Café Central - aqui o Brasil tem jeito!

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18
· votar


"Lembro como se fosse hoje de quando Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, ultrapassou Bill Gates como o homem mais rico do mundo. Rapidamente, li no Twitter um comentário questionando o quão injusto é um homem ter 90 bilhões de dólares enquanto outros não têm água para beber.


A mentalidade da esquerda não descansa. O problema, a meu ver, é a forma como a distribuição justa da riqueza é calculada. Propriedade é só uma convenção social. Consumo do produto social deveria ser a medida correta.


Vou ilustrar esse raciocínio olhando para a organização de uma colmeia.


Cada membro tem a sua função. Construir e manter a colmeia, cuidar das pupas, coletar o mel e garantir a segurança são funções de diferentes membros daquela sociedade. Não vemos abelhas ociosas, aposentadas, vivendo de pensão, de ajuda de outras abelhas, organizando o sindicato das coletoras de mel e assim por diante... Cada uma desempenha o seu papel e recebe do todo a sua parte.


Fazendo o mesmo raciocínio para a raça humana... Imagine um visitante de outra galáxia, muito mais desenvolvido que nós humanos, venha aqui e observe o que está acontecendo, assim como nós observamos uma colmeia. Esse ser desenvolvido olharia o que cada membro da “colmeia humana contribui” e aquilo que ele retira da sociedade. De maneira geral, podemos ver uma harmonia social. Tudo que é produzido é consumido nessa mesma sociedade (planeta Terra) e os indivíduos mais produtivos são também os que mais consomem.




Ao observarmos as abelhas, nunca perguntamos quem são as “donas” da colmeia. Mesmo que isso existisse e toda colmeia fosse registrada em nome de apenas uma abelha, qual impacto real na vida das abelhas? A dona de tudo ainda estaria trabalhando e consumindo assim como todas as outras.


Bill Gates criou uma empresa e programas que viabilizaram a criação do computador pessoal. Essa criação deu um salto global gigantesco na produtividade. Indiretamente, ele produziu infinitas vezes mais riqueza que o patrimônio pessoal dele (90 bilhões de dólares). Mas se analisarmos somente o que Bill Gates vai consumir pessoalmente, enquanto for vivo - por mais jatos, casas e vinhos caros que ele possa ter -, isso é somente uma fração do que ele ajudou a produzir. Bill Gates é um grande injustiçado social.


Jeff Bezos revolucionou o varejo aumentando a eficiência e reduzindo o custo de levar os bens de consumo às pessoas. Continua trabalhando como uma abelha qualquer e jamais vai consumir uma fração do que produziu. Jeff Bezos é outra vítima da injustiça distributiva. Podemos falar o mesmo de Henry Ford, Einstein, Tesla, Thomas Edison e outros.


Quando um médico salva uma vida, ele foi responsável por aumentar a produção da humanidade, já que um morto não pode trabalhar. Alexander Fleming, ao criar a penicilina, aumentou incrivelmente a capacidade de produção da Terra e consumiu parcela ínfima dessa riqueza.


Por outro lado, um assaltante nada produz. Apenas toma à força o que outros produziram. Se ele matar alguém, vai destruir tudo o que o indivíduo ia fazer no futuro. Hitler, Stalin e Mao foram responsáveis pela destruição incalculável de riqueza. Essas pessoas, por menos que consumam, sempre vão ser um ônus para a sociedade. Vão sempre ter mais do que mereciam.


O visitante alienígena provavelmente ficaria curioso ao ver que alguns humanos trabalham pouco e param (se aposentam) rapidamente, enquanto outros continuam a trabalhar até o final da vida. Outros (herdeiros ociosos) ainda consomem loucamente durante toda a sua existência sem nunca ter produzido nada.


Se olhássemos o mundo não pelo que as pessoas têm registrado em seu nome como propriedade, mas pelo que elas consomem versus o que elas produzem, o conceito de injustiça social seria absolutamente diferente. Os que vivem de pregar contra as injustiças seriam vistos apenas como aproveitadores, não produzindo nada e consumindo o que outros produziram. Mas, no fundo, é essa a mais pura realidade.


