Dilemas profissionais: sobre não saber o que fazer da vida

Autor Mensagem
Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Samá Samutte


Formei-me em janeiro de 2011 (análise e desenvolvimento de sistemas) com o intuito de atuar na área (no mínimo como técnico em informática), entretanto - devido aos vários percalços não planejados que aparecem em nossas vidas - tive que mudar drasticamente os planos.

Ainda em 2011 (abril) entrei no setor de bioenergia (leia-se usina de etanol), atuando em um departamento chamado PCM (Planejamento e Controle de Manutenção). Em setembro de 2013 conheci o mundo dos concursos públicos e resolvi passar em um. Iniciei os estudos nesse mês e fiz a prova para Escrivão de Polícia Civil em Fevereiro de 2014. Fui aprovado na primeira etapa (prova escrita e redação (fora esse, eu já havia passado na PM também, um mês antes)). Salário 4x maior do que o que eu ganhava à época. Todavia, por ser um cara imaturo e que age muito pelos impulsos, acabei optando por uma outra cidade na hora da inscrição (mesmo havendo vagas para o lugar em que eu moro atualmente), sendo esse um dos motivos que me levaram a desistir de prosseguir no certame, por não querer me mudar mais. Além disso, também achei que esse trabalho iria atrapalhar um outro projeto meu; no entanto, hoje, vejo que não atrapalharia em nada, ao contrário, como bem me abriu os olhos o jonh mills há um tempo atrás, o salário desse concurso iria me ajudar ainda mais nessa empreitada.

Fiquei no PCM até maio de 2014 quando, cansado da falta de oportunidades, me candidatei e fui selecionado internamente para uma vaga no Almoxarifado. Pouco durou minha estadia ali, pois, três meses depois, recebi uma proposta de um supervisor - que conhecia o meu trabalho no PCM - para mudar de unidade e entrar em outra área, completamente nova para mim, chamada Controladoria Agrícola. Cá estou eu desde Agosto de 2014. É o melhor lugar que trabalhei até agora: melhor equipe com a qual tive a oportunidade de atuar até então, salário melhorou, e, agora em Fevereiro, provavelmente serei promovido (o que já era para ter acontecido, caso eu não tivesse simplesmente esquecido de fazer um procedimento em Novembro, o que quase me custou o emprego). Mas mesmo assim não estou satisfeito, por dois fatores primordiais:

1. instabilidade; apesar de estar aqui há quase 5 anos e não haver nem sombra de demissão no meu setor, parece que a qualquer momento posso ser demitido. Esse é, sem dúvida, o principal fator da minha insatisfação profissional. Como bom brasileiro, ainda não tenho casa própria, e não tenho condições de compra-la à vista; o jeito então é financiar até a 3° geração. Todavia, esse medo aí me impede de fazer tal investimento.

2. qualidade de vida; fico mais de 12 horas fora de casa (a usina fica a 68 Km da cidade; pego o ônibus às 5h50 e ele me deixa no ponto na volta às 18h30).

Agora, fico pensando: se eu tivesse feito a escolha certa da cidade no concurso da PC e pensado mais um pouco, estaria de boa, por aqui mesmo, ganhando umas 5x mais do que ganho, trabalhando das 8h - 11h - 14h - 17h.

O que me vem à cabeça então? Voltar a estudar para concursos e passar pelo menos no BB! Ainda estou novo (eu acho), mês que vem completo 26 anos e preciso dar um rumo na minha carreira.

Algum conselho para esse incauto profissional? Você, que já está bem estabilizado e resolvido profissionalmente, já passou por tais situações?

Jube
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte
O que mais vejo é gente da nossa idade com seu pensamento. Já fiz exatamente a mesma coisa que você um tempo atrás. Nossa geração ta fudida para conseguir comprar uma casa, os preços são exorbitantes, ou tu se mata nas dividas por 3 gerações ou faz uma divida em 2 gerações la no final da região metropolitana, a uns 80km do centro.
Sobre a carreira não opino porque sou um camaleão de carreira e até hoje não decidi nada.

sallqantay
Veterano
# jan/16
· votar


estar aqui há quase 5 anos e não haver nem sombra de demissão no meu setor, parece que a qualquer momento posso ser demitido

Que paranoia. Tu tá sendo promovido e tem medo de ser demitido?

não tenho casa própria, e não tenho condições de compra-la à vista; o jeito então é financiar até a 3° geração

Não. Faça consórcio

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Jube

Ufa, de certa forma me sinto confortado com seu post. Não sou o único.

sallqantay
Que paranoia. Tu tá sendo promovido e tem medo de ser demitido?

