mas de longe, sem resquícios de uma perspectiva de que isso pudesse ocorrer aqui.

Fonte:

Xadrez do golpe de Bolsonaro a caminho parte 1

Xadrez do golpe de Bolsonaro a caminho parte 2

Ninguém depois poderá se dizer surpreso, tenha Luis Nassif razão ou não.

brunohardrocker
Veterano
# fev/20
· votar


Em 2019 o cidadão comum comprou a mesma quantidade de munição que as forças de segurança.

A informação parece boa. Achei que o brasileiro não tinha grana para revórve.
A informação que eu queria agora, seria o quanto dessas munições foram parar nas mãos do tráfico.

Nassif faz uma leitura de que Bolsonaro arma a população como preparo para um triunfal golpe de estado.

Então quer dizer que Bolsonaro seria um cara inteligente?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/20
· votar


Começou os Olavo ao contrário.

Silspiders
Membro Novato
# fev/20
· votar


Então quer dizer que Bolsonaro seria um cara inteligente?

Por quê? Você o considera burro? Eu não.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/20
· votar


Bolsonaro arma a população como preparo para um triunfal golpe de estado.

Bom, eu sempre vi o governo desarmar a população pra dar golpe...

Lelo Mig
Membro
# fev/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Silspiders

Independente das intenções de Bolsonaro (não acho que haja alguém inteligente o suficiente para articular uma ação dessas no governo atual que só tem estúpidos) e muito antes do Bolsonaro ser algo mais que um deputadinho de bosta, sempre fui contra o desarmamento da população e sempre vi esta intenção, por parte do governo, com muita desconfiança.

Não tenho armas, mas sou um democrata e acho que é um direito do indivíduo, inclusive para se organizar e derrubar governos ou mesmo assassinar tiranos.


Como os números nunca provaram que as sociedades desarmadas são menos violentas que as armadas (os Países de primeiro mundo, quase todos permitem posse de armas), sempre achei muito suspeita ações do Estado com esta intenção.

Vou aproveitar e contar uma história:

Minha bisavó era espanhola (minha avó também). Chegou ao Brasil e criou 4 filhas mulheres, praticamente sózinha, porque meu bisavô era caixeiro viajante.

Moravam num bairro afastado na São Paulo dos anos 30. Sem luz, sem asfalto e mato.

Uma noite, arrumando a cozinha, viu uma mão tateando a porta por dentro, procurando o trico. (Naquela época, casa de pobre, ficava um vão entre a porta e o batente).

Pegou uma machadinha de carne e não pensou duas vezes. Cairam 3 dedos e meio no chão da cozinha. As filhas ficaram atônitas congeladas.

Minha bisa, enquanto recolhia os dedos decepados com a pazinha de lixo, olhou para minha vó e suas irmãs e disse:

"Vão dormir! Gente de bem bate na porta antes de entrar."

Já falei de como penso sobre a violência em outro post por aqui. E como desconfio dessa gente "que se acha do bem".


Obs: Posse e porte não são a mesma coisa. Defendo o direito a posse, ainda que não possua armas.

entamoeba
Membro Novato
# fev/20
· votar


Silspiders
Por quê? Você o considera burro? Eu não.

Eu considero o Bolsonaro burro! Muito burro! Muito mesmo!

...

Sou terminantemente contra o porte e a posse de armas, por dois motivos:

1) pessoas são idiotas;

2) armas só servem para matar ou para ameaçar.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/20
· votar


Concordo com o Lelo Mig nessa. Porte pode ser discutível, mas posse deveria ser um direito inalienável do cidadão. Negar o direito a auto defesa ao meu ver é um crime de viés extremamente autoritário, sem falar que é um precedente direto pra totalitarismo de estado (vide a segunda emenda dos states)

sandroguiraldo
Veterano
# fev/20
· votar


Lelo Mig
"Vão dormir! Gente de bem bate na porta antes de entrar."

Top isso aí hein! Esses dias estava passando numa avenida aqui em INDAIATUBA, era por volta de 21h, estava chovendo fininho.
Vi um cara arrombando uma janela de uma academia.
Chamei a polícia. Minha esposa falou: "será que não é o dono, que esqueceu a chave?" Eu disse pra ela: "gente de bem não arromba janela sem ter pelo menos mais alguém de testemunha".

Lelo Mig
Membro
# fev/20
· votar


entamoeba

"armas só servem para matar"

Exatamente! E têm gente que presta só prá ser assassinada.

brunohardrocker
Veterano
# fev/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Silspiders
Por quê? Você o considera burro? Eu não.

Eu que votei nele no segundo turno não o considero inteligente em muitos sentidos. Você que é da oposição, me surpreende pensar que ele teria algum plano de dominação para implantação de alguma ideologia de moral duvidosa. Coisa que, se caso tivesse procedência, não conseguiria passar pela porta do gabinete. Quem fez isso historicamente possuía certas habilidades que alguém como o Bolsonaro não tem. Pra mim, ele é um tiozão que serviu ao exército e depois virou politico de carreira para defender alguns interesses da classe militar. E, de repente, avistou um cavalo encilhado, prontinho para montar, com todo o contexto histórico a favor, que foi a candidatura e eleição para a presidência.

