Café Central - aqui o Brasil tem jeito!

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# out/18
· votar

Black Fire
?? Entendi nada.

Deixa eu explicar:

manara shamanarai bagarai

É isso.

entamoeba
Membro Novato
# out/18
· votar

sallqantay
VIVA ULSTRA

Vocês ficam evocando... de noite ele vai aparecer no teu quarto para enfiar coisas no teu ânus.

TendTudo
Membro Novato
# out/18
· votar

entamoeba
Tu vai pra fogueira se continuar a pensar em bunda.

st.efferding
Membro
# out/18
· votar

viu só no que deu o excesso de carboidratos?

primeiro retocolite, depois EAPE (esquerdice aguda pré eleição). ajudem o rapaz

TendTudo
Membro Novato
# out/18
· votar

Jesuis apaga a luz

brunohardrocker
Veterano
# out/18
· votar

Como é?
Perdi o debate, perdi a entrevista do mito na record, perdi o Daciolo metendo o loco...

brunohardrocker
Veterano
# out/18
· votar

Caralho, oficial de justiça bateu no camarim do Ciro.

entamoeba
Membro Novato
# out/18
· votar

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia /2018/10/05/datafolha-democracia-e-a-melhor-forma-de-governo-para-69-d os-brasileiros-ditadura-em-certas-circunstancias-e-opcao-para-12.ghtml

31% acham ditadura ok.

Os eleitores do Ciro são os mais democratas. Os da Marina são piores do que os do Bozo.

entamoeba
Membro Novato
# out/18 · Editado por: entamoeba
· votar

Com certeza fazem parte desses 31%

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/10/04/livros-de- direitos-humanos-sao-rasgados-na-biblioteca-da-unb.ghtml

brunohardrocker
Veterano
# out/18
· votar

A porcentagem de apoio à democracia entre as mulheres é de 67%, e, entre os homens, de 71%.

Quais medidas de governo devemos tomar para igualar este índice?
Não é possivel que, em pleno século 21, exista esta diferença entre gêneros.

dideivox
Membro Novato
# out/18
· votar

Jesuis apaga a luz
Ela é do jeito que eu gosto

One More Red Nightmare
Veterano
# out/18
· votar

Entrevista do José Sarney. Ouçam (leiam) o velho.

https://epoca.globo.com/quando-lideres-sao-formados-do-dia-para-noite- temos-impeachment-23128508?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_c ampaign=post

sallqantay
Veterano
# out/18
· votar

^
^
promovendo o coroné local

Black Fire
Gato OT 2011
# out/18
· votar

st.efferding
Pior que parei de comer carboidratos, perdi 5 quilos em 1 mês.

Snakepit
Veterano
# out/18 · Editado por: Snakepit
· votar

Uma pergunta para vossas excelencias:

Comparando Bozo e Trump, quem vcs consideram mais de extrema direita? Quem é uma ameaça maior a democracia? Por fim, algum desses (ou os 2) é a reencarnação do Hitler?

Pergunta séria. Estou tentando rever alguns conceitos e entender a fundamentação de alguns entendimentos.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/18
· votar

31% acham ditadura ok.

Fulano não consegue nem interpretar um gráfico
Na materia:
69% apoiam democracia
12% apoiam ditadura
13% acham quem tanto faz democracia ou ditadura
6% não sabem

ou seja, ainda que viesse com a desculpa (esfarrapada) de que, quem acha que tanto faz também apóia a ditadura, estaria errado.

depois quer botar alguma moral aqui...
*facepalm*

Snakepit
Veterano
# out/18 · Editado por: Snakepit
· votar

Jonas Kahnwald
O cara ta pior que clickbait do 247...

