Sobre "The Sandman".

    Autor Mensagem
    dr. Rey
    Membro Novato
    # fev/17 · Editado por: dr. Rey


    Alguém aqui já leu?

    Trata-se, basicamente, da melhor HQ de todos os tempos. Se, hoje em dia, estão dando Nobel de literatura para o Bob Dylan, então suponho que é apenas uma questão de tempo chegarem no Gaiman.

    A história tem uma estrutura bem peculiar. Os principais personagens são 7 entidades abstratas: Sonho, Morte, Desejo, Delírio, Destruição, Desespero e Destino (em inglês, o nome de todos começa com "D", e soa mais eufônico). Cada uma desses entidades é dotada de uma personificação, uma forma humana, mais ou menos como Deus (o Logos) e Cristo (a personificação humana do Logos). E, como cada uma dessas formas reflete um aspecto atemporal da vida, todos consideram-se "irmãos" e parte de uma mesma família, os "Perpétuos", que, como qualquer família, reúnem-se periodicamente.

    Sonho é um nobre orgulhoso: heroico e estoico, vingativo e brutal, uma figura tragicamente intransigente. É o protagonista de fato da história. Toda a ação gira em torno dele e se inicia quando ele é, por engano, aprisionado durante um ritual de magia negra por um mortal maluco -- que queria, na verdade, capturar a Morte, para controlá-la e nunca ter de morrer. Após passar décadas preso, ele se solta, se vinga, se recupera de uma depressão e começa a via crúcis que culminará em sua morte e ressurreição uns 60 volumes mais tarde.

    Morte é uma roqueira gótica: uma coadjuvante simpática que, quando aparece na história, é geralmente para aliviar o sofrimento de algum mortal ou para dar conselhos a Sonho (ou, uns 60 volumes mais tarde, para acompanhá-lo na passagem).

    Desejo é a Angelina Jolie vestida de homem: um ser andrógino, bissexual, maquiavélico e fratricida, que passa metade da história pensando em um jeito de matar Sonho.

    Delírio começou como Deleite, uma princesinha de cachinhos dourados, mas se desiludiu com a vida e se transformou em uma punk chapada de LSD, incapaz de articular uma frase normal.

    Destruição é um Jesus que não bebeu do cálice e preferiu se aposentar, virar pintor e sair viajando pelo mundo, acompanhado do Viciado em Guaraná.

    Desespero é uma velha em fim de carreira: corpo de lutador de sumô, cara de gárgula e voz de dragão. Destino é um monge acorrentado ao livro do Apocalipse. Nem mais, nem menos. Dentre os sete Perpétuos, são os menos relevantes para a história. Por isso, vai apenas um parágrafo para os dois.

    E o Neil Gaiman, o autor, é um erudito. O texto é riquíssimo em vocabulário; aprendi mais inglês com Sandman do que com todos os livros que li. Em simbolismo, idem. O enredo está lotado de milhares de metáforas, temas, sub-enredos e, principalmente, referências: da prostituição ritual na Mesopotâmia até Chesterton, passando pelo Genêsis, Orfeu, Satanás (cuja história deu origem até a um spin-off e a uma série ridícula que está na passando na Fox), "Sonho de uma noite de verão", e muitas mais.

    Ler Sandman é como ir a um parque de diversões junguiano onde os brinquedos são cada uma das pedrinhas que formam o inconsciente coletivo da civilização.

    Jube
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Muito bom para quem gosta. Um amigo meu fez uma peça sobre Sandman e fez muito sucesso por essas bandas. Me lembro de ter aprendido a fumar com a peça durante o treino do Sonho.

    Insufferable Bear
    Membro
    # fev/17
    · votar


    Eu curto, Sandman é genial mesmo, mas o Gaiman é uma fraude e um hack, e Sandman é a única coisa boa que saiu dele.

    ju.nito
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Nunca li mais li todas as HQs e especiais de Preacher, a historia é foda pra carai.

    Recomendo tambem a HQ The boys.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    É bom pra caralho mesmo. Fez parte da minha adolescência, junto com Preacher, Hellblazer e praticamente todas as HQs do Alan Moore.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Insufferable Bear
    Sandman é a única coisa boa que saiu dele.

    Porra, eu acho Deuses Americanos bom pra cacete.

    alanis morre7
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Ainda não li o primeiro volume nem a prequela. Quando fui comprar as graphic novels na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, eles só tinham os volumes 2 e 3. Eu estava tão ansiosa para finalmente ler alguma coisa do Gaiman que comecei a partir daí mesmo. The Doll's House e Dream Country são muito bons, e eu gostei especialmente das referências a Shakespeare, George Orwell e Mary Shelley, que estão no segundo volume. A maneira como Gaiman consegue criar uma personificação para o sonho, esse elemento tão enigmático e intangível da mente humana, é uma coisa magnífica. E meio assustadora também, mas eu gosto muito desse tipo de história que explora a ideia de controle.

    Também é impossível não notar o belíssimo trabalho gráfico, tanto com as ilustrações quanto com a escolha das fontes e da colorimetria. As capas são uma coisa de louco. E cada parte narrada tem uma identidade visual própria que remete a uma atmosfera única, completamente diferente das anteriores, embora tudo esteja conectado à narrativa principal de alguma forma. Você começa lendo e acaba tendo uma experiência quase metafísica, sendo inevitavelmente sugado para o universo espantosamente rico e viciante que é a imaginação desse autor.

    Quanto ao prêmio Nobel, eu acho que não faz muita diferença. Bob Dylan nem sequer foi à Suécia para recebê-lo. Sou uma fã inveterada do trabalho dele, mas depois que até Obama ganhou o da paz, eu não confio mais em nenhum Nobel que não seja científico. E acho que o Neil Gaiman não precisa disso.

    -Dan
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Tá na minha lista tem um tempo. Vou de Belas Maldições primeiro.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    sounds cool

    Insufferable Bear
    Membro
    # fev/17
    · votar


    d.u.n.h.a.
    ok, eu não li esse, mas tudo o que eu li que não era sandman era lixo

    alanis morre7
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    -Dan

    Leia e depois compartilhe com a gente o que você achou.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Já li uns 5 livros do Gaiman. Não sei se acho essas hqs nalgum formato que eu consiga visualizar, mas vou procurar.

    dr. Rey
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    alanis morre7

    A melhor história do "The doll's house" é a do Hob Gadling.

    sallqantay
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    HQ

    *graphic novel

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    HQ

    *graphic novel



    *gibi

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre "The Sandman".