Até antes das eleições do Lulla, eu acreditava que era necessário ter, no mínimo, uma boa formação para ocupar o cargo de presidente. Depois do seu primeiro mandato, mudei de opinião. Acho que não precisa mesmo. O necessário para se manter no cargo seria algumas habilidades políticas e de relações interpessoais que garantam sua popularidade enquanto o grosso do serviço é feito pelos ministérios e demais assessores.

Silspiders
Membro Novato
# fev/20
· votar


entamoeba, tá que ele é burro em diversos campos, como na economia e saúde, para ficar apenas onde ele já admitiu publicamente, mas ele entrou na eleição pada se eleger e conseguiu (como? É outra história), está se mantendo no cargo, mesmo com um caminhão de coisas que já teriam terminado no seu impeachment. Conseguiu detectar amplo setor da sociedade com um pensamento retrógrado, preconceituoso, fútil e o acolheu com seus posicionamentos reacionários. Enxergou em Sérgio Moro o juiz ladrão e, evidentemente, acolheu o vigarista e o usa ao seu favor; com isso ele impede as investigações que poderiam levar Flávio Bolsonaro para cadeia e ligar Carlos Bolsonaro ao assassinato da Marielle. Para mim são evidências que existe uma inteligência, ainda que inescrupulosa.

Silspiders
Membro Novato
# fev/20
· votar


Quanto ao tópico, quis trazer uma reflexão muito mais profunda do que as opiniões pessoais e culturais de cada um. E também fazer um registro histórico de um ponto de vista de um jornalista e que eu concordo.

Lelo Mig
Membro
# fev/20
· votar


Silspiders

"do que as opiniões pessoais e culturais de cada um"

Cara, infelizmente, você sempre que pode promove uma espécie de censura em seus tópicos. Minhas reflexões são baseadas no que processo do mundo ao meu redor e de minhas vivências, experiências práticas e intelectuais. A sua parece sempre ser emocional, dá sempre a impressão que qualquer um que não pense como você está errado ou é mal caráter.

Posso estar tendo uma leitura errada, mas você parece muito pouco disposto ao embate, a ouvir pensamentos divergentes, parece que quer apenas ler:

"esta certo, concordo!"

Mas ok, quer opinião "apenas" sobre o texto do Nassif?

Achei uma bosta. Parece teoria da conspiração de Youtuber Olavista ou evangélico. Raso, sem a miníma profundidade ou dados relevantes.
Fraco.

Silspiders
Membro Novato
# fev/20
· votar


Impressão sua... Está ofendido à toa. E, assim, ataca ofensas em mim.

Eu tenho uma impressão sobre você também. Para mim você é uma pessoa arrogante, preconceituosa e narcisista.

Mas foda-se, não é? São pouquíssimos elementos que temos para de fato sabermos algo um do outro. Você está errado e eu, óbvio, posso estar também.

Lelo Mig
Membro
# fev/20
· votar


Lelo Mig

"Impressão sua... Está ofendido à toa. E, assim, ataca ofensas em mim."

Não estou ofendido... muito menos te ofendi. (substantivo que atinge alguém na sua honra, na sua dignidade; injúria, agravo, ultraje, afronta e etc.)

Descreva abaixo uma frase onde eu o tenha ofendido:

_________________________________________________________________

entamoeba
Membro Novato
# fev/20
· votar


Wild Bill Hickok
Negar o direito a auto defesa

E desde quando ter arma é sinônimo de autodefesa?


Silspiders
Conseguiu detectar amplo setor da sociedade com um pensamento retrógrado, preconceituoso, fútil e o acolheu com seus posicionamentos reacionários.

Ele não conseguiu detectar nada, ele é assim! Bolsonaro só está onde está porque veio a calhar. Era o idiota que estava no lugar certo, na hora certa.

Essas negociações para safar o rabo da família é política elementar. Não daria para esperar menos de alguém com 30 anos de política.

makumbator
Moderador
# fev/20 · Editado por: makumbator
· votar


sandroguiraldo
Bom, eu sempre vi o governo desarmar a população pra dar golpe...

Você não captou o nível maquiavélico da ideia do Bolsonaro. Ele vai liberar a compra de armas de fogo pra população em geral, mas vai proibir totalmente a venda de munição logo depois. Vai ser lindo.

Wild Bill Hickok

Concordo com o Lelo Mig nessa. Porte pode ser discutível, mas posse deveria ser um direito inalienável do cidadão.