Analisando o gráfico ainda se ve que a ditadura nunca esteve tão em baixa.

https://s2.glbimg.com/eMgaaNGgsB3zkbfzmv4-SKY0Whg=/0x0:1400x750/1600x0 /smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd 37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/6/K/BrHBHXQXSZRwgnYJ2wSA/datafol ha-0410-democracia-x-ditadura.png

Também vou dizer que não gosto dessa pesquisa. A alternativa mais a favor da ditadura é "em certas circunstancias". Deveria ter uma alternativa pra se declarar a favor da ditadura, que provavelmente seria próxima de 0%.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

Snakepit
Daqui a pouco ele aparece pra dizer que nós que somos burros e que não somos capazes de entender que, quando ele disse 31%, na verdade ele quis dizer 12%...

A alternativa mais a favor da ditadura é "em certas circunstancias".

pois é, ainda tem isso

Bizet
Veterano
# out/18
· votar

Comparando Bozo e Trump, quem vcs consideram mais de extrema direita?

os 2 tão bem próximos, a diferença tá nos países (maturidade democrática, saúde das instituições), não neles

Black Fire
Gato OT 2011
# out/18
· votar

Snakepit
Comparando Bozo e Trump, quem vcs consideram mais de extrema direita? Quem é uma ameaça maior a democracia? Por fim, algum desses (ou os 2) é a reencarnação do Hitler?

Cara, o discurso do Bolsonaro é totalmente dessincronizado com os discursos dos partidos de extrema-direita existentes no restante do mundo. Não há, pelo menos ao que me consta, nenhum partido que se declare "conservador nos costumes e liberal na economia", a extrema-direita europeia é toda anti-globalização, sobretudo a identitária, lá os caras sabem que os tais valores tradicionais(família, religião, moral), dependem da economia tradicional e não podem sobreviver ao liberalismo, por aqui o pessoa é bobalhóide e não consegue reconhecer uma reação dialética quando ela aparece materializada na frente deles.
Trump é outro pateta, mas, pelo menos tem alguma noção mais clara de interesse nacional e não tem esse discurso toscolóide mágico-religioso de ocasião.

Nenhum é a encarnação do Hitler. Hitler sabia o que estava fazendo, sabia as relações que definem a sociedade e tentou mondá-las pra um fim específico, era louco, os outros dois são só paspalhões analfabetos políticos mesmo.

Bizet
Veterano
# out/18 · Editado por: Bizet
· votar

isso aí me parece ser mais uma questão de contexto nacional mesmo

a ideia do inimigo externo na europa e nos EUA é muito mais forte, eles têm problemas com imigração que nós não temos e isso que alimenta boa parte do discurso anti-globalização

e a junção de neoliberalismo com ditadura é uma peculiaridade latino-americana, o maior laboratório dessa bizarrice ideológica foi aqui do lado

Black Fire
Gato OT 2011
# out/18
· votar

Bizet
Pode ser também, mas você não acha estranho que alguém defenda por um lado a liberalização da economia e por outro um conservadorismo social? Pra mim essas duas coisas só são possíveis se houver um elemento de violência.

Mas, de qualquer forma, na extrema direita europeia os caras colocam o problema e reconhecem um inimigo que é mais ou menos factível: se você é alguém que defende políticas identitárias vai ter que combater elementos que se opõe a manutenção dessa identidade, como a imigração e o globalismo; por aqui, os caras construíram uma agenda de conservação da moral e das relações tradicionais e, ao mesmo tempo, abraçam políticas econômicas que só podem ter como efeito a corrosão dessa moral e dessas relações, o que joga toda a política pro campo exclusivamente do discurso.
É uma ausência completa de capacidade de enxergar causas e consequências, não acha?

brunohardrocker
Veterano
# out/18
· votar

Black Fire
liberalização da economia e por outro um conservadorismo social?

Qual a contradição?

