ATENÇÃO! Livro infantil do MEC com clara doutrinação comunista

Autor Mensagem
Leo Zanon
Veterano
# nov/16
· votar


Viciado em Guarana

Reconheço. Fui arrogante. Me desculpe.

Leo Zanon
Veterano
# nov/16
· votar


Viciado em Guarana

Foi mal mesmo. Ando desanimado da vida e revoltado. Preciso exercitar minha tolerância.

Fica aí minhas sinceras desculpas.

Abraços

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/16
· votar


Toda essa discussão de doutrinação ta sustentada na hipótese jamais demonstrada de que os professores têm grande poder sobre o viés ideológico construído pelo aluno.

Se alguém conhecer, aliás.

É diferente, porém, doutrinação e má estrutura e desinformação por incompetência.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/16
· votar


Explico com isso a relevância que a economia marxista tem em meu curso de graduação.Nenhum não-marxista se dededicou a estuda-la seriamente.

Leo Zanon
Veterano
# nov/16
· votar


One More Red Nightmare
Toda essa discussão de doutrinação ta sustentada na hipótese jamais demonstrada de que os professores têm grande poder sobre o viés ideológico construído pelo aluno.


Não poderia definir melhor. Quando Karnal chamou o movimento de "asneira conservadora" ou algo do gênero, entendi que esse era seu entendimento: a ideia de doutrinação ficou completamente banalizada,

É diferente, porém, doutrinação e má estrutura e desinformação por incompetência.



Exatamente. Má informação sim é um problema real e latente.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/16
· votar


Leo Zanon
Eu te perdôo.

C:

Leo Zanon
Veterano
# nov/16
· votar


Viciado em Guarana

Obrigado, man!

Joseph Conrad
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Joseph Conrad
· votar


One More Red Nightmare


[i]Explico com isso a relevância que a economia marxista tem em meu curso de graduação.Nenhum não-marxista se dededicou a estuda-la seriamente


Hum

dr. Rey
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: dr. Rey
· votar


Leo Zanon
Quando Karnal chamou o movimento de "asneira conservadora" ou algo do gênero, entendi que esse era seu entendimento: a ideia de doutrinação ficou completamente banalizada

Karnal é um viadinho pomposo.

Acho muito engraçados esses professorezinhos universitários que saem de suas catédras para defender interesses corporativistas na mídia: quando a discussão é sobre o homeschooling, dão piti e dizem que a orientação do professor em sala de aula é indispensável para o aluno construir conceitos; quando a discussão é sobre adestramento ideológico, também dão piti e dizem que o professor, por mais enviesado que seja, é uma figura inofensiva e incapaz de doutrinar uma mosca que seja.

Se o aluno não pode ser autodidata porque depende da autoridade do professor, então professor nenhum -- sobretudo em escolas públicas -- pode abusar dessa autoridade e ensinar apenas o que quer.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/16
· votar


Joseph Conrad
Escrevi mal. Quis dizer que todo mundo paga um pal pra marx porque ninguem se empenha minimamente em refuta-lo.

dr. Rey
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: dr. Rey
· votar


One More Red Nightmare

Você leu "Karl Marx and the close of his system"?

Hoppe foi um marxista frankfurtiano (orientando de Habermas no doutorado) até ler a crítica de Böhm-Bawerk e diz que muitos dos marxistas só o continuam sendo justamente porque não têm coragem de ler seus críticos.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/16 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Já. O livro do sowell tbm é bom; schumpeter em ten great economists e no history of economic analysis; aqui tem o mario h simonsen que faz objecções muito boas em Ensaios Analiticos.

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


Opa, agora teremos um cirurgião plastico.

Leo Zanon
Veterano
# nov/16
· votar


brunohardrocker

Cara, na hora eu lembrei do "ora ora temos um xeroque rolmes aki" kkkkkkk

Leo Zanon
Veterano
# nov/16 · Editado por: Leo Zanon
· votar


dr. Rey

Karnal é um viadinho pomposo.


viadinho pomposo

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


One More Red Nightmare
Toda essa discussão de doutrinação ta sustentada na hipótese jamais demonstrada de que os professores têm grande poder sobre o viés ideológico construído pelo aluno.


Cara, precisa de demonstração?