Às vezes acho que é paranoia mesmo. Porém, há alguns fatores que justificam o meu medo.

1. tenho uma responsabilidade enorme aqui, ao ponto de que,, se acontecer de eu entregar 99,9% serei demitido (em novembro isso aconteceu; tomei uma advertência escrita e um aviso que da próxima já era; estou falando de milhões de reais, é muita grana, qualquer vacilo dá um furo enorme; não sou perfeito, por mais que eu revise o serviço temo a qualquer hora esquecer de algo).

2. há um fluxo muito grande de supervisores aqui, já tive 6 em 5 anos! O que isso influencia? Geralmente, quando há essas mudanças, o novo cara quer formar a equipe dele, aí já sabe.

3. a crise que o Brasil enfrenta. A safra 14/15 foi a melhor da história da empresa, mesmo assim, vemos uma total falta de investimentos no setor por parte do governo federal.

Enfim sallqantay, não dá para confiar! Empresa privada não tem cadeira cativa.

não tenho casa própria, e não tenho condições de compra-la à vista; o jeito então é financiar até a 3° geração

Não. Faça consórcio


Olha... talvez seria uma boa. Hoje eu não pago aluguel. Moro em uma casa que minha mãe tem e me cedeu por tempo indeterminado, ou seja, dá para pagar um consórcio! O problema é que eu não confio nessas empresas; aqui tem a Embracon; já vi várias reclamações deles na Internet.

Insufferable Bear
Membro
# jan/16
· votar


Por que diabos você tá falando de comprar uma casa se dois parágrafos antes você estava explicando como você é impulsivo e parece nem saber onde quer morar e trabalhar direito?

brunohardrocker
Veterano
# jan/16
· votar


formata meu pc

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Insufferable Bear
Por que diabos você tá falando de comprar uma casa se dois parágrafos antes você estava explicando como você é impulsivo e parece nem saber onde quer morar e trabalhar direito?

O pior é que eu nem sei onde quero comprar a casa: se na minha cidade natal ou no local em que estou morando atualmente (isso vai render outro tópico depois, "de volta pra minha terra" style). De toda forma, eu preciso comprar um imóvel, é a regra. Quem casa quer casa (e já fazem 5 anos que estou casado, quase 6 na verdade), além do mais, é o sonho de toda mulher (e a minha já está há um bom tempo jogando umas indiretas).

brunohardrocker

formata meu pc

R$ 50,00

FELIZ NATAL
Veterano
# jan/16
· votar


http://www.studiosol.com.br/trabalheconosco/

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/16
· votar


por que não vire professor de religião?

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


por que não vire professor de religião?

De certa forma eu já sou. Agora, para lecionar em seminário, viver disso, são outros 500. Eu teria que fazer uma loucura à la novonews.

==========================================================

Estava conversando um com um colega de trabalho aqui e estávamos falando sobre satisfação pessoal no trabalho. Antes de ingressar no curso de sistemas eu pensava seriamente em fazer Letras, pelo simples fato de gostar de lecionar. Hoje, dando aulas na igreja, de certa forma, me sinto realizado. Ou seja, emprego, hoje, é nada mais do que a forma de ganhar meu dinheiro, nada mais.

sallqantay
Veterano
# jan/16
· votar


faça um vlog e tente a fama

Snakepit
Veterano
# jan/16 · Editado por: Snakepit
· votar


Tempos atras li algo sobre essa nossa geração, chamando ela de "geração perdida". Perdida no sentido de que não saber o que fazer da vida.

Voce não é o unico.

Me formei com 22 anos, trabalhei 2 anos na area, odiei, larguei tudo, trabalhei em algumas areas sem relação nenhuma com minha formação, muitas vezes ganhando muito mal. Depois de uns 4 anos rodando por fim acabei abrindo negocio próprio em outra area nada a ver.

Hoje trabalho mais que nunca, mas já passei dos 30 e continuo "perdido" sem saber pra onde eu vou. E assim segue.

Passou o tempo em que ficar 30 anos no mesmo emprego é a regra. Conseguir aquele emprego que te satisfaz plenamente aos 19 anos de idade e permanecer nele por toda vida é cada vez mais raro.

Inclusive ficar muito tempo no emprego é visto com maus olhos no dia que voce for procurar outro.

