Moralidade: para que diabos serve isso mesmo?

    Autor Mensagem
    Edward Blake
    Membro Novato
    # set/15


    Dissertem.

    Pensei em escrever um megapost a respeito do tema tendo como tags “Joseph de Maistre”, “hedonismo”, “utilitarismo”, “niilismo”, “hipocrisia” e “Watchmen”, mas estou com a séria impressão de que não vai valer a pena.

    Prefiro que vocês falem antes alguma coisa de valor e provem que estou errado. Aí, sim, me manifestarei.

    GO!

    Leo Zanon
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Edward Blake
    Faltou o sallqantanismo

    Parei.

    CindyFerrari
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Moralidade: para que diabos serve isso mesmo?
    pra julgar as pessoas que dançam na boquinha da garrafa.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # set/15
    · votar


    dançam na boquinha da garrafa.


    execução sumária IMHO

    sallqantay
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Moralidade é um sistema de leis não escritas que serve para ordenar a a sociedade. É uma parte da cultura, assim como a linguagem. A cultura é um vírus, um superorgânico que antecede e infecta o homem, e o usa como suporte da sua reprodução e disseminação.

    Na medida em que valores morais mudam, eles servem para ordenar a transição entre as gerações, para dar continuidade à cultura.

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    gostava da moral sumária dos sumérios

    Edward Blake
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    sallqantay

    Essa é uma visão mundana e utilitarista da moral.

    Quero uma visão transcendente.

    sallqantay
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Edward Blake

    A transcendência é a cultura (que nesse nível de detalhamento pode ser sinônimo de civilização). É algo que vai além da vida do indivíduo, e ordena ela além do horizonte mais estrito do cálculo prazer/dor

    st.efferding
    Membro
    # set/15
    · votar


    http://www.patheos.com/Library/Protestantism/Ethics-Morality-Community /Principles-of-Moral-Thought-and-Action

    Edward Blake
    Membro Novato
    # set/15
    · votar




    Viciado em Guarana
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Na verdade a moral não existe, é tudo fruto da imaginação das pessoas, a menos que você considere a imaginação como agente criador de realidade "quanticamente" a tornando uma grandeza de escala mensurável a ser avaliada pelos juízes e sábios do OT.

    sallqantay
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Viciado em Guarana

    Cara, você acabou de criar uma possível escola jurídica do futuro. Parabéns!

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Sei lá, se trolla os prafrentex eu acho legal.

    E nem vejo nada de novo em suas estruturas desde sempre.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Edward Blake
    Quero uma visão transcendente.

    isso humanamente não existe.

    What is the point of this video?

    legal. você que fez a música?

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Na verdade a moral não existe, é tudo fruto da imaginação das pessoas, a menos que você considere a imaginação como agente criador de realidade

    s, obviamente. sem a imaginação humana nos resta o mundo selvagem. nós que criamos a realidade humana.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/15
    · votar


    Quero uma visão transcendente.


    Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
    Romanos 7:7

    "É-nos, porém, de importância conhecer sucintamente como, ensinados pela lei moral, nos tornamos mais inescusáveis, para que a condição de culpados nos incite a buscar o perdão.
    (...)
    Neste ponto, com efeito, faz-se patente a fraqueza da lei, porquanto, uma vez que essa observância da lei em nenhum de nós se depreende, excluídos das promessas da vida, só nos resta a maldição. Refiro-me não apenas ao que acontece, mas ainda ao que deve necessariamente acontecer, pois, se bem que o ensino da lei esteja muito acima da capacidade humana, o homem pode, sem dúvida, contemplar de longe as promessas apostas, sem contudo delas colher fruto algum. Portanto, resta
    isto somente: que da excelência destas promessas melhor estime o homem sua própria miséria, enquanto, cortada a esperança da salvação, reconhece ameaçá-lo, inexoravelmente, a morte."

    (Calvino em "Institutas da Religião Cristã")

    Transcendentalmente, a moral serve pra você saber que é imoral e que não pode alcançar a salvação por esforço próprio, mas somente pela Graça Divina. Eu acho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Moralidade: para que diabos serve isso mesmo?