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/16
· votar


Não sei se estou certo, mas acho que essa onda anti-marxista que tem rolado por aí, está causando uma "constantinização" da análise política e econômica entre os comentaristas de internet que eu leio.
Isso é, tá todo mundo meio Rodrigo Constantino, achando que é só convencer o maior número possível de pessoas que o liberalismo funciona e amanhã nós vamos acordar num mundo sem regulamentações, sem imposto, com tudo funcionando.
De repente todo mundo virou idealista, todo mundo acha que as ideias moldam o mundo, ninguém mais consegue analisar o quadro social, político, econômico, as relações concretas e como isso molda a realidade.
Tá todo mundo louco, véi.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/16
· votar


Tá na hora de a gente parar de ler Mises Brasil e assistir as aulas do professor João Paulo Netto no youtube. Só acho.

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


Black Fire

Não vejo problema em crescer o constantinismo frente ao sakamotismo, por exemplo.

Leo Zanon
Veterano
# nov/16
· votar


Black Fire

Obrigado. Marx não faz mal à saúde, pelo amor de Deus.

Leo Zanon
Veterano
# nov/16
· votar


brunohardrocker

constantinismo

Quer ser conservador/liberal, seja.

Leia Edmund Burke, Russel Kirk, Hayek, Roberto Campos, Nelson Rodrigues, etc.

Mas Constantino, Azevedo e Olavo, desculpe, são piadas prontas. Reconheço certo conteúdo el alguns (eu disse, alguns) textos do Olavo, mas o pensamento do Constantino é completamente afetado por um neomacartismo anacrônico e retórico.

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


Leo Zanon

Neste estágio da vida, estou mais preocupado comigo mesmo. Rachando a minha lenha no machado.

Citei o Constantino intencionalmente em comparação ao Sakamoto, dadas as proporções.

Já meti o loco, então não vejo mais problemas nem na doida da bandeira do japão. Com o tanto que ela não deixe faltar o leite em casa.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/16
· votar


brunohardrocker
Isso aí é querer curar câncer pegando aids.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/16
· votar


brunohardrocker
Cara, precisa de demonstração?

É lógico que precisa. Por que supor que os idiotas de babar nas gravatas esquerdistas ou direitistas são assim porque foram treinados e não por um tropismo natural à estupidez?

Existe um mito por ai que sugere que mudar de ideia é algo fácil, que basta ser confrontado com dados e demonstrações e você naturalmente abandona o seu esquerdismo ou direitismo. Trata-se de um delírio racionalista, que supõe que é a razão que produz a visão de mundo, ignorando completamente a possibilidade da relação causal contrária.

Se essa alternativa for razoável, isto é, tratar o viés ideológico como dado, o problema da doutrinação se resume ao exercício do contraditório: estar disposto a incorrer em dissonância cognitiva; abster-se de opinar sobre tudo a todo momento com ares de onisciência; perceber que não existe resposta pra tudo; saber exatamente onde estão as fronteiras da própria ignorância etc. Isso é prudência, em uma palavra, e é a alternativa à doutrinação.

Meu ponto é: não acho que seja uma conspiração maquiavélica o motivo de haver tantos idiotas em nossas universidades e por todo lado. A prudência intelectual é uma virtude, e como tal dificilmente será ubíqua. Há quem prefira o conforto das respostas simples( e provavelmente erradas) e há quem prefira o conforto da honestidade intelectual.

Algumas ressalvas:

1. não pretendo dizer com isso que o problema da educação é insolúvel, apenas advogo contra as soluções fáceis, afinal, se eu soubesse de alguma coisa não estaria dando opinião no OT

2. Não pretendo descartar com isso a possibilidade de uma conspiração. Como mostra o link que postei nesse tópico do artigo do Fernando Schuler, é tanto possível como de fato há casos de mal uso da autoridade de professor. Dai para concluir por uma lavagem cerebral sistemática há um salto enorme.

sallqantay
Veterano
# nov/16 · Editado por: sallqantay
· votar


na boa, o currículo escolar é grande demais (11 matérias, com conteúdo crescente. Hoje se ensina BRICS, no passado isso nem existia, por exemplo).

Isso é terreno fértil para adotar as soluções fáceis. Geralmente são enviesadas para a esquerda, mas o problema não se resolve equilibrando as coisas, ou mostrando teses alternativas.

