Autor |
Mensagem |
Silspiders Membro Novato |
# fev/20
· votar
O cara que marchou com sandinistas e elogiou Chávez/Evo/Correa não vai ser muito diferente do Obama?
Eu falo pelo país e não pela pessoa, e talvez por isso mesmo nem vença a eleição.
|
JJJ Veterano
|
# fev/20
· votar
Minha opinião é a seguinte.
Galera já percebeu que o povão gosta de gente que mete o loko. Exemplos não faltam, né?
Então é isso. Daqui pra frente, só vai ter figura exótica, tanto à esquerda, quanto à direita.
Candidaturas na base do equilíbrio, do bom senso, do diálogo, do entendimento, da intelectualidade e tal? Nunca mais. Agora é só lacração, "turn down for what", salvador da pátria e afins. O El Cid percebeu isso e já tá metendo o loko também. Capaz de se candidatar, no lugar do irmão...
|
solitude Membro Novato |
# fev/20 · Editado por: solitude
· votar
Silspiders Eu falo pelo país e não pela pessoa, e talvez por isso mesmo nem vença a eleição.
Não sei por que essa visão é tão comum. As propostas do Bernie são populares, ele vai direto nos interesses materiais de uma classe trabalhadora cujas condições só tem caído.
Durante o processo do impeachment (que sempre foi uma ilusão do centro da política americana, diga-se de passagem), o Lev Parnas vazou uns áudios do Trump, e num dos áudios ele mesmo admite: o único que ele não queria que a Hillary escolhesse pra VP era o Bernie. Na visão dele, ele pegou "20% dos votos do Bernie por causa de comércio externo".
Óbvio que não é bem por aí, o cérebro do Trump tá derretendo já faz um tempo, mas é a história dos interesses materiais que eu falei. O voto no Trump não tem nada a ver exatamente com o país ter sido empurrado pra direita, a maior parte das pessoas nem tem uma ideologia política consistente pra isso. Elas enxotaram a Hillary porque ela representa o status quo dos 30 anos de neoliberalismo que destruíram a classe trabalhadora americana, especialmente na questão dos acordos comerciais que tiraram as fábricas do país e iniciaram a decadência da indústria.
Qualquer pessoa à esquerda do centro tem que reconhecer essa situação e se empurrar mais pra esquerda, não menos.
Isso vale pra todos os países em que o centro tá apanhando. Finlândia, Espanha, França, EUA, etc.
Eu não afirmo o mesmo pro Brasil ainda porque a gente vive num universo paralelo.
JJJ Galera já percebeu que o povão gosta de gente que mete o loko. Exemplos não faltam, né?
Então é isso. Daqui pra frente, só vai ter figura exótica, tanto à esquerda, quanto à direita.
Nenhuma das propostas do Bernie, por enquanto, é mais radical do que existe na Europa. Tem nada de "meter o loko" no que ele diz.
Ele é socialista, pessoalmente, no estilo Eugene Debs, que ele admite ser sua inspiração política principal. É tipo um Salvador Allende mesmo. Mas o programa de governo é social democrata padrão.
|
solitude Membro Novato |
# fev/20
· votar
Mas o programa de governo é social democrata padrão.
Dito isso, ver gente da campanha citando Marx ipsis litteris é fantástico. Acho que ele não vai passar muito tempo sem ser MLK'd/Malmolm X'd/Fred Hampton'd não.
|
Silspiders Membro Novato |
# mar/20
· votar
New! BREAKING @PeteButtigieg to announce he is out of the presidential race, his staff now hearing the news in campaign call, sources tell us.
|
makumbator Moderador
|
# mar/20
· votar
Acho que na super terça vai ficar entre o Biden e o Sanders.
solitude Nenhuma das propostas do Bernie, por enquanto, é mais radical do que existe na Europa. Tem nada de "meter o loko" no que ele diz.
Mas pro americano médio ele exala socialismo. As propostas dele pra "murica" tradicional já é excessivamente esquerda.O Trump vai tentar colar no Sanders a pecha de comuna. Se vai colar aí não sei.
|
Silspiders Membro Novato |
# mar/20
· votar
Se vai colar aí não sei.
Aparentemente não vai colar, porque senão nem estava tão cotado.
|
makumbator Moderador
|
# mar/20
· votar
Silspiders Aparentemente não vai colar, porque senão nem estava tão cotado.
Então, mas o lance vai ser quando houver a disputa com o Trump.
Outro detalhe é que a grande mídia americana não apoia o Sanders (eles preferem o Biden e a Warren), e isso pode fazer com que ele não vença as prévias.
Inclusive, já vi uma matéria (de um veículo respeitável) sobre a maioria dos super delegados estar contra o Sanders. E que se a coisa estiver parelha no final das prévias eles não vão votar no cara, mesmo que ele esteja na frente por pouco (como é o costume, mas não obrigação).