Como todos vamos morrer, só somos donos efetivamente daquilo que consumimos enquanto estamos vivos. Obviamente, estamos dispostos a distribuir parte do excedente daquilo que produzimos aos que, por motivos naturais, não podem produzir para sobreviver. Injusto é consumir muito mais do que produzimos. Injusto é consumir sem produzir. Revoltante é consumir destruindo a produção.


Vamos torcer para mais Jeff Bezos na Terra. A riqueza só é criada por aqueles que produzem muito mais que consomem. E essa riqueza, de alguma forma, justa ou não, vai ser consumida por toda a colmeia."


Pedro Cerize

Snakepit
Veterano
# set/18 · Editado por: Snakepit
· votar


JJJ
[modo mãe dinah on]

Se a estratégia 1 der certo, o próximo presidente do bananão será o Bolsonaro, caso contrário o segundo turno será Bolsonaro x Ciro e o próximo presidente do bananão será Ciro Gomes.

[modo mãe dinah off]


A esquerda ta bem dividida, então acredito que Lula deve conseguir botar o Haddad no 2o turno.

Bozo x PT vai ser entretenimento garantido.

Ao contrário do que o Black Fire falou, acredito que Bozo vai herdar boa parte dos votos do PSDB e Novo.

JJJ
Veterano
# set/18
· votar


Snakepit
acredito que Lula deve conseguir botar o Haddad no 2o turno.

Se os adversários conseguirem colar o rótulo de "Dilma 2" no cara, o Ciro passa dele.

Snakepit
Veterano
# set/18 · Editado por: Snakepit
· votar


JJJ
Se os adversários conseguirem colar o rótulo de "Dilma 2" no cara, o Ciro passa dele.

Quem vai fazer isso é o Bozo no 2o turno. 1o turno todo mundo só quer saber de bater no Bolsonaro, inclusive a anta do Alckmin.

Lula tem muito eleitor que não ta nem aí pra nada e creio que isso seja suficiente dar entre 15 a 20% pro Haddad, pegando assim o 2o turno.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Ao contrário do que o Black Fire falou, acredito que Bozo vai herdar boa parte dos votos do PSDB e Novo.

Eu não disse que não vai herdar votos do PSDB, disse que o Partido não vai apoiar.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar



Pedro Cerize


Como que o cara não fica com vergonha de assinar um texto tão carregado de senso comum e analfabetismo analfabetismo político-econômico?

Snakepit
Veterano
# set/18
· votar


Black Fire
Eu não disse que não vai herdar votos do PSDB, disse que o Partido não vai apoiar.

PSDB apoiou até o vampirão por meia dúzia de cargos.

Bolsonaro vai ter que negociar que a cambada vem.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Black Fire
O cara escreveu para o populacho, então não espere que as suas ilustrações anedóticas fujam do absurdo

Entretanto, pensar na riqueza gerada para todo o mundo, através das invenções de grandes empreendedores é bem pertinente, haja visto que os empreendedores são tidos como o demônio a ser combatido, sendo que, desde que ele não tenha matado ninguém, ele é com toda certeza menos pior (aqui menos pior é para os chatos, porque obviamente a expressão correta é muito melhor para a sociedade) que um meliante retardado que atira em alguém ou talvez que dá uma facada e assim acaba destruindo riqueza

brunohardrocker
Veterano
# set/18
· votar


O cara se meteu a fazer analogias, pronto, tá fodido.

entamoeba
Membro Novato
# set/18
· votar


É mais do que injusto alguém ter 90 bilhões de dólares, é desnecessário.

Dinheiro não é para motivar o trabalho? Tenho certeza que tem gente muito mais competente que o Bezos que faria o mesmo trabalho pela 100.000ª parte do que ele "ganha".

O problema é que as pessoas têm uma visão muito ingênua sobre a propriedade. Propriedade é uma instituição social, ela não é natural. Quando naturalizamos a propriedade privada, passamos a cometer uma série de erros de raciocínio.

Você, liberal, acha que os super ricos são gênios?

entamoeba
Membro Novato
# set/18
· votar


O exemplo da colmeia só explica um modelo de organização amoral. Quando falamos em justiça, pressupomos uma moral, ok? Alguém discorda?