Também concordo. A posse deveria ser permitida para uma certa gama de tipos de armas e munições. Acho normal poder ter revólveres, pistolas, e armas longas automáticas e semi automáticas. Tudo bem proibir para a população comum a venda de lançadores de foguete, armas de grosso calibre (tipo .50 BMG), minas terrestres e tudo mais. Mas armas adequada pra caça e defesa acho válido.

A legislação brasileira é engraçada em alguns pontos também. Por exemplo, dá pra comprar legalmente uma espingarda calibre 12 e usar balotes que quase arrancam a cabeça de uma pessoa dependendo da distância. Mas uma pistola comum em 9mm parabellum aí já é proibido. (alegando sua maior velocidade final e penetração em comparação ao .38 por exemplo, que é inclusive "parente" da 9mm parabellum e parecida com ela em alguns aspectos).

acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/20
· votar


makumbator
Observação
Como se não bastasse, a 12 é de cano liso, ideal para praticar crimes

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


acabaramosnicks

E o tipo de munição (em cartuchos) dificulta a correlação forense entre um projétil disparado e uma ama (apesar de usarem análise das propriedades dos componentes pra poder ter uma correlação indireta) .

Aliás, com uma prensa dá pra montar os cartuchos facilmente em casa. Os clubes de tiro por exemplo fazem esse tipo de montagem sem problemas (tanto para cartuchos quanto para cápsulas).

https://www.youtube.com/watch?v=nAj2mprzh-o

acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/20
· votar


makumbator
E o tipo de munição (em cartuchos) dificulta a correlação forense entre um projétil disparado e uma ama (apesar de usarem análise das propriedades dos componentes pra poder ter uma correlação indireta) .

é exatamente isso que tentei deixar implícito quando disse que o cano é liso

cano "raiado" deixa o projétil marcado de uma maneira única e o relaciona à arma específica que o disparou, na doze isso não rola

Lelo Mig
Membro
# fev/20
· votar


acabaramosnicks
makumbator

Já disse aqui uma vez, sou à favor da posse de armas e contra o porte.

Porte, só em casos especiais, como:

- Motorista de Buzão.
- Torcedores de organizadas em dia de jogo.
- Professores do jardim e do prézinho.
- Religiosos em dia de culto.
- Qualquer cidadão se em fila de bancos, cartórios, orgãos públicos, postos de saúde e similares.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/20
· votar


Lelo Mig
Já que ele quer falar sobre ofensa, vamos citar aqui o link de onde ele repetidas vezes xingou o makumbão de c...

Passam-se os anos e os estereótipos se mantém... clichê demais.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/20
· votar


makumbator
Aliás, com uma prensa dá pra montar os cartuchos facilmente em casa. Os clubes de tiro por exemplo fazem esse tipo de montagem sem problemas (tanto para cartuchos quanto para cápsulas).

Li uma entrevista uma vez com o Rick Bonadio dizendo que faz isso. Que na época o custo da munição caía de algo em torno de R$ 3,20 unt para R$ 0,90 unt.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/20
· votar


Lelo Mig
- Religiosos em dia de culto.

Na igreja que participo há uma pessoa que frequenta que tem posse e porte de arma. Me sinto seguro quando ele está presente.

Ele sempre senta num local estratégico do templo, de onde tem visão de tudo o que acontece. Tenho certeza que ele não hesitaria em defender os irmãos caso fosse necessário.

*Por favor, não venham com piadinhas dizendo que "Deus deveria nos proteger"... cês são melhor que isso

makumbator
Moderador
# fev/20
· votar


acabaramosnicks
é exatamente isso que tentei deixar implícito quando disse que o cano é liso

cano "raiado" deixa o projétil marcado de uma maneira única e o relaciona à arma específica que o disparou, na doze isso não rola


Sim. Inclusive, a proibição em vários países de se serrar o cano de uma escopeta é basicamente em virtude de tornar uma arma que já é menos rastreável (através de sua munição) ainda mais portátil e mais fácil de ser escondida (para surpreender as vítimas).

acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/20
· votar


sandroguiraldo
Tem também a questão de qualidade. Munição não custa tão caro, munição boa custa MUITO caro (no Br).
A barata tu usa pra praticar tranquilo, se negar fogo, cê dá o ciclo na mão e continua. Mas não é nela que vc confia tua vida. Daí já sabe, atirar é também hobby, chega uma hora que o cara usa a munição própria sempre que pode.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/20
· votar


acabaramosnicks
A barata tu usa pra praticar tranquilo, se negar fogo, cê dá o ciclo na mão e continua. Mas não é nela que vc confia tua vida.

Isso aí!

entamoeba
Membro Novato
# fev/20
· votar


sandroguiraldo
há uma pessoa que frequenta que tem posse e porte de arma. Me sinto seguro quando ele está presente.

Comigo é o contrário. Detesto ficar perto de gente armada!

brunohardrocker
Veterano
# fev/20
· votar


entamoeba

Você poderia utilizar uma arma para impor seus pontos de vista sem justificativas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Flexibilização da posse de armas: só lobby da indústria bélica?