Usar o Ipad 1 para ler partituras. Vale a pena?

    Autor Mensagem
    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Eddie Van Hallen


    Galera, vale a pena comprar um Ipad 1, por uns 500 reais para ler partituras e usar para assistir videos no youtube?
    Pensei no Ipad porque a tela é grande e porque ele é barato.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Não, porque eu sou vintage.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Postou o tópico para pagar de caralhoso pedantic music que sabe ler partitura.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    n, pq tu vai deixar o ipad no suporte de partitura, alguém ou vc mesmo vai esbarrar no suporte, e o ipad vai cair e quebrar.

    zueira.

    não sei cara, ter um tablet em geral é algo legal.

    makumbator
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Eddie Van Hallen

    Sim, funciona bem. Principalmente se usar um app próprio para isso. Recomendo o Forscore:

    http://forscore.co/

    Uso esse app com ipad air, e substituiu um monte de pastas de partituras para demonstrações de música de casamento (coisa de mais de 400 músicas no repertório). Muito melhor.

    E de lambuja ainda consegui depois que um amigo trouxesse de uma viagem internacional esse virador de página por um bom preço:

    http://store.airturn.com/airturn-ped/

    E se quiser um suporte, tem vários no mercado.

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    makumbator
    Obrigado amigo. Estou realmente afim de fazer isso.
    A grande questão é que seria o Ipad 1. Ele está bem obsoleto. Mas como eu precisava dele mesmo para ler deixar o repertório quando for tocar e pra usar pra dar aula, deixando basicamente só as musicas ou abrindo no youtube, acredito que valha a pena. O que você acha?
    Ps: nunca tive Apple.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Eu acho ele muito bom para ver nudes.

    makumbator
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Eddie Van Hallen

    Mas via de regra esse tipo de app não exige muito do equipamento. Não é como querer rodar jogos pesados e novos no ipad. Mas é algo a se pesquisar antes da compra.

    Pseudonimum
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Estou querendo comprar um iPad só para isso. Cansei de ficar levando livros de partitura pra tocar nos lugares, baita trampo.

    makumbator
    Como funciona esse Forscore? É um leitor específico para partituras mesmo, ele vem com um acervo, como funciona? Eu pensei inicialmente em por meus Songbooks, Real books e a coisa toda lá e usar um leitor de pdf normal. Você acha que isso seria uma boa?

    makumbator
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Pseudonimum
    Como funciona esse Forscore? É um leitor específico para partituras mesmo

    Sim, é específico para música (seja partitura ou cifra). No fundo ele reconhece vários formatos (PDF, doc, docx, jpeg, etc...), mas é otimizado para música.

    As vantagens são os menus de marcação que se pode fazer nas partituras (por exemplo, colocar dedilhado, ligaduras, chamar a atenção de trechos, circular coisas, riscar outras, etc..) E tudo isso é não destrutivo (ou seja, não é feito no arquivo original, apenas dentro do programa).

    Sem contar que ele possui várias opções de busca (por compositor, grupo ou artista, tonalidade, nome da peça, etc...) e organização (dá para criar vários "sets" diferentes de acordo com os ensaios que a pessoa vai ter, etc...).

    E ainda tem a função crop, que serve para eliminar a margem em branco em volta da partitura e com isso fazer a imagem ficar maior no ipad, melhorando a visualização.

    Acho uma boa alternativa as pastas malditas! Como comentei só de repertório de casamento tenho mais de 400 músicas, sem contar outros repertórios (de orquestra, de bandas, etc...). Muito melhor!! É sem dúvida o melhor app para essa função.

    No caso de arquivo com mais de uma música (como um grande PDF cheio de músicas separadas) ele ainda permite organizar cada música dentro desse arquivo de maneira separada (o que é uma vantagem monstro). Permite também programar viradas múltiplas em determinados pontos (como uma volta de ritornello muitas páginas antes).

    Mas ele não vem com acervo (além de pequenas peças para demonstração). Para colocar música nele pode-se usar serviços de hospedagem (tipo box.net) e salvar seus arquivos direto nele, importar anexos de e-mail e até usar cabo e itunes.

    Aqui uns vídeos:

    https://www.youtube.com/watch?v=KzgrEe4t3OU

    https://www.youtube.com/watch?v=AMiOcABZUVk

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    makumbator
    Obrigado pela ajuda cara

    Pseudonimum
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Pseudonimum
    · votar


    makumbator
    Vi aqui um dos vídeos. Parece realmente muito bom. Assim que conseguir meu iPad eu pego esse app. Valeu aí!

    Me recomendaram também o Chromatik. Pelo que eu entendi, é um acervo de partituras da Berklee, pra tudo quanto é instrumento. Faltam algumas coisas mas estão sempre acrescentando músicas novas. Acaba sendo útil não só pra tocar na noite como pra dar aula (aluno quer aprender música x, cê encontra lá no acervo em dois tempos).

    Esse virador de página aí que você postou parece muito útil.

    makumbator
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Pseudonimum
    Me recomendaram também o Chromatik.

    É bem legal mesmo. Outro que gosto muito (mas é app pago com conteúdo grátis da comunidade de usuários) é o ireal pro

    http://irealpro.com/

    É tipo um band in a box para IOS e Android. Pode-se escrever as bases ou usar arquivos feitos para ele (no fórum dentro do app tem muita coisa).



    Eddie Van Hallen

    Beleza!

    Snakepit
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    O iPad 1 ta muito velho.

    Tenta pegar ao menos o ipad 2, que evoluiu muito em relacao ao original. Esse ainda funciona razoavelmente.

    Xeper
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Considero ele otimo

    sallqantay
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    eu comprava uma impressora Hp laser

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    compra um perfume da jequiti

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Pra ler partituras eu tenho um sansung galaxy notepro com tela de12,2

    nevasca
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Samsung é melhor.

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    fernando tecladista
    Eu tambem preferiria. Mas o problema é o preço

    Pseudonimum
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    makumbator
    Eu ouvi falar muito bem desse também. O iReal Pro é a mesma coisa que o iReal B? Pela sua descrição deve ser a mesma coisa. Parece o ideal pra estudar improviso em cima dos standards de jazz e bossa nova.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usar o Ipad 1 para ler partituras. Vale a pena?