Tópico das habilidades inúteis

Autor Mensagem
Lucmac
Veterano
# 11/fev/24 06:48 · Editado por: Lucmac
· votar


Jonas Kahnwald

Minha esposa faz um tipo de terapia que eu não sei qual é, mas se encaixa em pseudociência. Usa homeopatia nesse tratamento.

Ela melhorou muito.

Antes a filha dela também fez tratamento com a terapeuta e também melhorou.

Eu não acredito que isso faria sentido em mim.

Nessa questão eu penso como você. Se é pseudociência não importa, acontece que funcionou para uma pessoa que eu convivo e tem toda a minha atenção.

Black Fire
Gato OT 2011
# 11/fev/24 10:41
· votar


Parem de melhorar!! Vem aqui ser cientificudo!

Wanton
Veterano
# 11/fev/24 10:43
· votar


Black Fire
Parem de melhorar!! Vem aqui ser cientificudo!

Silas Malafaia 1, ciência, 0.

Black Fire
Gato OT 2011
# 11/fev/24 10:46
· votar


Wanton
Não consigo entender esses números, sou cientificudo e matemática não é ciência.

Wanton
Veterano
# 11/fev/24 11:53
· votar


Black Fire
Não consigo entender esses números

Sem números, então: se você estiver carente de contato humano, qualquer merda que te dê esse contato pode funcionar. Até a Ku Klux Klan. Ser humano é um bostinha que pede acolhimento social. Tem gente que precisa de muito, tem gente que enjoa depois de uns minutos, mas não há vida saudável fora da socialização.

Black Fire
Gato OT 2011
# 11/fev/24 12:33
· votar


Wanton
Tá bom.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 12/fev/24 19:06
· votar


Jonas Kahnwald
vc tem tanto medo assim do que desconhece?
ou foi um psicanalista que disse que vc tinha tara na mamãe ou no papai que te fez ficar com raiva deles?


Jung diria que isso é projeção psicanalítica da sua parte. Seja como for, é tipo aquela antiga piada "quem tem um pobrema, tem dois problemas"
:D

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 12/fev/24 19:10 · Editado por: Christhian
· votar


Lucmac
Minha esposa faz um tipo de terapia que eu não sei qual é, mas se encaixa em pseudociência. Usa homeopatia nesse tratamento.

Ela melhorou muito.

Antes a filha dela também fez tratamento com a terapeuta e também melhorou.


Uma coisa básica na ciência é que "correlação não significa causalidade". Com base nesse viés que alguns concluíram que cloroquina funcionava com o SARS-CoV-2. O cara reza e toma cloroquina, ao mesmo tempo em que repousa e bebe muita água, que são os cuidados recomendados em casos leves. Daí ele melhora e atribui à cloroquina. Ou à deus. Em qualquer um dos casos, a água foi injustiçada ;-)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 12/fev/24 19:15 · Editado por: Christhian
· votar


Wanton
Sem números, então: se você estiver carente de contato humano, qualquer merda que te dê esse contato pode funcionar.
É isso. É indiscutível que o atendimento de um médico homeopata, por exemplo, é infinitamente melhor (está na cartilha do homeopata original) que a linha de produção do consultório alopata - e isso tem um efeito que potencializa o placebo em algumas pessoas.

Lucmac
Veterano
# 12/fev/24 19:30
· votar


Christhian

É que eu não desenvolvi muito, mas concordo com o que disse. Não acho que elas foram "curadas" pela terapia e homeopatia, mas porque precisavam de ajuda que as pessoas próximas não podiam oferecer. Precisaram de uma "autoridade", com jaleco branco, experiência, bem recomendada e, ainda, estranha.

No fim acredito que o que as fez melhorar foi a psicologia, a conversa com a terapeuta, todo esse contexto.

E acupuntura? O que você pensa sobre aquelas sementes coladas na orelha com microporo?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/24 21:38
· votar


Wanton
Não manjo muito da medicina ayurvedica, mas oq sei é que eles prescreviam muitas plantas medicinais para diversos usos, como a ashwaganda para melhora da libido, e hj temos evidências de que essa e outras plantas realmente funcionam

entao assim, ainda que vc nao acredite nos deuses hindus, pode acreditar que esses povos não eram completos inocentes no que estavam fazendo

Black Fire
Gato OT 2011
# 12/fev/24 21:55
· votar


A medicina ocidental condenou meu intestino e ia me transformar no Bolsonaro, a medicina tradicional chinesa me curou em 10 dias, então eu acho que todo mundo tem mais é que calar boca mahar minha piroquinha.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/24 22:06
· votar


Black Fire
mas nao é comprovado pela ciência, entao vc nao está cientificamente curado, é so placebo ouviu, seu não -cientificudo

Wanton
Veterano
# 12/fev/24 22:29
· votar


Black Fire
Jonas Kahnwald

Medicina não é ciência.

