Autor |
Mensagem |
Mr. Rosa Veterano |
# out/14 · Editado por: Mr. Rosa
As consequências a médio, curto e longo prazo que sobrevirão ao mundo ocidental em todos os campos políticos, econômicos, culturais e futebolísticos.
Considerar ARTIGO PARA SABER Q POHA É ESSA
|
sallqantay Veterano |
# out/14
· votar
Mais um país para afundar a zona do euro e jogar a conta para a Alemanha
|
_Excelion Veterano |
# out/14 · Editado por: _Excelion
· votar
dupro
|
_Excelion Veterano |
# out/14
· votar
Catalunya*
São um povo diferente, falam uma língua diferente. Efetivamente são um país dentro do Estado espanhol. Em termos culturais, de indentidade cultural e nacional, faz total sentido a separação. E seria uma vitória sobre a história.
Só que o buraco é mais embaixo, o President Mas é um governista populista de primeira e seu partido é rato. A ideia por trás de mobilizar a separação e aparecer como figura nacional da Catalunya é esse maluco querendo fazer sua própria Monaco, um feudo político. Fora que é uma parada que as pessoas querem mas ninguém manja muito colé lá.
Economicamente falando, a Catalunya é a São Paulo da Espanha. Mas seu poder de negociação na Zona do Euro seria obviamente menor que o da Espanha. E se a Espanha não facilitar pré-independência a entrada da Catalunya, o bagulho fica mais doido. Apesar que fazer parte da Zona do Euro não seria bom pra Catalunya, mas geograficamente falando, seria pior ainda estar fora. Então, a Catalunya tem os mesmos problemas atuais da Espanha, porém sem ter que carregar o fardo de Asturias, Ceuta, la Roja, mas sem a Comunidad de Madrid, Andalusia e Valencia pra fazer peso junto.
|
Snakepit Veterano |
# out/14
· votar
Quando essa onda de referendos separatistas vai chegar no Brezil?
|
sallqantay Veterano |
# out/14
· votar
Snakepit
você se alistaria no exército de burocratas necessário para separar um sistema jurídico? Daria a vida pela causa?
eu não. Que se foda
|
Simonhead Veterano |
# out/14
· votar
Snakepit Quando essa onda de referendos separatistas vai chegar no Brezil?
Qual a necessidade?
|
One More Red Nightmare Veterano |
# out/14
· votar
Observemos antes a treta em Hong Kong
|
Snakepit Veterano |
# out/14
· votar
sallqantay Daria a vida pela causa?
Estou falando de referendo não de uma guerra separatista.
|
sallqantay Veterano |
# out/14
· votar
Snakepit
Você trabalharia voluntariamente no exército burocrático necessário para dividir dois países? Admitindo que seria uma divisão pacífica
eu nao. Quero que se foda
|
Snakepit Veterano |
# out/14
· votar
sallqantay Você trabalharia voluntariamente
De graça dou somente conselho furado no OT.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# out/14
· votar
Agora com a lei Wert é separação ou Castellanització.
|
Mr. Rosa Veterano |
# nov/14
· votar
Bora pegar um busão pra Cataluña?
|