Achei aqui uma matéria sobre isso (não é a mesma que vi antes, mas serve):
https://www.counterpunch.org/2020/02/19/bernie-sanders-and-the-revenge -of-the-superdelegates/
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/20
· votar
Tem que colar nele a umagem da esquerda na america latina.
|
Silspiders Membro Novato |
# mar/20
· votar
Meu Deus
|
Silspiders Membro Novato |
# mar/20
· votar
"Tem que jogar sujo"
|
makumbator Moderador
|
# mar/20
· votar
brunohardrocker
O Trump vai querer colar no Sanders a imagem de um novo Maduro, enquanto o partido democrata vai querer no máximo que ele tenha a imagem de social democrata moderninho da Escandinávia.
Mas pouco importa, pois no fim os hackers é que vão decidir. E segundo os relatos, a Rússia quer mesmo ter Sanders X Trump (e os hackers vão lutar por isso).
Vida longa ao prompt de comando!!!!!
|
Viciado em Guarana Veterano |
# mar/20
· votar
super delegados eles não vão votar no cara, mesmo que ele esteja na frente como é o costume, mas não obrigação
Eu adoro a democracia americana.
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
Ainda que não goste do Trump, acho muito, mas muito improvável mesmo que alguns destes candidatos o vença.
Trump derrotou a favorita Hillary Clinton, muito mais forte e expressiva que essa cambada de Zé Ruela.
Os EUA estão tão ou mais polarizados que o Brasil; essa imbecilidade de votar "no meu partido independente da merda de candidato", como se fosse um time de futebol, e foda-se a razão, é vírus que têm contaminado todos os idiotas do planeta, e como têm muito idiota... já viu, né? E nisso, os republicanos sempre tiveram uma posição mais radical que os democratas.
Por último, por mais que Trump seja um Zé Ruela, a força da economia e do nível de emprego sempre foram fatores chave em qualquer eleição americana. E os números da administração Trump, neste aspecto, são muito positivos, e mesmo que alguns dados possam ser questionados se são por causa dele ou não, não importa, perante a população ele colhe os frutos.
A não ser que aconteça alguma merda muito grande por lá... mas, acho pouco provável.
|
makumbator Moderador
|
# mar/20
· votar
Viciado em Guarana Eu adoro a democracia americana.
A eleição lá é mesmo muito doida.
O app de consolidação de votos dos democratas pertence a uma empresa meio nebulosa (e chamada Shadow, só pra confirmar! Hahah). Inclusive nessas primárias houve vários problemas com os votos.
|
makumbator Moderador
|
# mar/20 · Editado por: makumbator
· votar
Lelo Mig Trump derrotou a favorita Hillary Clinton, muito mais forte e expressiva que essa cambada de Zé Ruela.
Mas sabe que ela era bem odiada por lá? Eu acompanhei a eleição também pela mídia americana, e o apelido de Hillary trapaceira realmente pegou (o Trump é mestre dessas paradas), e parece ter ressoado uma desconfiança mais antiga que paira sobre a família Clinton.
O Sanders não me parece ser odiado como ela, então o Trump vai tentar ir pelo lado do comunismo. E também deve pegar no quesito idade/saúde. Ele já teve um enfarte em 2019 e é o mais velho dos concorrentes.
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/20
· votar
Tem que colar nele a umagem da esquerda na america latina. Silspiders "Tem que jogar sujo"
Ué, não vai defender a imagem da esquerda latino-americana?
|
JJJ Veterano
|
# mar/20 · Editado por: JJJ
· votar
solitude Nenhuma das propostas do Bernie, por enquanto, é mais radical do que existe na Europa. Tem nada de "meter o loko" no que ele diz.
Em se tratando de EUA, basta se dizer socialista pra já ganhar o carimbo "meter o loko".
brunohardrocker
Ato falho?
|
solitude Membro Novato |
# mar/20 · Editado por: solitude
· votar
makumbator O Trump vai tentar colar no Sanders a pecha de comuna.
JJJ Em se tratando de EUA, basta se dizer socialista pra já ganhar o carimbo "meter o loko".
Sim. O problema é que eles falaram isso de todos os democratas, do Bill Clinton ao Obama. Ao ponto em que a palavra, apesar de ainda ter sua força, já perdeu seu significado - the boy who cried wolf e etc. Quem não vota em socialista não vai votar em nenhum do mesmo jeito, e quem não tem problema com o rótulo vai no que gostar mais.
Além disso, a estratégia do Bernie não é exatamente converter as pessoas que sempre votaram. Os EUA tiveram um turnout de 55% em 2016, quase metade da população não votou, porque não acreditam na política, especialmente a parcela mais jovem. E se for pra parcela abaixo de 40 anos nos EUA, metade já diz preferir socialismo a capitalismo, e mais de 70% já dizem que votariam num candidato socialista. A aposta do Bernie é que a candidatura dele incentive a participação dessas pessoas.
E é o que a gente tem visto nas primárias, mas também vale pra população geral. A gente viu parte disso nas eleições do legislativo em 2018: o turnout em 2014 tinha sido só 36% e subiu pra 50%, o maior desde 1914. A participação de millennials praticamente dobrou, e a da geração Z chegou a 30%, número historicamente alto pra geração mais jovem. E foi aí que elegeram pessoas como a AOC (é comum o partido de oposição ganhar essas midterms, mas é incomum aumentar a quantidade de eleitores e eleger pessoas como a AOC no processo).