Black Fire
Gato OT 2011
# 12/fev/24 22:40
· votar


Jonas Kahnwald
Wanton

Curei meu intestino fodido com a força da minha mente, após 5 anos de tratamentos com diferentes médicos, por efeito placebo, apenas acreditando que poderia ser curado. Science rocks!! Não sei como a sociedade chinesa sobreviveu 5 mil anos sem ela.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/24 22:57
· votar


Wanton
nao foz esse questionamento antes para nao parecer bolsonarista, mas lá vai:
no advento de uma nova pandemia, com propriedades de contaminação e de mortalidade idênticas à COVID, implementando distanciamento social e apelo às vacinas vc:

a) recomendaria lockdown pelo mesmo tempo que foi praticado na pandemia anterior
b) lockdown mais ameno e curto
c) apenas as medidas de distanciamento social & mascara & vacina

Justifique sua resposta levabdo em conta os dados de resultados das diferentes modalidades de lockdown (ou ausência de) nos diversos países nessa última pandemia... de modo que sua resposta seja cientificamente a mais correta

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/24 22:58 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Black Fire
esses charlatões estão ficando cada vez melhores na arte da enganação

Wanton
Veterano
# 12/fev/24 23:08
· votar


Jonas Kahnwald
Justifique sua resposta

Não recomendaria nada. Não tenho os dados sobre a pandemia, não vi estudos sobre a efetividade das medidas, não sou da epidemiologia. Minha recomendação é ouvir quem estudou e tem cérebro, e não ouvir quem não estudou e não tem cérebro.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/24 23:12
· votar


Wanton
Não recomendaria nada
mas estou errado se disser que NESSA vc recomendou?

Wanton
Veterano
# 12/fev/24 23:15
· votar


Jonas Kahnwald
mas estou errado se disser que NESSA vc recomendou?

Sim. Não recomendei nada, só reproduzi as orientações que recebi.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/24 23:16 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
só reproduzi as orientações que recebi.

mas as orientações acerca do lockdown tinham respaldo científico?
pq me parece que vc está sambando para nao dizer que era a favor de Lockdown sem a comprovação da eficiência do mesmo
e tá tudo bem, o bom senso parecia indicar que algum nível de lockdown aqui seria necessário, só nao se tinha comprovação científica...

Black Fire
Gato OT 2011
# 12/fev/24 23:18
· votar


Pois é, eu não sei bem como o método científico se aplica nesses casos. Não dá pra fazer um experimento com todos os requisitos, a coisa teve que funcionar meio que na base do argumento de autoridade, não? Sério, fiquei curioso mesmo.

Wanton
Veterano
# 12/fev/24 23:20
· votar


Jonas Kahnwald
mas as orientações acerca do lockdown tinham respaldo científico? pq me parece que vc está sambando para nao dizer que era a favor de Lockdown sem a comprovação da eficiência do mesmo

Imagino que as orientações tenham sido formuladas com base nas melhores evidências disponíveis. Não sei onde você viu samba.

Wanton
Veterano
# 12/fev/24 23:21
· votar


Black Fire
Pois é, eu não sei bem como o método científico se aplica nesses casos. Não dá pra fazer um experimento com todos os requisitos, a coisa teve que funcionar meio que na base do argumento de autoridade, não? Sério, fiquei curioso mesmo.

Ciência não é só metodologia experimental. Tem método observacional, quasi-experimento etc.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/24 23:24
· votar


Black Fire
então, imagina limitar uma resposta assertiva que pode salvar vidas pq ela é impossível de ser testada ou pq o método científico tem alguns limites de testagem...

Black Fire
Gato OT 2011
# 12/fev/24 23:27
· votar


Jonas Kahnwald
Num sei, to confuso com isso, preciso ler algum artigo sobre.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/24 23:28
· votar


Wanton
método observacional

o vento não pode ser visto, mas pode ser sentido
o inconsciente não pode ser visto, mas será que de alguma forma pode ser notada a sua influência, para então comprovar a sua existência? (pergunta séria, nao irônica)

Wanton
Veterano
# 12/fev/24 23:37
· votar


Jonas Kahnwald
o inconsciente não pode ser visto, mas será que de alguma forma pode ser notada a sua influência, para então comprovar a sua existência? (pergunta séria, nao irônica)

Não se trata de comprovar a existência, porque inconsciente é um constructo.

Black Fire
Gato OT 2011
# 13/fev/24 01:03
· votar


Wanton
Quero detalhes de como o negócio foi feito.

Wanton
Veterano
# 13/fev/24 12:08
· votar


Black Fire
Quero detalhes de como o negócio foi feito.

Sabe onde procurar? Eu não faço nem ideia. Na pandemia, meu critério foi simples: OMS, epidemiologistas e divulgadores científicos passaram algumas orientações; Bolsonaro, Júnior Durski, Velho da Havan etc. pregaram o oposto. O que pesou foi a credibilidade da fonte e a coerência do discurso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico das habilidades inúteis