Bizet
Veterano
· votar

Pode ser também, mas você não acha estranho que alguém defenda por um lado a liberalização da economia e por outro um conservadorismo social? Pra mim essas duas coisas só são possíveis se houver um elemento de violência.

mas a gente conhece alguma situação em que as duas linhas não foram implementadas ao mesmo tempo à bala?

os caras construíram uma agenda de conservação da moral e das relações tradicionais e, ao mesmo tempo, abraçam políticas econômicas que só podem ter como efeito a corrosão dessa moral e dessas relações, o que joga toda a política pro campo exclusivamente do discurso

eu vejo isso de outra forma, aqui nas bananas o neoliberalismo (insisto em colocar o "neo" aí, porque senão pra mim vira anacronismo histórico) é instrumentalizado do ponto de vista social, não é apenas uma visão econômica

dá pra perceber isso quando a gente nota que existe um fator em comum entre o discurso neoliberal (fãs do amoedo) e o discurso ultraconservador (fãs do boniro), que inclusive explica boa parte do overlap entre os dois eleitores (o que eu tenho visto de eleitor do amoedo declarando mudança de voto pro bozo pra ele ganhar no 1º turno não é pouco): o aspecto da dessolidarização

e no nosso contexto esse aspecto fica simples de ser aplicado com a fusão entre os dois posicionamentos: na américa latina, diferente, por exemplo, da europa, as medidas sociais do estado não conseguem atender às demandas da classe média; fica fácil pra essa parcela enxergar o estado como inimigo, ele atende apenas às demandas da classe trabalhadora (falando num sentido mais sócio-histórico, não econômico) e portanto pode, na visão da classe média, ser eliminado da equação sem causar prejuízos a ela

ou seja, essa peculiaridade da fusão entre os dois posicionamentos se dá basicamente por existir uma instrumentalização da prática neoliberal como forma de cristalizar os estratos sociais, dado que em nosso caso a ascenção social é inviável sem a intervenção do estado e um eventual prejuízo pra classe média nesse processo é visto como inexistente

não é por acaso que isso aconteceu e acontece apenas em países pobres

Bizet
Veterano
· votar

não é apenas uma visão econômica

pra ser bem sincero, em qualquer situação mais geral acho errado desassociar o ideário econômico das intenções políticas e das visões de sociedade, a economia é sempre um instrumento de construção social e acho que deve ser vista dessa forma na hora de analisar o discurso

Black Fire
Gato OT 2011
# out/18
· votar

brunohardrocker
Cara, a contradição se dá porque a moral tradicional coexiste com a economia tradicional em relação dialética, quando você modifica a estrutura econômica e moral e as instituições tradicionais se modificam também.
Isso é muito bem ilustrado com o que aconteceu com a "família tradicional" no Ocidente no pós-guerra, para além de conspirações comunistas, a crise da família tradicional é a crise do modelo de trabalho tradicional que dava a ela sustentação e que ela, dialeticamente, sustentava.

Quando a mulher passa a se inserir no mercado de trabalho, a relação de dependência que tornava o modelo papai, mamãe, filhinho condição necessária para a reprodução da espécie humana e de sustento para metade dos seres humanos(as mulheres) passou a entrar em crise; é por conta dessa relação que sociedades indígenas estritamente coletivistas não tem estrutural familiar em sentido estrito.
Você pode verificar isso em outras áreas, por exemplo, a religião organizada tende a ter menos penetração em grandes cidades, porque, com as distâncias maiores e o menor tempo de ócio, o tempo de dedicação possível pra essas atividades é menor, é por isso também que, conforme vai diminuindo o tempo livre disponível, as Igrejas tradicionais, sobretudo a Igreja Católica e as Igrejas Protestantes chamadas "de missão"(Anglicana, Luterana, etc.) que tem calendários com festas, comprometimento comunitário, enfim, atividades que tomam tempo, tem tendência a perder espaço pra Igrejas onde a vida comunitárias é menos importante e a vida religiosa se resume a assistir a um culto e que, sobretudo, encontram-se espalhadas de forma mais acessível para se chegar sem trânsito.