Apenas concurseiros conseguem isso porém é mais por comodidade e completa falta ambição na maior parte dos casos. Se acomodam e passam a vida toda coçando, com uma vida estável porém semi-produtiva.

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte

Primeiramente, você precisa fazer umas contas básicas. Qual é o valor médio de imóvel no qual você tem interesse? Quanto de entrada você precisa dar? Quanto você vai financiar? As parcelas caberão no seu bolso? Após responder a estas perguntas, você provavelmente terá mais claro na cabeça se você precisa mudar de emprego pra ganhar mais ou não. Se você chegar à conclusão que precisa mudar de emprego, aí o caminho mais viável hoje em dia é você voltar a estudar para concursos.

Sendo bastante prático, se você optar por estudar para concursos, você conseguirá dividir seu tempo entre o trabalho e os estudos? Se sim, comece a estudar agora. Se não, pense se vale a pena tirar um ano sabático pra se dedicar aos estudos - e quando eu digo "se vale a pena", digo se você consegue pagar suas contas sem trabalhar por um ano.

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


Snakepit: Tempos atras li algo sobre essa nossa geração, chamando ela de "geração perdida". Perdida no sentido de que não saber o que fazer da vida.

Essa ideia surge em oposição à geração dos nossos pais, que tinha muito poucas opções para a vida e, consequentemente, se conformava com a opção a qual se agarrava. Nós, que temos muitas opções de vida - não falo só de carreira, falo também de ter várias amizades, de ter um hobby, de se casar ou ficar solteiro para todo o sempre... - nos vemos fazendo escolhas, errando e tentando recomeçar.

Insufferable Bear
Membro
# jan/16
· votar


é a regra
é o sonho de toda mulher
Comprando uma dúvida para o resto de sua vida por esses motivos numa época conturbada e completamente indeciso soa como um método perfeito para conquistar uma vida miserável. Boa sorte.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Snakepit

Passou o tempo em que ficar 30 anos no mesmo emprego é a regra.

Quando se casa a visão é outra. Eu me preocupo demais com a minha esposa; no momento, somente eu trabalho. Não posso sair do emprego sem me preocupar com as consequências.

Depois de uns 4 anos rodando por fim acabei abrindo negocio próprio em outra area nada a ver.


E está dando para viver tranquilo? Digo, a crise não chegou ao seu ramo?

Obrigado por compartilhar sua experiência.

erico.ascencao

Após responder a estas perguntas, você provavelmente terá mais claro na cabeça se você precisa mudar de emprego pra ganhar mais ou não.

A questão é: estabilidade. Suponhamos que eu tenha o dinheiro da entrada e consiga pagar as parcelas. Eu não tenho coragem de financiar uma casa para pagar em trinta anos trabalhando em empresa privada, com o país passando por uma crise lascada, todo mundo quebrado, morando em uma cidade do interior que não tem muitas opções de emprego, onde qualquer demissão leva as pessoas a se mudarem pela necessidade. Creio que preciso mudar de emprego.

Sendo bastante prático, se você optar por estudar para concursos, você conseguirá dividir seu tempo entre o trabalho e os estudos?

Sim, consigo perfeitamente. Porém, com um esforço escomunal para isso, dormindo muito pouco, sem nenhum lazer, isolado no meu quarto sem saber o que se passa lá fora.

Se sim, comece a estudar agora

Preciso antes decidir se realmente é isso que eu quero. Preciso também decidir em que lugar eu quero morar, se fico por aqui ou volto para a minha cidade natal (assunto para o meu próximo tópico).

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Insufferable Bear
Comprando uma dúvida para o resto de sua vida por esses motivos numa época conturbada e completamente indeciso soa como um método perfeito para conquistar uma vida miserável. Boa sorte.

Aí é que entra o concurso público meu caro.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Insufferable Bear

Eu não tenho coragem de financiar uma casa para pagar em trinta anos trabalhando em empresa privada, com o país passando por uma crise lascada, todo mundo quebrado, morando em uma cidade do interior que não tem muitas opções de emprego, onde qualquer demissão leva as pessoas a se mudarem pela necessidade. Creio que preciso mudar de emprego. Mudar de emprego = passar em algum concurso.

Snakepit
Veterano
# jan/16 · Editado por: Snakepit
· votar


Samá Samutte
Quando se casa a visão é outra. Eu me preocupo demais com a minha esposa; no momento, somente eu trabalho. Não posso sair do emprego sem me preocupar com as consequências.

Acho que são coisas diferentes. Quem não quer estabilidade? Tirando quem é biruta da vida todo mundo quer. Porém isso não tira voce da "geração perdida".

