Tópico para nos indignarmos com os europeus por terem tomado o Brasil dos índios

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/15


    Isso.

    Portugueses e espanhóis tomaram o Brasil dos índios, a Bolivia/Peru dos Incas e por aí Steve Vai.

    Tomaram. Não respeitaram as leis de soberania internacionais da época e nem a propriedade privada que estes nativos cultivavam por aqui.

    E não, não havia possibilidade alguma destes povos evoluírem na engenharia, portanto eles nunca iriam morar em arranha-céus, construir carros, rodovias de petróleo e desde 1500 até 2015, quase 2016 (isso mesmo, até hoje) eles viveriam em ocas, caçariam e pescariam e seriam uma sociedade ecologicamente correta, e nunca, nem pensar, iriam desejar e cair em tentação dessas podridões do capitalismo lá do velho continente.

    Se indignem. E ganhem pontos com os ciclo-vegans, cursandos e mestrandos de humanas, progressistas e ouvidos de vidro em geral.

    Valdés
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    E não, não havia possibilidade alguma destes povos evoluírem na engenharia, portanto eles nunca iriam morar em arranha-céus, construir carros, rodovias de petróleo e desde 1500 até 2015, quase 2016 (isso mesmo, até hoje) eles viveriam em ocas, caçariam e pescariam e seriam uma sociedade ecologicamente correta, e nunca, nem pensar, iriam desejar e cair em tentação dessas podridões do capitalismo lá do velho continente.

    Sem falar da nudez. o/

    Pedro_Borges
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Obrigado europeus. Não fosse vocês eu nem existiria e hoje não teria uma Harley Davidson para dar uma volta no anel viário aos domingos, enquanto espero o almoço.

    st.efferding
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Malditos, quase despaleofagizaram o meu Brezil.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Mas a culpa de todo o desequilíbrio da natureza é do macaco que sofreu mutação genética e fez surgir o homo sapiens.

    st.efferding
    Membro
    # abr/15
    · votar


    hetero sapiens > homo sapiens

    Pedro_Borges
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    ^
    ^
    Sapiensfóbico.

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    brunohardrocker
    Acho que a questão não é idealizar o modo de vida dos indígenas, mas demonstrar que muitos conhecimentos, dito primitivos, poderiam ser a solução para muitos dos males que o homem ocidental criou. Eles não são chamados de "povos da floresta" à toa. Conhecimentos medicinais e espirituais (basta dizer que muito cientista entra na floresta pra descobrir plantas milagrosas e ganhar em cima disso).

    E não, não havia possibilidade alguma destes povos evoluírem na engenharia, portanto eles nunca iriam morar em arranha-céus, construir carros, rodovias de petróleo e desde 1500 até 2015, quase 2016 (isso mesmo, até hoje) eles viveriam em ocas, caçariam e pescariam e seriam uma sociedade ecologicamente correta, e nunca, nem pensar, iriam desejar e cair em tentação dessas podridões do capitalismo lá do velho continente.

    E por que não, se construíram pirâmides, calendários, tinham conhecimento astronômico? Aliás, explique como pode ter existido uma sociedade como a mesopotâmica, a egípcia, que fizeram palácios e templos suntuosos, no meio do deserto? Aliás, toda a técnica e inovação que surgiu na sociedade ocidental pré-capitalista, do surgimento da pólvora, das fórmulas matemáticas, medicina, numerais, velas, bússolas, tem muito da sua origem em povos orientais, ditos primitivos e incivilizados, como os chineses e os árabes. O Japão estava na época feudal quando os primeiros navegantes europeus chegaram lá. Na realidade, todos os povos evoluem de acordo com o ambiente em que vivem.

    Joseph de Maistre
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    A Ayn Rand defendeu a colonização da América em termos éticos, com base no argumento de Locke de que a terra só se torna propriedade do homem depois que ele trabalha nela:

    "[The Native Americans] didn't have any rights to the land and there was no reason for anyone to grant them rights which they had not conceived and were not using.... What was it they were fighting for, if they opposed white men on this continent? For their wish to continue a primitive existence, their "right" to keep part of the earth untouched, unused and not even as property, just keep everybody out so that you will live practically like an animal, or maybe a few caves above it. Any white person who brought the element of civilization had the right to take over this continent."

    sallqantay
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Joseph de Maistre

    e os nativos não faziam isso?

    earth untouched

    isso não existe, todo homem altera o ambiente

    Insufferable Bear
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Ayn Rand
    pff haha

    Joseph de Maistre
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    sallqantay

    Na concepção liberal do direito de propriedade, é preciso que o homem misture seu trabalho (i.e., sua energia produtiva) àquela terra-sem-dono, isto é, que você a transforme, de um mero produto da natureza, em um produto do esforço humano.

    Eu não sei qual era a realidade dos índios (i.e., se eles trabalhavam toda a terra existente no Novo Mundo ou se eram que nem os ETs de Avatar, que só queriam venerá-la). Mas, se houvesse alguma faixa de terras não trabalhada pelos nativos, e eles quisessem barrar o acesso dos europeus, então a guerra estaria justificada, do ponto de vista liberal-libertário.

    sallqantay
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: sallqantay
    · votar


    Joseph de Maistre

    acho que ninguém ficava com esse lenga-lenga naquela época, passava fogo e foda-se.

    e é claro que os nativos trabalhavam na terra. Acha que é só viver no mato que a comida cai na sua boca? América não é Éden

    Joseph de Maistre
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    sallqantay
    e é claro que os nativos trabalhavam na terra.

    Eu não sei qual era a realidade dos índios (i.e., se eles trabalhavam toda a terra existente

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico para nos indignarmos com os europeus por terem tomado o Brasil dos índios