Como o cara quer escapar de uma crítica que fala em injustiça - o que pressupõe uma moral - fazendo analogia a uma forma de organização amoral?

Quem não entendeu levanta a mão!

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Snakepit
Pós eleição eu não duvido, mesmo achando difícil; mas minha adivinhação era pro segundo turno.

Jonas Kahnwald
Eu acho que os ets iam ficar tão confusos com uma estrutura economico social voltada para a produção de lucro na qual, na qual existem crises cíclicas por má alocação de recursos, sobre-produção e falta de crédito (WTF), que iam nos escravizar de uma vez.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/18
· votar


aproveitando o gancho do BF:



LeandroP
Moderador
# set/18
· votar


https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-09-13/psdb-tasso-jereiss ati.html
°,°

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


O PSDB deveria ter acabado quando começou a receber figuras abjetas e ridículas como o Doria.

JJJ
Veterano
# set/18
· votar


LeandroP
https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-09-13/psdb-tasso-jereis s ati.html

Uma análise bastante lúcida. Mas tarde demais...

LeandroP
Moderador
# set/18
· votar


JJJ

Eu vinha dizendo isso há tempos, mas disseram que eu estava com paranoia de conspiração.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Black Fire
Eu já disse que as analogias foram anedóticas para o populacho.
O ponto em questão foi o que eu mencionei acima.

Esqueça os ETs e foque no valor que um excelente empreendedor, como o Jeff Bezos, gera para a sociedade.


entamoeba
O Jeff Bezos criou uma empresa que gerou um tremendo valor para o mundo todo.
Por exemplo, por 20 reais por mês temos acesso a um acervo imenso de livros, por meio do app Kindle unlimited dentro da Amazon.
Isso é só uma das coisas.

Se as pessoas estão dispostas a pagar 90 bilhões de dólares pela participação do Bezos na Amazon que culpa ele tem? (Além de ser um gênio?)

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Jonas Kahnwald
Eu entendi, mas me incomoda essas críticas vulgares à espectros políticos vulgares. Mentalidade de esquerda pra mim é Rosa Luxemburg, Lukács, Alysson Mascaro; essa gente que xinga empreendedor na internet e essas respostas rasas, sem nenhum tipo de aprofundamento é um negócio tão abaixo de um debate político que eu só acho engraçado mesmo.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18 · Editado por: Black Fire
· votar


Esse negócio de você pegar o discurso dos caras mais estereotipados e mal preparados, fazer uma resposta pra ele e fingir que com isso respondeu toda a "mentalidade esquerdista" é um troço que o Mises fez nos anos 1950, naquele livrinho absolutamente ridículo "A Mentalidade Anticapitalista", onde ele pinta toda a mentalidade capitalista como o PSOL Leblon-cirandeiro(pra explicar em termos contemporâneos), então nego continuar fazendo isso é muito cansativo, principalmente pra quem conhece esse debate. 60 anos de repetição de tosqueira.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Black Fire
Não discordo de você quanto à sua crítica específica a essa seletividade descarada do discurso psolista como sendo o discurso do espectro de esquerda como um todo.

Porém, volto ao meu ponto:
você concorda ou discorda que Jeff Bezos, ao criar a Amazon; que cortou custos ao consumidor, tornou a aquisição de bens, como livros (mais especificamente e-books) muito mais cômoda e simplificada, acirrou a competição forçando os concorrentes a melhorar sua qualidade de atendimento, e ainda gerou valor absurdo a todos os acionistas; criou um valor tremendo para a sociedade como um todo?

Principalmente se você discorda, elabore, mas se concorda, pelo menos diga até que ponto e porquê.

entamoeba
Membro Novato
# set/18
· votar


Jonas Kahnwald
Se as pessoas estão dispostas a pagar 90 bilhões de dólares pela participação do Bezos na Amazon que culpa ele tem?

As pessoas não estão dispostas a pagar isso para ele. Pode tirar ele da Amazon que não fará nenhuma falta. Ele se aproveita da estrutura do nosso modelo de trocas para desviar um dinheiro que não corresponde ao valor do trabalho dele, só isso.

Qual o sentido da remuneração senão o de recompensar o trabalho na proporção que ele "merece" ser recompensado?