Voce pode passar num concurso, talvez esse seja teu futuro, mas pelo que li aqui, voce pensa em concurso apenas pela estabilidade.

Talvez a estabilidade por si só seja suficiente para voce se sentir realizado num emprego, talvez não. Ninguém pode decidir isso por voce. Pra mim essa é a questão mais importante a ser decidida por concurseiros, pois muitos ficarão "presos" empregos que dão apenas satisfação financeira, mas jamais qualquer satisfação profissional.

Apenas acho que o que voce passa é normal, ainda mais com 26 anos. O medo de perder o emprego também é. Faz parte.

Antes de ingressar no curso de sistemas eu pensava seriamente em fazer Letras, pelo simples fato de gostar de lecionar. Hoje, dando aulas na igreja, de certa forma, me sinto realizado.

Voce não precisa necessariamente cursar letras pra ser professor. Hoje, pensando na minha formação, a única forma de atuar na area seria lecionando. Quem sabe um dia faça um mestrado na area para seguir a carreira acadêmica. O mesmo serve pra voce.

Eu me preocupo demais com a minha esposa; no momento, somente eu trabalho.

Antes de tudo, bote a patroa pra trabalhar.

FELIZ NATAL
Veterano
# jan/16
· votar


Comprando uma dúvida para o resto de sua vida por esses motivos numa época conturbada e completamente indeciso soa como um método perfeito para conquistar uma vida miserável. Boa sorte.

Adoro quando o Scrut se expressa como o Google Tradutor.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Snakepit
isso não tira voce da "geração perdida".

Não, eu esto incluso aí mesmo.

pelo que li aqui, voce pensa em concurso apenas pela estabilidade.

Sim, é isso mesmo. Desde que não seja policial militar, tendo estabilidade, para mim é mais do que suficiente.

Apenas acho que o que voce passa é normal, ainda mais com 26 anos. O medo de perder o emprego também é. Faz parte.

Que bom. Você não é o primeiro que diz isso, ou seja, eu não sou tão idiota como pensei antes de criar o tópico. Isso, de certa forma, me deixa um pouco aliviado.

Voce não precisa necessariamente cursar letras pra ser professor. Hoje, pensando na minha formação, a única forma de atuar na area seria lecionando. Quem sabe um dia faça um mestrado na area para seguir a carreira acadêmica. O mesmo serve pra voce.

Entendi. Porém, sinceramente, não tenho mais pique para sala de aula. O máximo que eu me disponho é estudar para concursos (e eu sei bem como é a rotina de um concurseiro). Talvez, um dia, quem sabe, em um futuro muito distante, eu possa cursar Teologia. É o único curso que talvez me levaria a encarar uma rotina acadêmica novamente (sei lá também, pode ser que amanhã eu mude de ideia).

Antes de tudo, bote a patroa pra trabalhar.

Vai iniciar o processo para tirar a CNH essa semana. Aí já vai dar para agilizar um emprego.

vinibassplayer
Veterano
# jan/16
· votar


Tenta concurso, BB, INSS, correios, o q aparecer ce faz. . só tem q dar sorte de acertar algum. escolhe a cidade que tem familia proximo, ou tem mais brother/amigos/conhecidos. ou se tu tiver banda ou algo assim...
eu pelo menos vo fazer isso esse ano.

Skider
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte
Quantas dilmas vc ganha por mês?

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Skider

Quantas dilmas vc ganha por mês?

Fico sem jeito de falar : /

Skider
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte
Se vc ganha 2 dilmas ou mais, engole o choro.
Formei em Sistemas achando que iria ganhar dinheiro, e hoje saio de casa às 6:00 e retorno às 19:50 pra ganhar 2 dilmas. E tenho família pra sustentar.
E não andai ansioso por coisa alguma... os pagãos que andam assim.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Skider

Tenho dois amigos, que se formaram na mesma turma que eu, trabalhando na TOTVS, em Goiânia; R$ 2.600,00 na carteira (são programadores Delphi).

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


E não andai ansioso por coisa alguma... os pagãos que andam assim.

Se tiver jeito, envie-me um e-mail para conversarmos: samasamutte@gmail.com

megiddo
Membro
# jan/16
· votar


Samá Samutte
Você paga aluguel?

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


megiddo

Você paga aluguel?
Graças a Deus, não.

FELIZ NATAL
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte

Abra uma Igreja S.A

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dilemas profissionais: sobre não saber o que fazer da vida