Sobre as doenças mentais de vcs e os tratamentos

Autor Mensagem
Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/14
· votar


brunohardrocker

Bom pra vc

Simonhead
Veterano
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
Tu es um poço de tranquilidade

Só. BEM isso. Tem que ser zen e quase santo para aguentar altas paradas erradas e tals. Detalhe; quem pediu o divórcio foi o ser humano lá.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay
e como tu tenta resolver isso? Quanto pergunto sobre ser clínico, quero saber se existe a necessidade de recorrer à intervenção profissional

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
se existe a necessidade de recorrer à intervenção profissional

isso só você pode saber

como tu tenta resolver isso?

várias maneiras. Eventualmente pretendo voltar para a terapia. No momento estou cuidando da minha vida, me mantendo saudável, essas paradas que a vovó recomenda

Drowned Man
Veterano
# set/14
· votar


Mary Lennox
Acho dificil achar alguem nos dias atuais que não sofra de ansiedade.

É. Problema generalizado.

One More Red Nightmare
definam ansiedade, svp. Vocês consideram isso uma moléstia clínica?

sallqantay
viver no futuro e não conseguir fazer coisas no presente, ou aproveitar os momentos. Dá para considerar um problema clínico quando começa a atrapalhar sua vida além da conta (onde está essa linha é o problema)


Porra, definiu. E comigo gera alguns efeitos físicos, suspeito que esteja no limiar.

Simonhead
Veterano
# set/14
· votar


Mary Lennox
Acho difícil achar alguém nos dias atuais que não sofra de ansiedade.

Impossível não é. Mas tem que saber separar o lance clínico e tals da ansiedade de querer ir ao banheiro urinar para não fazê-lo nas calças.

brunohardrocker
Veterano
# set/14
· votar


Recomendo algo que fiz tempos atrás e adiantou muito:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terapia_cognitivo-comportamental

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay
A terapia serve pelo fato de ter alguém estranho disposto ouvir os teus problemas ou é mais pelos conselhos que o profissional pode te dar? Se for pelos conselhos, tu não se sente algo ultrajado em ter que ouvir conselhos sobre como viver a vida sendo um sujeito afeito à filosofia e cuja raison d'être nessa vida é justamente o progresso no campo das ideias? Não acha que estas fracassando?

se achar muito pessoal, ignore-me solenemente.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/14
· votar


One More Red Nightmare

Sei que vc ta perguntando pro Pedro, mas tipo, eu fiz terapia por um tempo e eu acho que ajuda pelo simples fato de que a pessoa te far ver os problemas com mais clareza.

Simonhead

Vira caso clinico quando te atrapalha a viver né

brunohardrocker
Veterano
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
A terapia serve pelo fato de ter alguém estranho disposto ouvir os teus problemas ou é mais pelos conselhos que o profissional pode te dar? Se for pelos conselhos, tu não se sente algo ultrajado em ter que ouvir conselhos sobre como viver a vida sendo um sujeito afeito à filosofia e cuja raison d'être nessa vida é justamente o progresso no campo das ideias? Não acha que estas fracassando?

Isso é uma distorção cognitiva sua. Na verdade não é nada disso que você já pré-estabelece.

Drowned Man
Veterano
# set/14
· votar


Mary Lennox
One More Red Nightmare

É aquela coisa: quando você escreve um longo texto, pode revisar quantas vezes for. Ele está tão próximo e tão no seu íntimo que você não consegue ver os erros, mas um agente externo vê com mais clareza e pode ajudar.

Creio eu que seja isso.

Snakepit
Veterano
# set/14
· votar


Por falar em tratamento contra ansiedade:

http://www.latimes.com/science/la-sci-sn-anxiety-drug-alzheimers-20140 909-story.html

CindyFerrari
Veterano
# set/14
· votar


Tenho tendências depressivas e não gosto de estar perto de 80% das pessoas que conheço, não chega a ser um comportamento antissocial propriamente dito, mas acho um saco conviver com a geral.

Queria criar a minha própria sociedade.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Mary Lennox
Esse é o ponto. Quero saber se falhar em enxergar as coisas com clareza (se for esse mesmo o problema) não o deixa frustrado, sendo essa a principal qualidade dele enquanto pensador.

É obvio que tropeçamos nos próprios pés com frequência alta, quando não nos sabotamos e optamos pela cegueira. Afinal, estar vivo é simplesmente um esforço constante de manter a pedra da sanidade mental sempre subindo a montanha, como sísífo, e nem todo mundo é capaz disso.

megiddo
Membro
# set/14
· votar


brunohardrocker
Na verdade não é nada disso que você já pré-estabelece.

Então o que é?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


eu vejo gente morta.

brunohardrocker
Veterano
# set/14
· votar


megiddo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terapia_cognitivo-comportamental

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


megiddo

Então o que é?

obviamente é o alpha tão perseguido pelo Black Fire

quaresma2
Veterano
# set/14
· votar


eu vejo gente morta.

maquiador de defunto

megiddo
Membro
# set/14 · Editado por: megiddo
· votar


brunohardrocker
I - ) O homem é naturalmente equipado para pensar e lidar com questões mentais e emocionais;
II- ) A terapia é uma expressão prática e sistematizada de um conjunto de pensamentos, com o objetivo de trabalhar com questões mentais e emocionais;
III- ) Os homens resolvem suas questões mentais e emocionais sem o esforço sistemático por parte de terceiros (terapia). O contrário é a exceção;
IV- ) O fato de Fulano ser incapaz de usar seu equipamento natural para lidar com questões mentais e emocionais não faz dele um fracassado, ao menos nesse aspecto?