RATAZANA NOOB
Membro Novato
# set/18 · Editado por: RATAZANA NOOB
· votar


LeandroP
https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-09-13/psdb-tasso-jereis sati.html

JJJ
Uma análise bastante lúcida. Mas tarde demais...

Sobrio mas sem time algum, talvez bem oportunista. Haddad citou inclusive algumas vezes esta entrevista no JN. Sacanagem fazer esta meaculpa tucana bem nas limitrofes do primeiro turno com Alckmin patinando em um digito (onde deve estacionar). Partido de bananas.

RATAZANA NOOB
Membro Novato
# set/18
· votar


Putа constrangedor observar Jereissati nao tem sotaque algum mesmo sendo conterraneo e contemporâneo de Ciro Gomes

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


entamoeba
As pessoas não estão dispostas a pagar isso para ele.

Estão sim, o valor de mercado da Amazon comprova isso.
Aliás, se fossem mesmo comprar a parte dele, provavelmente pagariam um ágio sobre esse preço atual.

Pode tirar ele da Amazon que não fará nenhuma falta

Só alguém sem conhecimento algum do mercado poderia afirmar isso. Nada de novo debaixo do sol. Só olhar a fotografia do que era a Amazon em 1999 e do que ela se tornou hoje já prova como falsa sua afirmação, quandp comparamos a tantas outras empresas do mesmo setor.


Ele se aproveita da estrutura do nosso modelo de trocas para desviar um dinheiro que não corresponde ao valor do trabalho dele, só isso

Se ele realmente vale 90 bilhões de dólares, isso é outra discussão, é possível que esse valor esteja sobrevalorizado, assim como tbm seria possível o contrário, caso esse valor fosse avaliado em 900 milhões de dólares, por exemplo.

O fato é que o valor gerado à sociedade, graças a mentalidade do Jeff Bezos foi muito grande e, com toda certeza, muito maior do que vc em toda sua vida poderia criar com essa sua mentalidadezinha limitada e retrógrada

entamoeba
Membro Novato
# set/18
· votar


Jonas Kahnwald
Você realmente não é capaz de entender que "o que tem valor de mercado" não é o mesmo do "que tem valor para a sociedade", né? Mais uma vez, você dá indícios que naturalizou as instituições, por isso não entende uma linha do que eu escrevo. Tento ser acessível, mas você não faz a sua parte!

Só alguém sem conhecimento algum do mercado poderia afirmar isso

O que te faz pensar que entende de mercado?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18
· votar


entamoeba
Eu não disse que valor de mercado e valor para a sociedade são a mesma coisa
Vc é quem não foi capaz de entender
Eu disse que Bezos não tem culpa de o mercado lhe atribuir esse valor de 90 bilhões a não ser pela sua genialidade em ter criado uma empresa, que esta sim, gera um tremendo valor para a sociedade, dentre muitos motivos, ela reduziu os custos e melhorou o atendimento para que comprar coisas online se tornasse uma ótima experiência, tivesse um ótimo custo benefício.

Esse foi o valor gerado para a sociedade, não os 90 bilhões
Se vc n entendeu isso, é mais burro do que eu pensei

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18
· votar


Só alguém sem conhecimento algum do mercado poderia afirmar isso

O que te faz pensar que entende de mercado?


Da mesma forma que não é necessário ser nenhum professor para saber que xícara se escreve com X, não é preciso ser nenhum doutor em economia para saber que vc fala muita merda quando fala algo relacionado ao mercado de capitais

Ademais, não me considero nenhum mestre em mercado de capitais, todavia é um nicho do conhecimento que estou constantemente estudando e aprendendo, ao contrário de você que parece afirmar com base em revistinhas de menos conteúdo que a carta capital

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18
· votar


Itaú: exemplo de empresa boa apenas para seus acionistas
Uber: exemplo de empresa boa apenas para a sociedade.
Amazon: exemplo de empresa boa para seus acionistas e para a sociedade

entamoeba
Membro Novato
# set/18
· votar


Jonas Kahnwald
Eu não disse que valor de mercado e valor para a sociedade são a mesma coisa

Que bom! Você concorda que fazer essa confusão seria de uma idiotice sem tamanho?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Café Central - aqui o Brasil tem jeito!