Sobre estratégias Long x Short

    Autor Mensagem
    Marco Andriotti
    Membro Novato
    # out/16


    O Tópico é para primeiramente compartilhar minha felicidade financeira

    * operações de long x short consistem basicamente em se vender uma ação, e com o dinheiro da venda comprar outra, de modo que se a ação que você comprou subir mais ou cair menos que a ação que vendeu você terá lucro

    mas e daí Marco Andriotti?

    E daí que perdi o medo por esse tipo de estratégia recentemente (com um nível de risco bem alto deve-se dizer) e por 3 vezes consecutivas apostando em Gerdau consegui ganhos da ordem de 7%, 12% e 6% tudo dentro deste mês

    as ações alugadas foram AmBev, Cetip, e AmBev novamente!

    O mais legal de tudo é que das 3 operações, 2 delas eu monti com base somente em minhas próprias análises, percepções e claro um pouco de instinto

    E já hoje pus no gatilho mais uma operação, desta vez com um mix de analises separadas por profissionais e com a minha analise pessoal que juntei 2 ideias apresentadas por eles para montar a operação e estou confiante =D

    quem aí já fez/faz operações do tipo? conte como foi

    e quem opera em bolsa mas nunca fez esse tipo de operações o que faz e quais são suas estratégias?

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/16
    · votar


    Eu prefiro um long, mas um short também é bom.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Pela praticidade prefiro as funboard. Mas long rula as teta.

    Marco Andriotti
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Insufferable Bear
    Eu prefiro um long, mas um short também é bom.

    se o mercado sobre o bom é o long, se desce é o short


    d.u.n.h.a.
    Mas long rula as teta.

    realmente eu e a maioria dos investidores preferem ( e boa parta só conhece) o long

    Fidel Castro
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    Bicho, se vai brincar com operações mais sofisticadas, vai pra Clear que tem N aparatos para te ajudar e o diretor de produto de lá é um gênio, então tem mais coisa pra vir

    e toma cuidado cara, não precisa ir por mim, até mesmo um conhecido meu que é um analista 'popstar' já me disse que é loucura investidor pequeno viver de trading, o ideal é destinar no máximo (estourando) 10% de sua carteira a esse tipo de brincadeira

    e sua propensão a alavancar tem que ter limite em zero, e se for realmente fazer isso, pense mil vezes. Outra coisa, no caso do pequeno investidor, a meta é ser conservador e manter o alpha próximo de 0, não adianta ficar com meta em um alpha de 9 que nem um cachorro doido, que ao longo de 12 meses, pode ter certeza que tá abaixo de 0. O esquema é se juntar ao mercado, não tentar entrar de perdido para bater ele. Pega ibov de benchmark e stick to it bro.


    cuidado também com informação 'varejo', ela chega bem depois das conversas de bastidores e principalmente quando não é de alguma corretora séria, é provavalmente enviesada, além de que se virou pública, já perdeu 80% do valor. não existe almoço grátis


    no resto, boa sorte jovem gafanhoto, se nem sempre é lucrativo, é sempre prazeroso! no outro tópico falei que é um mercado bem difícil atuar como gestor de recursos ou fiduciário. E é mesmo. Mas dentro dessa linha, o CGA da Anbima tem um conteúdo programático que no mínimo vai te ajudar para porra a entender o mercado, e se quiser, tenta o CGA!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Outra coisa, no caso do pequeno investidor, a meta é ser conservador e manter o alpha próximo de 0, não adianta ficar com meta em um alpha de 9 que nem um cachorro doido, que ao longo de 12 meses, pode ter certeza que tá abaixo de 0. O esquema é se juntar ao mercado, não tentar entrar de perdido para bater ele. Pega ibov de benchmark e stick to it bro.

    Vá pro inferno, mano!
    Que nervoso que dá ler isso!

    Marco Andriotti
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Fidel Castro
    Clear

    po cara, eu to na spinelli pelo preço das corretagens e custodia no TD e também pela comodidade de ter o IR feito automaticamente por eles

    mas criar conta em corretora nunca é demais, já que é de graça, vou conferir essa clear aí, tambem ouço falar muito bem da RICo e da XP

    investidor pequeno viver de trading é loucura
    então mano, eu tenho 3 estratégias distintas

    1 de longo prazo, que é quando surgem ações baratas de boas empresas e eu compro com um horizonte de carregamento de uns 2 anos pelo menos

    1 de médio prazo, que é pegar ações como ITUB4 BBAS3 VALE5 e vender calls delas (e também usar o $$ no TD para vender PUTS das mesmas) para rentabilizar o carregamento dessas ações como uma forma de diviodendos extras e polpudos