Isso só geraria mais conteúdo, aumentando o problema. Nego já tem que chegar 07 da matina para ver aula (o que é estúpido), querem que chegue às 05?

Joseph Conrad
Membro Novato
# nov/16
· votar


Black Fire
Não sei se estou certo, mas acho que essa onda anti-marxista que tem rolado por aí, está causando uma "constantinização" da análise política e econômica entre os comentaristas de internet que eu leio.
Isso é, tá todo mundo meio Rodrigo Constantino, achando que é só convencer o maior número possível de pessoas que o liberalismo funciona e amanhã nós vamos acordar num mundo sem regulamentações, sem imposto, com tudo funcionando.
De repente todo mundo virou idealista, todo mundo acha que as ideias moldam o mundo, ninguém mais consegue analisar o quadro social, político, econômico, as relações concretas e como isso molda a realidade.
Tá todo mundo louco, véi.


Subscrevo.

Messianismo louco anacrônico nos extremos do espectro político se tornando cada vez mais a regra.

Qualquer conversa no mundo real está inviável.

Joseph Conrad
Membro Novato
# nov/16
· votar


One More Red Nightmare
Escrevi mal. Quis dizer que todo mundo paga um pal pra marx porque ninguem se empenha minimamente em refuta-lo.

Você está se referindo a Marx em que contexto acadêmico?

Se for na nossa área (Econ), nenhuma curso de graduação decente aqui no Rio perde muito tempo com coisas fúteis como Marx ou História, por exemplo. FGV e Ibmec (duas das quais posso dar testemunho pessoal) estão se fodendo para marxistas ou seus apóstolos. Já as Federais que tem Econ sofrem do problema descrito no parágrafo a seguir.

Se for na vida acadêmica em geral (Federais e Estaduais) nos subcursos da vida, não há solução. A doutrinação vai continuar já que o próprio modelo de admissão à carreira filtra no início quem é da seita ou não. Sem contar a tendência a favorecer projetos que tenham alinhamento ideológico com a Universidade.

Essa pobreza intelectual brasileira decorre da simbiose entre o modelo de financiamento e corporativismo, acrescido da devida falta de diligência de quem deveria fiscalizar e certa indiferença (ou revolta seletiva e rasa) da sociedade civil, de alcance limitado e memória curta.

Joseph Conrad
Membro Novato
# nov/16
· votar


Mas sei lá, isso aqui é um país de louco. Todo mundo discute mas todas as opções estão sempre erradas.

Quero ir embora desta porra. Dessa vez definitivamente

dr. Rey
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: dr. Rey
· votar


Não é necessário assumir premissas idealistas ou racionalistas para saber que a doutrinação nas escolas existe e é perigosa.

Professores são figuras dominantes na sala de aula e gozam da presunção de autoridade daquilo que ensinam (tal como um jornalista da CNN goza da presunção de autoridade daquilo que noticia). Essa presunção por si só é suficiente para intimidar o aluno médio e inibir questionamentos à versão oficial dos fatos que ele ensina em sala (tal como a presunção em favor dos jornalistas é suficiente para convencer o leitor médio e inibir a divulgação de versões alternativas, que são automaticamente rotuladas pela mídia dominante como "teorias da conspiração").

Além disso, professores normalmente são indivíduos mais carismáticos do que a média, e tendem a gozar da simpatia e confiança pessoal dos alunos (segundo meus parentes professores, para um professor impopular manter o emprego em uma escola particular hoje em dia, tem que ser muito bom).

Os jovens, por sua vez, são normalmente marias-vão-com-as-outras, isto é, indivíduos com mentalidade de rebanho mais preocupados em se enturmar com o grupo do que em usar a cabeça.

Eis aí o cenário perfeito para a doutrinação: um rebanho de ovelhinhas sendo apacentado por um lobo dominante e carismático.

Quando as ovelhas chegam na universidade, então, onde, além dos professores chapa-branca, há toda uma estrutura de grêmios, DCE, festas e grupos de pesquisa chapa-branca esperando por eles, nem se fala...

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/16
· votar


Joseph Conrad
Referia-me especificamente à federal daqui. Penso que cada lugar tem sua tradição, e aqui o diapasão é muito mais vermelho e o treinamento que recebemos é todo voltado para seguir na academia.

A mim já não mais incomoda. É só uma graduação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ATENÇÃO! Livro infantil do MEC com clara doutrinação comunista