Então tudo indica que ele seja o melhor candidato pra disputar com o Trump mesmo. Ele supera todas as pesquisas que dizem "among likely voters" justamente porque atrai pessoas que normalmente não participam.
Dito isso, eu ainda acho que no final os superdelegados vão travar a nomeação dele. Vai ser diferente de 2016, onde os superdelegados travaram já na primeira fase votando na Hillary, porque, por pressão da base, eles mudaram as regras. Agora superdelegados só podem votar numa situação onde nenhum candidato tem a maioria (50%+1 dos delegados) e o negócio vai pra contested convention.
Então, como já perceberam que o Bernie não tem como perder a pluralidade, porque ele tá realmente bem na frente de todos e não tem como perder no voto puro, alguns candidatos tão permanecendo na disputa só pra drenar votos dele e mantê-lo longe da maioria. A Elizabeth Warren - que inclusive é uma superdelegada - já disse que tá fazendo isso, e agora que acabou o dinheiro das doações individuais ela resolveu quebrar a promessa e aceitar os tais super PACs justamente pra continuar nas prévias. Não tem chance nenhuma dela ganhar, é só pra atrapalhar mesmo. E atrapalha, porque apesar de não chegar aos 15% mínimos da viabilidade (abaixo disso não tem delegado nenhum), ela fica ali nos 7-12% - o Bernie é a "segunda opção" de 1/4 desses eleitores aí, e sem ela na disputa, votariam nele.
E então, com pluralidade sem maioria, os superdelegados entram e empurram a eleição pro segundo colocado, provavelmente o Biden. E o Trump é reeleito.
Pelo menos os debates vão ser bons, tanto o Trump quanto o Biden parecem que tão com demência já, o primeiro fala nada com nada, o segundo esquece o que tá falando no meio da frase. Vai ser fantástico.
|
solitude Membro Novato |
# mar/20
· votar
Exemplo da demência do Biden. Às vezes eu fico até com pena, esse cara tinha que ter se aposentado, ido morar num rancho, ficar recebendo visita dos netinho, assistindo cavalo correr. Devem ter enchido a cabeça dele com essa doidice de participar.
|
Silspiders Membro Novato |
# mar/20
· votar
JJJ
Ato falho?
Jamais. Atente-se ao significado das aspas, porque as usei dentro da norma.
|
solitude Membro Novato |
# mar/20 · Editado por: solitude
· votar
Sério, olha o Biden falando. 100% véio nas últimas contando história pro bisneto.
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/20
· votar
solitude
"Às vezes eu fico até com pena, esse cara tinha que ter se aposentado.."
E se avaliar só pela idade nem seria tão significativo, né? Porquê ele têm 77 anos, o Sanders têm 78 e o Trump 73.
|
solitude Membro Novato |
# mar/20
· votar
Lelo Mig Pois é, a idade é mais ou menos a mesma, acho que ele sofreu mais com o tempo mesmo. Quando o cara começa a falar mais do passado que do futuro, gasta o tempo todo contando história e se perdendo no meio (até nos debates ele é assim) a gente já sabe que, mesmo se ele for saudável fisicamente, já é pra ele procurar uma vida mais tranquila.
Já o Trump é diferente, já tá fazendo menos sentido nos discursos que a Dilma, mas em nenhum momento ele passa essa sensação de que tá, sei lá, "caminhando pro escuro". O Bernie pior ainda, o cara é uma máquina, eu acho que eu mesmo não aguentaria a rotina dele de 4 comícios por dia.
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/20
· votar
solitude
É... o Trump têm o pensamento meio "abestado" desde que era novo... mas é bem ativo, não demonstra senilidade. Já o Sanders é muito inteirão mesmo.
|
makumbator Moderador
|
# mar/20
· votar
solitude Lelo Mig
Com certeza o Sanders apesar de ser mais velho está melhor mentalmente que o Biden. Por outro lado, no lado físico parece que é o contrário. Se o Bernie passar das primárias vocês vão ver o Trump falando que o Sanders vai ter um ataque cardíaco durante o governo.
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/20
· votar
parcela abaixo de 40 anos nos EUA, metade já diz preferir socialismo a capitalismo, e mais de 70% já dizem que votariam num candidato socialista.
Está mais do que na hora da gente começar a confiar nos chineses.
|
makumbator Moderador
|
# mar/20
· votar
brunohardrocker Está mais do que na hora da gente começar a confiar nos chineses.
Mas eles nos deram o Coronavírus. Cadê os seus deuses do taoísmo agora, Bruno?
|
solitude Membro Novato |
# mar/20
· votar
makumbator Na real ele botou um stent. Geralmente quando a causa do ataque cardíaco é o bloqueio de uma artéria desse tipo e o cara coloca um stent, ele volta melhor que antes. Mas no discurso isso aí vai pegar sim.
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/20
· votar
makumbator Mas eles nos deram o Coronavírus. Cadê os seus deuses do taoísmo agora, Bruno?
Pra quem está acostumado com dengue e chicungunha...
|