O liberalismo tem tendências de acentuar as aglomerações urbanas, de despersonalizar as relações econômicas e de desmontar as organizações coletivas, é óbvio que o reflexo social não vai ser o de conservar as instituições e relações morais, mas de modificá-las ou destruí-las.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/18 · Editado por: Black Fire
· votar

Bizet
O discurso do Amoedo e do Bolsonaro são absolutamente convergentes: ambos são anti-históricos, partem de uma noção atomizada e imaginária de indivíduo, são idealistas e tem profundo desprezo pela realidade objetiva. Não me espanta que os eleitores dos dois sejam os mesmos.

E ambos estão com um discurso de conservador nos costumes e liberal na economia, só que pelos motivos contrários, que é um discurso obviamente eleitoreiro: Amoedo é um conservador de costumes e Bolsonaro um liberal de economia de ocasião

O que eu fico curioso é, sabendo que a economia liberal não comporta uma sociedade conservadora, como um possível governo Bolsonaro agiria? Um estelionato eleitoral e adoção de políticas econômicas que emulem as da extrema-direita europeia: protecionismo, desenvolvimentismo, isolacionismo; ou vai criar uma policia para aplicação da moral, tipo a Arábia Saudita? https://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_para_a_Promo%C3%A7%C3%A3o_ da_Virtude_e_Preven%C3%A7%C3%A3o_do_V%C3%ADcio

Bizet
Veterano
· votar

sabendo que a economia liberal não comporta uma sociedade conservadora

a questão é que eu não concordo inteiramente com essa premissa

concordo com você que é uma relação insustentável no longo prazo, mas conservadores sabem que a transformação social é inevitável, eles só buscam manter, na medida do possível, os aspectos que eles consideram mais importantes (ou, como tá sendo no nosso caso, se a oportunidade surgir eles apelam pra um reacionarismo vulgar e autoritário como uma tentativa desesperada de retornar pra uma ordem social anterior - o que obviamente só pode ocorrer com violência)

profundo desprezo pela realidade objetiva

e discordo disso, porque, por bem ou por mal, política não é uma questão de objetividade, mas de imposição dos seus afetos e valores

e quando esses caras falam de conservadorismo, o que eles realmente querem dizer é atender aos afetos e valores que, no caso deles, giram em torno da manutenção da ordem social, como eu disse lá em cima

no nosso contexto, de uma sociedade pobre e de baixa mobilidade sem o auxílio do estado, a função do conservadorismo social é a repressão das minorias identitárias, e a função do liberalismo econômico é a repressão de minorias socioeconômicas

óbvio que um partidário dessas ideias discordaria da palavra repressão e diria que é, respectivamente, pela "manutenção da naturalidade" e pela "meritocracia", mas fica muito fácil de perceber no discurso que não é bem por aí (e não é necessariamente maldade também, as consequências são cruéis, mas a origem do pensamento não)

eu entendo que parece uma relação bizarra entre dois conceitos contraditórios, mas quando a gente observa o objetivo verdadeiro fica bem claro

e só um adendo, sou muito cético quanto à aceitação da mulher no mercado de trabalho como exemplo de libertação individual (ou seja, de liberalismo), pra mim foi uma situação bem parecida com a abolição da escravidão, que aconteceu por motivos econômicos e não por alguma espécie de solidariedade identitária

entamoeba
Membro Novato
# out/18
· votar

Jonas Kahnwald
Você é um burro incansável, né?

Não notou que coloquei aquele número deliberadamente, uma vez que ele não estava no texto da matéria? Não notou que eu quis dizer algo com aquilo? Como alguém pode não se posicionar ante algo tão ululante?! Como alguém pode "não saber" se prefere a ditadura à democracia? Quem não se ESCANDALIZA com a ditadura "acha ok" sim!

entamoeba
Membro Novato
# out/18
· votar

Snakepit
Não te estupro porque você não merece!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Café Central - aqui o Brasil tem jeito!