Tô tentando traduzir pra você a frustração que de que fala o One More Red Nightmare. Eu não vou dizer que "penso" assim, mas eu me "sinto" meio assim em relação a esse lance de terapia. Já me é meio frustrante ter que passar o carro ao mecânico por não dar conta de resolver sozinho, fico pensando como é que alguém se sente tendo que colocar um terceiro na sua vida para que ela entre nos eixos...

Bizet
Veterano
# set/14
· votar


Terapia cognitivo-comportamental é um ramo só da psicologia, não é a regra. Muitas vezes o que o jones disse é a real mesmo.

Mas esses psicólogos que atendem em clínica, principalmente por plano de saúde e tal, quase sempre são cognitivo-comportamentais, porque é a que tem o método mais claro/objetivo e tem boa eficácia comprovada. Eu fui visitar umas dessas quando insônia e ansiedade me fizeram perder metade de um semestre no curso, mas como eu me sentia um pleno idiota carregando aquele papel, preferi abraçar minhas inadequações mesmo, fuck that shit. Provavelmente teria resolvido mais cedo se tivesse frequentado, mas nah, ainda mais que as psicólogas que me atenderam eram meio burronas, me dá agonia sair de casa pra passar 1h conversando com gente assim toda semana. Foi mais divertido passar 1h arrancando os sisos.

Bizet
Veterano
# set/14
· votar


I - ) O homem é naturalmente equipado para pensar e lidar com questões mentais e emotivas;
II- ) A terapia é uma expressão prática e sistematizada de um conjunto de pensamentos, com o objetivo de trabalhar com questões mentais e emotivas;
III- ) Os homens resolvem suas questões mentais e emotivas sem o esforço sistemático por parte de terceiros (terapia). O contrário é a exceção;
IV- ) O fato de Fulano ser incapaz de usar seu equipamento natural para lidar com questões mentais e emotivas não faz dele um fracassado, ao menos nesse aspecto?


Que isso... Sim, a rigor, o cara é um" fracassado", mas isso é tão injusto quanto dizer que João é um fracassado por ter pegado tuberculose (aka, não teve capacidade imunológica suficiente pra resistir, da mesma forma que João não teve compreensão suficiente pra entender a raiz dos seus problemas, ou uma possível solução top-down deles).

Você chama de fracassados os carinhas da WW1 que tiveram shell shock? Eu não. Esse é um caso extremo, sim, mas já mostra que esse rótulo e esse raciocínio não são justos. Se tu descer vai perceber que a linha que separa "doença" de "característica de personalidade" é tênue e extremamente particular, e fica muito, muito difícil simplesmente dizer que "é frescura".

(em tempo, o vídeo de shell shock + surfin bird ainda é uma das coisas mais geniais das interwebs)

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


megiddo
Eu não vou dizer que "penso" assim, mas eu me "sinto" meio assim em relação a esse lance de terapia. Já me é meio frustrante ter que passar o carro ao mecânico por não dar conta de resolver sozinho, fico pensando como é que alguém se sente tendo que colocar um terceiro na sua vida para que ela entre nos eixos...

De acordo. Embora seja insondável, é sempre importante lembrar que a compleição mental dos outros é diferente da nossa, e sabe-se lá o que diabos acontece. Por isso não ouso chamar alguém de fracassado. Mas é como eu me sentiria caso tivesse que passar por isso.

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
A terapia serve pelo fato de ter alguém estranho disposto ouvir os teus problemas

exato

brunohardrocker
Veterano
# set/14
· votar


megiddo
III- ) Os homens resolvem suas questões mentais e emotivas sem o esforço sistemático por parte de terceiros (terapia).

No caso, se o parêntese se referir a oração completa e não somente ao "terceiros", você descreveu basicamente no que consiste a terapia.
Quando eu fiz, li artigos (só não li livros do Beck) e ao final da rotina percebi que, refletindo não sobre os fatos em si, mas sobre a maneira que eu os encaro, se ela é positiva, negativa ou realista, eu me tornei meu proprio terapeuta.

IV- ) O fato de Fulano ser incapaz de usar seu equipamento natural para lidar com questões mentais e emotivas não faz dele um fracassado, ao menos nesse aspecto?

Considerando o transtorno mental como doença e equiparando a uma doença fisiológica qualquer como a diabetes, se o individuo procurar tratamento é um fracassado?

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


eu acho que falta black fire no coração de gerau ai

brunohardrocker
Veterano
# set/14
· votar


E dependendo do grau avaliado, os tratamentos (psiquiátrico e psicológico) podem ser associados.

É lógico que nenhum remedio psicoativo se propõe a ser "a cura da depressão". Eles tem a sua atuação no cérebro e tal, mas se depois do periodo de adaptação das doses até a alta o individuo voltar aos velhos pensamentos distorcidos que afetam as emoções, continuará com depressão / ansiedade.
Comprimido não muda pensamento.

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


patologizaram comportamentos humanos pra vender remédio e tratamento, essa é a real

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


^
puxou a espada encravada na pedra

Antoine Roquentin
Membro
# set/14
· votar


não acredito em nenhuma doença modernosa que minha avó não poderia ter tido

nossa cara, você deve ser BeM LoUcO mEsMo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre as doenças mentais de vcs e os tratamentos