    1 de curto prazo que são as oportunidades captadas pelo long x short

    cuidado também com informação 'varejo'

    então, eu não vou na onda das recomendações das próprias corretoras não
    eu assino alguns relatórios da empiricus, nomeadamente long short melhores ações da bolsa e estratégias com opções, que são justamente o reflexo das minhas 3 estratégias, e como tenho esses relatórios vitalícios, eu dispendiei de uma grana no inicio em prol de um benefício "eterno" de recomendações de uma casa independente que só no long x short tem track record de acerto de 90%

    no resto, boa sorte jovem gafanhoto, se nem sempre é lucrativo, é sempre prazeroso!


    bem isso ai mesmo mano! eu me sinto muito bem operando na bolsa, procurando informações sobre as empresas e vendo notícias e tudo mais

    o unico downside no momento é o tempo limitado por causa do meu trampo atual, mas eu encaro tudo isso como um teste de paciencia que vai me aperfeiçoar ao passar do tempo nessa long and winding road =D

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Por questões normativas e autorregulatórias, eu não posso emitir opiniões sobre ativos ou mesmo estratégias, porém, posso expressar opiniões de terceiros, devidamente transcritas entre aspas.

    "Long x short é uma estratégia de que gosto no plano pessoal, no nível do investidor PF (que tenha uma boa noção técnica do que está fazendo, tanto sobre o risco em que incorre quanto sobre o comportamento - extremamente randômico - dos ativos com que está lidando). Acredito que seja uma estratégia falsamete simples, que pode facilmente se transformar num pesaadelo e literalmente micar o capital do infeliz. Encontrar os pares é tarefa meio ingrata, e estou para ver um fundo que tenha desempenho consistente na estratégia. Na verdade, já até procurei: varri a base da Anbima e depois a da CVM e segreguei em três macro-grupos de l&s de acordo com a estratégia. Olhei cota e pl e arbitrei a cota 100 no meio de 2009, analisando desempenho 5 anos para frente. Não encontrei um fundo que batesse di consistentemente sem que tivesse níveis absurdos de risco. Não vou falar de conceitos que pouca gente entende, var paramétrico, não paramétrico, vol, túnel etc, mas posso dizer que em termos de risco e retorno, analogamente, é como começar uma guerra mundial para conquistar a Albânia.

    Claro que não digo que acho que é uma estratégia ruim ou que deve ser descartada, a minha crítica é maior no plano dos fundos do que no plano individual, em que acho válida como uma exposição saudável ao risco. Saiba sempre em que riscos incorre, e cuidado com a sereia do retorno serependitoso.

    Recomendo estudar bastante e se familiarizar com as estratégias de box, mais equilibradas imho.

    Konrad"

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    É. O Fidel disse o que eu (na verdade terceiros cuja opinião eu expresso) queria dizer, e o fez de forma mais sucinta.

    Marco Andriotti
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Marco Andriotti
    · votar


    Joseph Conrad

    entendi que tu nem vai poder me responder como gostaria devido a esta tua restrição, mas gostaria de ressaltar 2 pontos:

    Não encontrei um fundo que batesse di consistentemente sem que tivesse níveis absurdos de risco.

    na minha opinião nem precisa bater o DI, basta ter retorno positivo, já que a estratégia L&S consiste em "aplicar dinheiro que não se tem"

    e sobre a mesma assertiva um segundo ponto, e de antemão destaco que sei que histórico não é sinônimo de resultados futuros... mas o track record da empiricus é de 90% de acertos com média de retorno de 4% por cada long & Short

    salton
    Veterano
    # out/16
    · votar


    O famoso pairs trading! No site Quantopian tem alguns exemplos de algoritmos pra gerenciar carteiras maiores..

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Joseph Conrad
    · votar


    Marco Andriotti

    Bom, eu acho que você ainda está em lua de mel com a estratégia, logo não vou nem comentar a ideia de que L&S “consiste em aplicar dinheiro que não se tem".

    Mesmo porque se há algo que aprendi nessa entidade estranha e fictícia chamada mercado financeiro é que o empirismo é (quase sempre) o melhor professor para o bolso.

    Marco Andriotti
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Joseph Conrad
    “consiste em aplicar dinheiro que não se tem".

    quando disse isso, disse de um modo simplista
    nao quis dizer que é só isso que está envolvido no long & short

    mas na prática o que eu disse (apesar de não representar o todo) está correto
    ou não? (pergunto de forma honesta)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre estratégias Long x Short