Das skills de líder de clã aplicadas à vida empresarial.

    Autor Mensagem
    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Wanderer on the Offensive


    Ah, e eu achando que meu passado nerd era obscuro, que MMORPG é uma bagaça que suga sua alma, e que todo aquele tempo jogando ragnarok tinha sido desperdiçado...

    Não que eu fosse o verdadeiro líder do clã. O líder ficava com a parte administrativa e eu era meio que um officer que exercia a liderança de fato. Era super organizada a bagaça. Tínhamos um Conselho com os membros mais experientes, uma espécie de um "board" para decidir sobre os assuntos do clã. Era uma coisa divertida pra matar os dias de semana lá pelo sexto, sétimo período da faculdade. Mais divertido que o estágio, de qualquer forma. Mas, já estou começando a viajar no assunto.

    Claro que ter um clã top demanda tempo e energia. Mas foi proveitoso pra aprender algumas coisas. Enquanto eu apartava as brigas e resolvia os conflitos entre o povo, kickava uns e recrutava outros, e distribuía os tesouros de acordo com o que seria o melhor para as war parties da guild, acabei aprendendo uma coisinha ou outra sobre gestão de pessoas e recursos.

    Um tempo atrás lembrei bastante dos meus dias de council leader quando fui demitir uma pessoa pela primeira vez. Não é muito diferente de kickar alguém do clã. No clã você kickava as pessoas por uma série de motivos, como por exemplo não confiar no amiguinho, ele ter problemas de relacionamento com o resto do povo, ficar muito de mimimi contaminando a vibe ou, no caso, simplesmente por ser noob. Na empresa, todos esses motivos também são válidos pra tu não renovar o contrato de experiência, e também o fato da pessoa não estar rendendo o suficiente (o equivalente empresarial do "estou te tirando do clã porque você é noob"). Você fica meio mal na hora, o resto do povo fica bolado no dia seguinte e logo tudo volta ao normal. É meio que uma vibe exatamente igual. Detalhe que depois você se acostuma. A segunda demissão foi bem mais fácil que a primeira.

    Esses dias fiquei um pouco bolado com isso. Tocar o povo do clã acabou ficando meio automático no final, principalmente depois que eu recebi o carte blanche do povo. "Mantenha e promova os bons e de confiança, corre com os que não dão certo sem pensar duas vezes". Eu fiquei imaginando se ia acontecer o mesmo na empresa. A responsabilidade que eu tenho com o pessoal lá é estratosfericamente maior, óbvio. Mas a vibe ainda é um pouco parecida. No joguinho, era o pessoal da minha guild, agora é o pessoal da minha empresa.

    E desse jeito, a coisa anda. Em vez de distribuir tesouro, elaborar plano de metas. Em vez de escalar a party de ataque, escala de horários e tarefas. No lugar do conselho e de clãs aliados, bons contatos. Até o esquema de expansão é parecido, mas em vez de sondar os castelos do inimigo tu fica pensando em ponto pras lojas 2, 3, 4... E claro, não tens o PVP, mas tem a concorrência. Ah, acho que esse negócio de ser empresário está sugando minha alma. Mas é divertido.

    Ultimamente, tenho tido saudades do conselho. Quando o clã já estava grande, nenhum de nós éramos daqueles jogadores mais famosos, mas às vezes, aparecia algum item top no joguinho à venda, que causava certo rebuliço no servidor. Coletivamente, a gente sempre dava um jeito de levantar o cash, fazer uma oferta melhor que as dos big players, comprávamos a bagaça e colocávamos na mão do council member que ia poder usar melhor. Isso garantiu uma expansão rápida e sólida, e acabou consolidando nossa posição. Éramos, sem saber, uma espécie de grupo de investimento rudimentar.

    Dissertem sobre o reaproveitamento das suas skills of a misspent youth.
    http://www.youtube.com/watch?v=olILVp-J7Y8
    We attack!!!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    meu passado nerd era obscuro
    MMORPG
    todo aquele tempo jogando ragnarok
    eu era meio que um officer que exercia a liderança de fato
    Tínhamos um Conselho com os membros mais experientes, uma espécie de um "board" para decidir sobre os assuntos do clã.
    eu apartava as brigas e resolvia os conflitos entre o povo
    kickava uns e recrutava outros
    war parties da guild

    Caramba!
    E eu achava que tinha um passado podre!

    Kripke
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    passado nerd era obscuro, que MMORPG é uma bagaça que suga sua alma, e que todo aquele tempo jogando tinha sido desperdiçado...

    Nem gosto de lembrar com isso era uma merda pra mim, as vezes sou lembrado disso, e da até vergonha.
    " - Nossa Kripke tu que era o cara que gostava de ficar o dia inteiro jogando RPG né, que bosta mano. "

    Mas enfim, em relação ao tópico, foi até interessante essa aplicação de skills na vida empresarial.
    Kickar os outros e depois ficar um clima meio tenso por ter feito essa decisão. kkkk

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Viciado em Guarana
    2005 foi um ano meio lúgubre, fi. :P

    Kripke
    É bem igual, até os argumentos pra evitar o kick são parecidos. :P
    Mas é meio engraçado como essas coisas se ajeitam, rendeu altas coisas legais, esse tempo de jogo. Dois dos caras do clã eram daqui de BH, daí eventualmente combinamos de ir tomar umas cervejas e ir pegar umas na Savassi. Os caras são meus brothers até hj, anos depois.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    nem li

    mas pelo espanto do guarana, parece que o passado justifica o comportamento que o pessoal chama de " transão da 3ª idade"

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jun/14
    · votar


    tempo jogando ragnarok

    E tudo se explica.

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    One More Red Nightmare
    A vida é feita de fases, fi. :P

    pliscki
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Wanderer on the Offensive

    Quando joguei Ragnarok também pude observar que as pessoas que mais conseguiam exercer esse papel de liderança, também tinham essas características fora do jogo.

    De todas as atividades que se poder fazer em um MMORPG, eu acho que esse papel de liderança é o que mais se distancia do "Estar jogando um joguinho". Afinal, você fica mais tempo pensando em como manter sua equipe organizada, motivada e todas essas outras palavrinhas bonitas de bingo de reunião empresarial, do que efetivamente jogando e evoluindo o seu personagem.


    No mais, são fases mesmo.

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    pliscki
    Pior que com o tempo vai as duas coisas ao mesmo tempo. Matar os monstrinhos vira quase que uma bagaça automática, daí vc fica falando com os caras no team speaker e maquinando as coisas do clã. Mas é, tinha dias que eu passava mais tempo falando com o pessoal do conselho do que "jogando" :D

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Wanderer on the Offensive
    vc tá falando sério?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Das skills de líder de clã aplicadas à vida empresarial.